quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MATÉRIA RECEBIDA DA COMPANHEIRA ROSANGELA

Salário Mínimo de Lula a Dilma sobe quase 60% em termos reais

(Sabemos que ainda tá longe do ideal, mas é inegável o enorme avanço. Sabe-se também que o mínimo tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento fantástico de nosso mercado interno que nos protegeu da crise de 2009 e da ascensão à classe média de cerca de 35 milhões de brasileiros.)

Aos brasileiros de memória curta lembrem-se do passado de FHC & Cia

O compromisso foi honrado. Apesar de todas as pressões para que o Governo roesse a corda do acordo feito no ano passado e mudasse a regra prevista no acordo do ano passado sobre o reajuste do salário-mínimo – variação do PIB de dois anos antes mais inflação do ano anterior – a presidenta Dilma cumpriu o combinado.

A ministra Miriam Belchior entregou a Lei Orçamentária do próximo ano prevendo um reajuste do salário mínimo de 13,6% – que é a soma de 7,5% de crescimento do PIB em 2010 e a inflação prevista para este ano, de 6,1%. O valor vai, portanto, a R$ 619,21. Isso significa um aumento médio real, descontada a inflação pelo INPC, de 58, 6% desde o início do Governo Lula, segundo o cálculo do DIEESE. Ou de 91,7%, se usarmos o IPCA como índice deflator.

Pouco, sim, mas no limite do que as contas públicas podem suportar sem nos encalacrarmos em mais dívidas e não um ato demagógico de campanha eleitoral.
Aliás, não é á toa que a direita brasileira fala tanto em demagogia e populismo. Ela entende bem disso.

O Governo pode enfrentar de rosto erguido todos os que reclamaram do reajuste modesto deste ano, quando seguiu as mesmas regras. Mas vai enfrentar muitas pressões por que, agora, não vai haver quem ache que este reajuste é inflacionário. Embora, é claro, tenham dito que vivemos um surto de inflação mesmo sem reajustes expressivos.

Ao contrário. No seu editorial de hoje, para criticar a declaração da presidenta de que os juros devem baixar, o Estadão não teve vergonha de, outra vez, culpar os reajustes salariais pela elevação dos preços:

“O poder de compra tem sido sustentado tanto pelo crédito quanto pelos aumentos salariais. Mais de 80% dos acordos concluídos pelos sindicatos na primeira metade do ano proporcionaram ajustes acima da inflação.”

Deveriam ter sido abaixo? Andam nossos salários tão luxuosos que podem os sindicatos se dar à generosidade de se deixarem ver desvalorizar? E se foi acordo e não greve ou dissídio não estava dentro da possibilidade das empresas de darem?

Vai haver muita chiação da mídia e de partes do empresariado. Paciência. Deveriam lembrar de um antigo ditado que diz que o combinado nunca é caro.

OBS: A POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL PARA O SALÁRIO MÍNIMO, CONTINUA NA MESMA LINHA QUE FOI TRAÇADA NO PERÍODO DO GOVERNO LULA. SÓ FALTA AO GOVERNO DILMA, REGULARIZAR A CORREÇÃO DOS APOSENTADOS, QUE JÁ GANHAM UM POUCO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. EM TODO CASO, EM 201O O GOVERNO LULA APROVOU QUE: PARA 2011, OS APOSENTADOS RECEBERÍAM 80% DO AUMENTO CONCEDIDO AO SALÁRIO MÍNIMO. SE MANTIVEREM PARA 2012 ESSE CRITÉRIO JÁ É UM AVANÇO CONSIDERÁVEL.

INSTABILIDADE INTERNACIONAL FAZ COM QUE GOVERNO DILMA TOME DECISÕES CAUTELOSAS

Desaceleração preocupa e BC reduz taxa Selic para 12% ao ano

Com cinco votos a favor e dois contra, autoridade monetária corta juros, sem viés para a próxima reunião

Ilton Caldeira, iG São Paulo
31/08/2011

Com cinco votos a favor e dois contra, autoridade monetária corta juros, sem viés para a próxima reuniãoO Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira um corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, pondo fim ao ciclo de alta iniciado em janeiro. Com isso, a taxa Selic passou para 12% ao ano.

Nos últimos dias a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega haviam ampliado a pressão para que o Banco Central desse início a um processo de corte na taxa de juros.

No comunicado divulgado após o encontro, que começou na terça-feira, a autoridade monetária afirmou que o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 12% ao ano, sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela manutenção da taxa Selic em 12,50% ao ano. "Reavaliando o cenário internacional, o Copom considera que houve substancial deterioração em reduções generalizadas e de grande magnitude nas projeções de crescimento para os principais blocos econômicos", afirmou.

"O Comitê entende que aumentaram as chances de que restrições às quais hoje estão expostas diversas economias maduras se prolonguem por um período de tempo maior do que o antecipado. Nota ainda que, nessas economias, parece limitado o espaço para utilização de política monetária e prevalece um cenário de restrição fiscal. Dessa forma, o Comitê avalia que o cenário internacional manifesta viés desinflacionário no horizonte relevante", informou a autoridade monetária.

Para o Banco Central, a transmissão dos problemas no cenário externo para a economia brasileira pode se materializar por intermédio de diversos canais como a redução da corrente de comércio, moderação do fluxo de investimentos, condições de crédito mais restritivas e piora no sentimento de consumidores e empresários.

"O Comitê entende que a complexidade que cerca o ambiente internacional contribuirá para intensificar e acelerar o processo em curso de moderação da atividade doméstica, que já se manifesta, por exemplo, no recuo das projeções para o crescimento da economia brasileira. Dessa forma, no horizonte relevante, o balanço de riscos para a inflação se torna mais favorável. A propósito, também aponta nessa direção a revisão do cenário para a política fiscal", argumenta o BC.

"Nesse contexto, o Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012. O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do ambiente macroeconômico e os desdobramentos do cenário internacional para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária", acrescenta o Copom.

Trajetória dos juros

Na última reunião do Copom, em 20 de julho, o BC já havia retirado do comunicado divulgado após o encontro a afirmação de que os juros subiriam por um "período suficientemente prolongado" de tempo, o que já dava uma sinalização de que o processo de aumento da taxa de juros estaria próximo do fim.

A decisão de cortar a taxa de juros foi tomada após cinco elevações consecutivas na Selic promovidas pelo BC sob o comando de Alexandre Tombini, e já era um movimento esperado e, em parte, antecipado pelo mercado financeiro desde o último encontro do Copom, no mês passado.

Nas duas primeiras reuniões de 2011, em janeiro e março, a Selic havia sido elevada em 0,5 ponto percentual. Em abril, junho e julho, o BC reduziu o ritmo e elevou os juros em 0,25 ponto percentual.

OBS: PEQUENA OSCILAÇÃO NA ECONOMIA PARA BAIXO, E AUTORIDADE ECONÔMICA TOMA MEDIDA DE ESTÍMULO Á RETOMADA DO CRESCIMENTO. NESSA HORA É PRECISO MUITO CUIDADO. E A CAUTELA TEM MARCADO AS POSIÇÕES DO GOVERNO DILMA. AS AUTORIDADES ECONÔMICAS TEM, ATRAVÉS DO DIÁLOGO, CAMINHADO PARA UMA CONVERGÊNCIA. DE UM LADO ESTÁ O BANCO CENTRAL, RESPONSÁVEL PELA POLÍTICA ECONÔMICA E DE OUTRO LADO ESTÁ O MINISTÉRIO DA FAZENDA, RESPONSÁVEL PELA GESTÃO FINANCEIRA DO GOVERNO. PONTO PARA DILMA E PARA O BANCO CENTRAL.

NOVO GOVERNO DE CAMPINAS COMEÇA A SE ORGANIZAR

31/08/2011

Novo prefeito de Campinas inicia trocas no secretariado
MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O prefeito de Campinas (93 km de São Paulo), Demétrio Vilagra (PT), substituiu dois secretários estratégicos e determinou a troca de toda a diretoria da Sanasa (empresa de economia mista responsável pelo saneamento da cidade). Em breve, o prefeito deve fazer um pente-fino sobre servidores comissionados que tenham parentes na administração.

As alterações, anunciadas na manhã desta quarta-feira (31), buscam criar uma identidade de governo e distanciá-la do de seu antecessor, Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado pela Câmara Municipal acusado de ter sido omisso em um suposto esquema de corrupção.

Uma investigação do Ministério Público, que teve início em fraudes de licitações na Sanasa gerou a denúncia de 22 empresários e servidores, entre eles a ex-primeira-dama Rosely Nassim Santos, sob acusação de chefiar um esquema de cobrança de propina para direcionamento de licitações e liberação de alvarás. Ela nega.

Vilagra também está entre os denunciados, sob acusação de ter recebido R$ 20 mil de um empresário. Ele afirma que não aceitou o dinheiro e não participou do esquema.
Segundo o prefeito, a troca na diretoria da empresa só pode acontecer depois da próxima reunião do Conselho de Administração, que ocorre em 16 de setembro.

Ele, no entanto, já adiantou que irá convidar Fernando Pupo, atual coordenador geral do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Campinas, para a direção da empresa. "Queremos que a Sanasa esteja sempre afinada com o governo e que, em nenhum momento, deixe de ser transparente', afirmou Vilagra, que agradeceu o trabalho da atual direção.

A partir de hoje, as secretarias de Comunicação e Chefia de Gabinete passam a ser ocupadas por integrantes do governo do prefeito assassinado Antônio da Costa Santos, o Toninho (PT). Nilson Lucílio, que foi secretário de Assuntos Jurídicos de Toninho, assume o cargo deixado por Nassim. "Meu trabalho será estritamente institucional e legal, não interferirei em outras secretarias", afirmou Lucílio.

Otávio Antunes assume a Comunicação e já anunciou que a pasta deixará de concentrar a organização de eventos como Natal e Carnaval, foco de desentendimentos com organizações culturais.

As secretarias de Cultura e Meio Ambiente, cujos secretários pediram exoneração na troca de governo, ainda não possuem nomes substitutos.

OBS: O NOVO PREFEITO VILAGRA DO PT, PRECISA FAZER UM BOM GOVERNO NESSE FINAL DE MANDATO, PARA GANHAR O RESPEITO DOS MORADORES DA CIDADE. CAMPINAS MERECE. O PT TEM RAÍZES PROFUNDAS EM CAMPINAS. E FAZENDO UM BOM GOVERNO, ELE IRRADIARÁ PARA TODA A REGIÃO. NOSSA INDAIATUBA ESTÁ NA ESPECTATIVA. A CONFERIR.

GOVERNADOR INCOMPETENTE. ESPERA UM ACIDENTE COM 5 MORTOS PARA DIZER QUE FROTA DE BONDINHOS ERA SUCATA

'Frota de bondinhos é sucateada', afirma Sérgio Cabral

Governador falou pela primeira vez sobre a tragédia em Santa Teresa que matou 5 pessoas

31 de agosto de 2011
Tiago Rogero - estadão.com.br

RIO - O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), rompeu o silêncio e falou pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira, 31, sobre o acidente com o bondinho de Santa Teresa, no sábado, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridas. Ele descreveu a frota de bondes como "sucateada" e apontou um "problema de gerência". Na terça-feira, ele nomeou o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, como interventor do sistema de bondes, atualmente administrado pela secretaria de Transportes.

"Não vou me precipitar, já ouvi muitas opiniões a respeito. Estou colocando o Rogério Onofre para me dar um diagnóstico verdadeiro, para relatar de fato quais são as condições para que possamos, juntos, com sociedade e autoridades, decidirmos o que queremos para o bonde de Santa Teresa", disse. Cabral participou da cerimônia de doação de R$ 30 milhões pelo empresário Eike Batista para terminar a construção do Hospital Pro Criança, em Botafogo, na zona sul.

"A verdade é que é a frota dos bondinhos é uma frota sucateada. É uma frota onde foram reformados alguns bondes e outros não. A verdade também é que não há controle de passageiros", afirmou. "Que ele (o bonde) não é um transporte de massa, não é. Que há um descontrole na entrada (de passageiros), há. Havia um excesso de passageiros absurdo na hora da tragédia".

Perguntado três vezes se irá manter no cargo o atual secretário de Transportes, Júlio Lopes, Cabral optou por não responder. O governador afirmou que não faltaram investimentos no sistema. "Foram R$ 14 milhões em investimentos para a recuperação de bondes e trilhos, isso foi feito. Mas me parece que houve problema de gerência", afirmou.

OBS: GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PERDEU BOA OCASIÃO PARA FICAR CALADO. ENQUANTO LULA ERA PRESIDENTE, ELE DEITAVA E ROLAVA, COM MUITA CONVERSA E EVENTOS. MAS ADMINISTRAR NÃO É ISSO. ADMINISTRAR BEM É, CUIDAR BEM DO SEU ESTADO. IMPLICAVA "VER ANTES QUE ESSE ACIDENTE ACONTECESSE". PARA ISSO ELE TEM SECRETÁRIOS, ASSESSORES, AS OFICINAS TEM ENCARREGADOS, TEM MANUTENÇÃO PREVENTIVA. SERÁ QUE ELES CONHECEM ISSO? DESPREZARAM TODAS AS REGRAS DE UM TRABALHO INTELIGENTE. VIDAS FORAM CEIFADAS DE UMA MANEIRA IRRESPONSÁVEL. E TEVE AUXILIAR DO GOVERNADOR QUE PÔS A CULPA NO MOTORNEIRO. BANDO DE IMCOMPETENTES.

SE VOCÊ QUISER TRABALHAR NO FACEBOOK, A HORA É AGORA.

Facebook abre vagas de empregos no Brasil

O Empresa Facebook acaba de se instalar em São Paulo e está com vagas abertas. Veja quais são as vagas disponíveis, e como fazer para candidatar-se.

Por Gabriela Ribeiro - 19 de agosto de 2011 - 17:54 -
Atualizado em 20 de agosto de 2011

Trabalhar numa grande empresa é vontade de qualquer, ainda mais se estivermos falando da empresa Facebook, que é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo.

Para a alegria de muitas pessoas, o Facebook abriu vagas aqui no Brasil, e logicamente que você não pode perder essa oportunidade de trabalhar num lugar como o Facebook, uma rede social, que você gostaria de ficar acessado o dia inteiro. Pois bem, é mesmo dos sonhos.

O grande motivo para essa abertura de vagas é que acaba de oficializar a instalação de seu escritório em São Paulo, voltado captação de parcerias junto a empresas interessadas em anunciar no site. O foco é transformar em dinheiro a taxa de crescimento do Facebook no país: hoje são 25 milhões de brasileiros, um grande aumento se comparado com o ano passado que era de seis milhões.

O escritório está localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. Abaixo você vai poder conferir quais vagas estão abertas:
Sobre as Vagas
Em São Paulo
• Sócio de operações de publicidade
• Gerente de comunicação para a América Latina
• Gerente de Políticas públicas
• Diretor de operações e vendas on-line
• Gerente de vendas diretas
• Parcerias com clientes
• Chefe de operações financeiras
Como se inscrever (candidatar)
Deu para perceber que os cargos são considerados níveis altos, se você é capacitado para ocupar um desses divulgados, então basta acessar o link abaixo:
Inscrições: facebook.com/careers
Prazo: sem data limite para o envio de currículos

OBS: NA ÁREA DE COMUNICAÇÕES MODERNAS, OS TALENTOS PODEM SE CANDIDATAR E CONCORRER A VAGAS, CONFORME RELAÇÃO NO TEXTO.

MAIS UM SEGMENTO DA ATIVIDADE ECONÔMICA COMEÇA A SE MOVIMENTAR: A INDÚSTRIA FERROVIÁRIA.

Indústria ferroviária prevê até R$ 100 bilhões para o setor

Investimentos para o transporte de passageiros devem ocorrer nos próximos cinco anos e não se limitam ao trem-bala do Sudeste

Patrick Cruz, enviado especial a Crato e Juazeiro do Norte (CE)
09/03/2011

Quando Prudente de Moraes chegou ao Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1894 para tomar posse como o primeiro presidente civil da República, ele chegou de trem. Não havia alma a esperá-lo na estação da Central na então capital do País. Moraes foi ignorado por obra das maquinações do presidente da ocasião, Floriano Peixoto. Mas de nada adiantaram os estratagemas de Floriano, o Marechal Mão de Ferro: Prudente de Moraes assumiu em 15 de novembro o posto para o qual fora eleito.

O episódio, um retrato alegórico do início da vida republicana brasileira, é também um atestado do ocaso do transporte ferroviário de passageiros no País. Se a presidenta Dilma Rousseff quisesse chegar de trem ao Distrito Federal para sua posse, em 1º de janeiro deste ano, não conseguiria nem que, ao contrário do que ocorreu com Prudente de Moraes, lá a aguardasse a mais entusiasmada das claques – fosse o Distrito Federal em Brasília ou no Rio de Janeiro.

A indústria ferroviária crê que o desprezo pelas estradas de ferro arrefeceu. A depender da fonte consultada, a previsão é que, em um intervalo de cinco anos, os aportes para o transporte de pessoas por trens e metrôs sejam de R$ 75 bilhões a mais de R$ 100 bilhões. O setor se apressa, vai depressa, vai na toda, que só leva pouca gente, pouca gente, pouca gente.

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) prevê para este ano a produção no País de 450 carros para passageiros – número que, se atingido, será recorde para o setor. Em 2010, foram produzidas 430 unidades. Em Veículos Leves sobre Trilhos (os VLTs, modalidade de transporte ferroviário com capacidade menor que a de um metrô convencional e que é a definição técnica mais adequada para o Metrô do Cariri, que liga Crato a Juazeiro do Norte), há 140 encomendas, de acordo com a entidade. Somadas, elas devem movimentar R$ 500 milhões. Há projetos de adoção do VLT em Brasília, Recife, Maceió, Arapiraca (AL), Sobral (CE)e Macaé (RJ).

Também estão aquecidas as encomendas dos monotrilhos, usualmente utilizados para deslocamentos mais curtos. Ainda segundo a Abifer, as encomendas do transporte somam 378 carros, que, apenas em equipamentos, devem movimentar R$ 1,44 bilhão. O Brasil tinha apenas um sistema de monotrilho, localizado em Poços de Caldas (MG), mas o serviço está inativo. No futuro, os carrinhos do monotrilho poderão ser vistos como extensão da linha dois do metrô de São Paulo.

“Na década de 60, o Brasil transportava 100 milhões de pessoas por ano em ferrovias interestaduais. Isso se perdeu com o tempo”, diz Vicente Abate, presidente da Abifer. Atualmente, é possível viajar sobre trilhos apenas na Estrada de Ferro Carajás, entre São Luís e Carajás, e na Estrada de Ferro Vitória-Minas, que parte da capital capixaba e vai até a Belo Horizonte. Ambas têm o serviço de transporte de pessoas apenas como um apêndice, já que seu fim primordial é levar carga.

Somadas, elas carregam 1,5 milhão de passageiros ao ano. (Para comparação: a previsão é que o trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro terá demanda de 33 milhões de pessoas por ano. Esse projeto deverá custar pelo menos R$ 33 bilhões).

Os novos projetos de transporte ferroviário de pessoas incluem 14 linhas regionais definidas como prioritárias. O plano para essas linhas, que interligam municípios próximos dentro de um mesmo Estado, é reativar estradas de ferro que já existem, mas que foram abandonadas. As ligações entre Londrina e Maringá, no Paraná, e Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são as que têm sua fase de estudos em estágio mais avançado, afirma Vicente Abate, da Abifer.

“Estamos trabalhando para o resgate do transporte ferroviário”, diz Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa do governo estadual que administra o Metrô do Cariri. A Metrofor trabalha no projeto do metrô de Fortaleza e dos VLTs de Fortaleza e Sobral. “O trem é um transporte muito barato”, afirma. É, afinal, o transporte do pobre, como cantava o sanfoneiro Jonas de Andrade.

OBS: INFORMAÇÃO INTERESSANTE DA ABIFER: NA DÉCADA DE 60, NOSSAS FERROVIAS TRANSPORTARAM 100 MILHÕES DE PASSAGEIROS !!! E NOSSA POPULAÇÃO ÉRA MUITO MENOR QUE HOJE.

UM ÊRRO GRAVE DO GOVERNO FEDERAL, COMEÇA A SER CORRIGIDO, 55 ANOS DEPOIS.

Último Segundo

Rotas ferroviárias de carga poderão receber trens de passageiros

Com a definição de novas regras para operação das linhas férreas, surgirá a possibilidade de se expandir o transporte de pessoas

Danilo Fariello, iG Brasília
19/12/2010

O governo federal vai definir no próximo ano as normas necessárias para que sejam instituídas no Brasil redes de transportes de passageiros. Na sexta-feira, um pacote de medidas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi colocado em consulta pública e, quando aprovado, será o passo inicial para um ambiente mais competitivo nas ferrovias. Embora o foco principal das medidas tenha sido o transporte de cargas, elas abrem possibilidades para a expansão das operações com passageiros, que posteriormente também vão ganhar novas regras.

Entre as normas colocadas em consulta na sexta-feira, uma evita que as empresas detentoras das concessões neguem que outra empresa circule com seus vagões nas suas linhas. Além disso, a agência passará a permitir a criação de empresas que operem unicamente com vagões próprios em redes de outras companhias, explica Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT. Ficará mais viável, por exemplo, para uma empresa oferecer transporte de pessoas, sem ter de investir em novos trilhos.

As linhas construídas recentemente no país, ou ainda em obras, têm estrutura que permite tanto a circulação de trens de carga quanto a circulação de trens com pessoas. Segundo técnicos ferroviários, enquanto um trem viaja a velocidade de 80 quilômetros por hora (km/h) carregada de carga nessas ferrovias novas, de bitola larga, será possível que trens de passageiros façam viagens a até 200 km/h.

Estão entre as linhas construídas com capacidade de abrigar vagões de passageiros as ferrovias Norte Sul, Oeste-Leste (Fiol), a Centro-Oeste (Fico), Nova Transnordestina e todas as demais inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no PAC2.

No PAC 1 e no PAC 2, são mais de 10 mil km de ferrovias em construção, que poderão se somar aos 28 mil km já instalados no país. Porém, dos 28 mil km de linhas férreas que o Brasil possui hoje, apenas cerca de 10 mil km têm aproveitamento razoável – com mais de um trem passando por dia – e dos 18 mil restantes, praticamente a metade não é utilizada hoje, segundo Figueiredo.

Mas as regras novas apresentadas na sexta-feira buscam, principalmente, elevar o uso da malha já existente. A meta inicial é aumentar esse uso pelo transporte de cargas, mas, em 2011, serão debatidos estímulos para o transporte de passageiros. Segundo Figueiredo, as concessionárias não poderão negar a operadores interessados em transportar passageiros o uso da infraestrutura existente.

Encerradas as obras do PAC 2 e com os trens de passageiros em operação, poderá ser possível por exemplo, viajar de Lucas do Rio Verde (MT) até o porto de Itaqui, no litoral do Maranhão. Ou de Anápolis (GO) até o porto de Suape, que fica perto do Recife (PE).

A ANTT deverá discutir a partir de 2011 novas regras para prever padrões de qualidade mínimos e regular as tarifas de operação dessas companhias que oferecerão transporte de pessoas.

Uma linha que pode ser construída exclusivamente para passageiros no futuro próximo é o ramal entre Goiânia (GO) e Brasília (DF), que também se conectaria à ferrovia Norte Sul. O projeto ganhou apoio recente de parlamentares e do governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

OBS: GOVERNO FEDERAL, EM 1956 COMETEU GRAVE ÊRRO, AO ABANDONAR NOSSAS FERROVIAS, PARA PROPORCIONAR A VINDA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. PODERÍAM CONVIVER LADO A LADO,COMO OCORRE EM MUITOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. MAS SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR.

TRANSCRITO DA COLUNA DE ELAINE CANTANHÊDE


31/08/2011 -

Os vivos e os palhaços

Então a Câmara votou contra a cassação do mandato da proba deputada Jaqueline Roriz?! Assim fica difícil desligar e relaxar nas férias...

A tal Jaqueline foi filmada em 2006 quando recebia milhares de reais em dinheiro vivo de Durval Barbosa, que, antes de ficar famoso como delator do mensalão do DEM, era secretário de Estado no Distrito Federal, que foi governado quatro vezes por... Joaquim Roriz. Vem a ser pai da então deputada distrital, hoje deputada federal.
Resumindo a operação: a filhota recebia grana do governo do papai!

Não é fantástico? E tudo isso documentado, inquestionável, irrespondível, porque, se fita gravadanão é prova, o que mais poderia ser?

A famiglia Roriz é realmente um prodígio. O pai renunciou ao Senado e à candidatura ao quinto mandato no governo do DF depois do primeiro sopro de denúncia (antes que chegasse o vendaval). A mãe aceitou o papel patético de ser candidata ao governo no lugar do marido. Uma filha, Jaqueline, resiste à cassação na Câmara dos Deputados. A outra é deputada distrital - e sonha alto.

Mas o foco da votação desta Terça-feira é outro: os próprios deputados. Cá pra nós, só há uma explicação para eles salvarem a pele de Jaqueline Roriz: estavam salvando preventivamente a deles próprios. A maior parte deles pode ser a Jaqueline de amanhã. E, se é para salvar um, que salvem-se todos.

Eles são vivos. Nós somos os palhaços.

OBS: REALMENTE ESSE ACONTECIMENTO É MAIS UMA NÓDUA NA ROUPAGEM DE BRASÍLIA.

CHINA PROCURA GARANTIR "ESPAÇO VITAL" PARA ELES, UMA VEZ QUE A SOJA É ALIMENTO BÁSICO DELES.

China quer construir ferrovia de R$ 10 bi de Cuiabá a Santarém

Linha férrea ajudará a escoar soja do Mato Grosso para a Ásia e trará importados para o centro-sul do País

Danilo Fariello, iG Brasília |
31/08/2011

Linha férrea ajudará a escoar soja do Mato Grosso para a Ásia e trará importados para o centro-sul do País. Chega neste sábado a Cuiabá, capital de Mato Grosso, uma comitiva de engenheiros, geólogos e economistas da companhia estatal China National Machinery Corporation (CMC). Eles querem levantar informações em campo para, após esse reconhecimento, instalar uma nova ferrovia entre Cuiabá (MT) a Santarém (PA).

A obra, uma continuação da Ferronorte, tem valor estimado em R$ 10 bilhões.
Uma intenção do grupo chinês é construir a linha férrea para tornar mais ágil e eficiente o escoamento da soja - entre outros produtos - de cidades como Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, no norte do Mato Grosso. Hoje esse trajeto é feito pela rodovia BR-163, que passa pelas mesmas cidades.

De Santarém, a produção parte de navio direto para a China, explica o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo.

Outra intenção dos chineses seria também usar a ferrovia como um canal de acesso mais barato para trazer importados aos mercados do Centro-Sul do país. Compõem a comitiva chinesa também funcionários da agência de promoção de exportações e investimentos do país, a Asian Trade & Investments (ATI).

Linha de 2 mil quilômetros

De acordo com Vuolo, a obra terá uma extensão de quase 2 mil quilômetros, o que, pelo custo médio das últimas ferrovias feitas no Brasil, poderia ter um orçamento estimado em até R$ 10 bilhões. Mas o valor vai variar muito conforme o estudo do relevo, que será feito pelos chineses durante a viagem – a construção de pontes ou túneis encarece muito a obra.

Esse trecho da Ferro-norte, entre outros, era concedido à América Latina Logística (ALL) até o ano passado, mas a concessão foi devolvida ao governo federal por falta de interesse da companhia. Por isso, já existem estudos preliminares para a instalação do empreendimento.

Segundo Vuolo, os chineses da CMC poderão vir a construir esse ramal da Ferro-norte em forma de Parceria Público-Privada (PPP) ou algum outro modelo de concessão. A estatal, que já assinou protocolo de intenções para fazer a obra, possui mais de 90 mil quilômetros de ferrovias já instalados na China e em outros países, diz Vuolo.

Vuolo explica que, inicialmente, os chineses tendem a construir a ferrovia nas proximidades da BR-163, porque a construção nesses arredores – a chamada “faixa de domínio” – ofereceria maior facilidade para conseguir licenças ambientais.

OBS: TRANSPORTE FERROVIÁRIO É MUITO MAIS INTELIGENTE DO QUE O RODOVIÁRIO, PRINCIPALMENTE NUM TERRITÓRIO IMENSO COMO O NOSSO. MAS É PRECISO QUE NOSSO GOVERNO TOME MEDIDAS PARA GARANTIR TAMBÉM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. PRECISA TAMBÉM EXIGIR NOS TERMOS DO CONTRATO, LINHAS PARALELAS, BITOLA LARGA E ELETRIFICADAS. TERÍAMOS ASSIM UMA FERROVIA MODERNA, EM TODOS OS SENTIDOS.

DEPUTADO CARLOS SAMPAIO DO PSDB CRITICA SEUS COLEGAS PARLAMENTARES POR ABSOLVIÇÃO

31/08/2011
Relator do caso Jaqueline Roriz critica absolvição da deputada

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Relator do processo contra Jaqueline Roriz (PMN-DF) no Conselho de Ética da Câmara, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) criticou ontem a absolvição da colega.
Ele questionou se haveria a mesma atitude do plenário se fosse descoberto que algum deputado "estuprou".

"Se viéssemos a saber no dia de hoje, por imagens de vídeo, que determinado parlamentar praticou pedofilia, que ele matou, que ele estuprou, o que essa Casa iria dizer à sociedade brasileira?", afirmou o tucano.
Por 166 votos favoráveis a cassação, 265 contra e 20 abstenções, Jaqueline Roriz foi absolvida, na noite de terça-feira, pela Câmara dos Deputados. A votação foi secreta.

Ela foi filmada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM do Distrito Federal. Na época, a deputada admitiu que o dinheiro seria para caixa dois de campanha.
Na opinião de Sampaio, o caso de Jaqueline era passível de perda de mandato, principalmente pelo fato de o vídeo ter sido divulgado apenas após as eleições de outubro do ano passado.

Os eleitores não conheciam, disse, as suspeitas de irregularidades antes de terem votado.
A gravação é de 2006, antes de ela ser eleita deputada distrital. Sua defesa alegou que ela não poderia ser cassada por um fato cometido antes de seu mandato.
Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) "o Legislativo é novo, mas as velhas práticas continuam".

Pela manhã, cerca de 50 manifestantes "limparam" o Congresso, com sabão e água, fazendo um apelo pela cassação da parlamentar.
Apesar do resultado pela absolvição da deputada, apenas um parlamentar falou em plenário defendendo-a: Vilson Covatti (PP-RS).

Ao final, a parlamentar foi aplaudida por pessoas que acompanhavam a sessão.
Por meio de sua assessoria, a filha do ex-governador Joaquim Roriz se disse "satisfeita" com o desfecho. Ela deixou o plenário antes de ser proclamado o resultado.
No ano passado, Roriz tentou disputar o governo do Estado, mas renunciou devido à incerteza sobre a vigência da Lei da Ficha Limpa.

OBS: DE FATO VAI PEGAR MUITO MAL, ESSA ATITUDE DA CÂMARA. PORÉM, A MAIORIA DOS CHAMADOS NOBRES, PRECISAM MESMO É DE ÓLEO DE PEROBA. SÃO UNS CARA DE PAU. É O TAL CORPORATIVISMO QUE IMPERA NAQUELA CASA E EM TODOS OS LEGISLATIVOS DO PAÍS. UM EXEMPLO É NOSSA CÂMARA MUNICIPAL EM INDAIATUBA. DURANTE TODO O MANDATO, "DIZEM AMÉM" A TUDO QUE VEM DO EXECUTIVO. ALGUNS, POUCOS, SÓ NO FINAL DO MANDATO É QUE APARENTAM SE REBELAR, FINGEM PASSAR PARA A OPOSIÇÃO MAS FICA NISSO. QUEREM É MAIS UM MANDATO. COMO DIZ O DITADO POPULAR: "PERDEM O PÊLO MAS NÃO PERDEM O CHEIRO"

MESMO COM A SITUAÇÃO EXTERNA INSTÁVEL, NOSSA ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE

31/08/2011
Produção industrial sobe 0,5% em julho, diz IBGE

PUBLICIDADE
CIRILO JUNIOR
DO RIO

A produção industrial brasileira voltou a subir, depois de um mês em queda. Em julho, foi registrada alta de 0,5% em relação a junho, segundo informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No mês anterior, a indústria recuara 1,2%, frente a maio, segundo dados revisados pelo órgão de pesquisa.

Em relação a igual período em 2010, a produção industrial caiu 0,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se avanço de 2,9%.
De janeiro a julho, a indústria tem crescimento de 1,4%, na comparação com igual período no ano passado.

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento na produção em 14 dos 27 ramos pesquisados em julho, na comparação com o mês anterior. O principal destaque ficou por conta da indústria de edição e impressão (16,8%) e veículos automotores (4,3%).

Por outro lado, os principais resultados negativos foram constatados nas produções farmcêutica (-9%) e de têxteis (-4,9%)

Entre as categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis teve elevação de 2,9% frente a junho; em relação a julho de 2010, houve avanço de 1,3%.
A produção de bens intermediários teve retração de 0,7% em relação a junho, e caiu 2,4% em quando comparado a julho do ano passado.

Já a produção de bens de capital teve elevação de 1,7% ante junho, mas registrou alta de 3,8% na comparação com julho de 2010.
Por fim, a produção de bens de consumo semi e não duráveis cresceu 3,8% em julho, na comparação com junho. Em relação a igual período em 2010, no entanto, houve registro de elevação de 0,8%.

OBS: NO CONJUNTO DE NOSSA ATIVIDADE INDUSTRIAL PODE-SE NOTAR A CONSISTÊNCIA DOS NÚMEROS. EM ALGUNS RAMOS, OCORRERAM PEQUENAS QUEDAS MS MA MAIORIA OCORRERAM AUMENTOS, AINDA QUE PEQUENOS.

ENEM SE CONSOLIDA NO MEIO ESTUDANTIL E EDUCACIONAL

Inscrição no Enem cresce mais no Norte
Aumento foi de 33%; número de candidatos com menos de 16 anos cresceu 80%

31 de agosto de 2011
Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

A Região Norte do País foi a que registrou o maior crescimento no número de inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aumento foi de 33,44% se comparado ao total de 2010. Já a Região Sudeste, que concentra o maior número de inscritos, apresentou o menor crescimento: 9,62%. Os dados também mostram que o número de inscritos com menos de 16 anos aumentou em 80%.

Exame.

Candidatos chegam ao local de prova do Enem em São Paulo, na edição 2010; inscrições no Sudeste cresceram 9,62%
O Estado que registrou a maior elevação porcentual foi o Acre, com um aumento de 147,32%, o que totaliza 38.221 inscritos. Já o Amazonas, com 131.426 candidatos, foi a unidade da federação com o menor crescimento (5,31%). O Estado de São Paulo, que tem o maior número absoluto de candidatos de todo o País - 901.354 estudantes - teve um aumento de 8,88%.

Apenas dois Estados registraram queda nas inscrições: Santa Catarina (1,53%) e Bahia (0,95%). Neste ano, o Enem teve um número recorde de inscrições: 5.366.780 de candidatos devem fazer a prova, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.
Em relação à idade dos estudantes, a maior concentração de inscritos está na faixa etária que vai de 21 e 30 anos - 1,7 milhão de pessoas. Os menores de 16 totalizam 127.565 alunos.

Consolidação. Para os especialistas em vestibular, o fato de a Região Sudeste apresentar o menor aumento no número de inscritos tem relação com a maior popularidade dos vestibulares tradicionais na região. É o caso da Fuvest, que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP) e não utiliza o Enem para compor a nota, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que normalmente usam o desempenho na avaliação nacional do Ministério da Educação (MEC) para aumentar a nota dos candidatos.

"O fato de a USP não entrar no Enem tem muito peso no interesse dos alunos daqui", disse o diretor presidente do Colégio Bandeirantes, Mauro de Aguiar.
O maior aumento porcentual no número de inscritos das outras regiões do País - como na Centro-Oeste, com 22,63% de crescimento, e na Nordeste, com 21,15% - indica, segundo os coordenadores dos cursinhos, que o Enem está sendo valorizado onde tem maior adesão das universidades federais.

"O exame está ganhando maior projeção nesses Estados, especialmente no interior do País, porque é nessas regiões que a maior parte das universidades federais que substituíram seus vestibulares pelo Enem estão", explica Edmilson Motta, coordenador do Etapa.

Já o maior interesse dos candidatos com menos de 16 anos pela prova, segundo os especialistas, sugere que o Enem está sendo visto como um modelo consolidado de vestibular, atraindo a atenção dos treineiros - alunos do 1.º e do 2.º ano do ensino médio que prestam o exame para "treinar" e conhecer a prova, já que não podem ser aprovados.

"Além da questão dos treineiros, vale lembrar que muitos colégios, por conta do ranking do Enem, já incentivam a participação de seus alunos desde cedo, para chegarem ao 3º ano conhecendo bem a prova", diz Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho
OBS: VALE A PENA PERSEVERAR, APRIMORAR, QUANDO TEMOS UMA BOA FERRAMENTA EDUCACIONAL. O ENEM MELHORA A CADA ANO. E NOSSOS JOVENS JÁ ESTÃO FAMILIARIZADOS COM ELE.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EXCELENTE MATÉRIA TRANSCRITA DO SITE IG

iG
Idosos precisam de mais exercícios para manter massa muscular

Por conta da perda natural da idade, os mais velhos deveriam incluir exercícios progressivos de resistência na rotina semanal

The New York Times | 26/08/2011

Na fase inicial do estudo, de 16 semanas de duração, todos os participantes realizaram três séries de exercícios de resistência (leg press, extensão de joelhos e agachamentos) três vezes por semana.

Na segunda fase, de duração de 32 semanas, os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro interrompeu o programa total de treinamento, o segundo reduziu a frequência do treino para uma vez semanal e o terceiro reduziu a frequência para uma vez semanal e também a quantidade, para apenas uma série de exercícios.

A massa muscular foi mantida entre os participantes mais jovens dos dois grupos que reduziram o treinamento. O mesmo não ocorreu com os mais velhos, que perderam massa muscular mesmo realizando de uma a três séries de exercícios uma vez por semana.

Entretanto, apenas um dia de treinamento de resistência foi o suficiente para manter a força dos participantes de diferentes faixas etárias – pelo menos quando realizado por um longo período.

“Não estamos defendendo a idéia de que devemos treinar apenas uma vez por semana, mas acreditamos que tal programa pode ser eficaz durante períodos temporários, quando é difícil manter uma rotina consistente e intensiva de vários dias de treino por semana”, disse Marcas Bamman, da Universidade do Alabama.

“Nossos dados são os primeiros a apontar que pessoas mais velhas precisam realizar mais exercícios semanalmente para manter um aumento de muscular induzido por treinamento de resistência”, complementou Bamman, que liderou o estudo.

OBS: PARA MANTER CONDIÇÕES RAZOÁVEIS DE SAÚDE, A ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL. MESMO QUE NO INÍCIO PROPORCIONE ALGUM DESCONFORTO, COM O PASSAR DOS DIAS, NOSSO ORGANISMO SE ACOSTUMA E AÍ, A ATIVIDADE SE TORNA MUITO MAIS CONFORTÁVEL.

DETERMINAÇÃO, PERSEVERANÇA E DISCIPLINA PROPORCIONAM SATISFAÇÃO A UMA DENTISTA

Ela perdeu 30kg sem cirurgia e hoje usa calça 38

Dentista usou a dieta dos pontos e encontrou auxílio nos Vigilantes do Peso para seguir firme no esforço para emagrecer

Chris Bertelli, IG São Paulo
30/08/2011

Ela perdeu 30kg sem cirurgia e hoje usa calça 38

Simone pesava 88kg e usava calças tamanho 52
Há 4 anos, o maior sonho de Simone Cristine Souza podia ser expresso por apenas um número: 38.

Esse era o tamanho de calça que ela queria vestir, meta que parecia bem longe do manequim 52 que usava na época.
Assim como grande parte das mulheres, a dentista sempre brigou com a balança, mas não se incomodava em estar acima do peso.

“Eu nunca quis me proibir, então continuava comendo e engordando. Me sentia incomodada em ter de deixar de comer alguma coisa”, relata ela, que afirma nunca ter feito dieta. O sentimento, no entanto, mudou em abril de 2007.

No réveillon de 2006/2007, Simone passou dias procurando uma roupa especial para a ocasião. Era difícil encontrar algo bonito e do seu número. Comprou um vestido dentre as poucas opções que viu. Três meses depois, ao tentar usá-lo novamente, a peça não serviu.

“Nesse momento me bateu o desespero e finalmente criei consciência: precisava emagrecer”, relembra.
Por meio de conhecidos, ficou sabendo das reuniões dos Vigilantes do Peso e a curiosidade a levou ao primeiro encontro. De lá, saiu decidida a batalhar para alcançar sua meta inicial: perder 10kg.

“O que me atraiu é que você não é obrigado a nada e nem é proibido de fazer alguma coisa. Não existe 'pode isso, não pode isso'. Eles mostram o que é bom e o que ruim, te dão ferramentas de autoconhecimento, que te ajudam a chegar onde quer. Mas o caminho é você quem deve seguir.”

O sistema utilizado pelos Vigilantes do Peso é a reunião semanal e uma tabela de pontos. Para cada pessoa há uma pontuação que pode ser consumida naquele dia. Como isso será traduzido em refeições é responsabilidade de cada um.

“Se eu quiser comer todos os meus pontos em pizza de quatro queijos no jantar, posso. Mas eles mostram que com essas mesmas calorias eu poderia comer uma infinidades de outras coisas e me sentir mais saciada. Poderia até comer chocolate light, além de uma refeição”, exemplifica.

OBS: PERSEVERANÇA É UMA VIRTUDE QUE DEVEMOS CULTIVAR A VIDA TODA. ESSE CASO DA DENTISTA SIMONE, É EXEMPLO PARA MUITAS PESSOAS QUE TÊEM O MESMO PROBLEMA. NO CASO DELA, ESTÁ RESOLVIDO. MAS A AUTO DISCIPLINA DEVE CONTINUAR.

FAMÍLIA DO GOVERNADOR CONTINUA SENDO MANCHETE

Cunhado de Alckmin é citado em investigação
29 de agosto de 2011

Categoria: Geraldo Alckmin, Prefeitura

Uma empresa ligada ao cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é acusada pela Prefeitura de ter fraudado a área de prédio comercial na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona sul da capital, para pagar menos Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e títulos de outorga onerosa. Só de contrapartida para autorizar ampliação no edifício, a empresa teria deixado de pagar R$ 4 milhões aos cofres públicos.

A Prefeitura deve pedir agora a interdição do edifício Royal Street, pertencente à Wall Street Empreendimentos e Participações. A empresa aparece atualmente na Junta Comercial do Estado em nome de Adhemar Cesar Ribeiro Filho e Maria Paula Abreu Cesar Ribeiro, respectivamente filho e mulher de Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama Lu Alckmin.

Ligando na empresa, funcionários afirmam que Adhemar, o pai, é o dono da Wall Street – na época da fraude, de acordo com a Junta Comercial, ele ainda era sócio direto da empresa. Ainda hoje, Adhemar é quem representa a Wall Street junto a Prefeitura e atua como procurador para assinar documentos, segundo funcionários do governo municipal.

O prédio foi construído em 1975, mas sofreu ampliação na metade da década de 1990. Para isso, a empresa deveria ter pago títulos de outorga onerosa, recurso que possibilita ao construtor o pagamento de contrapartidas financeiras para erguer edificações acima do permitido pela lei de zoneamento. Segundo investigação da Corregedoria-Geral do Município, que recebeu denúncia de que quadrilha forjava o pagamento de taxas, a Wall Street alterou o tamanho do prédio no carnê do IPTU, a fim de diminuir o cálculo das taxas municipais.

Assim, a Wall Street pagou R$ 184.744 de outorga onerosa, quando deveria ter desembolsado R$ 4,2 milhões em valores da época. Em valores atualizados, essa cifra seria de quase R$ 10 milhões. A gestão do prefeito Gilberto Kassab (sem partido) ainda não calculou quanto a Wall Street Empreendimentos teria deixado de pagar de IPTU, cujo carnê está errado desde 1994.

A investigação deve ser concluída até o fim da semana, mas a Corregedoria-Geral do Município anunciou que vai abrir uma outra apuração exclusiva para descobrir empresas que tenham fraudado valores de IPTU nos últimos anos.

O caso do prédio na Faria Lima é o primeiro dessa nova investigação. A reportagem tentou contato com Adhemar e seu filho no escritório da Wall Street Empreendimentos e em suas residências, mas não obteve retorno. Procurada, a Assessoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes preferiu não se manifestar.

Alckmin e Kassab vivem, por ora, momento de calmaria política. Mas já trocaram críticas na campanha de 2008, quando disputaram a Prefeitura; o prefeito levou a melhor.

Felipe Frazão, Rodrigo Brancatelli e Roberto Fonseca

OBS: NOSSO GOVERNADOR PREGA MORALIDADE MAS NÃO OLHA NO SEU QUINTAL....

CÂMARA FEDERAL NUM ATO DE COMPADRÍO, ABSOLVE JAQUELINE RORIZ.

30/08/2011 - 20h13
Câmara absolve Jaqueline Roriz em processo de cassação
PUBLICIDADE

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Por 166 votos favoráveis a cassação, 265 contra e 20 abstenções, a deputada Jaqueline Roriz foi absolvida, na noite desta terça-feira, pela Câmara dos Deputados.

Ela foi filmada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM do Distrito Federal. Na época, a deputada admitiu que o dinheiro seria para caixa dois de campanha.

Procurador defende abertura de ação contra Jaqueline Roriz
Jaqueline Roriz desiste de recurso e quer ser julgada por plenário

Assista ao vídeo em que Jaqueline Roriz aparece recebendo dinheiro
A gravação, no entanto, é de 2006, antes de ela ser eleita deputada distrital.

Sua defesa alegou que ela não poderia ser cassada por um fato cometido antes de seu mandato.
Sérgio Lima/Folhapress

Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) chora no plenário da Câmara durante a sessão sobre a cassação do seu mandato

Em sua defesa no plenário, Jaqueline não mencionou, nenhuma vez, o vídeo. Também não negou ter recebido o dinheiro. Ela apenas culpou a mídia, "que destrói a honra de qualquer um". Criticou ainda o procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que na semana passada apresentou um parecer pela abertura de uma ação penal contra a deputada.

"Alguns paladinos da ética, alguns parlamentares e integrantes do Ministério Público, por interesses políticos, tentam influenciar os senhores. O procurador me denunciou sem nem ouvir o meu lado", afirmou ele.

OBS: NOSSA CÂMARA DOS DEPUTADOS TEVE HOJE 30/08, UM DIA NEGRO EM SUA TUMULTUADA TRAJETÓRIA. NÃO AGIRAM COM GRANDEZA. AGIRAM NA BASE DO COMPADRÍO, MANCOMUNADOS COM O ILÍCITO.

TRANSCRITO DO BLOG DA DANIELA, NOSSA PRESIDENTE

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quem não sabe o que é, fala bobagem!

Nesta semana, li matéria em jornais da cidade, onde o atual prefeito está numa entrevista coletiva, anunciando sua troca de partido.
O fato é que foram feitas perguntas sobre o PT, já que a nível Nacional, somos da mesma coligação (Dilma - PT, Michel Temer - PMDB).

O mais nojento é ouvir de uma pessoa que está trocando de partido e por isso, de IDEOLOGIA PARTIDÁRIA, que o PT não tem mais ideologia e que não é possível caminhar juntos (coligação ou alianças...)

Faça-me um favor: cale-se! É mais prudente olhar para o próprio umbigo, não acham?
Só se pode falar daquilo que se vive, que se conhece e até onde sei, a ideologia mais vivida por este prefeito é a da GANÂNCIA.

Eu, PETISTA que sou há 20 anos, completados no dia 30/07/2011, sinto que vivemos muito a ideologia partidária e a defesa daquilo que acreditamos e sonhamos para Indaiatuba, uma cidade que poderia ser MUITO melhor!

Só quem é militante do PT sabe o que é a nossa ideologia.
Os que estão de fora, não sabem nada!!
Só vêem o que querem ver.

Nós vivemos intensamente as nossas divergências e não abaixamos as nossas cabeças dizendo amém ao rei!
Discutimos, e até brigamos entre nós, mas o que queremos é muito maior do que nós.

Somos uma sigla que não está à venda, como tantas que sabemos...
Ai, se vier alguém de outra esfera falar: "você tem que entregar o partido"!

Nós temos DEMOCRACIA INTERNA, escolhemos a direção partidária através do voto direto do filiado e não por indicação, como tantos por aí!!!

Somos um partido de líderes diversos, que aceitam sim novos filiados e que, venham de onde vierem, terão que se enquadrar nas normas e leis, no nosso ESTATUTO e no nosso CÓDIGO DE ÉTICA!!!!!

Portanto, desavisados: quem não sabe o que é, FALA BOBAGEM!!!!
E quem não busca conhecer mais sobre, COMPRA GATO POR LEBRE!!!!

OBS: REALMENTE OS CIDADÃOS QUE DESCONHECEM O TRABALHO DA MILITÂNCIA DO PT, DESDE SUA DIREÇÃO, SUA EXECUTIVA E SEU DIRETÓRIO, QUANDO FAZEM COMENTÁRIOS SOBRE O PT, SOBRE SEU COMPORTAMENTO, PRODUZEM PÉROLAS INCRÍVEIS E ÁS VEZES CAEM NO RIDÍCULO. É CERTO QUE SE COMENTARAM O PT É POR CAUSA DE NOSSO CRESCIMENTO NA CIDADE. O PT INCOMODA. O PT NÃO É O VEREADOR QUE ESTÁ NA CÂMARA. ELE FAZ UM TRABALHO INDIVIDUAL DE MILITANTE, EVENTUALMENTE NA ATIVIDADE PARTIDÁRIA E PARLAMENTAR, UMA VEZ QUE FOI ELEITO COM A FORÇA DE NOSSA LEGENDA. MAS NOSSO PARTIDO É MUITO MAIS QUE ISSO. EM 2012 HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO MUICIPAL E CERTAMENTE HAVERÁ CRESCIMENTO DA FORÇA DO PT NA CIDADE.
PARABÉNS Á DANIELA PELA RESPOSTA.

OS PESQUISADORES PRECISAM ESTUDAR O QUE OCORRE NA FESTA DO PEÃO DE BARRETOS.

30/08/2011
Número de motoristas embriagados cresce 239% em Barretos

DE RIBEIRÃO PRETO

O total de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados teve aumento de 239% na operação policial ligada à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos deste ano, em comparação à edição do ano passado.

Público do rodeio de Barretos chega a 980 mil em 11 dias

Foram 61 motoristas flagrados nos 11 dias de evento neste ano, ante os 18 do ano passado, de acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária.

O levantamento mostra ainda que o total de autuações por irregularidades (como falta de documento, lanterna queimada, pneu careca etc) subiu 26% e atingiu 1.022, enquanto em 2010 foram 810.

A operação abrangeu rodovias das regiões de Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, Catanduva e Itápolis.

OBS: NO DIA 28/08, A INPRENSA NOTICIOU E ESTE BLOG PUBLICOU, QUE NA FESTA DO PEÃO, SÃO INTERNADAS 200 PESSOAS POR DIA COM ALTA DOSAGEM DE EMBRIAGUÊS.
AGORA A 30/08, A IMPRENSA NOTICIOU E ESTE BLOG PUBLICA, QUE O NÚMERO DE MOTORISTAS EMBRIAGADOS TEVE UM AUMENTO DE 239%, EM RELAÇÃO Á FESTA DO ANO PASSADO.
ENTÃO É PRECISO PESQUISAR, ESTUDAR E CORRIGIR ALGO QUE ESTÁ ERRADO NESSA FESTA. CAMINHAMOS PARA UMA SITUAÇÃO ALARMANTE. NOSSAS AUTORIDADES QUE LÊEM AS NOTÍCIAS, CERTAMENTE TOMARAM CONHECIMENTO DESSE FATO PERIGOSO. SERIA INTERESSANTE QUE DIVULGASSEM O NÚMERO DE MORTES. DEVEM TER ESTATÍSTICAS SOBRE ESSE ASSUNTO.

POVO NAS RUAS DE BRASÍLIA PEDE CASSAÇÃO DE PARLAMENTAR CORRUPTA.


Brasília amanhece com faixas pela cassação de Jaqueline Roriz

por Jair Stangler
30.agosto.2011

Eduardo Bresciani, do Estadão.com.br

A cidade de Brasília amanheceu nesta terça-feira, 30, com faixas espalhadas pelo caminho dos parlamentares pedindo a cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que será julgada pelos seus pares nesta terça-feira.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara recomendou a cassação da deputada por ela ter sido flagrada em um vídeo recebendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. A gravação foi divulgada em primeira mão em março pelo portal do Estado.

As faixas foram espalhadas pela capital desde o aeroporto, passando pela Asa Sul, pela Esplanada dos Ministérios até a entrada do Congresso Nacional. Foram feitas ainda inscrições no asfalto com a frase “Fora Jaqueline Roriz”.

Nas faixas, há pedidos diretos aos parlamentares para que votem a favor da cassação da colega. As manifestações não têm qualquer tipo de assinatura.

Até agora, Jaqueline tem evitado se manifestar sobre o conteúdo da gravação. O único argumento usado por ela para tentar sensibilizar os colegas é de que o vídeo é de 2006, quando ainda não era parlamentar.

OBS: OS ARGUMENTOS DA POLÍTICA/MELIANTE SÃO MUITGO FRÁGEIS. ACONTECE QUE ELA APRENDEU COM SEU PAI A CONHECER "O PARTICULAR DE SEUS NOBRES COLEGAS". ASSIM ELA SABE DOS PODRES DE SEUS PARES. AFINAL PARA QUE TANTA NOBREZA, NÃO É MESMO?

QUEM TEM TELHADO DE VIDRO, TOME CUIDADO

30/08/2011

Parentes de Lu Alckmin ‘freqüentam’ novo escândalo
A parentela de Lu Alckmin, primeira-dama de São Paulo, proporciona ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) constrangimentos em penca.

Ainda outro dia noticiou-se que um irmão da mulher de Alckmin foi denunciado sob acusação de superfaturar merenda vendida a prefeitura de Pindaminhangaba (SP).
Agora, os repórteres Evandro Spinelli e Giba Bergamim Jr. informam que uma empresa de familiares da primeira dama é suspeita de fraudar a prefeitura de São Paulo.

A empresa é a Wall Street Empreendimentos e Participações Ltda.. Os sócios são Maria Paula Abreu Cesar Ribeiro, Adhemar Cesar Ribeiro Filho e Othon Cesar Ribeiro.
Maria Paula é mulher de Adhemar Cesar Ribeiro, irmão de Lu Alckmin e coletor de fundos eleitorais na campanha presidencial de Alckmin, em 2006.

A Wall Stret é acusada de falsificar documentos para pagar menos do que deveria por autorização da prefeitura para levantar um prédio.
Estima-se que o prejuízo aos cofres municipais foi de R$ 4 milhões. Coisa de 2000, quando respondia pela prefeitura o pós-malufista Celso Pitta.

A prefeitura chegou a reportar os indícios de fraude à Polícia Civil. Na época, Alckmin era vice-governador.
Em 2001, já sob a gestão da então prefeita Marta Suplicy (PT),a prefeitura mandou o caso ao arquivo.

A encrenca foi reaberta na semana passada, graças a uma denúncia anônima encaminhada à Corregedoria do município, agora sob Gilberto Kassab.
Apura-se um esquema de fraude que envolve várias empresas, não apenas a Wall Street.

No total, avalia-se que o rombo foi de R$ 41 milhões.
Aos pouquinhos, a árvore genealógica de Lu vai servindo ao marido Gê os seus frutos tóxicos.
O governador não comentou o novo constrangimento. Procurados, os donos da Wall Street tampoco se animaram a devolver as ligações.

OBS: FAMÍLIA QUE TRAMA UNIDA, PERMANECE UNIDA, PELO MENOS ATÉ QUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DESPERTE PARA UMA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO DO USO DO DINHEIRO QUE ESTÁ NO COFRE PÚBLICO DO NOSSO ESTADO. COMO AQUI EM INDAIATUBA NÃO ACONTECE NADA, LÁ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TAMBÉM NÃO ACONTECE NADA. A TÁTICA DE ACALMAR OS "NOBRES" DEVE SER SEMELHANTE.

FILHA DE PEIXE, PEIXINHO É. FILHA DO FAMOSO MELIANTE/POLÍTICO, JOAQUIM RORIZ PODERÁ RECEBER ABSOLVIÇÃO....

30/08/2011
Jaqueline Roriz deve ser absolvida na Câmara, avaliam líderes

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) deve ser absolvida no plenário da Câmara nesta terça-feira, segundo avaliam líderes partidários ouvidos pela Folha.
Os deputados não querem criar um precedente para que casos anteriores ao mandato sejam passíveis de perda de mandato.

Jaqueline responde a um processo na Casa por ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM. A deputada admitiu que o dinheiro seria para caixa dois de campanha. A gravação é de 2006, antes de ela ser eleita deputada distrital.

Na sessão de hoje, Jaqueline e seus advogados irão se defender alegando que o precedente seria perigoso para todos os congressistas. Segundo a defesa, desta forma, qualquer fato realizado na vida pregressa ao mandato poderia ser julgado pelo Legislativo.

Nos últimos dias, a deputada enviou a todos os gabinetes um "memorial de defesa" e fez corpo a corpo com os colegas, seguindo a mesma linha de discurso.
Seu pai, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz também entrou em campo. Conversou com deputados da base e da oposição. Em 2007, Roriz renunciou ao cargo de senador após suspeitas de irregularidades.

Para Jaqueline ser cassada, 257 deputados, dos 513, precisam votar a favor do relatório de Carlos Sampaio (PSDB-SP). No Conselho de Ética, o tucano alegou que o caso da deputada é passível de perda do mandato, já que o vídeo só foi divulgado após as eleições de outubro. Os eleitores não conheciam, portanto, as suspeitas de irregularidades antes de votarem, diz o tucano.

Não há precedentes na Câmara de processos julgados no plenário de casos anteriores ao mandato. Após o escândalo do mensalão, por exemplo, os processos de Paulo Rocha (PT-PA) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) foram arquivados após o então deputado federal e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dizer que a urna já havia absolvido os colegas.

Caso a maioria dos deputados contrarie as expectativas dos líderes políticos e aprovem a cassação, Jaqueline ficará inelegível por oito anos.
Jaqueline também responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal). Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou um parecer pela abertura de uma ação penal contra a deputada

OBS: QUAIS SÃO OS PARÂMETROS QUE NORTEIAM NOSSOS PARLAMENTARES, A PONTO DE ABSOLVEREM ESSA DEPUTADA, QUE FOI FLAGRADA EM VÍDEO RECEBENDO PROPINA? QUE MORAL TEM ESSA GENTE DO CONGRESSO PARA PUNIR ALGUÉM? MAS UM COMPANHEIRO JÁ DIZIA HÁ MUITO TEMPO: "A AGUA LIMPA O RIO". A CADA ELEIÇÃO, NOTA-SE UMA RENOVAÇÃO DE MAIS DE 50%. UM DIA TEREMOS NOSSO CONGRESSO EM MELHORES CONDIÇÕES DE COMPORTAMENTO ÉTICO.

ATLETA BRASILEIRA FABIANA MURER BRILHA NO MUNDIAL DA CORÉIA DO SUL


30/08/2011
Fabiana Murer conquista 1º ouro para o Brasil em um Mundial

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A DAEGU

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Mundial de atletismo, em Daegu, na Coreia do Sul. Nesta terça-feira, a atleta Fabiana Murer, 30, ganhou o ouro no salto com vara. A brasileira ultrapassou o sarrafo com a marca de 4,85 m.
O resultado é inédito na história do país na competição.

Nas 12 primeiras edições do Mundial de atletismo, todas as dez medalhas do Brasil foram conquistadas por homens e nenhuma dourada --cinco de prata e as outras cinco de bronze. Na última disputa, em Berlim-2009, a delegação não conseguiu nenhum pódio.

A medalha de prata ficou com a alemã Martina Strutz, que não conseguiu superar a marca de 4,90 m e fez 4,80 m. O bronze ficou com a russa Svetlana Feofanova, com 4,75 m.
Favorita para conquistar a medalha de ouro, a russa Ielena Isinbaieva não conseguiu passar o sarrafo com 4,80 m e ficou fora do pódio. Ela conseguiu saltar apenas 4,65 m e errou ao tentar 4,75 m e 4,80 m.

Para conquistar a medalha de ouro, Fabiana Murer fez o primeiro salto com o sarrafo a 4,55 m. Depois, a atleta saltou a 4,65 m. A brasileira teve uma estratégia ousada e não quis saltar 4,70 m pulando direto para 4,75 m. Ela conseguiu ultrapassar as três marcas no primeiro salto.

Logo depois, tentou 4,80 m, mas não obteve êxito no primeiro salto. No segundo, a atleta conseguiu ultrapassar o sarrafo. Na sequência, ultrapassou a marca de 4,85 m no primeiro salto e passou a liderar a prova.

Com a medalha de ouro garantida, Fabiana Murer tentou saltar 4,90 e 4,92 m, mas não conseguiu superar o sarrafo.
No ano passado, Fabiana Murer conquistou a medalha de ouro no Mundial Indoor de Doha, no Qatar.

OBS: PUDESSEM NOSSOS POLÍTICOS BUSCAR A EFICIÊNCIA DOS NOSSOS ATLETAS E, ESTARÍAMOS NO PÓDIUM DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. ELES SE PREPARAM MUITO BEM PARA AS ELEIÇÕES MAS, ASSIM QUE ELEITOS MUDAM O COMPORTAMENTO E PASSAM A SE COMPORTAR COMO SE FOSSEM OS DONOS, OS DA COCADA. MAS LOGO EM SEGUIDA SURGEM AS NOVAS ELEIÇÕES, PORQUE O TEMPO PASSA CÉLERE. AÍ, MUITOS PODERÃO SE ESGOELAR, MAS NÃO SERÃO MAIS OUVIDOS. PERDERAM SEU CRÉDITO POLÍTICO. TEMOS UMA FRASE DE LINCOLN, O MAIS BRILHANTE POLÍTICO QUE OS ESTADOS UNIDOS JÁ TIVERAM, E QUE FOI ASSASSINADO EM 15 DE ABRIL DE 1865. ELE DIZIA: "OS MAUS POLÍTICOS PODEM ENGANAR TODO O POVO POR ALGUM TEMPO, MAS NÃO CONSEGUEM ENGANAR TODO O POVO, TODO O TEMPO"

NADA DE INVENTAR. GOVERNO DANÇA CONFORME A MUSICA.

Banco Central deve encerrar ciclo de alta dos juros, apontam analistas.

Crise internacional, desaceleração da economia brasileira e maior rigor fiscal devem levar autoridade monetária a rever estratégiaO Comitê de Polítia Monetária do Banco Central (Copom) deve encerrar o ciclo de alta na taxa básica de juros, após quatro elevações em 2011, na reunião que começa nesta terça-feira e termina amanhã em
Brasília, na sede da instituição.

No último encontro, em 20 de julho, o BC anunciou uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira. Com isso, a taxa Selic chegou a 12,50% ao ano.

A desaceleração da economia, que pode crescer abaixo de 4% este ano segundo algumas estimativas do mercado, o clima de incerteza aliado ao fraco ritmo da economia internacional, principalmente nos Estados Unidos, União Europeia e Japão, embasam a opinião dos especialistas.

Além disso, um maior comprometimento do governo em reduzir gastos também é apontado como um ponto positivo para que o BC reveja sua estratégia para a política monetária em 2011.
Para o economista-chefe do Itaú Unibanco e ex-diretor do Banco Central, Ilan Goldfajn, para a decisão de quarta-feira não existem muitas dúvidas de que o Copom encerra o ciclo de elevação de juros iniciado em janeiro. "O ciclo de alta pode ter chegado ao fim. Mas uma redução de juros ainda vai depender dos efeitos da turbulência externa na economia brasileira", diz.

Segundo especialistas, esse cenário já vinha sendo discutido no mercado, mas ganhou traços mais realistas após as fortes oscilações registradas nas bolsas de valores de todo o mundo com os dados fracos sobre a atividade econômica das nações da Europa e nos EUA, mesmo após a elevação do teto da dívida americana, aprovada no início do mês.

Para Jankiel Santos, economista-chefe do Espirito Santo Investment, avalia que o discurso da autoridade monetária sinaliza para o fim da alta de juros. “Trabalhamos com a manutenção dos juros em 12,5% nesta quarta-feira", diz Santos. Apesar de sinalizações na redução do ritmo da economia e de novas medidas na área fiscal, o Banco Central não trabalha com movimentos de curto prazo, como uam recente elevação do IPCA-15, para basear suas decisões de política monetária.

"O Banco Central não costuma agir com base em eventos no curto prazo", diz Santos. "Se o governo sinalizar o cumprimento da meta já definida, nada muda de imediato nos juros uma vez que esse cenário já está nas projeções da autoridade monetária", acrescenta.

OBS: CAUTELA DO GOVERNO EM SUA POLÍTICA ECONÔMICA, MOSTRA QUE ELE ESTÁ ATENTO Á SITUAÇÃO INTERNACIONAL. NADA DE MÁGICA. PONTO PARA DILMA.

VEREADOR GULOSO, PENSAVA ENBOLSAR MAS 50 MIL.....

Vereador afirma que filho de empresário planejou próprio sequestro
Arrependido, parlamentar disse que receberia R$ 50 mil pela ação
29/08/2011 - 20:59
EPTV

O vereador de Pitangueiras Tiago Carlos Bento, de 26 anos, afirmou que o sequestro de Gonçalo Faustino, filho de um dono de supermercado em Barrinha, foi planejado pela suposta vítima. A declaração foi feita nesta segunda-feira (29), durante entrevista coletiva. “Ele comentou comigo que precisava levantar uma grana para simular um sequestro. Jamais ele usou a palavra sequestro de uma vez”, declarou Bento.

Ainda de acordo com o vereador, o filho do empresário queria pedir um resgate de R$ 1,5 milhão. Como ele é locutor na rede de supermercado da família da suposta vítima há oito anos, Bento topou participar do sequestro por R$ 50 mil - o mesmo valor seria pago ao pintor Everton Barbosa, de 25 anos, que também participou do crime.

“Ele deixou bem claro que se eu não aceitasse, seria obrigado a trocar o responsável pela propaganda. Isso pesou bastante para eu aceitar tudo isso”, afirma o vereador.
Para o advogado do vereador Osmar Ricci, as provas mostram que seu cliente foi induzido a participar do plano. “Ele não teve a vontade livre e consciente de cometer o crime. Simplesmente quis preservar um emprego, uma situação que julgava ser muito interessante no futuro”.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sertãozinho, Targino Osório, os envolvidos serão investigados por extorsão mediante sequestro. No final do processo será esclarecido o envolvimento ou não de cada um.

Ação

O sequestro ocorreu no dia 19 de julho e durou sete horas. O plano só foi encerrado quando souberam que a polícia havia entrado no caso. “Foi onde a gente falou 'já foi longe demais'. Os três chegaram a conclusão de deixar ele em Viradouro”, disse o vereador.

Prisão

Tiago Carlos Bento e Everton Barbosa tiveram a prisão revogada no último dia 26. A decisão foi concedida pela juíza da Vara Criminal de Sertãozinho Adriana Aparecida de Carvalho Pedroso. Ambos estavam presos desde o dia 29 de julho.

OBS: ESSE FATO OCORRIDO EM PITANGUEIRAS, PERTO DE RIBEIRÃO PRETO MOSTRA A GULA DE POLÍTICO, QUE PROCURA ENRIQUECER RAPIDAMENTE. ESSE SE DARÁ MUITO MAL. E TÃO JOVEM AINDA. UM PÉSSIMO EXEMPLO. E SABEMOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA....

SECRETÁRIO INCOMPETENTE, PÕE A CULPA NO MOTORNEIRO DO BONDE.



Secretário diz que motorneiro deveria ter levado bonde para oficina

Publicada em 29/08/2011
Isabela Bastos (isabelab@oglobo.com.br) e Rafael Galdo (rafael.galdo@oglobo.com.br)

RIO - O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, afirmou na tarde desta segunda-feira que o bonde que se acidentou no último sábado deveria ter ido para a oficina antes de ter ocorrido a tragédia, que culminou com a morte de cinco pessoas. Segundo Lopes, o veículo havia batido num ônibus na mesma tarde em que descarrilou.

A composição foi levada para a estação da Carioca e lá foi decidido que ela seria recolhida para reparos. Ainda de acordo com o secretário, o motorneiro Nélson Corrêa da Silva registrou a ocorrência da batida com o coletivo e pegou o bonde para levar até a oficina, mas não teria dado entrada no local.

- Não estamos aqui responsabilizando ninguém. Estamos nos atendo a relatar os fatos registrados nos livros da empresa que administra os bondes. Não foi dada a entrada do bonde na oficina. O que aconteceu depois disso precisa ser apurado - afirmou Lopes.

O Sindicato dos Ferroviários criará uma comissão para acompanhar as perícias do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e do Crea-RJ, que vão apontar as causas do acidente com o bonde em Santa Teresa, na tarde do último sábado, que deixou cinco mortos .

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, eles apontaram uma série de problemas na operação dos bondes que, segundo os sindicalistas, tem uma média de dois mil passageiros por dia, chegando até quatro mil no período de férias. O sindicato vai pedir ainda a vistoria no sistema de frenagem.

OBS: ESSA AFIRMAÇÃO DO SECRETÁRIO, É NO MÍNIMO RIDÍCULA. PARA QUE SERVE UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA? PARA ELE, É MUITO MAIS FÁCIL CULPAR O OPERÁRIO QUE GUIAVA O BONDE. E MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS, ACONTECEM EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL. INDAIATUBA ESTÁ DENTRO DO BRASIL. COMO JÁ DIZ O DITADO POPULAR: "DEPOIS DA CASA ARROMBADA, PARA QUE SERVEM AS TRANCAS?"

ESSA CPI É MUITO IMPORTANTE PARA ELUCIDAR A QUESTÃO DA ADM. DA SANASA E TAMBÉM DO GOVERNO MUNICPAL


29/08/2011
Câmara de Campinas instala CPI da Corrupção

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Vereadores de Campinas oficializaram nesta segunda-feira (29) a abertura da CPI da Corrupção, que vai investigar agentes públicos responsáveis por eventuais fraudes em licitações e irregularidades na aprovação de empreendimentos imobiliários e na instalação de antenas de telefonia.

Essas supostas ilegalidades foram base para a cassação do mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT).
Ele foi acusado pelos vereadores de ter sido omisso diante de uma suposto esquema de corrupção que fraudava licitações e que, segundo o Ministério Público, era comandado por sua mulher, Rosely Nassim Santos. O prefeito e sua mulher negam.

A denúncia dos promotores envolve empresários e agentes públicos, incluindo o atual prefeito, Demétrio Vilagra (PT) --que era vice de Dr. Hélio e assumiu após sua cassação--, secretários exonerados e ex-diretores da Sanasa (empresa mista de saneamento da cidade).

Segundo o autor da proposta de CPI, o vereador Artur Orsi (PSDB), a Comissão Processante que foi aberta em maio tinha como objetivo apurar eventuais infrações político-administrativas do então prefeito diante das denúncias. Já a nova investigação buscará identificar a obtenção de vantagens e evolução patrimonial indevidas por parte dos outros agentes.

Na próxima sessão da Câmara, que ocorre nesta quarta-feira (31), serão indicados os sete membros da comissão e terá início o trabalho, que pode durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90.

OBS: OS VEREADORES DE BOBOS, NÃO TEM NADA. SE REALMENTE QUISEREM, ACHARÃO INDÍCIOS DE USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO. EM INDAIATUBA NOSSOS VEREADORES PASSAM POR INGÊNUOS, SÓ PASSAM. SÃO ESPERTÍSSIMOS, TODOS ELES.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ACORDO HISTÓRICO É FECHADO COM METALURGICOS DO PARANÁ

29/08/2011
Metalúrgicos da Renault receberão bônus de R$ 62 mil em 3 anos

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA
DE SÃO PAULO

Funcionários da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) fecharam nesta segunda-feira um "pacotão" salarial para os próximos três anos, que prevê ganhos reais de até 20% no período.

Considerando o que será pago de bônus e participação nos lucros (R$ 61,5 mil até 2013), o incremento na renda anual (sem descontar a inflação) do trabalhador será de até 60%, calcula o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Segundo o instituto, esse é o maior acordo salarial da história já fechado no Brasil.

Além do reajuste salarial, o "pacotão" da Renault inclui benefícios como bônus de até R$ 6.000, PLR de R$ 18 mil em 2013 e reajuste de até 10% no piso dos funcionários. Sindicato e empresa, agora, só devem voltar a negociar em 2014.
A empresa tem cerca de 5.700 funcionários.

O acordo veio após um semestre de relações conturbadas entre montadoras e metalúrgicos no Paraná, com greve na Volkswagen e paralisações na Volvo durante negociação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

"As empresas perceberam que não vale a pena dificultar as negociações, e sim buscar uma forma de torná-las mais objetivas, para não perder competitividade", diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, em referência à greve da Volks, que durou 37 dias.

"As montadoras querem economizar tempo nas discussões com os trabalhadores, que têm sido demoradas, difíceis", afirma Butka.
Para a Renault, o acordo "é a garantia de uma produção estável, sem interrupções", e traz vantagens para ambos os lados.

A fórmula é a mesma usada pelos metalúrgicos do ABC, em São Paulo, que fecharam no último sábado (27) reajuste salarial para dois anos, e pela própria Volkswagen no Paraná --que, para encerrar a greve este ano, fechou um acordo amplo, com reajuste salarial, abonos e PLR de 2012.

Para o economista Cid Cordeiro, do Dieese, acordos de prazos dilatados devem se estender a outras categorias.
"Ele permite previsibilidade de custos pela empresa, que pode se planejar melhor", afirma. "Os trabalhadores, desde que se assegure aumento real, aceitam."

OBS: CONFORME COMENTÁRIO DO ECONOMISTA CID CORDEIRO, ESSE ACORDO É UM MARCO E SERÁ SEGUIDO POR OUTRAS CATEGORIAS. MAS UMA FERRAMENTA QUE SEGURAMENTE FOI USADA, É O "DIÁLOGO". PALAVRA MÁGICA. COM DIÁLOGO, TUDO SE RESOLVE.

PARLAMENTAR DE BRASÍLIA, APANHADA "COM A MÃO NA CUMBUCA", DEVE TER SEU MANDATO CASSADO

Câmara pode votar nesta terça cassação de Jaqueline Roriz
por Jair Stangler
29.agosto.2011


Estadão.com.br
A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira, 30, o processo da cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. A votação será secreta e, pelo regimento interno, é preciso ter o voto da maioria (237 deputados) para que a deputada tenha o mandato cassado.

Durante a campanha eleitoral de 2006, a deputada e seu marido, Manuel Neto, foram flagrados recebendo um maço de dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais do DF e do delator do mensalão, Durval Barbosa. O vídeo, divulgado com exclusividade pelo portal Estadão.com.br, foi gravado na sala de Barbosa.

O esquema foi desmantelado pela operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, e acabou derrubando o governador José Roberto Arruda.

O vídeo, o 31º da chamada “coleção da corrupção no DF”, mostra o casal recebendo e colocando um maço de R$ 50 mil numa mochila, reclamando que o valor estava abaixo do combinado e negociando novas contribuições para a campanha de Jaqueline, que se elegeu deputada distrital naquele ano. “Rapaz, não é fácil ser candidato. Resolve isso para mim cara!”, apela Neto, ao ser avisado de que a quantia ficaria entre três e cinco remessas e não seis, como combinado.

Com base na gravação, o PSOL protocolou uma representação pedindo a cassação de Jaqueline. Durante o processo, o único argumento da defesa da parlamentar é de que ela não poderia ser julgada pela Câmara por não ser ainda deputada em 2006, quando recebeu o dinheiro.

Em seu voto no Conselho de Ética, porém, o relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) argumentou que, pelo fato só ter vindo a público agora, ele não poderia ser considerado como anterior ao mandato. Sua tese foi aprovada pelo Conselho por 11 votos a 3.

OBS: TODO E QUALQUER ELEMENTO DA SEARA POLÍTICA, APANHADO EM FLAGRANTE ILÍCITO, DEVERIA SER CASSADO RAPIDAMENTE. A REFORMA POLÍTICA DEVERIA TER UM UM TIPO DE PUNIÇÃO EXEMPLAR. É CERTO QUE JÁ TIVEMOS ELEMENTO DO PT, APANHADO EM ATO ILÍCITO. RENUNCIOU PARA NÃO SER CASSADO. HOJE ESTÁ NO CONGRESSO DE NOVO. É UM PÉSSIMO EXEMPLO. INDEPENDENTE DA JUSTIÇA, O PRÓPRIO PARTIDO PODE PUNIR SEU PARLAMENTAR.

NOSSOS ESTUDANTES QUE FIQUEM ALERTAS: APERFEIÇOAMENTO NO EXTERIOR


Último Segundo Economia

iG São Paulo | 29/08/2011
Notícia anterior Mudanças da Fuvest 2012 retomam preocupações dos anos 1990

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na sexta-feira, 26, a primeira chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a oferta de bolsas de estudos, na modalidade graduação-sanduíche, nos Estados Unidos. Os primeiros estudantes atendidos embarcarão em janeiro de 2012.

Para se inscrever, os candidatos devem ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame de proficiência em inglês Toefl-Ibet Test.

Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o percurso Brasil–EUA–Brasil.

A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições norte-americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.

Caberá à Capes implementar as propostas das instituições, respeitadas as disponibilidades orçamentária e de absorção dos alunos pelas universidades norte-americanas. O contato com a Capes deve ser feito por mensagem para o email: graduacaosemfronteiras.usa@capes.gov.br.

O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a consolidar, expandir e a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

O aviso de chamada pública do Ciência sem Fronteiras foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, seção 3, páginas 27 e 28.

OBS: GOVERNO FEDERAL ESTIMULA CRESCIMENTO CULTURAL, PARA ENRIQUECER AS ESPECIALIZAÇÕES DE NOSSOS ESTUDANTES, COM CURSOS NO EXTERIOR.

ATLETA DE UM DOS PAÍSES MAIS POBRES DO MUNDO DÁ BELÍSSIMO EXEMPLO NA CORÉIA DO SUL.

29/08/2011

Botsuana ganha 1º ouro de sua história após disputa com EUA

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A DAEGU

Amantle Monstho, 28, conquistou a primeira medalha do país africano de Botsuana na história dos Mundiais de atletismo, nesta segunda-feira, na Coreia do Sul, ao vencer os 400 m.

No final da prova, ela quase foi ultrapassada pela americana Allyson Felix, que chegou só três centésimos atrás (49s56 e 49s59).
"Eu senti que ela se aproximava, mas consegui controlar a situação", afirmou.

"Todo mundo deve estar muito feliz em casa, agora. E eu quero comemorar com eles!", completou a corredora.
Até o título de Monstho, Botsuana acumulava um sétimo e um oitavo lugares como seus melhores resultados.

Botsuana é um país de 2 milhões de habitantes, dos quais estima-se que 300 mil sejam portadores do vírus HIV. Em proporção de doentes de Aids em todo o mundo, só aparece atrás da Suazilândia: 26,1 contra 23,9%.

OBS: ATLETA AFRICANA DE BOTSUANA OFERECE AO MUNDO UMA VITÓRIA ESPETACULAR, MAS DIZ QUE QUER COMEMORAR LÁ, JUNTO COM SEU POVO !!!

GOVERNO BRASILEIRO, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA COM UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA, AGE NA CRISE MUNDIAL.

Governo deve lançar medidas para preservar ganhos da nova classe média
Preocupação é de que crise econômica global afete a renda dessa população, cujo crescimento foi um dos carros-chefe da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010
29 de agosto de 2011

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco, disse nesta segunda-feira, 29, que o governo federal deve lançar até o final deste ano um conjunto de medidas que impeça com que a chamada nova classe média retorne à situação de pobreza. A preocupação do Palácio do Planalto, segundo o ministro, é de que o atual cenário de crise econômica global afete a renda desse estrato da população, cujo crescimento na pirâmide social foi um dos carros-chefe da campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado.

"A preocupação é preventiva, os números ainda não indicam alteração, mas como a situação econômica é muito delicada, nós estamos formulando políticas para enfrentar esse problema", afirmou o ministro, após participar de assinatura de acordo, com o Instituto Unibanco, de cooperação técnica na área da educação. "O objetivo é ter uma espécie de 'trava' para impedir que esses brasileiros voltem à situação de pobreza anterior", disse.

O ministro informou que as novas medidas estão sendo formuladas em conjunto com os Ministérios da Fazenda, Trabalho e Previdência Social. Ele frisou que a iniciativa tem ainda como meta garantir a manutenção da mobilidade social no atual cenário econômico. O ministro informou que uma das medidas que deve fazer parte desse esforço é a criação de uma espécie de "bolsa do trabalhador", que deve beneficiar aqueles que têm carteira profissional assinada e cuja renda mensal é baixa.

A expectativa é de que haja uma ampliação dos benefícios já existentes, como qualificação profissional, salário família e abono salarial do PIS/PASEP. "Nós temos de começar a criar mecanismos para apoiar aquele que trabalha, estimulando a sua qualificação", defendeu. "E há a vantagem complementar de melhorar também a produtividade, por meio do investimento na qualificação do trabalhador", ressaltou.

A chamada "nova classe média", que atingiu o patamar social nos últimos dez anos, está no foco eleitoral tanto do PT como do PSDB, que reconhecem que o apoio desse estrato social será decisivo para a disputa à sucessão presidencial em 2014. Esse grupo representa um universo de vinte e nove milhões de pessoas, que fez da classe média o maior grupo social do País, com um total de 94 milhões de pessoas, ou seja, 51% da população brasileira.

O debate em torno da relevância dessa classe social ganhou força em artigo escrito, no início deste ano, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que reforçou a condição desse grupo como objeto de desejo do mundo político.

OBS: NOSSA PRESIDENTE DILMA, ATUA COM RAPIDEZ, PARA MANTER O CRESCIMENTO DA CLASSE "C". ELA TOMA MEDIDAS PARA EVITAR UM RETROCESSO DESSE SEGMENTO DA POPULAÇÃO QUE JÁ APRENDEU A VIVER DE FORMA DIFERENTE. JÁ SENTE A MELHORIA DE SEU BEM ESTAR.

domingo, 28 de agosto de 2011

É PRECISO QUE FAÇAMOS CAMPANHA PARA AUMENTAR O NÚMERO DE DOADORES POTENCIAIS, PARA SUPRIR NOSSAS NECESSIDADES.

Doadores estrangeiros salvam pacientes do Brasil

Quase um terço dos transplantes de medula e cordão umbilical feitos no País foram importados

Fernanda Aranda,
IG São Paulo |
28/08/2011

A cura da doença de Gustavo podia estar na família Carlech. Se algum parente fosse compatível, poderia doar a medula e salvar a vida do garoto de apenas quatro meses. Pai, mãe, avós fizeram testes. Nada. O primo, as tias, os amigos também foram testados. Nada, mais uma vez.

Meses de espera para um doador compatível aparecer e voluntários, cadastrados em todo o Brasil, também não apresentaram compatibilidade segura para a doação. Foi então que o telefone da casa simples da zona sul paulistana tocou. Do outro lado da linha, a médica de Gustavo dizia que o transplante seria realizado, uma semana antes do primeiro aniversário do menino, graças à doação de um cordão umbilical autorizada por uma família desconhecida de Nova York, nos EUA.

“Era tarde da noite, mas eu nem me importei. Gritava de felicidade", lembra Alyne Almeida Paca Carlech, 28 anos, mãe do paciente, hoje com 3 anos de idade e em plena recuperação de uma doença rara chamada Imunodeficiência Grave Combinada.

Gustavo Carlech e outros 291 brasileiros doentes de leucemia, linfoma e também portadores de algumas doenças genéticas já foram beneficiados por doações de medula e cordão umbilical vindas do Exterior. O número representa 28% dos 1.044 transplantes do tipo já realizados no País desde 1995, quando a cirurgia passou a ser feita aqui.

OBS: POR ESSA MATÉRIA, FICA CLARO QUE PRECISAREMOS AUMENTAR O NÚMERO DE POSSÍVEIS DOADORES BRASILEIROS, DE TAL FORMA QUE TENHAMOS CONDIÇÃO DE SUPRIR AS NECESSIDADES DO PAÍS. E POR TERMOS UMA POPULAÇÃO GRANDE, DEPOIS PODEREMOS AJUDAR TAMBÉM AOS PEDIDOS QUE VEM DO EXTERIOR.

ESTÍMULO Á PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, PRODUZIRÁ RENDA A FAMÍLIAS QUE ATUAREM NA PRESERVAÇÃO DE MATAS NATIVAS.

25/08/2011 - 17h29
Dilma se reúne com PV e anuncia lançamento do Bolsa Verde

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff anunciou a deputados do PV nesta quinta-feira (25) que irá lançar oficialmente, nos próximos dias, o Bolsa Verde, programa do governo para estimular a manutenção de áreas de mata nativa.

O plano do governo é pagar até R$ 300 por trimestre para complementar a renda de famílias que não desmatarem áreas verdes em suas propriedades.
Esse tipo de benefício é conhecido como pagamento de serviços ambientais.
Dilma fez o anúncio nesta quinta-feira em encontro com a bancada do PV no Congresso, partido que não está na base aliada.

Os deputados agradeceram o empenho da presidente na discussão do Código Florestal na Câmara e pediram que o Planalto atue para modificar o texto que está no senado.
A discussão envolveu ainda o planejamento da Rio+20, conferência de meio ambiente que será realizada no Rio de Janeiro no próximo ano. Dilma pediu a participação do PV na organização do evento.

O deputado Sarney Filho (PV-MA), afirmou que o partido não é da base aliada, mas isso não significa que não possa votar com o governo. "Não estamos alinhados ao PSDB, nem ao Democratas, mas também não estamos alinhados ao governo", disse.
Segundo ele, a saída da senadora Marina Silva, que concorreu à Presidência da República, do partido "não aproxima, nem afasta" o PV de Dilma.

OBS: MAIS UMA MEDIDA INTELIGENTE DE DILMA, DESTA VEZ PARA PRESERVAR MEIO AMBIENTE. AS FAMÍLIAS DEVERÁ SER CADASTRADAS PARA ENTÃO ENTRAREM NO DIREITO DESSE BENEFÍCIO.

REFORMA POLÍTICA ESTÁ NO CAMINHO ERRADO: DEVERÍAMOS CHAMAR UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESPECÍFICA PARA ESSE FIM

Reforma Política – deputados devem apresentar novas propostas

Relator Henrique Fontana (PT-RS) quer aumentar a democracia, dando chances iguais aos candidatos.

A Reforma Política é cada vez mais uma realidade. Em debate constante no Congresso Nacional desde os primeiros dias de março deste ano a Reforma tem como relator o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O projeto busca aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro e o deputado gaúcho destaca que a principal mudança é o financiamento público exclusivo de campanha.

“Estamos trabalhando, e a mudança mais estrutural que eu proponho para o sistema democrático do país é a adoção do financiamento público exclusivo de campanha. Isso gera forte redução nos custos, ou seja, barateamento das campanhas. Nós temos que substituir a realidade de hoje, que é uma realidade onde a potência econômica das candidaturas vale cada vez mais, e as ideias, programas, projetos, história de vida dos candidatos vale cada vez menos.

A ideia é que com o financiamento público esta parte programática de história, de respeitabilidade dos candidatos é que sejam determinantes no resultado eleitoral, e não como é hoje em que o determinante é cada vez mais forte a partir do fator econômico, ou seja, quem mais arrecada tem mais chance de se eleger. Com isto o poder econômico tem uma influência muito grande na democracia do país, na democracia brasileira. Então o financiamento público ele garante uma igualdade maior entre os candidatos, garante uma eleição mais barata e uma eleição mais baseada em programas”.

Henrique Fontana ainda explica que o eleitor futuramente terá que votar duas vezes, uma vez no partido de preferência e outro no parlamentar que deseja, a soma dos dois votos formará o parlamento.

“Eu sugiro uma forma de votação que o sistema proporcional misto, onde eu proponho uma qualificação e ampliação no direito de voto do eleitor, ou seja, além do eleitor continuar elegendo o deputado da sua preferência, ele também vai escolher um projeto, um programa político, um partido no qual ele vai votar, e estes partidos vão organizar uma lista de candidatos que será submetida à análise de todos que vão apoiar ou não.

O eleitor vai votar duas vezes pra compor o parlamento, primeiro ele vai votar neste partido que ele escolhe e segundo lugar ele vota no deputado da sua preferência, a soma destes dois votos é que da o resultado final da representação parlamentar”.

O relatório está na Comissão Especial da Reforma Política e já recebeu o primeiro relatório do deputado Henrique Fontana, agora aguarda as propostas dos outros parlamentares.
(Gustavo Toncovitch - Portal do PT)

OBS: REFORMA POLÍTICA, FEITA PELOS POLÍTICOS DEIXARÁ DE SER REFORMA. SERÁ UM ARRANJO ENTRE A CLASSE POLÍTICA, PARA MANTER SEUS PRIVILÉGIOS. ONDE JÁ SE VIU; DEPUTADOS RECEBEREM 100 VEZES MAIS DO QUE SEUS ELEITORES. É PRECISO CHAMAR UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, ESPECÍFICA PARA LIMPAR A SEARA POLÍTICA DE SEUS VÍCIOS, QUE NÃO SÃO POUCOS, NOS TREIS (3) NÍVEIS DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO. NOSSO PAÍS NÃO É MAIS DESENVOLVIDO POR CAUSA DE NOSSA CLASSE POLÍTICA, VICIADA EM VANTAGENS PARA SI.

MINISTRO AFIRMA QUE ÍNDICES DE SAÚDE SÃO OS MELHORES DO BRASIL.

Padilha faz campanha contra hepatite B durante o rodeio

Ministro da Saúde visitou Barretos para anunciar convênios com o município

28/08/2011
Rodolfo Tiengo

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, que já tinha participado da Queima do Alho, promoveu a campanha nacional de vacinação contra hepatite B durante a Festa do Peão de Barretos neste sábado (27).

Ele ficou na arena até o final das competições e foi saudado várias vezes pelo comentarista dos Independentes, Emílio Santos, que o chamou de sócio do clube organizador da festa. “Quero ver se os peões são corajosos para serem vacinados”, disse Padilha, enquanto vacinava voluntários em cima do palco principal.

O político também fez questão de elogiar os índices de saúde locais, como “a menor taxa de mortalidade infantil no Brasil”, segundo ele. “Além de capital do rodeio, Barretos é a capital da saúde.”

OBS: MINISTRO PADILHA PRECISA REVER SEUS CONCEITOS. ELE AFIRMOU EM MATÉRIA PUBLICADA NA INTERNET QUE BARRETOS TEM OS MELHORES ÍNDICES DE SAÚDE DO BRASIL. MAS PRECISA VERIFICAR O MOTIVO PELO QUAL, NA FESTA DO PEÃO, 200 PESSOAS SÃO INTERNADAS POR NOITE, COM SINTOMAS DE ELEVADA EMBRIAGUÊS. É UMA SITUAÇÃO SÉRIA. É PRECISO QUE SE FAÇA UM ESTUDO SOBRE ESSE ASSUNTO. O NÚMERO É ALARMANTE.

ASTRONALTA AMERICANO NEIL ASMSTRONG, ENTROU PARA A HISTÓRIA. PRIMEIRO SER HUMANO A PISAR O SOLO DA LUA

Astronauta americano
NEIL ARMSTRONG
05/08/1930, Wapakoneta, Ohio, EUA

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. Realizou, assim, uma das maiores ambições da humanidade, um sonho cultivado pelo homem desde que começou a reparar no grande disco prateado que brilhava no céu à noite.

Formado em engenharia aeronáutica, com mestrado em engenharia aeroespacial, Neil Armstrong foi aviador da marinha americana, escolhido para o programa aeroespacial na segunda seleção de astronautas, em 1962. Voou em aviões de caça supersônicos e se tornou comandante nos treinamentos feitos na Terra, bem como nos vôos espaciais da Gemini 8 (1966) e da Apollo 11 (1969).

Para realizar a façanha de chegar à lua, além de trabalho e muito dinheiro, os norte-americanos tiveram de enfrentar uma verdadeira a corrida espacial. Em 4 de outubro de 1957, a extinta União Soviética saiu na frente, colocando em órbita da Terra o satélite Sputnik. Os soviéticos se mantiveram na dianteira, por alguns anos, com outras experiências bem sucedidas, inclusive o primeiro vôo espacial tripulado por um ser humano, Iuri Gagarin, em 1961.

Em meio à Guerra fria, os americanos não podiam ficar atrás. Em maio de 1961, o presidente Kennedy fez um discurso em que lançou à nação o desafio de levar o homem à Lua antes que a década terminasse. A partir de então, os EUA colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado que iniciou com o Projeto Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre, seguido pelo Projeto Gemini com capacidade para dois astronautas, e finalmente o Projeto Apollo, cuja espaçonave tinha capacidade de levar três astronautas e pousar na Lua.

A jornada para a Lua teve início na manhã do dia 16 de julho de 1969, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde a nave espacial "Apolo 11" decolou, tripulada pelos astronautas Edwin "Buzz" Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong.

Quatro dias depois, a cerca de 384 mil quilômetros da Terra, o módulo pousou na superfície lunar, na noite do dia 20. Armstrong teve de fazer a aterrissagem usando o controle manual e o recado que transmitiu à NASA foi "A águia pousou". Armstrong foi o primeiro a sair da nave. Ao pôr os pés na Lua, disse a célebre frase: "Um pequeno passo para o ho

Armstrong: "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade".

OBS: FATO SENSACIONAL PROPORCIONADO PELA TECNOLOGIA AMERICANA. SOLTARAM UM FOGUETE QUE TINHA UM MÓDULO LUNAR QUE DEPOIS, POUSOU SUAVEMENTE NO SOLO DE NOSSO SATÉLITE. AINDA VIVO, ESSE CIDADÃO, HOJE COM MAIS DE 80 ANOS, VIVE DISCRETAMENTE, APARECENDO SÓMENTE EM SOLENIDADES DO GOVERNO COM TEMAS DE AÇÕES ESPACIAIS E QUANDO É CONVIDADO A DAR PALESTRAS, SOB O MESMO TEMA.



COM NOSSA ECONOMIA BOMBANDO, NOSSO PAÍS RECEBE O MAIOR NÚMERO DE MONTADORAS DE AUTOMÓVEIS.


Brasil é o país que atrai mais montadoras

Com investimento de US$ 5 bilhões, País ganhará nove fábricas de veículos até 2014, em uma expansão só igualada pela China

28 de agosto de 2011
Notícia
Cleide Silva, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O Brasil é hoje o país que mais atrai as montadoras. Nove fábricas já estão em construção ou em projetos, mesmo número de unidades em obras na China. Esse novo ciclo de investimentos dos fabricantes de veículos vai despejar US$ 5 bilhões no País até 2014.

Entre os interessados em desembarcar no País há marcas de carros populares, como os chineses, até luxuosas como os da alemã BMW. As empresas que já definiram projetos vão adicionar capacidade produtiva extra de 820 mil veículos ao ano e, segundo anúncios feitos pelas companhias, cerca de 14 mil empregos diretos. Hoje, a capacidade total é de quase 5 milhões de veículos.

O Brasil é o quinto país com maior número de montadoras já instaladas. São 26 fábricas de 19 marcas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

A Effa, do uruguaio Eduardo Effa, a última a anunciar investimento, pretende construir duas fábricas, uma para a produção de carros da chinesa Lifan, com quem tem parceria, e outra com a própria marca Effa, que importará componentes da chinesa Hafei. Cada projeto terá investimento de US$ 100 milhões, valor modesto diante de outros já anunciados. A Effa negocia as instalações com os governos de Santa Catarina e Goiás.

As duas unidades estão previstas para 2013. "Quando as importações se aproximam de 20 mil veículos ao ano, o melhor é ter fábrica local por causa da complexa logística de importação", justifica ele, que tem uma linha de montagem no Uruguai, que traz conjuntos da China.

As outras novas instalações anunciadas, algumas já em construção, são da Fiat (investimento de US$ 2,3 bilhões), Toyota (US$ 600 milhões), Hyundai (US$ 600 milhões), JAC (US$ 600 milhões), Chery (US$ 400 milhões), Suzuki (US$ 60 milhões) e Nissan, que ainda não divulgou valor.

"Se o mercado é grande, com consumo acima de 3 milhões de veículos, a empresa tem de estar presente para reagir rapidamente às necessidades momentâneas e evitar a volatilidade das moedas internacionais", diz Toshiyuki Shiga, presidente mundial da Nissan.
Empregos

Shiga ressalta a importância de contribuir com a economia local e a geração de empregos. A Nissan já atua em parceria com a Renault no Paraná. A segunda unidade será independente do grupo francês, mas pode ter outro parceiro. Um dos grupos com quem Shiga negocia é o do empresário Eike Batista. "É uma opção, mas temos outras", diz.

Quase todas as montadoras já instaladas no País também estão ampliando capacidade. A Fiat, além da nova fábrica em Pernambuco, vai aumentar a linha de Betim (MG) de 800 mil para 950 mil carros/ano, o equivalente a uma fábrica da Hyundai, com capacidade de 150 mil unidades. Volkswagen, GM, Ford, Renault, Peugeot/Citroën, Mitsubishi, Iveco e Mercedes-Benz também ampliarão a produção.

OBS: É PRECISO AUMENTAR O % DE NACIONALIZAÇÃO DESSAS INDÚSTRIAS. É PRECISO TAMBÉM QUE HAJA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, PARA QUE POSSAMOS CAMINHAR PARA CONSTRUIR CARROS INTEIRAMENTE NACIONAIS. COM TUDO ISSO NOSSO PAÍS CAMINHA PARA OUTRO PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÕMICO. NOSSO GOVERNO PRECISA APERTAR A FISCALIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DESSAS INDÙSTRIAS E SEUS TRATAMENTOS PARA PROTEGER NOSSO MEIO AMBIENTE.

AFINAL SE ESSE PODER É O SUPREMO, DEVE TER FORÇA PARA VETAR ESSA VERGONHA.

27/08/2011

STF deverá impor veto a supersalários pagos pelo Senado
DE SÃO PAULO

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acreditam que o Senado não pode pagar a seus funcionários benefícios que façam seus salários ultrapassar o teto estabelecido pela Constituição, hoje equivalente a R$ 26,7 mil, informa reportagem de Felipe Seligman e Nádia Guerlenda, publicada na Folha deste sábado (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Cinco dos nove ministros do STF disseram à Folha que os pagamentos que funcionários do Senado recebem acima do teto atualmente são indevidos.
No início da semana, decisão do presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região, Olindo Menezes, liberou o pagamento de comissões e gratificações, entre outras verbas, acima do teto salarial de R$ 26,7 mil aos funcionários do Senado.

Menezes aceitou o recurso da Casa e suspendeu uma liminar que havia sido concedida em junho pelo juiz Alaôr Piacini, da 9ª Vara Federal de Brasília, em um processo ajuizado pelo Ministério Público Federal do DF.

Conforme revelou a Folha, na liminar, Piacini mandava o Senado pagar dentro do limite de R$ 26,7 mil verbas como comissões, gratificações e horas extras. Depois, o próprio Piacini decidiu que as horas extras poderiam ultrapassar o teto, seguindo entendimento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O procurador Renato Brill, da Procuradoria Regional da República da 1ª região, afirmou na terça-feira (23) que irá recorrer da decisão que liberou os supersalários.
Leia mais na Folha deste sábado, que já está nas bancas.

OBS: FUNCIONÁRIOS HABILIDOSOS, CONHECEDORES DAS LEIS, EM CONLÚIO COM SENADORES, FAZEM APROVAR NORMAS INTERNAS DO SENADO, EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO. O SUPREMO TEM QUE ACABAR COM ISSO. COMO ESTÁ, UM SERVIDOR DO SENADO, DE CARREIRA, IRÁ GANHAR O DOBRO DA NOSSA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.!!!!!

MELHOR DISTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA NO PAÍS, CAMINHA PARA ACABAR COM AS MIGRAÇÕES INTERNAS.

28/08/2011 - 05h30
Nordeste mantém ritmo da economia e descola do país

DE SÃO PAULO

A economia da região Nordeste continua crescendo num passo acelerado, descolada do resto do país e sem sentir os efeitos das medidas adotadas pelo governo para esfriar a atividade econômica e combater a inflação.

É o que nos informa, reportagem de Mariana Carneiro e Mariana Schreiber, publicada na Folha deste domingo, íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Enquanto os Estados nordestinos foram impulsionados por investimentos do governo federal e de empresas privadas, o enfraquecimento da indústria e o aumento das taxas de juros fizeram o Sul e o Sudeste trocar de marcha.

De acordo com projeções do Banco Central, a economia brasileira cresceu 1,1% no primeiro trimestre do ano e 0,7% no segundo trimestre, sempre em relação ao período imediatamente anterior.

O Sudeste cresceu 1,4% no primeiro trimestre e 0,6% no segundo, segundo o BC. No Nordeste, a economia manteve no segundo trimestre o mesmo ritmo do começo do ano, crescendo 1,6%.

Leia mais na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

OBS: O NORDESTE ESTÁ RECEBENDO INDÚSTRIAS DE CALÇADOS, CONFECÇÕES, AUTOMOBILÍSTICAS, NAVAIS, REFINARIAS, PORTOS. E PARA O CONHECIMENTO, ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS E UNIVERSIDADES. TUDO ISSO FAZ COM QUE O POVO SE FIXE EM SUAS REGIÕES DE ORIGEM. ÓTIMO. E COM AS NOVAS UNIDADES DE ENERGIA EÓLICA NA REGIÃO, HAVERÁ FARTURA EM ELETRICIDADE.

sábado, 27 de agosto de 2011

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA EPTV, EM 27/08


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (26) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2010, com o desempenho das estudantes das escolas, será divulgado em breve. “O resultado deve sair nos próximos dias”, afirmou, durante lançamento em Brasília do programa Caminho da Escola, de distribuição de bicicletas a estudantes. Haddad não especificou a data em que o resultado deve estar disponível.

A demora na divulgação do Enem se deve à mudança de metodologia adotada pela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela aplicação das provas.
No último dia 18, a presidente do órgão, Malvina Tuttman, disse que as notas do exame de 2010 serão divulgadas levando-se em consideração o número de alunos inscritos por escola – uma forma de tentar evitar a formação de rankings de desempenho.

Como o exame não é obrigatório, uma escola pode escolher alguns dos seus melhores alunos para fazer a prova e, consequentemente, obter uma boa colocação no ranking. Pela nova metodologia proposta, o desempenho separado pelo número de estudantes inscritos poderia reduzir este artifício.

"Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação. Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem", disse Malvina.

OBS: A BUSCA DO CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL. AVANÇAM AQUELES QUE SOUBEREM MAIS. O MUNDO É EXTREMAMENTE COMPETITIVO. NA BUSCA DO CONHECIMENTO NÃO É DIFERENTE.