quinta-feira, 13 de junho de 2013

UMA ATITUDE INTELIGENTE PARA CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE UM PROBLEMA !!

Senador nos EUA faz discurso inédito em espanhol


Atualizado em 13 de junho, 2013 - 07:32 (Brasília) 10:32 GMT
 
O senador Timothy M. Kaine (BBC)
Gesto de senador foi forma de chamar atenção para os milhões de hispânicos não-documentados do país
O senador Timothy M. Kaine, democrata do Estado americano da Virgínia, realizou um inédito discurso em espanhol na tribuna do Senado em defesa do projeto de reforma imigratória, prestes a ser votado nos Estados Unidos.
O ato simbólico foi uma manifestação em defesa do projeto, que visa normalizar a situação de cerca de 11 milhões de imigrantes não-documentados nos Estados Unidos, a grande maioria deles de origem hispânica.
Foi a primeira vez que um senador em exercício realizou um discurso em espanhol na Câmara alta dos Estados Unidos. Algo que nem mesmo os três senadores de origem hispânica da casa haviam realizado.
Em espanhol, Kaine afirmou: "Vamos demonstrar para este país e para o mundo que esta legislação não é nem republicana nem democrata, é fortemente bipartidária. É hora de aprovarmos uma reforma imigratória integral".
Na terça-feira, o Senado aprovou por maioria dar início ao debate ao projeto de lei conhecido como "Segurança na Fronteira, Oportunidade Econômica e Modernização Migratória".
Em seu discurso, Kaine disse ainda: "Creio ser apropriado alguns minutos para explicar a legislação em espanhol, uma língua que vem sendo falada neste país desde que missionários espanhóis fundaram San Augustin, na Flórida, em 1565. O espanhol também é falado por quase 40 milhões de americanos que investiram muito no resultado deste debate".

Feito inédito

De acordo com os registros da Biblioteca do Congresso, nunca antes um senador havia discursado para seus colegas em um outro idioma durante uma sessão legislativa.
Em 2005, a ex-senadora Mel Martínez, que é de origem cubana, incluiu algumas palavras em espanhol durante um pronunciamento. Em 2004, o senador por Dakota do Sul Thomas Daschle pediu uma tradução simultânea em lakota - o idioma do povo indígena sioux - de seu discurso realizado em inglês.
Segundo a assessoria de imprensa do senador, Kaine fala espanhol fluente e sua intervenção teve uma recepção calorosa tanto por parte de seus eleitores como por seus colegas do Senado.
A assessoria do senador afirmou que ele fala espanhol regularmente quando viaja pelo seu Estado e conversa com eleitores.
No início, quando Kaine foi viver em Virgínia, a assessoria do político conta que ele falava espanhol apenas ocasionalmente, quando alguém precisava de alguma tradução, mas devido às mudanças demográficas registradas no Estado, ele conversa com alguém quase que diariamente em espanhol.
Sua campanha política para o Senado incluiu propaganda política em espanhol para o rádio e para a TV.
Na região de Virgínia, situada perto da capital americana, Washington DC, vivem quase 1 milhão de imigrantes, em sua maioria de origem hispânica, muitos deles trabalhadores vitais para a economia agrícola deste Estado rural.
Acredita-se que o debate sobre reforma imigratória no Senado dure todo o mês de junho. Caso seja aprovado no Senado, o projeto passa para a Câmara dos Deputados, onde ele conta com uma forte oposição por parte de representantes republicanos, que constituem a maioria na casa.

OBS: O USO DA INTELIGÊNCIA LEVOU UM SENADOR AMERICANO A CRIAR UM FATO INÉDITO NO LEGISLATIVO AMERICANO. CERTAMENTE SEUS COLEGAS DARÃO MAIS ATENÇÃO AOS IMIGRANTES LATINOS DE AGORA EM DIANTE.

NOSSOS POLÍTICOS LOCAIS PRECISAM TAMBÉM USAR A CRIATIVIDADE. CHEGA DE MESMICE, CHEGA DE MEDIOCRIDADE, CHEGA DE CONCHAVOS POR INTERESSES MESQUINHOS, CHEGA DE SESSÕES NA CÂMARA DE 30 MINUTOS, QUANDO TEMOS TANTOS PROBLEMAS DA CIDADE PARA SE RESOLVER. CHEGA DE OMISSÃO NA SAÚDE PÚBLICA, CHEGA DE OMISSÃO QUANTO À MORTALIDADE INFANTIL EM NOSSA CIDADE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário