sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OS PROFESSORES DE NOSSA CIDADE QUE SE PREPAREM. PÓS GRADUAÇÃO, É CRESCIMENTO PROFISSIONAL.




30/09/2011

Haddad anuncia pós-graduação de graça para professores da rede pública
Da Redação

Em São Paulo O ministro da Educação e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) a criação de um “Fies do professor”, por meio do qual os docentes de escolas públicas poderão fazer cursos de mestrado e doutorado em educação de graça em instituições privadas.

O anúncio foi feito durante um evento sobre educação infantil, feito pelo sindicato municipal dos trabalhadores na educação infantil de São Paulo.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o regulamento do programa será definido nos próximos dias, mas, a princípio, o professor que trabalhar na rede pública terá a dívida abatida “automaticamente”.

Fernando Haddad fala ao UOLAnúncios de impacto
Haddad assumiu a pré-candidatura no começo de agosto e tem feito, desde então, anúncios de impacto na área da educação.

Durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no começo do mês, Haddad disse que pretendia distribuir tablets para alunos de escolas públicas a partir de 2012. Ele não soube dizer, na época, quantos equipamentos seriam comprados, mas afirmou que o volume seria de “centenas de milhares”.

No dia 13, o ministro tornou público que o MEC estuda ampliar o total de dias letivos nas escolas brasileiras –atualmente, em 200 dias. "Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", afirmou Haddad, na época.

Questionado, o MEC afirmou que não há relação entre a pré-candidatura e os anúncios.

OBS: A NOTÍCIA DADA PELO MINISTRO FERNANDO HADDAD, É MAIS UM AVANÇO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. A MELHORA EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES, PASSA POR UMA MELHOR CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES. PRECISAMOS ESTIMULAR OS JOVENS A QUE SINTAM SATISFAÇÃO EM FREQUENTAR A ESCOLA, A BUSCAREM INFORMAÇÕES NAS BIBLIOTECAS, A TROCAREM INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS COM SEUS COLEGAS, A TREINAREM A ESTUDAR EM GRUPO. SÃO PROVIDÊNCIAS QUE ACELERAM O CRESCIMENTO INTELECTUAL. QUANDO ELES SAIREM DE SUA ESCOLA, UNS BUSCARÃO O MERCADO DE TRABALHO; OUTROS CONTINUARÃO ESTUDANDO, ALCANÇARÃO A UNIVERSIDADE. CADA ESTUDANTE PRECISA SABER QUE "SUA" ESCOLA, SERÁ A DE SEUS IRMÃOS, DE SEUS AMIGOS MAIS JOVENS. PRECISAM PROTEGÊ-LA, PRESERVA-LA. TUDO ISSO É ACULTURAÇÃO. É UM PROCESSO.

O PSDB ESTÁ COMO BARATA, ATRAVESSANDO O GALINHEIRO: PERDIDINHO !!!



Em busca de rumo, PSDB reúne seus 8 governadores

Às voltas com um debate interno sobre a redefinição de seus rumos, o PSDB reúne nesta sexta (30), em Goiânia, seus oito governadores estaduais.
No encontro, os executivos tucanos serão apresentados aos resultados de um estudo que inclui pesquisa de opinião recém-saída do forno.

O próprio autor do trabalho, o sociólogo Antonio Lavareda, cuidará de esmiuçar os dados para os governadores.

No geral, o estudo e a sondagem embutida nele expõem as fragilidades do tucanato –da falência do discurso à ausência de propostas.

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), que também participará da reunião, serve-se dos resultados para defender uma reestruturação radical do partido.
Lavareda já havia exposto o diagnóstico que inquieta o tucanato às bancadas do PSDB no Senado e na Câmara. Repetirá a dose em Goiânia.

Além do anfitrião Marconi Perillo, governador tucano de Goiás, vão à mesa Geraldo Alckmin (São Paulo), Antonio Anastasia (Minas)...
...Beto Richa (Paraná), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Simão Jatene (Pará) e Anchieta Júnior (Roraima).

A pajelança começará de manhã, será esticada num almoço e só terminará do meio para o final da tarde.
Afora o debate sobre os rumos –ou descaminhos— do partido, os governadores tucanos tentarão afinar a viola em relação a temas que correm no Congresso.

OBS: TEXTO TRANSCRITO DO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, FOLHA DE SÃO PAULO.

ALGUMA COISA ESTÁ ESTÁ ERRADA, NOS CURSOS DE DIREITO.

iG

29 instituições de ensino não aprovam nenhum bacharel na OAB.

Entre as faculdades com mais de dez participantes no Exame de Ordem, 93 tiveram menos de 5% de aprovação. Veja ranking completo.
29 instituições de ensino não aprovam nenhum bacharel na OABEntre as faculdades com mais de dez participantes no Exame de Ordem, 93 tiveram menos de 5% de aprovação.

Vinte e nove faculdades não aprovaram nenhum bacharel na última edição do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, avaliação que seleciona graduados em Direito para exercer a profissão de advogado. Os resultados finais do 4º Exame de Ordem Unificado serão divulgados no próximo dia 4 de outubro, mas o iG teve acesso exclusivo às porcentagens preliminares de bacharéis aprovados por instituição de ensino – resultado sem os aprovados após recurso.

Na edição anterior, a 2010.3, a OAB divulgou que 90 instituições não tinham aprovado nenhum candidato, mas nesta lista havia faculdades e universidades com menos de 10 participantes, além de estudantes dos últimos períodos do curso de Direito. Desta vez, a coordenação nacional do Exame de Ordem decidiu retirar do ranking instituições com baixa participação para que o resultado fosse mais “realista”.

Também foram retiradas do ranking as estatísticas referentes aos alunos do penúltimo e último período de cursos de Direito a pedido das próprias instituições, porque “eles ainda não estariam prontos para o mercado”, segundo o secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Coelho. Adotando o critério usado agora, 29 instituições zeraram no último exame.

Entre as 29 com nenhum aprovado, há instituições que não aprovaram alunos e ex-alunos na edição anterior, como a Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale-PR), Faculdade Anhanguera de Osasco (Fizo-SP), Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (FACDOMBOSCO-PR), Instituto de Ensino Superior do Pará (IESP-PA), Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec-BA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (FAIESP-MT).

A Universidade Paulista (UNIP) não aprovou nenhum candidato que formou no curso de Direito oferecido em dois câmpus: Jardim Anália Franco e Vila São Francisco.
A União das Escolas do Grupo Faimi de Educação (Faimi-SP) teve um crescimento impressionante: saiu do índice zero na última edição para 35,29% de aprovação e ficou em 48º lugar, o 3º melhor desempenho entre as particulares.

A Faimi ficou na frente de instituições tradicionais como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, as Escolas de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ e SP) e as PUCs de São Paulo e Rio de Janeiro, que tiveram menos de um terço dos inscritos aprovados.

A instituição que teve mais graduados inscritos, entre as que zeraram, foi a Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS-MS), com 102 participantes e nenhum aprovado. As outras variaram entre 10 e 65 participantes.

OBS:1 RESULTADO INCRÍVEL ACONTECEU COM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DE MATO GROSSO DO SUL. INSCREVEU 102 FORMANDOS EM DIREITO PARA O EXAME DA ORDEM. NENHUM FOI APROVADO !!! É UM CASO DIGNO DE SER VERIFICADO. PASMEM, 102 INSCRITOS E REPROVADOS.

OBS:2 MAS É PRECISO CITAR QUE O EXAME DA OAB, UM POUQUINHO JÁ MELHOROU. EM RELAÇÃO AO EXAME DE 2010, JÁ MELHOROU UNS 4 A 5 PONTOS PERCENTUAIS.

OBS:3 É PRECISO CITAR UM CASO MUITO BOM. A "UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI" DE SP, QUE TIVERA 0% (ZERO %) ALUNO APROVADO EM 2010, PASSOU PARA 35,29% EM 2011, E SE CLASSIFICOU EM 48º LUGAR NO TOTAL. ENTRE AS PARTICULARES, FICOU EM 3º LUGAR.

UM TRABALHO HONESTO, EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO.




Gretchen: "Tenho permissão para trabalhar aqui nos EUA, sim"

Cantora ainda se mostrou surpresa com a repercussão de seu emprego de garçonete:
"As pessoas aqui me reconhecem e acham ótimo"

Bia Sant'Anna, IG São Paulo | 30/09/2011

Gretchen: "Tenho permissão para trabalhar aqui nos EUA, sim".Cantora ainda se mostrou surpresa com a repercussão de seu emprego de garçonete: "As pessoas aqui me reconhecem e acham ótimo"

Foto: Reprodução/Facebook

Gretchen serve mesas no Netto's Cafe: "Todo mundo me reconhece!"

"Estou em contato direto com meus fãs, meu público. As pessoas vêm aqui no restaurante e me reconhecem, acham ótimo. Todo mundo tem saudade de mim", diz Gretchen ao falar de seu novo emprego nos Estados Unidos. Desde a última terça-feira (27) ela trabalha como garçonete em um café especializado em comida brasileira.

Leia também: "Gretchen se mudou para os EUA para ter uma vida normal, aqui tem muito assédio", diz Sula Miranda, irmã da cantora.

A cantora, que no mês passado se mudou para Orlando, na Flórida, também confirmou que tem visto de trabalho: "Sim, sim, está tudo certo. Tenho permissão pra trabalhar aqui". Gretchen, que trabalha no Netto's Café das 10h às 17h, foi convidada para a vaga por um amigo, gerente do restaurante.

"TODO MUNDO FAZ FAXINA"

A cantora, no entanto, se mostrou bastante surpresa com a repercussão no Brasil, de sua nova ocupação. "Aqui na América isso é normal, gente! Todo mundo faz faxina, serve mesa. Tem advogado fazendo isso em todo lugar. Por que eu não posso fazer?"

Gretchen: "Se tivesse que me prostituir para dar comida aos meus filhos, eu faria"

"AS PESSOAS TÊM MUITO CARINHO POR MIM"

Perguntada se isso não poderia aparentar uma fase de decadência em sua carreira, ela foi taxativa: "Não acho nada decadente! Estou trabalhando, não estou roubando ou matando ninguém. Minha turnê só começa em novembro e até lá eu vou ficar parada? Sou uma pessoa ativa, gente, gosto de trabalhar!

Além disso, estou me divertindo muito aqui, dou risada com todo mundo, as pessoas têm muito carinho por mim". Alguém já pediu para ela cantar ou dançar? "Ainda não..."

E, de fato se mostrando animada com o emprego, Gretchen interrompe a entrevista avisando: "Querida, agora estão me chamando, preciso servir uma mesa. Mas pode falar com meu empresário americano que ele vai te contar sobre a minha turnê, viu?".

OBS: NOSSA GUERREIRA GRETCHEN COM MUITA PERSONALIDADE, AFIRMA SUAS POSIÇÕES.

AFINAL QUE DEMOCRATAS SÃO ESSES DEPUTADOS DE SÃO PAULO? SESSÃO SECRETA ????




30/09/2011

Sob suspeita, Assembleia de SP faz sessão secreta

SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO

Em decisão tomada a portas fechadas, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou ontem um convite, sem presença obrigatória, para que o deputado Roque Barbiere (PTB) justifique as afirmações de que há um esquema de venda de emendas na Casa.

O depoimento de Barbiere não só tem caráter opcional como poderá ser feito por escrito na próxima semana.

Roque Barbieri prestará esclarecimentos sobre venda de emendas
Deputado solicitou lista de emendas em SP
Bruno Covas terá de dar explicações na Assembleia de SP

Reprodução

Barbiere disse que colegas da Assembleia vendem emendas

A manobra, capitaneada pelo presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado, foi interpretada nos bastidores como uma operação para abafar o caso.

Foi ele o autor de um requerimento, chancelado pela base governista, para que a sessão fosse secreta.

Segundo ele, a justificativa para fechar as portas seria evitar que deputados da oposição fizessem "jogo para a imprensa e para a torcida".

Em seguida, durante bate-boca com Carlos Gianazzi (PSOL), disparou: "Não tem essa questão de democracia. Isso é demagogia".

O presidente do conselho, Hélio Nishimoto (PSDB), também minimizou a presença de Barbiere.

"É importante termos as declarações do próprio deputado. Se vai ser de forma pessoal ou escrita, para nós não é o mais importante."

Formado por nove integrantes, o conselho da Assembleia tem 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresentar um parecer sobre as afirmações de Barbiere.

Ele afirmou que "25% a 30%" dos 94 deputados estaduais enriqueceram negociando suas emendas ao Orçamento com empreiteiros.

As declarações de Barbiere, que disse ainda ter alertado o governo do suposto esquema, foram dadas em entrevista ao jornal "Folha da Região", de Araçatuba, sua base eleitoral.

Após o incêndio causado na Assembleia pelas afirmações, Barbiere foi orientado por Campos Machado a sair de cena. Há uma semana ele não dá mais entrevistas.

A base governista também aproveitou a manobra para evitar que fosse votado requerimento da bancada do PT para convocar o secretário estadual de Meio Ambiente, deputado licenciado Bruno Covas (PSDB).

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo no ano que vem, Covas disse ao "Estado de S. Paulo" ter recebido oferta de propina de um prefeito após aprovação de uma emenda de R$ 50 mil.

O PSDB conseguiu que Covas fale sobre o tema na próxima terça-feira à Comissão de Meio Ambiente da Casa, e não ao Conselho de Ética.

OBS:1 SÓ PORQUE UM DEPUTADO DEIXOU ESCAPAR UMA INFORMAÇÃO QUE DESQUALIFICA SEUS COLEGAS, CRIAM UM CAVALO DE BATALHA: SESSÃO SECRETA SOA RIDÍCULA. É DEIXAR ENTORNAR O CALDO, LIMPAR, PUNIR OS QUE ENTRARAM NO TERRENO DO ILÍCITO E TOCAR O BONDE. O POVO OUVE MUITAS DESSAS "COISAS" QUE OS POLÍTICOS FAZEM E QUE, SE FOSSEM OS GATOS, JOGARIAM AREIA EM CIMA.
OBS.2 DEPUTADO CAMPOS MACHADO, AQUELE AMIGO DO QUÉRCIA, TENTA COLOCAR PANOS QUENTES.

2- TÉCNICO VITORIOSO A NÍVEL MUNDIAL, BERNARDINHO AGE, NA PRESERVAÇÃO DE UMA JUVENTUDE SAUDÁVEL E COMPROMETIDA COM OS ESPORTES.






"Apenas com repressão e a presença maciça policial, isso é efêmero. Mas com atuação efetiva do governo de entidades privadas, levando projetos às mais diversas áreas, tenho certeza que o processo pode ser realmente ser bem sucedido", diz.

Atualmente, o Complexo do Alemão vem sendo monitorando por 1.600 homens do Exército, enquanto não se instalam no local quatro UPPs permanentes, previstas para o ano que vem.

Novas unidades As novas unidades da EVB serão instaladas, segundo o coordenador técnico da escola, Alessandro Celano Garcia, na Mangueira, próximo ao Maracanã; no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa; no Morro da Mineira, no Catumbi, próximo ao Centro; e nos morros do Salgueiro e do Borel, na Tijuca.

A EVB tem um braço comercial e um social, que nasceu depois que Bernardinho foi convidado a dar uma palestra para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em 2007. Na ocasião, conheceu a comunidade Tavares Bastos, logo abaixo do quartel. Devido à presença do Bope desde 2000, a favela já estava "pacificada" mesmo antes da existência das UPPs.

"Eu disse a eles que eu gostaria de contribuir com o desenvolvimento da comunidade através do esporte. E lá implantamos o primeiro núcleo", conta. Hoje, mais de mil crianças passaram pela escola, e alguns jovens foram encaminhados para clubes cariocas depois.

Motivação para crianças e policiais Assim como as unidades do Alemão e da Tavares Bastos, as novas escolas irão oferecer aulas gratuitas para crianças.

"O importante é que elas sejam educadas também pelo esporte, que se desenvolvam, criem habilidades e vivam os valores do esporte, que são muito importantes", diz Bernardinho. "Quem sabe dali possamos também extrair futuros atletas de alto nível. Isso seria a cereja do bolo. Mas o objetivo é dar a essas crianças oportunidades e uma autoestima mais elevada." Assim como as crianças, Bernardinho acredita que também os policiais podem aprender com os valores do esporte. Dias depois de inaugurar a escola no Complexo do Alemão, ele fez uma palestra para policiais e comandantes das UPPs no Rio, no encerramento de um seminário para debater os rumos da polícia pacificadora.

"Conversei com eles sobre preparação, trabalho em equipe, motivação e as dificuldades de trabalhar sob pressão. Eles vivem em um ambiente de alta competitividade, os concorrentes são violentos, vorazes. Dominavam aquele mercado e de repente são destituídos daquele poder. Então há de se usar inteligência, preparação permanente e formar boas equipes", diz.

OBS: TEMOS UMA INFINIDADE DE ATLETAS QUE ESTÃO SE DEDICANDO Á NOSSA JUVENTUDE. RAÍ, GUGA, DJALMA SANTOS, E TANTOS OUTROS. EM INDAIATUBA TEMOS O DECO. NA PRÁTICA DO FUTEBOL, NA PERIFERIA DE INDAIATUBA TEMOS O ALVENO "FOGUETE". BERNARDINHO, HOJE TÉCNICO, JÁ FOI ATLETA TITULAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEI. MUITO IMPORTANTE QUE ELES FAÇAM DESSA FORMA. A PRÁTICA DE ESPORTES, QUAISQUER QUE SEJAM, PRENDE A ATENÇÃO DOS JOVENS E OS LEVA AO "GRUPO DO BEM". AMANHÃ SERÃO OS NOVOS CAMPEÕES.

1- TÉCNICO BERNARDINHO BRILHA COM "VOLEI POPULAR"


30/09/2011

Projeto social de Bernardinho leva vôlei para mais cinco favelas do Rio

Depois de inaugurar uma unidade no Complexo do Alemão, a escola de vôlei para crianças do técnico Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, deve chegar a outras cinco comunidades pacificadas no Rio até o fim deste ano.

O projeto social será levado a favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), na esteira da política de segurança pública que tem aberto espaço para empreendimentos em comunidades antes sob domínio do tráfico armado.

Na favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, a unidade da Escola de Vôlei do Bernardinho (EVB), inaugurada no início de setembro, começou com aulas para 150 crianças e já tem fila de espera de outras 400.

De acordo com Bernardinho, a possibilidade surgiu a partir do processo de pacificação. "Antes, a situação era crítica no que diz respeito à violência e à entrada de pessoas de fora da comunidade", diz o técnico da seleção masculina de vôlei.

Nos últimos meses, sua equipe esteve em contato com a Secretaria de Segurança Pública, analisando a situação de cada comunidade para mapear onde poderiam entrar.

Paz e normalidade Bernardinho considera a chegada de projetos ligados a áreas como esportes, artes e educação essencial para "perpetuar uma situação de paz e normalidade" nestas comunidades.

"É fundamental a presença desses projetos para que a gente possa fincar efetivamente a bandeira da paz, e gerar uma normalidade nas vidas dessas comunidades", afirma.

Para ele, ocupar as comunidades permanentemente com altos contingentes de policiais não pode ser uma solução definitiva.

OBS: BERNARDINHO EXPANDE SUA ATIVIDADE ESPORTIVA ÁS FAVELAS. GRANDE SACADA !!


IGÚltimo Segundo

51% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom, contra 48% em julho, mostra pesquisa

Reuters | 30/09/2011


CNI/Ibope: Avaliação positiva do governo Dilma sobe para 51%51% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom, contra 48% em julho, mostra pesquisa Seu nome * A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff cresceu em setembro, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom, contra 48% em julho.

A pesquisa mostrou ainda que 34% apontam o governo como regular, contra 36% há dois meses, e 11% o classificam como péssimo ou ruim, ante 12% em julho.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 20 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma na ONU

OBS: DILMA AJUDOU A PLANTAR E AGORA COMEÇA A COLHER. ALÉM DA ECONOMIA FORTE, O INTERESSE PELO BRASIL CRESCE, A NÍVEL MUNDIAL.

COM UMA DELEGAÇÃO DE 176 EMPRESAS, DIRIGENTE DOS ESTADOS UNIDOS VEM AO BRASIL NEGOCIAR.



30/09/2011

Comitiva dos EUA vem ao país mirar pré-sal

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

De olho no pré-sal e no avanço comercial chinês na região, os EUA querem ampliar a parceria com o Brasil em exploração de petróleo.

O subsecretário dos EUA de Comércio Exterior, Francisco Sánchez, chega ao país neste domingo com uma comitiva de 176 empresas americanas para iniciar um grupo de trabalho sobre petróleo e gás.

Há décadas os políticos americanos pregam a necessidade de independência energética em relação ao Oriente Médio, para evitar instabilidades geopolíticas que afetem a economia.

Mas só mais recentemente, com a descoberta do pré-sal no Brasil e o investimento em petróleo no Canadá, a proposta parece mais concreta.

Indagado sobre a política de energia limpa que o presidente Barack Obama defende e qual o lugar do biodiesel brasileiro nela, porém, Sánchez saiu pela tangente.

"Ainda precisamos trabalhar com o Congresso e com o Brasil para ver como fica." Os EUA pagam subsídio a seus produtores de etanol e sobretaxam o álcool brasileiro. A Casa Branca não quer renovar os subsídios, mas o tema patina no Congresso.

O subsecretário também alfinetou a China. "Se você olhar o que a China compra das Américas é só produtos básicos. Faz os números parecerem bons, mas não abre empregos no seu país."

Para ele, é suficiente que os EUA invistam na integração das cadeias produtivas com vizinhos --Sánchez citou a Embraer, que produz aviões no Brasil mas usa, em parte, peças americanas-- e harmonizem padrões de regulação.

OBS: A POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS UNIDOS COMEÇA A PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA AMÉRICA LATINA E O BRASIL É TEM POSIÇÃO DE VANGUARDA NESSE CONTEXTO.

BANQUEIRO FAZ COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTADOS UNIDOS DA DÉCADA DE 50 E O BRASIL DE HOJE.








Esteves compara Brasil aos EUA dos anos 50 e não aos emergentes

Banqueiro, que associou-se à rede de hospitais D'Or, criticou restrição ao capital estrangeiro nas empresas e ironizou barreiras

Claudia Facchini, iG São Paulo | 29/09/2011 17:45

Esteves compara Brasil aos EUA dos anos 50 e não aos emergentes.

Banqueiro, que associou-se à rede de hospitais D'Or, criticou restrição ao capital estrangeiro nas empresas e ironizou barreiras.

Esteves compara Brasil aos EUA dos anos 50 e não aos emergentes.

Banqueiro, que associou-se à rede de hospitais D'Or, criticou restrição ao capital estrangeiro nas empresas e ironizou barreiras Seu nome* Seu e-mail* Mensagem

Foto: AE Ampliar
André Esteves, investidor está na lista dos bilionários da revista "Forbes"

“O Brasil passa pelo seu melhor momento dos últimos 500 anos”.

Com essa declaração, que provocou risos na platéia, o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, abriu sua palestra realizada nesta quinta-feira durante o 1º Congresso Nacional de Hospitais Privados, em São Paulo.

Em 2010, o BTG Pactual associou-se à Rede D´Or, maior rede hospitalar independente do Brasil.

Falando para uma audiência “atípica” da que costuma ver em suas apresentações, segundo ele mesmo reconheceu, o investidor defendeu o fim da restrição ao capital estrangeiro no setor de hospitais e comparou o Brasil de hoje aos Estados Unidos dos anos 50.

“Por que estrangeiros não podem ser sócios de hospitais no Brasil? O governo tem medo que o investidor estrangeiro vá embora e leve o hospital debaixo do braço para a França?”, ironizou o empresário. A restrição ao capital estrangeiro, segundo ele, é uma “bobagem” e a crítica vale para todos os setores.

OBS: STEFAN ZWEIG ESCRITOR AUSTRÍACO NASCIDO EM 28/11/1881 E FALECIDO EM 1942. NOS DEIXOU UM LIVRO INTITULADO "BRASIL, PAÍS DO FUTURO". LIVRO RARO, MAS QUE AINDA PODE SER ENCONTRADO. LÍ ESSE LIVRO EDITADO PELA COLEÇÃO SARAIVA. ELE JÁ VIA, NAS DÉCADAS DE 30 E 40, O QUE NÓS BRASILEIROS NÃO VÍAMOS. AGORA COMEÇA A SE DELINEAR O BRASIL DE ZWEIG, EM PLENO 3º MILÊNIO.

LULA COBRA EM LONDRES, FIM DOS PARAISOS FISCAIS



Economia

Em Londres, Lula cobra G20 e pede nova governança.

Em palestra organizada pela revista The Economist, ex-presidente avalia que G8 perdeu importância

AE | 30/09/2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que é preciso criar uma nova governança global para encarar a crise. Ele avalia que o G20 precisa aproveitar a próxima reunião, em novembro, para se consolidar como o fórum de tomada de resoluções.

"Não dá para os países tomarem decisões unilateralmente", afirmou hoje, durante palestra em evento organizado pela revista britânica The Economist, em Londres.

Lula avalia que o G8 perdeu importância, diante da entrada de novos atores no cenário mundial. Ele também disse que o G20 não cumpriu as promessas feitas na reunião de 2009, em Londres, de democratizar o grupo, regular o sistema financeiro e acabar com os paraísos fiscais. "Para os Estados Unidos e a Europa, a crise já estava resolvida, mas não estava."

O ex-presidente disse que, nas reuniões do G20, "parece que não existe problema". "Só percebemos que existem problemas pela imprensa", afirmou.

OBS: LULA TAMBÉM COBRA O CUMPRIMENTO DE PROMESSAS QUE FORAM FEITAS EM 2009, EM LONDRES MAS, ATÉ HOJE ESQUECIDAS PELOS GRANDES ATORES GLOBAIS.

QUEM PLANTA VENTOS, COLHE TEMPESTADES.




Rosinha resiste à cassação e diz que só deixa cargo presa

DO RIO

A prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Matheus (PR), que teve seu mandato cassado anteontem pelo Tribunal Regional Eleitoral, passou a noite acampada na prefeitura e diz que só deixará o cargo presa.

Ex-governadora do Rio, ela foi condenada por suposto abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha na qual se elegeu, em 2008.
Casal Garotinho é condenado por abuso de poder político

Sérgio Lima - 28.jun.2010/Folhapress
Rosinha Matheus ao lado do marido, Anthony Garotinho

No ano passado, ela já passou sete meses fora do cargo pela mesma acusação, mas conseguiu reaver o mandato.
Agora, Rosinha diz que não aceitará que outro ocupe a prefeitura "no tapetão". Ela espera decisão liminar do TRE para que possa se manter no cargo enquanto aguarda o julgamento de recursos. A decisão poderia sair ainda na noite de ontem.

No entanto, o presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahim (PR), marcou sua posse para amanhã, às 15h --o vice-prefeito Francisco Arthur Oliveira (PP) também foi cassado pelo TRE.

Marido de Rosinha, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) disse que o número de pessoas que está indo à prefeitura para prestar solidariedade ela "aumenta minuto a minuto".

Segundo ele, o TRE deve conceder a liminar logo, porque a "radicalização que envolve o caso pode levar a situações imprevisíveis".
Na madrugada de ontem, apoiadores de Rosinha fecharam a BR-101, na altura de Campos, para protestar contra a decisão da Justiça.

OBS: FRASE DE ABRAHAN LINCOLN: "PODE-SE ENGANAR TODO O POVO POR ALGUM TEMPO, MAS NÃO SE ENGANA TODO O POVO, TODO O TEMPO".

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EX PREFEITO BEM AVALIADO POR DOIS MANDATOS, JOÃO PAULO LIMA TEM CHANCE DE GANHAR ELEIÇÕES EM 2012 NO RECIFE




POLÍTICA
29/09/2011

Dilma entra em campo para conciliar PT em Pernambuco
Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff entrou hoje em campo para apagar o incêndio provocado pelas tensões entre o deputado João Paulo Lima (PT-PE) e o atual prefeito de Recife, João da Costa. Após uma hora de reunião com a presidente e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, João Paulo comunicou à imprensa que permanece na legenda, apesar do cenário local marcado por turbulências.

A briga de João versus João decorre das mesmas ambições políticas para 2012: a eleição para a prefeitura. Costa, o atual prefeito, não abre mão de disputar a reeleição - no entanto, carece de carisma e a sua gestão não é bem avaliada pelos recifenses. João Paulo, por outro lado, deixou a prefeitura após dois mandatos com ótima avaliação - foi ele quem fez de João da Costa seu sucessor.

João Paulo disse que conversou com diversos partidos - PV, PC do B, PMDB, PR, PSB -, mas que, após o apelo de Dilma, optou por permanecer no PT. "Assumi o compromisso de que não sairia do PT", disse o deputado. Segundo ele, o ambiente estava muito difícil na "convivência interna".

Questionado se o partido lhe deu garantias de que poderia concorrer à prefeitura em 2012, o deputado disse que esse assunto não entrou na pauta de discussão. Sobre se faria as pazes com o atual prefeito, o deputado respondeu que não houve fato novo "que possa essencialmente criar esse ambiente com o prefeito".

Para a oposição, a briga interna é uma chance de voltar ao tabuleiro político municipal, nas mãos do PT desde 2000.

OBS: SE O ATUAL PREFEITO NÃO ESTÁ BEM AVALIADO, O DIÁLOGO ENTRE ELE E O EX, É MUITO IMPORTANTE. ASSIM ESSE TERRITÓRIO DE RECIFE PODERÁ CONTINUAR PETISTA.

NESSA HORA EM QUE OUTROS PAÍSES PROTEGEM SEUS EXPORTADORES, O BRASIL ESTÁ CORRETO EM PROTEGER NOSSOS EMPRESÁRIOS E SUAS EMPRESAS



Você está em Economia

Preferência pela indústria nacional de têxtil e de calçados terá decreto
Margem de preferência do governo federal a esses setores será de até 8%

29 de setembro de 2011

Edna Simão, da Agência Estado

BRASÍLIA - Para estimular a indústria têxtil nacional, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, informou nesta quinta-feira, 29, que o governo vai publicar, no dia 4 de outubro, um decreto para assegurar o direito de preferência à indústria nacional de têxtil e confecções e calçados nas compras governamentais. "Será o primeiro decreto que regulamenta a lei das preferências e compras do setor público para um setor específico", disse o ministro.

A margem de preferência será de até 8%. Ou seja, se os produtos desses setores forem até 8% mais caros do que importados, ainda assim terão a preferência do governo federal. Segundo o ministro, os próximos que terão direito de preferência serão as indústrias do setor de Saúde e da Defesa.

Pimentel destacou ainda que ainda hoje há a previsão de que a presidente Dilma Rousseff assine uma medida provisória que estabelece regime tributário especial para o setor de Defesa.

"O Plano Brasil Maior está em andamento”.

Não é um conjunto de medidas que está pronto e acabado. São estratégias e ações que estão em andamento", disse o ministro. Pimentel participou hoje de reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto.

OBS: PRODUTOS QUE CHEGAM AO BRASIL A PREÇOS INCRIVELMENTE BAIXOS, CERTAMENTE ESTÁ COM SUBSÍDIOS DO PAÍS EXPORTADOR. ENTÃO NOSSO GOVERNO PRECISA APERTAR O CERCO.

PAULO TEIXEIRA SABE O QUE ESTÁ DIZENDO



Notícias
29/09/11

Tucanos são elitistas e defensores dos milionários, diz líder do PT.
Paulo Teixeira (PT-SP), líder do PT na Câmara

Paulo Teixeira criticou o elitismo do PSDB e chamou o partido de defensor dos banqueiros e dos milionários do país


O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), criticou na noite de ontem (28) o elitismo do PSDB e chamou o partido de “defensor dos banqueiros” e dos milionários do país. Em intervenção no plenário, ele questionou a postura tucana refratária à discussão sobre novos tributos, com o aumento do imposto dos ricos, como tem ocorrido na Europa e nos Estados Unidos.

“Os tucanos não querem discutir a existência, no Brasil, de um sistema tributário injusto, que é mole com os detentores de grandes fortunas, os banqueiros e os que têm grandes patrimônios, mas prejudicial à classe média e aos pobres”, comentou Paulo Teixeira.

Ele lembrou que os pobres pagam mais impostos proporcionalmente à renda que têm do que os ricos, numa inversão total dos valores. Um dos motivos é que a arrecadação tributária é feita por meio de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo e são embutidos nos preços.

” A tributação brasileira incide sobre o consumo e quem consome são os pobres, que comprometem 30% da sua renda em impostos, e não sobre renda e sobre o patrimônio dos ricos, que pagam 10% da sua renda”, disse o Teixeira.

O líder do PT também rebateu a instrumentalização que os tucanos tentam fazer a respeito do histórico problema de corrupção no País. Ele lembrou que o governo Dilma Rousseff- como fez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva - tem -se empenhado no combate à corrupção. Em contrate, lembrou o líder, o governo tucano de São Paulo, às voltas com inúmeras denúncias de desvios de recursos, superfaturamentos e outras irregularidades, não enfrenta o problema .

“O PSDB tem que apurar as irregularidades e escândalos ali no seu governo do Estado de São Paulo antes de vir aqui com uma vassoura na mão, ressuscitando o moralismo do Jânio Quadros, da velha UDN”, disse o líder. Lembrou também que o governo tucano de Minas Gerais está igualmente envolvido em denúncias de irregularidades, além de uma política de baixa remuneração que levou professores estaduais a uma greve de quatro meses.

Ele lembrou os tucanos estão tão perdidos que até uma pesquisa interna encomendada pelo PSDB mostra que a presidenta Dilma Rousseff seria eleita em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. ” Ela cresceu na intenção de votos e na aprovação junto ao eleitorado e junto à sociedade brasileira”.

O líder observou que, na contramão da Europa e dos EUA, que já perderam 20 milhões de empregos, o Brasil gerou neste ano mais de 1,4 milhão de postos de trabalho. “Enquanto os EUA vivem uma recessão e o crescimento na Europa é negativo, o Brasil cresce”.

Teixeira conclamou os tucanos e outros partidos de oposição à responsabilidade, para que se possa construir um Brasil desenvolvido tecnológica, econômica e socialmente.

Site Liderança do PT na Câmara

OBS:1-MATÉRIA TRANSCRITA DO SITE DO PT
OBS:2-PAULO TEIXEIRA CITA PAÍSES DA EUROPA E ESTADOS UNIDOS QUE ATUAM PARA QUE ELITE DO PAÍS, PAGUE MAIS IMPOSTOS. ATÉ NESSE QUESITO, PSDB SE POSICIONA CONTRÁRIO.

--------------------------------------------------------------------------------

Aumentar tamanho da letra | Reduzir tamanho da

NOSSO GOVERNO COM DILMA CRESCE AOS OLHOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL.



29/09/2011 - 10h27
Para Dilma, Brasil está em fase de 'extrema valorização internacional'
DE BRASÍLIA

Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", da TV Record, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (29) que o "Brasil está numa fase de extrema valorização internacional" e que isso deu maior peso a sua fala na abertura da Assembleia Geral da ONU, semana passada, em Nova York.

Ela disse que ao abrir o evento, serviu de exemplo para mulheres em países nos quais "há segregação pesada".

Em participação ao vivo no programa, Dilma sentou em uma mesa de café-da-manhã com os apresentadores e falou dos desafios de ser presidente. Segundo ela, ser presidente significa "190 milhões de pequenos desafios".

O programa, que começou por volta das 9h30 e deve durar cerca de uma hora, fez um histórico da vida da presidente e mostrou, em reportagem, mulheres que "se inspiram" no exemplo de Dilma.

OBS: EM PLENA BORRASCA NA ECONOMIA GLOBAL, COM OS CHAMADOS GRANDES PATINANDO, DILMA COLHE OS FRUTOS QUE AJUDOU A PLANTAR COM O GOVERNO LULA, POIS ERA A MINISTRA QUE DA CASA CIVIL, ERA QUEM COORDENAVA O MINISTÉRIO. PRECISAMOS LEMBRAR QUE ELA JÁ FOI ANTES DA CASA CIVIL, MINISTRA DE MINAS E ENERGIA.

ESSA É A JUSTIÇA, QUE JULGA O CIDADÃO COMUM.






29/09/2011

CNJ diz que 35 desembargadores são suspeitos de crimes
Publicidade
DE SÃO PAULO

Ao menos 35 desembargadores são acusados de cometer crimes e podem ser beneficiados caso o STF (Supremo Tribunal Federal) decida restringir os poderes de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), informa reportagem de Flávio Ferreira, publicada na Folha desta quinta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Os desembargadores são juízes responsáveis por analisar os recursos contra sentenças nos tribunais de Justiça. Formam a cúpula do Judiciário nos Estados.

O Judiciário foi palco de uma guerra esta semana após declaração da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, de que o Poder sofre com a presença de "bandidos escondidos atrás da toga".

A corregedora tenta evitar que o Supremo restrinja a capacidade de investigação do CNJ ao julgar uma ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil).

Leia mais na edição da Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.

OBS: ATÉ ONDE CHEGAREMOS? SÃO DECLARAÇÕES MUITO PESADAS. A CONFERIR.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É PRECISO ESTUDAR FORMAS NOVAS DE MOVIMENTOS, AFIM DE NÃO AFETAR A POPULAÇÃO.






Crise e inflação prejudicam acordos salariais e estimulam greves

Negociações para reajustes neste ano ocorrem em cenário mais conturbado tanto para empresários quanto para trabalhadores

Danilo Fariello, iG Brasília | 28/09/2011

Crise e inflação prejudicam acordos salariais e estimulam greves
Negociações para reajustes neste ano ocorrem em cenário mais conturbado tanto para empresários quanto para trabalhadores

Foto: AE
Greve dos bancários afeta população

Mais sobre greves recentes
Greves dificultam pagamento de contas

Governo confirma corte de ponto de grevistas dos Correios

Em greve, professores ocupam Assembleia em MG

Professores em greve do Ceará protestam na Assembleia

Técnicos das universidades federais encerram greve

Termina a greve dos servidores da Universidade Federal do Paraná

Guarda Municipal anuncia greve no 1º dia do Rock in Rio

O Brasil atravessa uma onda de greves em setores fundamentais da economia. A aceleração da inflação e o ambiente de incertezas diante da crise internacional têm abalado as negociações salariais de categorias com tradição de quentes embates entre trabalhadores e empresários.

Atualmente são pelo menos dois grandes setores trabalhando em parte do potencial por conta de negociações salariais: carteiros e bancários. Em Minas Gerais, os professores estão parados, assim como em diversos outros estados há manifestações na área de educação. Outras áreas de grande relevância ameaçam parar, como policiais federais e juízes.

Trabalhadores de obras da Copa de 2014, como o Maracanã e o Mineirão, cruzaram os braços recentemente e outros segmentos fundamentais à economia, como os comerciários e petroleiros, estão em tensas negociações de reajuste.

A conjuntura econômica tem prejudicado as negociações nesta temporada, avalia José Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Quanto mais alta a inflação, maior a dificuldade nas negociações.”

Em setembro deste ano, a inflação acumulada em 12 meses é de 7,4% pelo INPC, enquanto que no ano passado era de 4,4%. Nesse cenário, patrões endurecem por dizer que o aumento de faturamento não revelou produtividade maior e trabalhadores também pedem mais, para que o aumento não seja todo consumido pelo aumento.

No caso das estatais, já eram esperadas negociações mais complicadas depois da clara indicação do governo federal, em maio, de que o controle fiscal mais austero deveria ter reflexo em negociações salariais nas companhias públicas, avalia Silvestre. Havia um medo no governo também de que os reajustes salariais poderiam acelerar ainda mais o aumento dos preços, que parecia poder sair do controle no início do ano.

OBS 1: GREVE É FERRAMENTA DE LUTA E DEVE SER USADA EM ÚLTIMO CASO. AS GREVES MUITAS VEZES, SABEMOS COMO COMEÇA, MAS NÃO SABEMOS COMO TERMINA. PORQUE FATOS NOVOS APARECEM, EMOÇÕES ENTRE OS ENVOLVIDOS FICA MAIS ACIRRADA. O DIÁLOGO É FUNDAMENTAL ENTRE OS ATORES DESSAS GREVES. SEJAM SINDICALISTAS, SEJAM DIRIGENTES PATRONAIS.

OBS 2: E GREVES SÓ OCORREM EM REGIMES DEMOCRÁTICOS. PAISES TOTALITÁRIOS NÃO ACEITAM ESSES MOVIMENTOS. JÁ COLOCAM OS TANQUES EM CIMA, E ENTRAM ATIRANDO. O BRASIL CRESCEU MUITO NESSE SENTIDO. ESSE CRESCIMENTO SAUDÁVEL, ESTÁ NOS LEVANDO PARA O TOPO DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. E TUDO VEM ACONTECENDO APÓS ITAMAR IMPLANTAR UMA MOEDA URV/REAL

POVO COMEÇA A AGIR PARA CONSTRANGER PARLAMENTARES





Brasília amanhece com 594 vassouras na Esplanada dos Ministérios
Estadão.com.br

A ONG Rio da Paz colocou no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, 594 vassouras nas cores verde e amarela como forma de protesto contra a corrupção. As vassouras representam 513 deputados federais e 81 senadores e ficarão fincadas no local até as 15 horas. A inteção é entregar um exemplar para cada parlamentar.

A ONG é a mesma que realizou o protesto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na semana passada. A ideia surgiu depois que o senador Pedro Simon (PMDB) disse que gostaria de receber uma vassoura em Brasília. Além de pedir a limpeza da corrupção no País, a ONG A ONG pede ao Congresso que se envolva na luta do povo brasileiro pelo fim da corrupção e a aprovação do fim do voto secreto.

Depois, ainda no Rio, um ato idealizado a partir das redes sociais com o apoio de mais de 33 mil usuários no Facebook, conseguiu reunir cerca de 2,5 mil pessoas na Cinelândia, de acordo com a Polícia Militar.

OBS: MAS É PRECISO ENTENDER QUE CADA MUNICÍPIO, TEM "SUA BRASÍLIA". SÃO AS CÂMARAS MUNICIPAIS. AQUI EM INDAIATUBA, NOSSA CÂMARA É INOPERANTE. SEGUE ORIENTAÇÃO TOTAL DO EXECUTIVO DE PLANTÃO. TEMOS UM CASO RECENTE, ONDE NOSSA COMPANHEIRA JACIARA, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS FOI DEMITIDA DE SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS, POIS ERA FUNCIONÁRIA CONCURSADA JÁ HÁ MAIS DE 11 ANOS. NOSSA CÂMARA DEVERIA SER A "CAIXA DE RESSONÂNCIA" DAS PREOCUPAÇÕES DO FUNCIONALISMO, MAS COMO ESTÁ FORTEMENTE ATRELADA AO EXECUTIVO, FEZ "OUVIDOS DE MERCADOR". UMA PENA. MAS TAMBÉM SABEMOS QUE ANO QUE VEM HAVERÁ ELEIÇÃO MUNICIPAL E JACIARA TERÁ GRANDE CHANCE DE OCUPAR UMA DESSAS CADEIRAS DE NOSSO LEGISLATIVO, QUE NÃO LEGISLA COMO REPRESENTANTE DA POPULAÇÃO. E NOSSOS NOBRES SE PREOCUPAM COM SEUS INTERESSES MENORES.JACIARA SERÁ "SERÁ CONCORRENTE" DESSES CIDADÃOS QUE ESTÃO DE PASSAGEM PELO LEGISLATIVO. MUITOS SERÃO DERRUBADOS NAS URNAS, SOBERANAS, LEGÍTIMAS, VERDADEIRAS VASSOURAS, VARRENDO NOSSO LEGISLATIVO DAQUELES QUE FINGEM DEFENDER NOSSO POVO.

EMPRESA ECOVIAS QUE ADMINISTRA O COMPLEXO ANCHIETA/IMIGRANTES, "CHOVE NO MOLHADO"

28/09/2011

Ecovias quer limite de 40 km/h na Imigrantes em dia com neblina
DE SÃO PAULO

A Ecovias decidiu propor a redução do limite de velocidade em alguns pontos do sistema Anchieta-Imigrantes nos dias de neblina. A medida ocorre após o mega-engavetamento que envolveu cerca de 300 veículos do último dia 15.

Para Ecovias, imprudência de motorista causou mega-acidente.
Imigrantes veta subida de caminhão em condições de neblina.
Promotoria instaura inquérito para apurar acidente na Imigrantes.
Ecovias pode ser responsabilizada por acidente, diz advogado.

A informação é da reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição desta quarta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

De acordo com o texto, as mudanças propostas abrange também duas novas restrições a caminhões quando houver baixa visibilidade. Uma delas é obrigá-los a trafegar em fila única. Outra é a proibição nesses dias aos veículos com carga perigosa.

Segundo o diretor-superintendente da Ecovias, José Carlos Cassaniga, as propostas já têm a simpatia da Artesp, que regula as concessões --e que informou à Folha considerá-las "válidas". As propostas, no entanto, precisam passar por aprovação formal, inclusive no DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

OBS: QUALQUER MOTORISTA SABE QUE, QUANDO A VISIBILIDADE É BAIXA, ELE DEVE REDUZIR A VELOCIDADE, E DEVE TAMBÉM, MANTER DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO VEÍCULO DA FRENTE. ASSISTI UMA ENTREVISTA NA TV, ANOS ATRÁS COM UM DIRIGENTE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA. ELE AFIRMOU QUE DEVE-SE GUARDAR UMA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO VEÍCULO DA FRENTE DE 4 METROS PARA CADA 10 KM DE VELOCIDADE: ASSIM SE UM VEÍCULO VAI A 80 KM/HORA, DEVE FICAR A UNS 32 METROS DO VEÍCULO DA FRENTE. É FÁCIL DE CALCULAR. MAS O DURO É TER A CALMA PARA ASSIM PROCEDER. TODO MUNDO TEM PRESSA. NEM SABEMOS PORQUE TANTA PRESSA !!!

SURGEM NOVOS INDÍCIOS DE DESVIOS DE VERBAS.








Oposição tenta convocação de Bruno Covas

Secretário afirmou ao 'Estado' que prefeito do interior havia lhe oferecido comissão por emenda.

27 de setembro de 2011
Ayrton Vignola / AE 26.09.2011

Partidos de oposição na Assembleia Legislativa querem ouvir, no Conselho de Ética da Casa, o secretário de Meio Ambiente e deputado licenciado, Bruno Covas (PSDB), sobre o suposto esquema de venda de emendas parlamentares. A decisão de apresentar requerimento para convocá-lo foi tomada ontem pelas bancadas do PT e do PSOL.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) colocou em suspeição o recuo do secretário nas declarações de que um prefeito lhe teria oferecido propina para o recebimento de emendas.

“O Bruno Covas tem que denunciar. Ninguém acreditou no que ele falou, nisso de ter voltado atrás. Tem a gravação do áudio. Agora ele tem que assumir e denunciar. Ele é um deputado estadual e o deputado estadual é um fiscal”, afirmou Giannazi.

O líder do PT, Ênio Tatto, vê “gravidade” na providência que o secretário de Meio Ambiente diz ter adotado quando o prefeito lhe ofereceu R$ 5 mil. Covas afirmou ao Estado ter dito ao prefeito que doasse o dinheiro para uma Santa Casa. “O deputado tomou uma decisão muito grave, que foi pedir para doar para uma instituição. Acho errado”, afirmou Tatto.

Na avaliação do líder do governo, deputado Samuel Moreira (PSDB), não há necessidade de convocação do secretário. “Ele não é denunciante nem réu. Não fez uma denúncia e nem está sendo acusado de nada. Precisa ver se há fundamento nisso”, disse.

Além de Covas, o PT vai apresentar ao Conselho de Ética requerimentos convocando os deputados Roque Barbiere (PTB), pivô das acusações, e Major Olímpio (PDT), que relatou ao Estado ter ouvido, de um dirigente de uma associação, que há na Casa deputados que usavam artifícios para desviar parte do valor das emendas.

Esquema. A bancada petista decidiu também propor a instalação de uma CPI para investigar o suposto esquema de venda de emendas. Segundo Tatto, o motivo é investigar se a Casa Civil e o Planejamento não tomaram providências para apurar eventuais práticas ilícitas, como sustenta Barbiere.

Com isso, o PT, que frequentemente fracassa na instalação de comissões de inquérito na Assembleia por não ter o mínimo necessário de 32 assinaturas, tenta constranger o restante da Casa a assinar o documento.

Publicamente, Ênio Tatto nega que essa seja a intenção. “Cada deputado tem sua convicção, cada um sabe o que deve fazer. Não quer dizer que o deputado que não assinar faz uso desses métodos”, observou.

OBS: PT E PSOL SE UNEM NA FORMAÇÃO DE UMA CPI. ESSE CASO É COMO NA POLÍCIA TÉCNICA: SURGE UM FIO DE CABELO, UM PEDAÇO DE UNHA, UMA IMPRESSÃO DIGITAL E O CASO COMEÇA A TOMAR "FORMA". AO TRABALHO SRS. DEPUTADOS.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GIGANTE COREANA SE INSTALARÁ EM LIMEIRA. MAIS EMPREGOS AOS BRASILEIROS, MAIS RECURSOS DE EXPORTAÇÃO, MAIS CONFIANÇA NO BRASIL.



Claudia Facchini, iG São Paulo | 27/09/2011
Foto: Getty Images Ampliar

Samsung começará a produzir eletrodomésticos em Limeira em 2013

Fabricante coreana deverá investir cerca de R$ 540 milhões em sua primeira unidade de linha branca no mercado brasileiro

Samsung exibe lavadoras de roupas em feira de tecnologia em Berlim
A Samsung deve começar a produzir eletrodomésticos de linha branca no Brasil a partir de 2013. A multinacional vai instalar uma fábrica em Limeira (SP), onde serão produzidos, inicialmente, lavadoras de roupa e refrigeradores.

O terreno, ao lado da Rodovia Anhanguera, foi adquirido em junho e a empresa prevê investir cerca de US$ 300 milhões (R$ 540 milhões) na unidade.

Na semana que vem, a multinacional realizará em São Paulo um evento para apresentar os novos produtos e detalhar sua estratégia para entrada no segmento de linha branca no Brasil.

A Samsung e a também coreana LG entraram no mercado brasileiro de televisores, celulares e aparelhos eletrônicos mais agressivamente ao longo da última década. As duas marcas asiáticas assumiram a liderança do mercado de TVs de plasma, LCD e LED, deslocando marcas consolidadas, com a Philips e a Toshiba, que eram líderes na era da televisão de tubo.

No mercado de eletrodomésticos de linha branca, a Samsung enfrentará uma forte concorrência no Brasil das duas maiores fabricantes mundiais, a Whirlpool (dona das marcas Consul e Brastemp) e a Electrolux, que controlam juntas cerca de 70% das vendas.

Hábitos de consumo

O mercado de linha branca também é diferente em vários aspectos do mercado de aparelhos eletrônicos. Os hábitos de consumo são mais determinantes no segmento de eletrodomésticos, enquanto, nos televisores e celulares, as novas tecnologias vêm em primeiro lugar.

No Brasil, por exemplo, há consumidores que ainda preferem máquinas de lavar roupa com a porta na parte superior, enquanto, em outros países, existe maior demanda por máquinas com a porta frontal.

OBS: O CAMPO INDUSTRIAL BRASILEIRO VAI SE ALARGANDO. COM ESSAS INDUSTRIAS SE INSTALANDO EM NOSSO TERRITÓRIO, EM BREVE O BRASIL CHEGARÁ Á 5ª POSIÇÃO COMO
ECONOMIA MUNDIAL. TEMOS GRANDE MERCADO CONSUMIDOR E A RENDA DOS BRASILEIROS ESTÁ EM ALTA. COM UM GOVERNO ATENTO SOB O COMANDO DE DILMA, SE OCORRER CRISE LÁ FORA, AQUI TEREMOS "OUTRA MAROLINHA".

NÃO É SÓ PUNIR PÉ DE CHINELO: QUEM ESTAVA NO GOVERNO DE SÃO PAULO, EM JANEIRO DE 2007 ??



Solange Spigliatti - 27/09/2011 .

AE/ARQUIVO HOJE EM DIA

Grande cratera de 80 metros de diâmetro se abriu no meio da rua, no Bairro Pinheiros

Começa a primeira etapa para um eventual julgamento dos 13 envolvidos no caso da cratera do metrô, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, acidente que matou sete pessoas em 2007. Entre os envolvidos, acusados por crimes contra a incolumidade pública, estão funcionários do Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, e do Metrô.

A audiência de instrução, processo para apurar a responsabilidade criminal, acontece durante a tarde, no Fórum regional de Pinheiros, e será presidida pela juíza Aparecida Angélica Correia. Serão ouvidas cinco testemunhas de acusação, divididas entre hoje, amanhã e quinta-feira. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, outras três pessoas serão ouvidas por carta precatória em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

O acidente aconteceu no dia 12 de janeiro de 2007, quando uma grande cratera de 80 metros de diâmetro se abriu no meio da Rua Capri, engoliu carros, caminhões e ônibus e matou sete pessoas. Entre elas estavam cinco pedestres, um cobrador de ônibus e um motorista.

A Defesa Civil condenou 11 imóveis, 7 foram demolidos e 76 permaneceram interditados por várias semanas. Muitos nem chegaram a apresentar risco de desabamento, mas havia o receio de que a grua da obra caísse sobre as demais residências.

OBS: FAMÍLIAS DESALOJADAS, IMÓVEIS ENGOLIDOS PELA CRATERA, 7 VIDAS CEIFADAS, E ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU NADA A NINGUÉM. VEREMOS O RESULTADO DENTRO DE ALGUNS ANOS.

AS EMPRESAS CONTINUAM A CHEGAR E A GERAÇÃO DE EMPREGOS É FATO MUITO BOM.






Luis Antonio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

27/09/2011

Sony e Nintendo negociam para fabricar no Brasil, diz Governo
Do UOL, em Brasília

Questionado sobre se a Nintendo poderia fabricar o Wii nas instalações da Foxconn, empresa responsável pela manufatura do console no exterior, Luis Antonio disse não saber: “O que sei é que as empresas querem produzir um conjunto de bens qualificados, inclusive consoles, para introduzir no mercado brasileiro”.

Procurada pela redação para comentar as declarações do secretário-executivo, Sony e Nintendo não se manifestaram até a publicação desta nota.
As declarações foram dadas durante evento em Brasília para oficializar a montagem do Xbox 360 no Brasil, mas originalmente o senador Aloizio Mercadante era esperado. Ele não pôde comparecer e foi substituído por Luis Antonio. (Maurício Fernandes Savarese)

Nesta terça-feira (27) a Microsoft anunciou a produção do Xbox 360 no Brasil, em Manaus, iniciativa que vai resultar em redução de 40% no preço do console a partir de 5 de outubro. Porém, ao que parece Sony e Nintendo já estão se movimentando: segundo Luis Antonio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, ambas estão em negociação para fabricar seus consoles, das linhas PlayStation e Wii, no Brasil.

“O país agora é uma plataforma para lançamento também de produtos mais sofisticados, por sua pujança recém-adquirida”, explica Luis Antonio, que é o número 2 da pasta. “Essas empresas [Nintendo e Sony] querem se inserir no mercado da América do Sul e todas estão em negociações, o que demonstra que nosso ambiente está adequado para recebê-las”, completa.

Sobre o Jogo Justo, Luis Antonio preferiu não se alongar muito na resposta, mas deu a entender que ainda se trata de um movimento em início de vida: “É muito iniciante”, cravou.

OBS: O BRASIL CONTINUA ATRAINDO EMPRESAS FORTES, QUE HAVERÃO DE GERAR MUITOS EMPREGOS AOS BRASILEIROS E TAMBÉM HAVERÃO DE MELHORAR A NOSSA BALANÇA COMERCIAL. ENQUANTO OS "GRANDES" ESTÃO ENROSCADOS COM DIFICULDADES ECONÔMICAS, O BRASIL AVANÇA EM DIREÇÃO A ESTÁGIOS MAIS AVANÇADOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. E AÍ ESTÁ O DEDO DE NOSSO COMPANHEIRO MERCADANTE NO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SEU ASSESSOR LUIS ANTONIO.

OPERÁRIO BRASILEIRO, LULA CHEGOU A PRESIDENTE, E AGORA RECEBE HOMENAGENS INTERNACIONAIS DE BRILHO.




27/09/2011
Ex-presidente Lula recebe hoje mais um título de doutor

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta terça-feira (27) seu sétimo título doutor "honor is causa", da universidade francesa Sciences Po. A cerimônia de outorga ocorrerá na França.

Doutor "honor is causa" é o titulo atribuído à personalidade que se tenha destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Lula será a 16ª personalidade --a primeira latino-americana-- que receberá essa láurea desde a fundação da Sciences Po, em 1871. O último a ser titulado pela instituição foi o ex-presidente tcheco Václav Havel, em 2009.
Luiz Carlos Murauskas - 15.jul.2011/Folhapress

O ex-presidente Lula receberá hoje seu sétimo título doutor honoris causa
Na ocasião, segundo a instituição, Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, pronunciará o "elogio do impetrante" e outorgará o título ao brasileiro na presença dos professores da universidade.

"Mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução econômica e social", afirmou o ex-presidente.

Lula já foi laureado pela Universidade Federal de Viçosa (em janeiro), pela Universidade de Coimbra (março) e, em julho, pela Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.
No último dia 20, ele recebeu em Salvador seu sexto título, outorgado pela Universidade Federal da Bahia.

SCIENCES PO

A Universidade Sciences Po é uma instituição de ensino superior e de pesquisa em ciências humanas e sociais. A universidade tem 10 mil estudantes, dos quais 40% são estrangeiros, oriundos de mais de 130 países.

Foram alunos da instituição os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, além do príncipe Rainier 3º de Mônaco, do ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) Boutros Boutros-Ghali e do escritor Marcel Proust.

OBS: É INCRÍVEL O QUE ESTÁ OCORRENDO COM LULA. EM 9 MESES FORA DO GOVERNO, HOJE IRÁ RECEBER O 8º PRÊMIO DE DOUTOR "HONORIS CAUSA", EM UNIVERSIDADES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO. ESSA OCORRERÁ NA FRANÇA.

POSTURA PRÓ INCLUSÃO DE DEFICIENTES ELEVA POSIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF




27/09/2011

Dilma Rousseff lança plano inédito para deficientes
DE SÃO PAULO

O governo federal prepara um programa para as pessoas com deficiência que inclui projetos de saúde, educação, inclusão ao mercado de trabalho e acessibilidade. O investimento pode chegar a R$ 10 bilhões até 2014.

A informação é da reportagem de Natuza Nery e Johanna Nublat publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Há uma segunda versão do plano, com menor número de ações e gasto estimado de R$ 7 bilhões. A presidente Dilma Rousseff deve se reunir hoje com sua equipe para conhecer a proposta. O lançamento ocorre nos próximos dias.

O plano prevê a entrega de mais de mil veículos escolares adaptados nos próximos três anos, em uma parceria com Estados e municípios. Para o mercado de trabalho, a ideia é criar um banco nacional de profissionais, espécie de agência virtual de empregos.

Pessoas com deficiência terão ainda, conforme o texto preliminar obtido pela Folha, facilidades e garantia de acessibilidade no Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o Censo 2000, 14,5% da população apresenta algum tipo de incapacidade ou deficiência.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

OBS:1- PROPOSTA SERÁ LANÇADA DENTRO DE DIAS. PONTO PARA DILMA !!!
OBS:2- CLIQUE NA IMAGEM DOS DETALHES, PARA AUMENTAR, POIS ASSIM TERÁ MELHOR VISUALIZAÇÃO DA MESMA.

BRUNO COVAS DEIXA ESCAPAR PISTAS DE "VENDA DE EMENDAS"



estadao.com.br, Atualizado: 27/9/2011

Secretário agora diz ter falado em 'situação hipotética' Acusação foi feita em vídeo

O secretário estadual de Meio Ambiente e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), voltou atrás e disse ontem que não recebeu oferta de propina pela liberação de emenda. 'Falei em uma hipótese e que não deveria ser aceita. Não disse que aquele caso aconteceu em específico. Retifico o que falei. Estava dando um exemplo hipotético do que fazer num caso como aquele', disse Bruno Covas.

Em entrevista gravada à coluna Direto da Fonte, concedida há cerca de um mês, o secretário deu a declaração ao responder se já havia passado por situação envolvendo corrupção (www.estadao.com.br/e/bruno). 'Ah, já. Uma vez, consegui uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para obra de um município.

Assinamos o convênio e depois o prefeito veio perguntar com quem ele deixava os 5 mil', contou. 'Respondi: 'Doa para a Santa Casa, eu que não vou ficar com isso'. Não sei se ele contou para os outros, mas foi o único caso que eu tive na Assembleia'. Para a cúpula tucana, o secretário recuou após a repercussão da declaração.

Na última sexta-feira, o Estado mostrou que o deputado estadual Roque Barbiere (PTB) havia denunciado que pelo menos 30% dos seus colegas da Assembleia Legislativa de São Paulo estavam ganhando dinheiro por meio da venda de emendas e fazendo lobby de empreiteiras junto a administrações municipais.

A revelação foi feita no dia 10 de agosto, ao programa Questão de Opinião, em um canal da internet. Foram 40 minutos de depoimento concedido ao entrevistador Arthur Leandro Lopes. 'Não é a maioria, mas tem um belo de um grupo que vive e sobrevive e enriquece fazendo isso', afirmou.

Durante a entrevista, gravada em vídeo, Barbiere disse que não ia citar os nomes dos envolvidos, porque não era 'dedo-duro'. No entanto, garantiu: 'Mas existe, existe do meu lado, existe vizinho, vejo acontecer. Falo para eles inclusive para parar'.

Após a revelação, Barros Munhoz (PSDB), presidente da Assembleia, disse que a denúncia de Barbiere 'caiu como uma bomba' na Casa.

O Ministério Público do Estado abriu inquérito para investigar o caso. A Assembleia paulista abriga 94 parlamentares. Segundo as contas do deputado, cerca de 30 pares seus se enquadram no esquema de tráfico de emendas.

Barbiere, também conhecido como Roquinho, cumpre o sexto mandato consecutivo de parlamentar estadual e integra a base aliada do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Ele está na política há 29 anos.

OBS: AS DECLARAÇÕES DE BARBIERE, AINDA DARÃO "PANOS PARA MANGA". A CONFERIR.

REMANEJAR POVO DE UMA ESTAÇÃO PARA OUTRA, NÃO RESOLVE: É PRECISO CONSTRUIR MAIS KMs DE LINHAS NOVAS








27/09/2011

Estações República e Luz do metrô lotam com horário ampliado

RAPHAEL VELEDA
RICARDO SCHAWRZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo com a ampliação do horário de funcionamento divulgada de última hora, as estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô lotaram ontem (26).

A estimativa da ViaQuatro, que administra a linha, é que entre 100 mil e 130 mil pessoas usem as estações por dia. Elas passaram a funcionar das 4h40 à 0h durante a semana e até a 1h aos sábados. Ainda não há previsão de abertura aos domingos.

A ampliação do horário foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelo Twitter (rede de relacionamento na internet), na noite de sexta-feira. A data inicial de ampliação era a próxima quinta, dia 29.

No trecho percorrido ontem pela Folha, a estação Paulista (centro) era a mais congestionada. Por volta das 18h45, os passageiros levavam 15 minutos para percorrer 200 m e fazer a transferência para a estação Consolação da linha verde.

Almeida Rocha/Folhapress

Passageiros fazem integração entre a CPTM e as linhas 1-azul e 4-amarela do metrô de SP, na estação Luz

Funcionários da ViaQuatro orientavam os usuários na baldeação. "Essa linha amarela sempre estressa", gritou um passageiro em meio à caminhada lenta.

Dos 50 usuários ouvidos pela reportagem, apenas seis sabiam que as estações recém-inauguradas agora funcionam em horário integral. "Meu filho, que saiu cedo para a escola, me avisou que estava funcionando", contou a ilustradora Anelise Amaral, 45, que mora na Vila Madalena (zona oeste) e trabalha perto da República (centro).

"Eu estava atrasada, usei o metrô e cheguei mais cedo ao trabalho". Ela costumava fazer o trajeto de ônibus.

OBS: ESTÃO QUERENDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA: FALTAM INVESTIMENTOS NO AUMENTO DAS LINHAS EM KM. A CIDADE DE SÃO PAULO ESTÁ MUITO ATRASADA EM RELAÇÃO A OUTRAS GRANDES CIDADES. É PRECISO CONSTRUIR AINDA MUITOS KMs.

ESSA DECLARAÇÃO DO DEPUTADO ROQUE BARBIERE, AINDA VAI DAR O QUE FALAR.








26/09/2011

Venda de emendas faz Alckmin pedir estudo para divulgar indicações

DE SÃO PAULO

Após a denúncia de que até 30% dos deputados venderiam emendas do governo paulista, Geraldo Alckmin encomendou estudo para tornar pública a autoria das indicações que resultem na remessa de recursos para custeio de entidades e execução de obras em redutos eleitorais, informa o "Painel", editado por Renata Lo Prete e publicado na Folha desta segunda-feira (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O tucano planeja identificar, inclusive na internet, os padrinhos de cada convênio assinado --hoje, as publicações oficiais só mencionam os beneficiados, omitindo os mediadores.

Duas hipóteses são avaliadas: a inclusão dos aditivos já na votação do Orçamento-2012ou a mera citação dos parlamentares responsáveis pelos ofícios acolhidos pela Casa Civil.

Segundo o deputado estadual Roque Barbiere (PTB), colegas da Assembleia Legislativa de São Paulo enriqueceram vendendo emendas parlamentares e fazendo lobby para empresas.

A acusação do deputado foi feita em depoimento dado ao jornal "Folha da Região" de Araçatuba no dia 10 de agosto.

OBS: DECLARAÇÕES DO GOVERNADOR NÃO LEVAM CRÉDITO: EM CAMPANHA ELE PROMETEU RESOLVER O ROUBO QUE SOFREMOS COM OS PEDÁGIOS ABUSIVOS. E O QUE FEZ, FOI MUDAR O CRITÉRIO DE CORREÇÃO DOS VALORES, PARA 2012, SAINDO DO IGPM PARA O IPCA. RIDÍCULO. NOS FAZ LEMBRAR AQUELA FIGURA DA HISTÓRIA, QUE A CADA MENTIRA, LHE AUMENTAVA O NARIZ.

ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA: DUAS MATÉRIAS QUE DEVERÍAM SER REFORÇADAS, TERÃO SUAS AULAS REDUZIDAS !!!

27/09/2011
Governo de São Paulo corta aulas de português e matemática
DE SÃO PAULO

O governo de São Paulo finalizou projeto de mudança no ensino médio, a ser implantado já em 2012. Português e matemática perdem espaço para outras matérias como espanhol, física e sociologia.

A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

De acordo com o texto, outra alteração é que estudantes do terceiro ano escolherão currículo com uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas. Hoje, o currículo é praticamente o mesmo para todos.

A possibilidade de escolha valerá aos alunos que concluírem o ensino médio em 2014. Em outubro, a Secretaria da Educação definirá se o projeto será alterado. A secretaria não se pronunciou sobre o tema.

Apesar da redução das aulas de português e matemática, todos os estudantes terão carga maior de física, química, filosofia e sociologia, que hoje chegam a ter apenas uma aula semanal.

OBS: COM A PALAVRA OS AGENTES DA EDUCAÇÃO, OS PROFESSORES.

DIANTE DE UMA SITUAÇÃO INCERTA, GOVERNO DEVE FISCALIZAR MAIS NOSSAS IMPORTAÇÕES











Publicidade IG
Último Segundo Economia

Após IPI para carros, outros setores querem proteção contra China

Indústria têxtil e de equipamentos elétricos também reivindicam a adoção de medidas compensatórias

Claudia Faccchini, iG São Paulo | 27/09/2011


Foto: Divulgação Ampliar
Indústria brasileira quer maior proteção contra importações chinesas
Depois que o governo elevou o IPI para carros importados, só deve crescer a fila de representantes de associações que deverão percorrer os gabinetes de Brasília, munidos de reclamações contra os desequilíbrios cambiais e as importações predatórias da Ásia.

Anunciado na semana passada, o aumento do imposto para as montadoras que não têm fábricas no País abriu precedentes para que outros setores, que também sofrem com as importações da China, reivindiquem medidas para protegê-los.

As propostas não incluem necessariamente a elevação do IPI, como a adotada para o setor automobilístico, mas outras medidas compensatórias, como desoneração para os fabricantes nacionais, aumento do Imposto de Importação ou aplicação de tarifas antidumping.

A indústria têxtil e os fabricantes de equipamentos são dois setores que se julgam prejudicados pela taxa de câmbio e que tentam sensibilizar o governo para o problema da perda de competitividade das empresas nacionais.

“Nós estamos competindo com as importações asiáticas há muito tempo”, afirma Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria têxtil (Abit). Segundo ele, não seria uma questão de pedir o mesmo tratamento dado às montadoras. “Mas há medidas que poderiam ser adotadas”, diz Pimentel, que elogiou os esforços do governo brasileiro para a adoção do “"antidumping cambial" pela Organização Mundial do Comércio (OMC) .

O mecanismo permitiria que as nações cobrassem tarifas adicionais para os produtos importados de países cujas taxas de câmbio desrespeitasse uma determinada faixa, que viria a ser estabelecida pela OMC.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) também quer que o governo tome medidas para proteger o setor dos desequilíbrios cambiais. A entidade já apresentou há cerca de três meses um conjunto de propostas ao governo, mas ainda não foi atendida.

Uma das medidas propostas é a cobrança de Imposto de Importação de 35% para equipamentos de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica para que os fabricantes nacionais tenham condições de participar das licitações das obras de infraestrutura.

Segundo a entidade, não há imposto para as importações feitas na Amazônia Ocidental, o que permite que as obras nessa região sejam feitas com equipamentos importados.

A Abinee também quer que o BNDES aumente a exigência do índice de nacionalização para a concessão de crédito para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos (Finame), elevando o índice dos atuais 60% para 75%.

OBS: EXPORTAMOS MINÉRIO DE FERRO E IMPORTAMOS MUITA QUINQUILHARIA. É HORA DE FAZER UMA VERIFICAÇÃO NOS ITENS IMPORTADOS. MUITA IMPORTAÇÃO PODE SER FABRICADA AQUI. É UMA FORMA DE SE GARANTIR OS NÍVEIS DE EMPREGABILIDADE NA INDÚSTRIA NACIONAL.

SE OS AGENTES POLÍTICOS ESTIVEREM FAZENDO UM BOM TRABALHO, QUAL É O PROBLEMA ?




Ministro defende nomeações de filiados ao PDT

27 de setembro de 2011
ANDREI NETTO, CORRESPONDENTE / PARIS - O Estado de S.Paulo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou ontem que seu ministério não tem "apenas 10", mas muitos mais militantes de seu partido, o PDT, nomeados para cargos de confiança. Em Paris, para participar da reunião de ministros do Trabalho do G-20, Lupi voltou a se defender das suspeitas de aparelhamento.

Dizendo-se "ministro da confiança" da presidente Dilma Rousseff, Lupi disse que não tem apenas 10 militantes do PDT na cúpula do ministério. "O Ministério do Trabalho tem 600 cargos de confiança. Eu tenho muito mais do que 10. Não tenho só 10, não. Está errado. Podem aumentar", afirmou.

Questionado sobre quantos são, disse não saber responder. "Não sei, mas é mais do que 10." Segundo Lupi, sua gestão sofre uma tentativa de "criminalização da política". "Ninguém pode ser criminalizado por ser filiado a um partido político", argumentou. "A ditadura é que era contra os partidos."

Indagado se as nomeações não configuravam o aparelhamento do ministério, ele respondeu referindo-se a outros ministérios e governos. "Como é com os ministérios do PMDB? Como é com as secretarias do governo do PSDB em São Paulo? Claro que é igual. É igual na Europa, em qualquer parte do mundo."

O ministro disse ainda não conhecer o conteúdo da reportagem do Estado sobre os repasses de R$ 11 milhões às centrais sindicais - mesmo as impedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de receber os recursos - e considerou a discussão sobre os repasses aos sindicatos como "pequena".

"Antes os convênios eram feitos pelo Estado de São Paulo. Como acabou o convênio, agora fazemos direto", justificou. "É uma discussão tão pequena, mas tão pequena... O que eu quero saber é dos resultados do ministério."

OBS: O MINISTÉRIO DO TRABALHO COM CARLOS LUPI Á FRENTE, JÁ HÁ AOS, VEM PRODUZINDO BONS TRABALHOS. ELE ATUA NA MELHORA DO EMPREGO E RENDA DOS TRABALHADORES. SE HOUVER ALGO A SER CORRIGIDO, QUE SE CORRIJA. MAS NOMEAR AGENTES POLÍTICOS DE SEU PARTIDO E QUE ESTEJAM PRODUZINDO BOM TRABALHO NÃO TEM NADA DE ILEGAL.

PETRÓLEO EXTRAIDO A 300KM DO LITORAL, DEVE SER PARTILHADO ENTRE TODOS OS ESTADOS E MUNICÍPIOS

UOL
27/09/2011

Dilma deixa aos Estados acordo sobre royalties
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff aceitou ceder mais R$ 450 milhões na divisão da receita de tributos do petróleo em 2012, mas decidiu também que agora cabe aos Estados produtores e não produtores a negociação final do tema.

Segundo assessores, Dilma avalia que cedeu no que era possível e que agora a "discussão é entre eles", não cabendo à União dizer quanto os Estados produtores devem perder no debate sobre royalties.

A posição do Planalto será levada hoje aos parlamentares em reunião no Ministério da Fazenda como sua proposta final.
No total, a União abriria mão de R$ 1,250 bilhão, sendo R$ 800 milhões de royalties e R$ 450 milhões de participação especial, tributo cobrado dos campos mais produtivos.

A fatia do governo federal nos royalties cairia de 30% para 20%, e na participação especial, de 50% para 46% em 2012.
A Folha apurou que a União manterá a proposta de reduzir a parte de royalties dos Estados produtores de 26,25% para 25%.
Desistiu, porém, de endossar a ideia dos não produtores de baixar essa parcela ainda mais, para 20%, e cortar em quatro pontos percentuais a fatia dos produtores na participação especial, de 40% para 36%.

Os governadores de Estados não produtores defendiam que Dilma arbitrasse as negociações, impondo mais perdas aos produtores (Rio, Espírito Santo e São Paulo).
O governo manteve sua posição contra as propostas dos produtores de elevar a alíquota do royalty do pré-sal de 15% para 20%, elevar a receita cobrada de participação especial e retirar receita do futuro fundo social para destinar os recursos às regiões não produtoras.

Os Estados correm contra o tempo na busca de um consenso antes da votação do veto do ex-presidente Lula à proposta aprovada no ano passado chamada de emenda Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).
O deputado conseguiu aprovar uma distribuição mais igualitária dos royalties do pré-sal, prejudicando os Estados produtores, que hoje recebem uma parcela maior da receita devido aos impactos causados pela extração de petróleo.

OBS: O VETO DO EX-PRESIDENTE LULA ESTÁ CORRETO. NOSSO PETRÓLEO DA PLATAFORMA CONTINENTAL DEVE SER PARTILHADO. É DE TODOS OS BTASILEIROS.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DILMA FAZ REFLEXÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA ONU: SOMOS MAIS RESPEITADOS LÁ FORA.






‘Somos mais respeitados lá fora’
Redação Carta Capital

26 de setembro de 2011 às 11:41h


Presidenta Dilma Rousseff participa da Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear na ONU. Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica
Em seu primeiro programa semanal depois do discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta segunda-feira 26, a Presidenta Dilma Rousseff afirmou que as opiniões do Brasil estão sendo cada vez mais respeitadas lá fora. E reforçou que os países ricos são os principais responsáveis pela crise econômica atual.

No Café com a Presidenta, Dilma comentou que se disse honrada por ter aberto o discurso e que voltou muito animada. “Levamos para o mundo as nossas experiências, as nossas ideias e a nossa forma de encontrar soluções para os problemas”, disse ela. Dilma destacou o modo como o Brasil tem reagido à crise econômica. “O Brasil está mostrando ao mundo que é possível fazer a economia crescer e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas melhorem de vida”.

A posição defendida pelo país, na semana passada, durante o encontro em Nova York é que a saída para a crise econômica mundial seja discutida por todos os países, de forma conjunta.

Uma bronca em cor-de-rosa
Presidenta puxou as orelhas de Washington
Dilma defende Estado da Palestina na ONU
Brasil quer ajudar Europa a sair da crise
Dilma cobra controle sobre guerra cambial.

“É claro que os países desenvolvidos têm uma responsabilidade muito maior, porque foi lá que a crise começou. Mas todos os outros países sofrem as consequências de alguma forma, ainda que indireta. Então, todos devem ter o direito de participar das soluções”, ressaltou.

A presidenta lembrou também da sua participação na reunião de Alto Nível

A presidenta Dilma Rousseff, durante discurso da Assembleia Geral da ONU. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, na qual incentivou a quebra de patentes de remédios pela indústria farmacêutica e divulgou o programa Farmácia Popular.

No discurso de abertura, Dilma Rousseff deu um “puxão de oelha” nos países ricos, ao responsabilizá-los sobre a crise econômica e desemprego e cobrou mais ação política em sua contenção. Além disso, tocou na questão do reconhecimento palestino e dos conflitos protagonizados pelos Eua de forma incisiva

OBS: A CADA DIA QUE PASSA, O BRASIL SE AFIRMA MAIS E MELHOR. DILMA SENTIU ISSO. JÁ VAI LONGE O TEMPO EM QUE MEIA DUZIA DE PAÍSES "GRANDES" DITAVAM AS NORMAS NA ONU. O TEMPO DELES JÁ PASSOU. AGORA, EXISTEM MUITOS PAÍSES INFLUENTES, BRASIL NO MEIO.