sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um Professor de Economia, fala de um Professor de Política

Pedro Lima
(Economista e Professor da UFRJ)

Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de
miseráveis e pobres à condição de consumidores;
e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC,
zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos
Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais
escolas e universidades que seus antecessores juntos [14
universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas,
elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de
janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da
nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o
PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de
nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país
à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta].
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas
mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes,
passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].
Lula, que não entende de política externa nem de
conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a
ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista.
Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc.
Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o
primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a
convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de
Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a
indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como
também na linha branca de eletrodomésticos].
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem
fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as
pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...].
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um
brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush -
notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um
agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO -
American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de
trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...]e entra
na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar
um mapa é autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois
nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um
locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande
legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra,
pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para
dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos
os outros...!

Pedro Lima * |
Economista e professor de economia da UFRJ

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Especialistas confirmam melhoria na vida dos brasileiros

Matéria trancrita do msn/notícias, em 29/o7/2010.


Atualizado: 29/7/2010 6:12
Aumento da renda muda perfil do eleitor brasileiro, afirmam especialistas.
EBC - Empresa Brasileira de Comunicação.
Mariana Jungmann

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com a saída de 9,5 milhões de pessoas da indigência e de 18,4 milhões da pobreza entre 2004 e 2008, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os candidatos brasileiros se deparam este ano com um novo perfil eleitoral no país. Na avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, esses eleitores terão preocupações diferentes na hora de votar.

Para o cientista político da Universidade de Brasília, David Fleischer, quem antes trocava o voto por um prato de comida nas eleições, poderá agora demonstrar preocupações menos imediatistas. 'Essas pessoas que tiveram uma ascensão social estarão mais preocupadas em preservar algum patrimônio. Elas provavelmente mudaram o lugar de moradia, seus filhos agora estudam, e elas estarão preocupadas com essas coisas', disse.

Na opinião de Fleischer, esses eleitores podem se tornar mais maduros no que se refere a questões como educação e saúde. Outro reflexo que pode ser sentido, segundo ele, é o de um maior conservadorismo ao analisar as propostas dos candidatos. 'Esse ex-pobre tende a estar mais preocupado com questões como segurança pública e invasões de terra, e menos preocupado com os outros que continuam pobres', avalia o cientista político.

O economista e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcelo Nery, concorda que a chamada 'nova classe C' irá imprimir mudanças no perfil dos eleitores no pleito de outubro. Segundo ele, os cidadãos que se enquadram nessa categoria já somam aproximadamente 50% da população e poderiam escolher sozinhos as eleições se votassem num único candidato.

'É uma classe poderosa, mas não é homogênea', ressalva o economista. Nery concorda que esses eleitores devem 'cobrar mais caro' por seus votos agora e tendem a ser menos vulneráveis à manipulação eleitoral. 'Quando as pessoas saem da condição de miserabilidade, mudam o horizonte delas', afirmou.

Esses resultados, de acordo com o economista, não são fruto apenas do aumento direto da renda - segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média do trabalhador brasileiro subiu de R$ 1.694, em 2001, para R$ 1.808, em 2007. O crescimento constante da escolaridade - que começou há mais tempo, segundo ele - tem influência mais significativa na consciência eleitoral.

'O brasileiro fez o seu dever de casa e pôs o filho na escola. Se você olhar e ver que coisas mais estruturantes como a educação estão crescendo junto com a renda, isso permite vislumbrar no futuro um nível maior de consciência e, no presente, um número menor de oportunismo', explicou.

O pesquisador da FGV disse ainda que o processo de amadurecimento é natural quando se atinge um período longo de democracia, como está acontecendo agora com o Brasil. 'Como democracia é uma coisa que se pratica, vamos começar a ver o resultado disso', afirmou Nery.

Edição: Aécio Amado

Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Transformando o Brasil

E 20milhões de brasileiros mudam de Classe Social….
Um estudo do IBGE

No final de 2007 após 5 anos de Governo do Presidente Lula, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) concluiu um estudo detalhado onde aparece claramente, que 20 milhões de brasileiros saíram das classes D e E (extrema pobreza) e migraram para a classe C. Essa pesquisa foi publicada em 16 de Dezembro de 2007. E o interessante é que o fortalecimento da classe C, também impulsiona as classes A e B que estão no topo da pirâmide social.
Quando eleito em Outubro de 2002, o Presidente Lula tinha como seu propósito primordial, o apoio às classes menos favorecidas pela sorte. Sua obsessão era reduzir a extrema miséria de milhões de famílias. Sabia que iria gerar consumo e o consumo estimularia a produção. Assim as fábricas e o comércio contratam mais funcionários. Os fornecedores também seguem na mesma linha e a roda gira. Não existe mágica em economia. É preciso plano, estratégia e ação.
O começo foi muito difícil, pois o Orçamento do 1º ano fora elaborado pelo Governo anterior, do Presidente Cardoso, que na verdade não tinha compromissos com os pobres. Já nascera em berço de ouro, pois era filho de General, tendo passado sua infância, adolescência e mocidade só nos estudos, onde chegou a estudar a fome “nos livros”, formou-se em Sociologia e foi lecionar essa matéria nas Universidades. Era chamado de “príncipe dos sociólogos”.
Se a pesquisa das origens da pobreza e miséria, fosse seu grande objectivo, teria descoberto muitas das causas da fome, da mortalidade infantil, das doenças provenientes de uma população que sempre viveu sem saneamento básico, sem saúde, sem educação e sem perspectivas. Foram muitas as agruras por que passaram grande parte dos brasileiros.
A sua redenção está a caminho. Essa pesquisa foi efetuada em todo o território brasileiro.
Na verdade nosso Presidente Lula, não estava preparado para bem Governar nosso Povo, quando se candidatou em 1989. Aprendeu com as derrotas políticas de 89, 94 e 98.Nesse período, ele viajou muitas vezes por todo o País em suas “Caravanas da Cidadania”. Foi fazer a sua Universidade da Vida. Se aprofundou nos chamados grotões da pobreza, dos moradores à beira dos rios e ribeirões, nas favelas, foi conhecer como vivem os Povos das Florestas, sempre divulgando suas idéias. Ele não aceitava viver num País rico, e esse País ter um povo pobre. Participava também de eventos, por todo o mundo quando era convidado. Segundo sua visão de mundo era perfeitamente compatível, manter um combate severo à inflação e proporcionar apoio aos desfavorecidos, para que minorassem seu sofrimento. Então esse resultado do IBGE nada mais reflete, do que as Políticas Sociais postas em prática desde Janeiro de 2003. Entre Janeiro de 2003 e Junho de 2006, 6 milhões de pessoas acima de 16 anos mudaram de classe sócio/econômica. Entre Junho de 2006 a Novembro de 2007, 14 milhões também ascenderam à classe C. Na verdade essas pesquisas foram iniciadas em Outubro de 2002, portanto antes da posse do Presidente Lula. Foram reforçadas em muito por sua visão da pobreza. Um dos pilares de seu Governo na questão da miséria é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como Ministro o Dep. Federal Patrús Ananias. Essas pesquisas do IBGE mostram o acerto das políticas sociais do Governo Lula. Outro ponto é que, com o aumento da atividade econômica, a geração de empregos fez com que a Previdência Social passasse a arrecadar mais e assim seu déficit operacional vem diminuindo mês a mês. Em 2007 foram criados 1.9 milhão de empregos novos. Outro dado da pesquisa, mostra que 35% das famílias ganham até dois salários mínimos e 24% ganham até 3. O Governo aumentou os prazos para compra de veículos, casa própria e bens de consumo durável. O País tem reservas hoje que nunca imaginou. Estamos em julho de 2010 e as reservas somam 245 bilhões de dólares. A inflação está sob controle. Assim o poder aquisitivo popular cresceu. O poder de compra do salário mínimo cresceu mais de 50% nesses 8 anos de Governo. A população começou a notar que estava com maior poder de compra. Sentindo que tinham mais força, os mais pobres foram se orientando melhor. Essa mudança de comportamento social, elevou a auto estima da população. O Governo entra com ações sociais nas favelas e o povo agradece. As favelas são o resultado do descaso já antigo, com Política Sociais corretas.
Numa demonstração de afeto e apoio solidário, o Presidente Lula participa todos os anos de uma celebração religiosa com os catadores de material reciclável junto á Estação Ferroviária da Luz, centro de São Paulo. Quem celebra é o padre Júlio Lancelotti, seu amigo de muitos anos e ligado a esse movimento. Não é um ato isolado. Essa ligação do Governo com os catadores de material reciclável já é antiga.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do PT.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O governo Lula e o "Risco Brasil"

Em fins de 2002 encerrava o período de oito (8) anos do governo FHC, em meio a muitos comentários, pois saía um Presidente com cultura elevada, sociólogo, poliglota, e entrava um operário, eleito no 2º turno, novembro de 2002, tendo vencido o seu oponente, Sr. Geraldo Alckmin. Eleito o Presidente Lula, a interrogação que surgia era quanto á sua capacidade de bem governar nosso país continental. Nos oito anos em que FHC dirigiu o Brasil, nosso país enfrentou três crises econômicas internacionais e por não ter reservas, o governo corria a pedir dinheiro emprestado ao FMI e também ao Clube de Paris. Então diante de tantas complicações, como se comportaria o novo Governo? Essa era a grande dúvida. Uma família amiga nos dizia: se mal sabe falar o português e fala errado, não sabe falar o inglês, que é a língua predominante nos meios da governança global. Vai ser um desastre, diziam. Essas pessoas desconheciam o fato, de uma pessoa nascida e criada nos moldes simples de uma família numerosa, cuja mãe, sabia os rudimentos, de só gastar o estritamente necessário. E precisava poupar, pois “dor de barriga” não avisa a hora que vem. O presidente sociólogo estudou essa questão da fome nos livros, pois nunca passou dificuldades. Então, diante das crises econômicas que balançaram o mundo, ia assumir o novo Presidente. Nesse ponto que entra o tal “risco país”. Em novembro de 2002, logo após encerrar a apuração eleitoral, esse risco alcançava um número absurdo: 2.560 pontos. Os investidores correriam alto risco de perderem seus investimentos. E investidor só quer ganhar. Agora já em final de governo, passados sete anos e meio, com muita sabedoria e muita estrada, pois o Presidente Lula percorreu quase o mundo todo, várias vezes, para estimular os investidores a não parar, pois o novo governo tinha uma estratégia a executar nesse campo. Quando viajava, o Presidente Lula costumava levar dezenas de empresários para vender seus produtos. Com o aumento das exportações, esse Governo começou a poupar e num certo momento pagou nossa dívida com o FMI e com o Clube de Paris. Continuou a poupar, pois o Presidente Lula uma vez afirmou: um país capitalista tem que ter capital e assim, o Brasil hoje em fins de Governo, pagou a dívida que recebeu e agora tem mais de 240 bilhões (dólares) de reserva e já emprestou 14 bilhões (dolares) ao FMI. Com toda essa crise mundial de 2008/2009, o risco país hoje 26/07/2010, está na casa dos 208 pontos. Os organismos que analisam o risco de um país, até já mudaram nossa posição para “investment grade”, que dizer que os investidores não correm risco e nessa fase somos um dos países, que mais atraem e recebem investimentos do exterior. Está provado que ser poliglota, ter muitos diplomas é bom, mas não é fundamental. O importante é ter uma estratégia e pensar a longo prazo. Fez tudo isso e com distribuição de renda.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do PT.

sábado, 24 de julho de 2010

Dinheiro público indo para o ralo ...

Dinheiro público indo para o ralo...

O Jornal Tribuna de Indaiá, publicou nesse sábado, 24/07/2010, matéria assinada por Danilo Tezoto, referente a uma escola, situada no bairro Santa Cruz, Escola Benedita Wagner de Campos, na Rua da Caixa D água. Considerei excelente essa matéria jornalística, pois deixou a nu, uma situação onde o Estado, por sua Secretaria de Educação fez uma reforma nessa escola, gastou quase R$ 370 mil reais, enquanto tramitava nos labirintos da burocracia do Governo tucano, dirigido pelo Sr. José Serra um procedimento que iria transferir ao Município, esse bem público. Esse trâmite ainda estava em curso, enquanto vândalos ocupavam a escola e a destruíram literalmente, inclusive toda a fiação elétrica foi roubada. Esse fato lamentável está ligado a uma palavra: municipalização. Cinco escolas estavam nesse pacote e uma delas era essa da matéria do jornal. Essa transferência, em seu procedimento burocrático, ocorrera no final do ano passado em 2009. Como o tempo passa célere, sete meses, e nesse período houve a deterioração da escola. Agora diante de uma ação jornalística, em que a Secretaria da Educação do Estado foi interpelada (quem atendeu foi a assessoria de Imprensa) , pois os dirigentes da Secretaria são tão importantes que não podem perder tempo com jornais. Mas enquanto não se conclui o trâmite para que o Município assuma essa Escola, ela ainda está sob a responsabilidade do Estado. Creio que houve uma falha da parte do Município, quanto á vigilância e policiamento da escola. Agora com o fato ocorrido, até parece que zombam do dinheiro público. Na matéria do Jornal Tribuna de Indaiá, consta informação da Secretaria da Educação, que o Governo do Estado vai assumir a responsabilidade pelos fatos (todos os estragos). Significa que para transferir essa escola á Prefeitura, o Governo do Estado gastará uma soma ainda maior do que a reforma, pois além dos sete meses passados, terá também que refazer toda a fiação da Escola. Se somarmos 370 mil duas vezes teremos R$ 740 mil, mais a parte elétrica com material e mão de obra, vidros e tudo mais, chegaremos nos R$ 800 mil reais. É dinheiro público jogado pelo ralo. Dinheiro de tributos, dos contribuintes, dinheiro arrecadado nas praças de pedágio, pois entram nas receitas do Estado, e por aí vai. Quem está perdendo, é nossa cidade que fica sem uma escola por um bom tempo, por incompetência do Governo do Estado. E esse mesmo procedimento querem levar para Brasília!!! Porque não podemos esquecer que tudo isso aconteceu, sob as barbas do Sr. José Serra, Governador do Estado, que agora pretende dirigir nosso país. Pelas fotos, o estrago é muito grande. Lastimável. Nossos parabéns ao jornal Tribuna de Indaiá e ao companheiro Danilo Tezoto, que produziu a matéria. Denunciaram a falta de respeito com o dinheiro público. Uma triste realidade.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do PT.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Presidente Lula se pronuncia sobre denúncias

22 de julho de 2010 | 22h 35


Lula diz que relacionar PT com Farc é 'irresponsabilidade' e 'bobagem'.

Para presidente, 'é uma irresponsabilidade tratar o PT como tendo qualquer ligação com as Farc, é não conhecer nada da história política do Brasil'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu nesta quinta-feira, 22, em Salvador, às acusações, feitas pela oposição, de que o PT tem relação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "É uma irresponsabilidade tratar o PT como tendo qualquer ligação com as Farc, é não conhecer nada da história política do Brasil", afirmou. "Se as pessoas pensassem antes de falar as bobagens que falam, não falavam tanto."
TSE dá direito de resposta ao PT por declarações de Índio
Serra cobra PT por ligação com ‘forças que mandam drogas para o Brasil’
MPE pede multa à Dilma por propaganda eleitoral na Assembleia Legislativa do RS
Garcia: Índio 'é perturbado' e cairá no 'anonimato'
Lula fez a declaração logo após receber, do governador baiano, Jaques Wagner, em Salvador, a Grã-Cruz da Ordem Dois de Julho - Libertadores da Bahia. O prêmio, instituído este ano pelo próprio governo da Bahia, tem como objetivo "agraciar cidadãos que se destacarem na garantia das liberdades públicas e na afirmação da soberania nacional". O presidente foi o primeiro agraciado pela condecoração.
Ao contrário de outras vezes, na cerimônia, Lula não citou nenhuma vez o nome da candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, nem fez campanha aberta para a reeleição de Wagner. Alegou, porém, que pode haver erros na interpretação dos tribunais, que vêm aplicando multas por desrespeito à legislação eleitoral - o presidente já recebeu seis.
"O fato de alguém ser multado não significa que esse alguém está errado, a decisão pode ser revogada", disse Lula. "Mas todo mundo está recebendo multa, os adversários também, possivelmente porque houve mudanças na interpretação do próprio Poder Judiciário e nós estamos nos habituando. Ninguém faz uma coisa dessas porque quer transgredir as leis."
Visivelmente emocionado em diversos momentos do evento, o presidente admitiu que começa a sentir saudades da Presidência. "Estou chegando ao final do meu mandato e cada ato que participo eu acho que é o último", disse, depois de brincar que a condecoração que recebeu - uma faixa com as cores da Bahia na qual a medalha está pendurada - será usada por ele quando ele "sentir falta da faixa presidencial".

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A denúncia é um filme que já assistimos...

Nos jornais de grande tiragem que alcançam quase todo o nosso país, saiu publicação de matéria hoje (22/07/2010), declarações dos Srs. Serra, candidato á Presidência da República e do Sr. Geraldo Alkmin, candidato ao Governo de São Paulo, onde afirmam existirem ligações entre o PT- Partido dos Trabalhadores, com as FARC (um grupo revolucionário colombiano), com o comando vermelho, (facção criminosa), que atua nos presídios superlotados, que existem em várias partes do país. Também o candidato a Vice-Presidente da República Sr. Índio da Costa que está na chapa do Sr. Serra, tem deitado falação sobre esses envolvimentos... Me faz lembrar da candidata a vice na chapa que concorria com o atual Presidente Obama dos Estados Unidos.
A vice do opositor de Obama, Sra Sarah Palin, entrou na campanha como uma metralhadora giratória. Acabou dando vexame, e o resultado todos sabemos: vitória de Obama, com grandeza. Então por aqui, o Sr. Índio da Costa já fez várias declarações, tais como: tem mais competência administrativa do que a candidata Dilma Rousseff do PT, já declarou também o envolvimento do PT com as FARC, e outras facções criminosas. Como temos memória, podemos lembrar dos fatos de 1989, quando o PT foi acusado de sequestar o empresário Abílio Diniz. São maus exemplos que ficaram para a nossa posteridade política. É uma forma de terrorismo político, que acaba produzindo o efeito boomerang; volta a quem produziu essas notícias. Os que tentam ganhar as eleições de outubro, usando essas declarações, seguramente amargarão uma derrota, pois nosso povo já conhece esses métodos. Várias eleições com esses métodos sujos, só reforçam a repulsa do eleitorado. O Governo atual, tem ótima aceitação popular. Com certeza, incomoda seus adversários. Quando um candidato ou candidata se comporta de forma a obter o respeito da população, só tem a ganhar. O respeito não se compra. Se constrói, ao longo de uma caminhada como essa que estamos abordando, de natureza política. Os principais candidatos á Presidência da República e aos Governos Estaduais, devem e precisam atuar, dando exemplos de civilidade, respeito aos adversários, respeito ás regras eleitorais e discutindo propostas concretas. Como exemplo vou citar um problema crucial que é paulista; a questão dos pedágios, que é repudiado de forma unanime por todos os que trafegam pelo Estado de São Paulo. Em vez de falar assuntos fora do contexto político, que o Sr. Geraldo Alkmin apresente soluções para o esbulho dos pedágios. Ele que já foi Governador, e nada fez para resolver esse problema, que é concreto, que entra no bolso dos que usam nossas estradas. É um verdadeiro sugador de dinheiro dos contribuintes.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do PT.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Um candidato contra Indaiatuba...

No fim da semana passada 06/07, o candidato tucano, sr. José Serra, em atividade eleitoral em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, declarou, que se for eleito Presidente em outubro próximo, não assinará o compromisso de partilha dos royalts do "pré-sal". Fez essa declaração num local, numa cidade que recebe altas somas de dinheiro, como compensação pela extração de petróleo no Estado. A partilha dos royalts do "pré sal", é uma proposta do atual Governo Federal com nosso Presidente Lula, procurando dividir a riqueza que virá, entre todos os municípios brasileiros. Sua visão alcança os municípios pobres e sem recursos. É uma visão de estadista, que após muitas discussões em várias instâncias do Poder, chegou á conclusão de que todos os municípios devem usufruir dessa riqueza. É um direito legítimo. Imaginemos nosso litoral e avancemos uns 300 km mar adentro. Toda essa quantidade de petróleo leve, de superior qualidade, calculada em 8,5 bilhões de barris, isso só no campo de TUPI, e que tem junto, uma grande quantidade de gas. "Um barril" é uma medida de volume e corresponde a 159 litros. Outros campos serão descobertos e mais royalts para serem partilhados. Nosso litoral é imenso. Precisa ficar claro, que todo essa riqueza ainda deverá ser retirada do fundo do mar. A Petrobrás detém a maior quantidade de ações que suas parceiras. No caso de TUPI, ela terá 65%, a Galp portuguesa terá 10% e uma Empresa inglesa a BG Group terá 25%. Alta tecnologia, precisa de muito capital. Com a declaração do candidato Serra em Vitória, podemos considarar que ele estará contra Indaiatuba. Estará contra milhares de municípios que por esse país afora aguardam essa partilha futura, pois não tem petróleo. Enquanto isso, a candidata Dilma Rousseff, que já fez parte desse Governo, é favorável a que se partilhe, pois considera na linha da justiça social. Não sabemos ainda a posição da candidata Marina Silva, pois não se pronunciou a respeito. Mas o candidato tucano já falou, e assim já entrou na história do Brasil. Em breve essas notícia se espalhará.
Roberto Miranda costa, secretário de finanças do Partido dos Trabalhadores.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Partido dos Trabalhadores cresce em Indaiatuba

Mesmo que as aparências não apresentem mudanças substanciais, nosso Partido cresce de forma consistente na cidade e nossos militantes vão aos poucos se tornando líderes nos segmentos em que atuam. Assim temos hoje figuras do porte de uma Jaciara, que emergiu do movimento entre o funcionalismo público municipal, para a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais. Já nas eleições municipais de 2008, obtivera ótima votação á Câmara Municipal.
E por sua tenacidade, liderou uma greve que se tornou histórica em nossa cidade. Não havia uma cultura de organização dentro do funcionalismo. Essa cultura já foi plantada dentro da categoria. Quando a greve acabou, com um acordo que atendeu as partes, pudemos ver os companheiros e companheiras se abraçando, rindo e chorando ao mesmo tempo. De outra parte temos a jovem Daniela ou a "Dani", hoje na presidência do PT, militante nas comunidades da Igreja Católica. Obteve excelente votação em 2008 para a Câmara Municipal e agora foi eleita suplente no Concelho de Saúde, embora tenha obtido a 3ª maior votação. Não é efetiva, pelo fato de nos regulamentos, só uma agente é eleita na base desse segmento comunitário. Tivemos recentemente uma eleição para a CIPA na Empresa em que trabalha nosso companheiro João Dante Martini. Esse companheiro também já fora muito bem votado nas eleições de 2008 para a Câmara Municipal. E ele confirmou seu crescimento como cidadão que sonha e age para que tenhamos um mundo melhor. Quando recebi essa informação, tratei de divulgar para a nossa militância. E eis que outro companheiro, ao receber essa mensagem, me manda como resposta, a informação de que também ele, José Roberto Verardi Pacelli, fora eleito na Empresa em que trabalha, a antiga Cobreq, para a CIPA, obtendo uma estupenda votação: recebeu 16% dos votos válidos, isso, numa Empresa com quase 700 funcionários. Dessa forma podemos afirmar que o nosso crescimento é firme e forte. E temos o Dão e o Prof. Dorival Peromingo. Ao juntarmos esses companheiros, que começam a brilhar nas urnas em diversos embates, seja CIPAs ou Concelhos Municipais com nossos companheiros já veteranos, como temos hoje na Câmara o vereador Linho fazendo uma oposição de alto nível, o Zé Aristéia, aguerrido militante, afiando suas ferramentas para mais uma eleição, agora para tentar a Assembléia Legislativa como Deputado Estadual. Teremos também nosso companheiro Janio Ribeiro, jovem mas já calejado em embates eleitorais. Lançou um slogan: "ficha limpa e sangue novo". Precisamos nos lembrar também do Pedro Ferrari, brilhante vereador em 1988/1992. e a Rita Gonçalves do sindicato dos metalurgicos. Estaremos num embate político em outubro. Por ser um Partido, que está "construindo uma estrada", de acesso ao Poder Executivo Municipal, podemos afirmar que o caminho está correto. Durante muitos anos nos apoiávamos em uma ou duas lideranças. Todas as nossas fichas eram colocadas nesses nomes e após árdua campanha, notávamos que não avançávamos. O fato marcante é que; para crescer de forma consistente, o partido precisa formar quadros, que se identifiquem ideológicamente com o Partido. Todos os filiados devem ser ativistas em tempo real, em tempo integral. No cotidiano de nossa caminhada devemos estar sempre alertas, como os escoteiros. O Brasil cresce pelas mãos de um operário Presidente. Em plena crise econômica mundial, nosso país hoje voltou a construir navios e plataformas para extração de petróleo, nos novos estaleiros existentes no Rio Grande do sul, Rio de Janeiro e Pernambuco, e assim reativou a industria de construção naval, e agora virá a reativação da indústria ferroviária, estimulada pelo novo transporte que teremos dentro de 4 anos: o trem bala. Será hoje 13/julho, a licitação para essa ferrovia. Indaiatuba estará a 10 km da estação inicial, junto ao Aeroporto Intrnacional de Viracopos. Nosso parque industrial poderá se capacitar e produzir peças para a indústria ferroviária. Vamos aguardar com otimismo.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do Partido dos Trabalhadores.