quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A SOLIDÃO POR OPÇÃO EXIGE COMPETÊNCIA


 

 
 
Essa frase título é não minha. Foi cunhada por uma das figuras mais interessantes da história recente do Brasil. Quem não conhece, ou ouviu falar de um cidadão que resolveu em determinado momento de sua vida, ainda jovem atravessar o Oceano Atlântico num barco a remo? E estava sozinho na travessia! Obteve um pequeno patrocínio, preparou-se para que essa “aventura” tivesse êxito. Quando iniciou sua viagem histórica, a Imprensa divulgou, os pesquisadores ficaram preocupados e atentos aos movimentos daquele que hoje é um dos maiores velejadores brasileiros conhecidos no mundo. Seu nome hoje é lenda no País. Chama-se Amyr Klink. Nasceu em 1955. Filho de Pai libanês e Mãe sueca, natural de São Paulo, desde cedo teve muito contacto com o mar. Casado com Marina Bandeira Klink, pai de treis filhas, frequentando Parati, cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro desde os 2 anos de idade. Foi esse lugar que o inspirou a viajar pelo mundo. No terreno dos esportes foi remador do Clube Espéria de São Paulo de 1974 a 1980. Desenvolveu suas aptidões para as actividades náuticas lendo em profundidade a Literatura Francesa. Em 1978 fez uma travessia de Santos a Parati sozinho. Distância de mais ou menos 500 km em uma canoa (pequeno barco cavado num tronco de madeira). Em 1980 realizou uma travessia de Parati a Santos e Salvador na Bahia a Santos em catamarã com vela, (barco com dois cascos). Na segunda viagem demorou 22 dias. Em 1982 viajou em barco a vela de Salvador a Fernando de Noronha e Guiana Francesa, já então a pesquisar formas de vencer ou aproveitar as correntes marítimas pois sua intenção era fazer uma grande travessia a seguir, atravessando o Oceano Atlântico no Sul, a remo, fato que ninguém fizera até então e iria sozinho. Andara de moto até a Patagónia na Argentina e já havia percorrido todo o território do Chile aos 19 anos, onde escalara montanhas. Já fizera incursões em barco a motor, ao rio Amazonas e seus grandes afluentes Rios Negro e Madeira. Adquiria assim conhecimentos para seu grande projecto. Em 1984 obteve um patrocínio e se fez ao mar na Namíbia, África para o Brasil. Tornou-se famoso a partir de então. Essa viagem foi transformada em livro “ Cem Dias Entre o Céu e o Mar”, obtendo sucesso literário. Em 1986 fez viagem à Antártica e Cabo Horn na África do Sul. Seu novo objectivo era fazer uma viagem à Antártica (Pólo Sul) e de lá ir ao Árctico (Pólo Norte). O Projeto chamava-se Invernagem Antárctica. Numa viagem que fez no Barco Polar Paratii 2, barco esse construído com a tecnologia moderna, todo em alumínio aeronáutico na parte interna e alumínio naval na parte externa com soldas e  nas soldas leva magnésio na composição, para evitar corrosão e assim dispensa pintura. Os mastros foram fabricados em fibra de carbono, na Espanha e pesam 4 toneladas cada um. Esse barco tem 30 metros de comprimento e 8.50 m de largura (boca). Seu peso varia de 75 toneladas a 110 toneladas quando cheio.
Essa fantástica viagem demorou 642 dias, percorreu 27 mil milhas e também foi transformada em 2 livros: “Paratii 2 entre dois Pólos” e “ As janelas do Paratii”. Em 1998 iniciou o Projecto “ Antártica 360”, uma volta ao mundo pelo trajecto mais difícil de ser realizado: a circunnavegação do Continente gelado e durante 79 dias navegou, sozinho os mares mais perigosos, entre icebergs. O relato dessa vagem está no livro “Mar Sem fim”.
Todas essas viagens despertaram o interesse dos Dirigentes Empresárias do Brasil e suas Federações que o convidam para fazer palestras muito concorridas, aos seus executivos.
Sua agenda está organizada de forma a que ele faça 80 palestras por ano e essas palestras são muito bem remuneradas, pois são riquíssimas em conteúdo. Perigos constantes mas administrados tecnicamente. O que os Empresários procuram saber é como reage um ser humano quando está em situações limite. Segundo Amyr, quando se está numa situação difícil, é arregaçar as mangas, dar mais do que receber e sair dali, do “local problemático”. Nesse campo Amyr é Doutor. No campo académico ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo e Pós Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. O título desse artigo reproduz a máxima do planeamento: disciplina pessoal, perseverança, tenacidade. Tendo um Projeto elaborado para o longo prazo, Amyr se fez Navegador, Escritor, Empresário, Palestrante e ainda se põe a serviço dos pesquisadores brasileiros e dá a eles sua munição em alto saber e dessa forma está auxiliando no crescimento de seu País. Numa de suas viagens ao Pólo Sul, levou uma equipa completa de pesquisadores para que vivenciassem as suas peripécias, pois quando viajou sozinho, não pode registar os factos com filmes e fotografias e em equipe, esse ponto ficou muito mais fácil. Pode-se conhecer mais desse navegador, consultando o seu site que é: www.amyrklink.com.br
Em suas viagens procura obter informações para dar munição aos empresários e mesmo ao Governo Brasileiro. Por exemplo: a cidade de Palma de Maiorca na Espanha, fatura uns 4 bilhões de dólares por ano na guarda de embarcações, com marinas e tem excelentes atracadouros. O litoral brasileiro tem óptimos locais onde se poderão desenvolver grandes projetos. A atividade náutica é hoje uma das maiores multiplicadoras do negócio de turismo no mundo e o Brasil não poderia perder essas oportunidades. São números muito altos para o País desperdiçar.
 
Na foto abaixo, o lendário navegador brasileiro Amyr Klink em sua primeira viagem transoceânica da Namíbia ao Brasil em 1984. Tinha na altura 29 anos de idade.
 

CIDADÃO ESTÁ QUE NEM PAU DE GALINHEIRO E QUER SE MANTER NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Demóstenes é afastado do Ministério Público de Goiás por mais dois meses


Ex-senador não poderá exercer o cargo até meados de março; decisão do CNMP foi unânime
30 de janeiro de 2013

MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) resolveu nesta quarta-feira prorrogar por mais 60 dias o período de afastamento do ex-senador Demóstenes Torres do cargo de procurador do Ministério Público de Goiás. Por unanimidade de votos, os conselheiros aprovaram um pedido do corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Coelho, para que fosse dado mais tempo para a análise das suspeitas de envolvimento do procurador com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Com a decisão, Demóstenes Torres não poderá exercer o cargo até meados de março. Afastado do Ministério Público desde outubro, o ex-senador tentou retornar ao posto. Mas na sessão desta quarta-feira os integrantes do CNMP recusaram os recursos do ex-senador.

Antes de assumir uma cadeira no Congresso, Demóstenes Torres exercia o cargo de procurador. Com a cassação do mandato, em julho do ano passado, ele retornou ao Ministério Público. Mas em seguida foi afastado do cargo pela Corregedoria Geral do MP de Goiás, que abriu um processo administrativo disciplinar para apurar se o ex-senador violou deveres funcionais. Se o processo concluir que houve violação, o ex-senador poderá ser punido até com a demissão.

OBS: DEMÓSTENES CASSADO POR FALCATRUAS COM O CACHOEIRA, TERÁ CONDIÇÕES DE REPRESENTAR O MIISTÉRIO PÚBLICO, TRABALHAR, TER UM COMPORTAMETO IDÔNEO? CHEGAREMOS A ESSE PONTO?


EM PLENA CRISE MUNDIAL, O BRASIL MANTÉM SUA POPULAÇÃO EM ATIVIDADE E MELHOROU A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

Desemprego no Brasil fecha 2012 em 4,6% e atinge menor nível histórico

O IBGE informou ainda que, em 2012, a taxa média de desemprego ficou em 5,5%, também recorde de baixa na série histórica iniciada em março de 2002

Reuters |
 
A taxa de desemprego no Brasil fechou 2012 no seu menor nível histórico, ao mesmo tempo em que a renda do trabalhador acumulou ganhos no ano. Em dezembro, o desemprego caiu para 4,6%, ante 4,9% em novembro, desbancando o recorde anterior de 4,7% atingido em dezembro de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
O número de agora, no entanto, veio um pouco acima do esperado pelo mercado. Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 27 analistas consultados, a taxa recuaria para 4,4%.
As
estimativas variaram de 4,0% a 4,9%. 
Agência Brasil
Em dezembro, o desemprego brasileiro caiu para 4,6%, ante 4,9% em novembro

O IBGE informou ainda que, em 2012, a taxa média de desemprego ficou em 5,5%, também recorde de baixa na série histórica iniciada em março de 2002. O resultado veio mesmo após o pior ano de geração de emprego formal em uma década, com 1,3 milhão de novos postos de trabalho em 2012.
O rendimento médio da população ocupada caiu 0,9% em dezembro ante novembro, mas subiu 3,2% sobre dezembro de 2011, atingindo 1.805 reais, segundo o instituto.
Já a população ocupada recuou 0,1% em dezembro na comparação com novembro, crescendo 3,1% ante o mesmo período do ano anterior, totalizando 23,437 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas avaliadas.
 
A população desocupada chegou a 1,136 milhão de pessoas no mês passado, queda de 6,0% ante novembro, e alta de 0,2% sobre um ano antes. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.
Entre dezembro e novembro, acrescentou o IBGE, os setores que mais contrataram foram o de Comércio, com alta de 3,3% (143 mil pessoas), e Outros serviços, com avanço de 1,6% (67 mil pessoas).
Na outra ponta, destaque para os setores de Construção, com queda de 3,4% nas contratações (-64 mil pessoas), e Educação, saúde e administração pública, com perda de 2% (-77 mil pessoas).
O baixo nível de desemprego e a renda em alta ajudaram a sustentar a demanda dos consumidores e a evitar um desempenho pior da economia no ano passado. A economia brasileira deve ter crescido menos de 1% em 2012 de acordo com economistas.

OBS: EM MEIO A TANTAS NOTÍCIAS RUINS, O BRASIL CONTINUA A PRODUZIR BOAS NOTÍCIAS. OS PESSIMISTAS DE PLANTÃO CRITICAM O GOVERNO, FALAM DE CORRUPÇÃO, E OUTRAS COISAS. ACONTECE QUE BOA NOTÍCIA NÃO DÁ IBOPE. AS NOTÍCIAS QUE SAEM NOS NOTICIOSOS TELEVISIVOS, BUSCAM A EMOÇÃO DAS PESSOAS, POIS UMA BOA NOTÍCIA É ACEITA, ENQUANTO UM DESASTRE, É FALADO, COMENTADO POR MILHÕES DE PESSOAS.
     

    quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

    COMEÇAM A APARECER OS DETALHES....

    Santa Maria30/01/2013
    Empresa de bombeiro atualizou plano de segurança da Boate Kiss

    A empresa Hidramix, de Santa Maria e que atua no ramo de "sistemas de prevenção de incêndio", atualizou o planejamento de medidas de combate a incêndio

    Adriana Irion e Francisco Amorin
     
    A empresa que atualizou o planejamento de combate a incêndio da boate Kiss é de propriedade de bombeiro lotado em Santa Maria.
     
    Empresa de bombeiro atualizou plano de segurança da Boate Kiss Divulgação/Polícia Civil
    Foto: Divulgação / Polícia Civil
     
    Os policiais militares Jairo Bittencourt da Silva e Roberto Flavio da Silveira e Souza - que é bombeiro - são donos da Hidramix Prestação de Serviço, que atua no ramo de "sistemas de prevenção de incêndio". A mulher de Souza, Gilceliane Dias de Freitas, também compõe o quadro societário do estabelecimento.
    Em 2012, a Hidramix foi chamada pela Kiss para fazer o orçamento de medidas de combate a incêndio que estariam desatualizadas. Foram estudadas três medidas, mas segundo Édio Nabinger, eletrotécnico da Hidramix, a empresa somente executou uma parte das alterações necessárias para a liberação pelos Bombeiros.

    Ainda segundo Nabinger, a Hidramix esteve na Kiss mais duas vezes, em julho e agosto, por conta da garantia dada pelo serviço. A próxima visita estava marcada para o final de fevereiro.
    Na página do Facebook de Gilceliane há fotos de família em que ela está com o marido, o bombeiro Roberto Souza. Em algumas das imagens, inclusive, Souza usa uma camiseta com o nome da Hidramix.
    Conforme o site da Sefaz, a empresa foi aberta em 2005, quando Souza aparece como sócio. Gilceliane só ingressou na sociedade em 24 de janeiro de 2012. O site da Sefaz informa que a empresa atua nos serviços de limpeza em prédios e domicílios, instalações de sistemas de prevenção contra incêndio e instalação e manutenção elétrica.
    No final da manhã, o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, foi questionado por ZH sobre o fato de bombeiro ter esse tipo de empresa e disse desconhecer a informação.
    * Colaborou Juliana Bublitz

    OBS: ASSIM QUE SENTOU A FUMAÇA, COMEÇARAM A APARECER OS DETALHES: EX-GERENTE AFIRMA QUE, QUEM MANDOU REBAIXAR O TETO DA BOATE E TAMBÉM MANDAVA RETIRAR OS EXTINTORES (POR QUESTÕES ESTÉTICAS), ERA O DONO KIKO. PARA REGULARIZAR UM ITEM NAS EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, ENTREGAVAM "O CASO" À FIRMA DO BOMBEIRO QUE, NATURALMENTE SABIA QUAL O CAMINHO A SEGUIR E SEGURAMENTE SABIA, A QUEM RECORRER DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. A ESPOSA DO BOMBEIRO ERA SÓCIA DA EMPRESA. CERTAMENTE AS "FACILIDADES" QUE A FIRMA DO BOMBEIRO CONSEGUE PARA ESSA BOATE E PARA OUTRAS EMPRESAS, VAI SIM, CUSTAR BEM CARO. NESSA CIDADE DE SANTA MARIA E EM MUITAS OUTRAS POR ESSE PAÍS AFORA, TEM EMPRESAS DE FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS EM NOME DE "LARANJAS", QUE VENCEM LICITAÇÕES FORJADAS. SÃO RALOS DA CORRUPÇÃO E CANALIZAM MILHÕES DE REAIS TODOS OS ANOS. ASSIM COMO LÁ EM SANTA MARIA TEM  ESSAS "COISAS", EM OUTRAS CIDADES OCORREM OS MESMOS PROCEDIMENTOS. É DINHEIRO FÁCIL QUE ESCAPA DE MANSINHO, E NESSAS CORRENTES, UNS VÃO MOLHANDO AS MÃOS DOS OUTROS. SILENCIOSAMENTE, A COISA CORRE TRANQUILAMETE............MAS DIZ O DITADO QUE, "O JARRO TANTAS VEZES VAI Á FONTE QUE UM DIA SE QUEBRA"
     

    TOMBINI JÁ PARTICIPAVA DA EQUIPE DE MEIRELLES NO BANCO CENTRAL.

    Ações do governo focam na competitividade, diz Tombini

    Presidente do Banco Central avalia que o País está preparado para eventual recrudescimento da chamada guerra cambial, pois já "aprendeu a operar nesse ambiente"

    Agência Estado |
     

    O MAIS FREQUENTE É CULPAR O MORDOMO.

    Atualizado: 30/01/2013 02:03 | Por Diego Zanchetta, estadao.com.br

    'Não vamos pegar só os pequenos', diz delegado

    Policial afirma que investigação agora vai focar na responsabilidade do poder público
     

     

     
     

    O delegado regional da Polícia Civil Marcelo Arygone afirmou nessa terça-feira, 29, que "não serão apenas os pequenos os presos" pela tragédia que deixou 235 mortos na boate Kiss, em Santa Maria, no interior gaúcho. "Tem muita gente dizendo aí em redes sociais que nós só prendemos os pequenos até agora. Isso não é verdade. A ordem é cortar a carne do próprio Estado. Gostaria de dizer para o povo ficar em paz porque ninguém vai escapar de ser responsabilizado, independente da instituição que seja", prometeu o delegado.
    "De agora em diante, o objetivo da investigação será evidenciar as falhas administrativas do caso", resumiu o delegado regional de Santa Maria. "Os indicadores são fortes e apontam para uma responsabilização de agentes públicos", disse Arygone.
    O responsável pela investigação foi taxativo ao afirmar que a casa noturna não poderia estar aberta. "Fica cada vez mais claro que houve falhas graves na fiscalização." Além dos alvarás vencidos, ele afirma que nem o governo municipal nem o Corpo de Bombeiros explicaram quatro evidentes falhas na boate e que deveriam ter sido alvos de notificação do poder público: a falta de uma nova saída que seria necessária após a ampliação da boate, em janeiro de 2012; a superlotação constante todos os fins de semana, segundo depoimentos; o uso de espuma inflável como isolante acústico, o que é vetado por lei municipal; e a realização de shows pirotécnicos com sinalizadores. Esse último fator (que precisaria de autorização especial) era comum nas festas do estabelecimento, conforme relataram à polícia jovens que se salvaram da tragédia.
    Inquérito. A polícia também quer saber por que a prefeitura não fiscalizou a boate após o Ministério Público Estadual abrir um inquérito civil, em novembro de 2012, para apurar barulho nas madrugadas de domingo na boate - a denúncia foi feita por vizinhos. Logo após abrir o inquérito, o promotor Cesar Augusto Carlan enviou um ofício à prefeitura cobrando providências. Carlan e a polícia querem saber agora se houve alguma vistoria no imóvel após esse ofício.
    A polícia também estuda pedir a prorrogação da prisão temporária dos dois donos da boate e de dois integrantes da banda. Investigadores fizeram busca e apreensão em mais dois estabelecimentos noturnos de Mauro Londeiro Hoffmann, um dos sócios da boate Kiss, localizados em Santa Maria. A boate Absinto e a choperia Floriano também tinham uma única porta para entrada e saída. Ambas as casas estão fechadas desde domingo.

    OBS: A IMPUNIDADE DE AUTORIDADES BRASILEIRAS QUANDO APANHADAS EM DELITO, JÁ É TRADIÇÃO. DÃO UM JEITINHO E CONTINUAM A DELINQUIR. ESSE TRISTE EPSÓDIO DE SANTA MARIA PODE MUDAR A NOSSA HISTÓRIA. O MAIS GRAVE É QUE NOSSA JUVENTUDE ESTÁ EM RISCO POR TODO O PAÍS, POIS A GANÂNCIA DOS EMPRESÁRIOS QUE SUPERLOTAM SUAS CASAS "DE ESPETÁCULOS", É GRANDE. ESSE DELEGADO PODERÁ ENTRAR PARA A HISTÓRIA OU SERÁ MAIS UM ..... A OCUPAR UM CARGO. EM DETERMINADOS CARGOS É PRECISO GRANDEZA.

     

    NOSSO HERÓI SANTOS DUMONT É IGNORADO EM EVENTO E PLATÉIA ACEITA

    Astronauta que pisou na Lua ignora Santos Dumont durante palestra em SP

    Na Campus Party, Buzz Aldrin falou sobre sua experiência na Lua, os desafios de chegar até Marte e se referiu ao voo dos irmãos Wright, causando desconforto na plateia

    Maria Fernanda Ziegler- iG São Paulo |
     
    Futura Press
    Buzz Aldrin durante sua palestra na Campus Party em 29/01/2013

    Buzz Aldrin, 83 anos, quer que o homem explore Marte até 2040. O astronauta, um dos tripulantes da Apollo 11 e segundo homem a pisar na lua, em 1969, falou nesta terça-feira (29) para uma plateia cheia na Campus Party, evento que ocorre até esta sexta em São Paulo.
    “Acredito que podemos chegar lá entre 2025 e 2040. Humanos precisam explorar, ultrapassar limites. Precisamos de dinheiro público e cooperação e também de jovens que estudem ciências, engenharia e artes. Não precisamos apenas de geeks”, disse Aldrin, dando uma alfinetada no recente corte de recursos para a Nasa.
    “Quando me perguntam por que eu não fui o primeiro a pisar na Lua eu digo que o que levou Neil (Armstrong, falecido em 2012) a ser o primeiro foi ou por ser o capitão da missão, ou porque ele mais perto da porta. Mas eu não vou revelar qual dos dois motivos o levou a sair primeiro”, disse em tom de brincadeira.             

    O astronauta continua produtivo. Em março, ele vai lançar o livro “Mission to Mars - My Vision for Space Exploration” (Missão para Marte, minha visão sobre a exploração espacial, em tradução livre), pela National Geographic Society. “Acompanhem-me pelo twitter”, disse Aldrin provocando a plateia.
    O astronauta acredita que com o envio do jipe-robô Curiosity até Marte a chegada do homem ao planeta vermelho está ainda mais próxima. “Espero que o Curiosity dê aos jovens a vontade de explorar o universo”, disse.
    Aldrin contou que voltar a focar sua vida no espaço o ajudou a superar o alcoolismo. “Quando estava quase decolando para a Lua pensei em como a vida tinha sido boa e como tudo caminhou para estar no lugar certo e na hora certa. Porém depois não tinha mais objetivos, constatei que precisava colocar novamente o espaço como foco da minha vida”, disse.
    O astronauta da Apollo 11 emocionou a plateia, mas o simpático e indiscutivelmente herói americano causou incômodo ao mencionar ao relacionar o voo dos irmãos Wright em 1903, e a chegada da Apollo 11 ao solo lunar.
    “Desde a vez que os irmãos Wright voaram pela primeira vez em 1903, mesmo ano que a minha mãe nasceu, até o dia em que eu e Neil pisamos na Lua pela primeira vez foram só 66 anos”, disse. Aldrin ignorou completamente Santos Dumont e a briga antiga que envolve brasileiros e americanos sobre o fato de quem foi o primeiro a voar.
     
    OBS: ESSE É UM FATO ESTRANHO, POIS ALDRIN ESTAVA DIANTE DE UMA PLATÉIA JOVEM E NÃO HOUVE QUESTIONAMENTO. PELO MENOS NÃO CONSTA NA MATÉRIA PUBLICADA. ALBERTO SANTOS DUMONT DEDICOU SUA A VIDA À PESQUISA, POIS TINHA CERTEZA DE QUE SERIA POSSÍVEL FAZER VOAR, UM OBJETO (AVIÃO) MAIS PESADO QUE O AR. É PRECISO TAMBÉM CITAR QUE SUA MORTE EM GUARUJÁ FOI POR SUICÍDIO. ESTAVA SOB DEPRESSÃO, AO SABER QUE SEU INVENTO ESTAVA SENDO USADO UMA GUERRA PARA MATAR SEUS SEMELHANTES.


    Santos Dumont

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    Santos Dumont Academia Brasileira de Letras
    Alberto Santos Dumont
    Nome completoAlberto Santos Dumont
    Nascimento20 de julho de 1873
    Palmira (renomeado em sua honra Santos Dumont), Minas Gerais
    Morte23 de julho de 1932 (59 anos)
    Guarujá, São Paulo
    Nacionalidade brasileiro
    OcupaçãoAeronauta e inventor
    Principais trabalhos14-bis
    Demoiselle
    PrêmiosPrêmio Deutsch
    Prêmio Archdeacon
    AssinaturaAssinatura do Santos Dumont 2.gif
    Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho de 1873Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro.
    Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.[1] Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.[2]
    Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar,[3] e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
    Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de Outubro de 1890[4][5][6]. A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar[7], por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da sua existência muitos anos depois[8][9][10]. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.




     

    ESTADO BRASILEIRO INSTITUI A TOLERÂNCIA ZERO AO MOTORISTA EMBRIAGADO

    Contran institui tolerância excepcional. Zero de álcool para multas da lei seca.


    Motorista que apresentar 0,05 mg de álcool por litro de ar expelido pagará multa de R$ 1.915,40

    29 de janeiro de 2013

    Bruno Ribeiro - O Estado de S. Paulo
    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou novos limites de tolerância de álcool para o teste do bafômetro que, na prática, instituíram a tolerância zero no País. Qualquer motorista que apresentar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões terá de pagar multa de R$ 1.915,40 (menos de uma lata de cerveja). Até agora, o limite era de 0,2 miligrama.
     
    No caso de o motorista ser submetido a exame de sangue, segundo as novas regras, não será tolerada nenhuma quantidade de álcool no sangue para evitar a multa.
    A regulamentação foi uma medida complementar às mudanças na lei seca estabelecidas no fim do ano passado pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29.
    Quem for flagrado nos testes com mais de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar continua sujeito à prisão por crime de trânsito. A pena é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir.
    As novas formas de provar a embriaguez do motorista, como testemunhos de policiais e gravações em vídeo também são válidas, segundo a regulamentação.

    OBS: JÁ ESTÁ EM VIGOR ESSA MEDIDA DE GRANDE ALCANCE SOCIAL. TERÁ FUNÇÃO DE PROTEÇÃO ÀS PESSOAS OU FAMÍLIAS NO TRÂNSITO E TAMBÉM AJUDARÁ A COMBATER O ALCOOLISMO NOS CIDADÃOS E CIDADÃS. E OUTROS DETALHES IRÃO AJUDAR NA AUTUAÇÃO: SERVE FILMAGEM, TESTEMUNHA, ANÁLISE FISIONÔMICA E DO CONDICIONAMENTO DOS MOVIMENTOS PELO INFRATOR (PELA AUTORIDADE).


     

    ATIVISTAS FAZEM MOVIMENTO PARA APERTAR AINDA MAIS

    Ativistas defendem exclusão do limite de tolerância do bafômetro


    Número é utilizado para corrigir margem de erro dos aparelhos

    29 de janeiro de 2013 | 23h 30

    Bruno Ribeiro
    As novas mudanças para fiscalização da lei seca não agradaram aos ativistas que defendem tolerância zero para álcool na condução de veículos. Isso porque a regulamentação divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda mantém limite de tolerância - embora especialistas e o governo afirmem que o limite sirva apenas para corrigir a margem de erro dos bafômetros.
    ONG alega que existência do limite de tolerância dá margem a impunidade - Alex Silva/AE
    Alex Silva/AE
    ONG alega que existência do limite de tolerância dá margem a impunidade

    "Enquanto houver um número, será preciso que o motorista seja submetido a um exame que chegue a esse número. Se o motorista se recusar, poderá seguir impune", afirmou o líder da ONG Não Foi Acidente, Rafael Baltresca. Depois de perder a mãe e a irmã atropeladas em 2011 por um motorista embriagado na frente do Shopping Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, ele luta para que o Congresso Nacional aprove uma nova lei seca - seu projeto de lei já tem cerca de 800 mil assinaturas.
    Recusa
    No caso de o motorista se recusar a fazer o bafômetro ou o exame de sangue - uma garantia constitucional que todo brasileiro tem de não produzir provas contra si -, a nova resolução, em acordo com a lei aprovada no fim do ano, permite que testemunhos de pessoas e gravações de vídeo sejam aceitos como prova de que o motorista estava bêbado.
    Para orientar os policiais a preencher os autos de constatação da embriaguez, o Contran reeditou uma portaria de 2006 que já detalhava os sinais que deveriam ser observados no motorista - como olhos vermelhos, dificuldade para falar e andar e odor de álcool. Até agora, a regra era seguir essa portaria.
    Conforme o Estado informou há três semanas, advogados temiam que a não reedição das regras poderia abrir nova brecha jurídica que resultaria em impunidade: uma portaria anterior à lei poderia ser questionada nos tribunais.
    Agora, os policiais vão preencher o questionário Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora e levar o suspeito à delegacia, para indiciamento.

    OBS: ACABAR COM A IRRESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO, CERTAMENTE POUPARÁ UM NÚMERO INCALCULÁVEL DE VÍTIMAS DAS PESSOAS QUE GUIAM SOB EFEITO DO ALCOOL.

    terça-feira, 29 de janeiro de 2013

    EX-DIRIGENTE DA ITÁLIA ESTÁ FICANDO GA GA

    Berlusconi defende Mussolini e provoca reação da esquerda italiana

    Em evento em homenagem a vítimas do Holocausto, ex-primeiro-ministro italiano disse que é difícil se colocar no lugar de quem tomou decisões na época

    Reuters |
     
    O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi despertou reações na esquerda italiana neste domingo, quando fez comentários em defesa do líder fascista Benito Mussolini em uma cerimônia em memória das vítimas do Holocausto nazista. Falando nos bastidores do evento em Milão, Berlusconi disse que Mussolini errou ao seguir a Alemanha nazista aprovando leis anti-judeus, mas que em outros aspectos foi um bom líder.
    "Hoje é difícil se colocar no lugar das pessoas que tomavam decisões à época", declarou Berlusconi, em campanha para as eleições do mês que vem à frente de uma coalizão que inclui políticos da extrema direita cujas raízes remontam ao antigo partido fascista da Itália.

    Leia também: Silvio Berlusconi diz se sentir como Mussolini

    "Obviamente o governo da época, por medo de que o poder alemão pudesse levar à vitória completa, preferiu se aliar à Alemanha de Hitler do que se opor a ela", disse.
    "Como parte dessa aliança, havia imposições, como combater e exterminar judeus", afirmou ele aos repórteres. "As leis raciais foram a pior falha de Mussolini como líder, ele que em tantos outros aspectos se saiu bem", disse, referindo-se às leis aprovadas pelo governo fascista de Mussolini em 1938.

    Reuters
    Afirmação de Berlusconi dizendo que seria 'difícil' se colocar no lugar de Mussolini nos dias de hoje provocaram indignação

    Embora Mussolini seja conhecido fora da Itália sobretudo por seu conluio com a Alemanha nazista, seu governo também bancou grandes projetos de infraestrutura, assim como o bem-estar de seus apoiadores.
    Os comentários de Berlusconi eclipsaram as comemorações de milhares de judeus e outros deportados da Itália para campos de concentração nazistas no leste europeu.
    Eles (os comentários) foram classificados de "repugnantes" pelo Partido Democrata (PD), que lidera as pesquisas para o pleito parlamentar de 24 e 25 de fevereiro.
    "Nossa república é baseada na luta contra o fascismo nazista, e estes comentários são intoleráveis, incompatíveis com a liderança de forças políticas democráticas", disse Marco Meloni, porta-voz do PD para assuntos institucionais. Antonio Ingroia, ex-magistrado anti-máfia em campanha à frente de outra coalizão esquerdista, disse que Berlusconi é "uma desgraça para Itália".

    Ambíguo

    Não foi a primeira vez que Berlusconi defendeu Mussolini, cuja situação permanece profundamente ambígua na Itália 67 anos depois de sua execução por militantes comunistas enquanto tentava fugir para a Suíça, em abril de 1945.
    Muitos políticos italianos, incluindo Gianfranco Fini, presidente da câmara baixa do parlamento, vêm das alas do antigo Movimento Social Italiano, oriundo do partido fascista, embora tenham renunciado à extrema direita.
    "Temos que ser cuidadosos para que estas faíscas, que são recorrentes, não tragam de volta tragédias que a humanidade não deve sofrer novamente", declarou o premiê demissionário, Mario Monti, neste domingo.

    OBS: COMO PODE UM PAÍS QUE TEM HISTÓRIA TÃO RICA, TER UM EX-DIRIGENTE COM TANTA POBREZA DE CONHECIMENTO HISTÓRICO? TALVEZ ELE PRECISE FAZER ALGUNS EXAMES DE SANIDADE.
       

    PORQUE O ETANOL E O SUCO DE LARANJA NÃO TEM FACILIDADES PARA ENTRAR NO MERCADO AMERICANO?

    Em meio a desaceleração, Brasil se fecha em 'modelo chinês', diz jornal
    Atualizado em 4 de dezembro, 2012 
    Dilma Rousseff no Salão do Automóvel de São Paulo
    Para jornal, medidas do governo brasileiro para proteger indústria preocupam os Estados Unidos
    A desaceleração econômica iniciada no ano passado levou o governo brasileiro a fechar seu mercado e buscar inspiração na China, segundo avaliação de reportagem publicada na edição desta terça-feira do diário americano The Washington Post.
    De acordo com o jornal, medidas tomadas nos últimos meses, como o aumento de tarifas de importação de peças automotivas, geram preocupação no governo americano com o crescente protecionismo brasileiro.
    "A desaceleração econômica e a resposta do governo a isso são uma crescente preocupação entre autoridades americanas, temerosas de que o Brasil possa estar adotando um novo rumo agressivo - se afastando do caminho que os Estados Unidos defenderam com sucesso para o México, a Colômbia e outras nações latino-americanas, e em direção ao capitalismo dirigido pelo Estado que os Estados Unidos vêm lutando para mudar na China", afirma a reportagem.
    "Enquanto a economia global luta por políticas comuns que possam estimular uma recuperação ainda incipiente, o impulso na direção do protecionismo por um influente país em desenvolvimento é visto em Washington como um retrocesso", diz o texto.
    O diário observa que o governo brasileiro argumenta que as medidas são uma proteção temporária para ajudar o país a enfrentar a concorrência da mão de obra barata da China e do crédito barato gerado pela política de relaxamento monetário do banco central dos Estados Unidos.

    OBS: O JORNAL "THE WASHINGTON POST" CRITICA A POSIÇÃO DO BRASIL NO MOMENTO. MAS JÁ TIVEMOS UMA LUTA JUNTO À OMC POR ANOS DEVIDO A BARREIRAS QUE IMPUSERAM AO NOSSO ALGODÃO E AGORA TEMOS DIFICULDADES EM COLOCAR NO MERCADO AMERICANO NOSSO SUCO DE LARANJA E NOSSO ETANOL. ESSAS MATÉRIAS O JORNAL NÃO COMENTA.

    COMOVENTE DEMONSTRAÇÃO DE SOLIDARIEDADE E HUMANISMO

    15 mil fazem marcha silenciosa nas ruas da Santa Maria


    Vestida de branco, multidão andou 8 quilômetros entre o local da tragédia e o ginásio onde os corpos das vítimas foram velados


    28 de janeiro de 2013 | 23h 19

     
     
    SANTA MARIA - Depois de chorar a morte de 231 jovens por quase 48 horas, a população de Santa Maria saiu às ruas em um protesto silencioso e comovente nesta segunda-feira, 28, à noite, quando já passavam das 22 horas. Vestida de branco, uma multidão estimada em cerca de 15 mil pessoas, ou 8% de toda a cidade, caminhou 2 quilômetros, do local da tragédia, na frente da boate Kiss, até o ginásio onde os corpos foram velados, na noite anterior.
    A homenagem foi organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria - Evelson de Freitas/Estadão
    Evelson de Freitas/Estadão
    A homenagem foi organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria
    A marcha era interrompida a cada dois minutos por uma salva de palmas. A homenagem foi organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria - somente dos cursos de Agronomia (26 estudantes mortos) e Veterinária (15 mortos), foram 41 vítimas.
    Moradores da cidade engrossaram o protesto. A indignação e a revolta estavam estampados em cartazes que pediam justiça e o fim da impunidade para os responsáveis pela tragédia.
    De toda a região central gaúcha, famílias queriam prestar solidariedade aos jovens mortos de Santa Maria. Rostos inchados de choro e cansaço, pais que passaram o dia enterrando seus filhos e estudantes que perderam os melhores amigos eram amparados por quem queria de alguma forma prestar um consolo.
    "Somos um povo conhecido pela alegria, até porque os jovens das faculdades sempre contagiaram essa cidade. É muito duro e dolorido", chorava a dona de casa Iara Epstein, de 58 anos. Jovens com violinos entoavam a canção Ave Maria. O hino do Rio Grande do Sul também foi cantado. Estudantes de Odontologia carregavam fotos de duas estudantes mortas na tragédia.
    O clima em Santa Maria é de consternação. Lojas permaneceram fechadas ontem. As que abriram, exibiram algum sinal de pesar, como faixas pretas nas vitrines. Os clubes avisaram que não haverá bailes de carnaval. Diante da casa noturna, anônimos deixaram flores e até foto de Adolf Hitler. No fim da tarde, celebração ecumênica reuniu centenas de pessoas na Praça Maurício Cardoso, na região central da cidade. / COLABOROU ELDER OGLIARI

    OBS: EM TODAS AS NOSSAS CIDADES QUE SE ACHAM GRANDES, TEM ESSAS CASAS DE ESPETÁCULOS. A GANÂNCIA DE ALGUNS ACABA CEIFANDO A VIDA DESSES JOVENS. MUITAS CASAS SEM AS CONDIÇÕES TÉCNICAS DE SEGURANÇA ADEQUADAS. E NOSSO PAÍS PERDEU UMA FRAÇÃO DE SUA POPULAÇÃO QUE JOVEM, BUSCAVA O CONHECIMENTO NOS ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS.

     

    segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

    FINALMENTE O GOVERNO DOS PEDÁGIOS ACORDOU PARA AS FERROVIAS

    Trem regional de São Paulo terá 416 km em cinco linhas

    Projeto prevê investimentos de R$ 9,2 bi; iniciativa privada deverá bancar 70% da rede

    28 de janeiro de 2013
    Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado

    LONDRES - O governo de São Paulo anunciou planos ambiciosos para o transporte sobre trilhos. Nesta segunda-feira, foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.
     
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    O projeto prevê que 70% dos US$ 9,2 bilhões serão bancados pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Atualmente em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro de 2013, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.
    O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em Parceria Público Privada (PPP): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h. Ao apresentar o projeto, o vice-governador Guilherme Afif Domingos disse que a intenção é "retirar os carros que congestionam as estradas" que chegam a São Paulo.

    As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.

    Ao apresentar o projeto aos investidores estrangeiros, Afif disse que ele "conversa" com os planos de construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade", disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.

    OBS: EXISTEM LEITOS DE FERROVIAS DESATIVADAS, COMO A PAULISTA QUE PODEM SER APROVEITADOS. LIGAÇÃO DIRETA DE SÃO PAULO / CAMPINAS / AMERICANA. ANTES TARDE, MAS AINDA HÁ TEMPO.  JÁ PASSEI TANTAS VEZES PELA ESTAÇÃO DA LUZ, QUE LEMBRO DO CHEIRO DA ESTAÇÃO.!! HAVIA UMA ARTICULAÇÃO: A SANTOS A JUNDIAÍ PARAVA NA ESTAÇÃO DA LUZ. FAÍZIAMOS BALDEAÇÃO E ÍAMOS APANHAR O TREM DA PAULISTA QUE ESTAVA NA OUTRA PLATAFORMA E ÍAMOS PARA CAMPINAS. TEMPO  DE MUITAS SAUDADES.

    SÓ FALTA AGORA CULPAREM OS BOMBEIROS....

    “Normas para evitar tragédias existem, faltam bombeiros para cobrar”

    Superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio diz que governos precisam aumentar número de responsáveis por fiscalização em todo o País

    iG São Paulo |

    A Norma Técnica 9077, que estabelece regras sobre quantidade, medidas, equipamentos e distâncias exatas de saídas de emergência para qualquer estabelecimento, tem 36 páginas. No papel, há mais 63 normas detalhando itens de segurança contra incêncio como plano de emergência, formação da brigada, chuveiros, portas corta-fogo e barras antipânico para evitar tragédias como a deste domingo em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Conhecimento há, falta gente para cobrar”, diz José Carlos Tomina, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndios que estabelece cada uma das regras.

    O grupo discute quinzenalmente procedimentos para evitar vítimas como as da boate Kiss. Cada município ou Estado decide se torna as normas leis para emitir o alvará que permite a abertura e funcionamento de estabelecimentos comerciais e residenciais. Após a tragédia, a criação de uma legislação nacional passou a ser defendida.
    Deivid Dutra/A Razão
    Bombeiros fazem o socorro na boate Kiss. Maioria dos municípios não tem profissionais contra incêndio

    “A gente espera que as prefeituras adotem e exijam as normas, mas para isso precisaria haver bombeiros para fiscalizar”, afirma o especialista. Segundo ele, apenas 11% dos municípios brasileiros têm bombeiros e a proporção por habitantes é de um para cada 5 mil pessoas, enquanto o certo seria haver um para cada mil.
    “No caso de Santa Maria havia bombeiros, mas não era possível fazer mais nada depois do fogo. Os bombeiros precisariam ter atuado antes. Pelo tamanho da tragédia fica claro que houve negligência e soma de problemas que poderiam ser vistos com antecedência”, diz.
     
    Por ano, 200 mil incêndios
     
    Tomina afirma que não há estatísticas sobre a quantidade ou porcentual de estabelecimentos que atendem às exigências, porém o número de incêndios dá indícios de que a prevenção é baixa. Por ano, os bombeiros atendem 200 mil chamados para apagar fogo. “São ocorrências grandes, que lev am ao deslocamento de viaturas. A maioria não ficamos nem sabendo.”
    Para ele, os municípios podem adotar bombeiros civis para agilizar o aumento do número de profissionais atuando no combate a incêndios. “É uma iniciativa que já existe em cidades como Joinville (Santa Catarina). Há décadas o Brasil está estagnado na proporção de bombeiros estaduais e essa é uma medida que aceleraria o processo e precisa ser incentivada financeiramente pelo governo federal.”

    OBS: SE EXISTEM NORMAS TÉCNICAS JÁ APROVADAS PELOS SETORES COMPETENTES, E OS E OS DONOS DESSA EMPRESA AS CONHECIAM, INDEPENDENTE DE VIR OU NÃO OS BOMBEIROS, ELES DEVERIAM CUMPRIR AS NORMAS. NÃO ADIANTA AGORA QUERER ENCONTRAR UM BODE EXPIATÓRIO. SE PRECISA TER "XIS" NÚMERO DE EXTINTORES LOCALIZADOS ESTRATÉGICAMENTE OS EMPRESÁRIOS QUE CUMPRAM AS NORMAS, SE TEM QUE REVIZAR EXTINTORES A CADA 6 MESES, ELES QUE CUMPRAM AS NORMAS. AFINAL PARA QUE ELAS SERVEM? EXISTE UMA FALHA GRITANTE NESSA TRÁGICA CASA DE ESPETÁCULOS, E QUE A LEGISLAÇÃO PRECISA CORRIGIR COM URGÊNCIA: ESSE TIPO DE AMBIENTE NÃO PODE TER SÓ UMA PORTA. É PRECISO QUE TENHA OUTRA PORTA NO LADO OPOSTO. SE HÁ DIFICULDADES, QUE ARRUMEM OUTRO LOCAL.
     
       

    A FALTA DE "CIDADANIA", FALTA DE EDUCAÇÃO ATRAPALHA ATIVIDADE DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DE NOSSA SEGURANÇA

    Polícia Militar recebe oito trotes por hora no 190

    Bombeiros vivem situação pior: das 300 ligações recebidas diariamente, só 18 são verdadeiras urgências

    27/01/2013
    Jornal A Cidade (PIRACICABA)
                   
    Matheus Urenha
    A Polícia Militar (PM) recebe cerca de 180 trotes por dia pelo telefone 190. A cada hora, são quase oito ligações falsas. Os números preocupam a corporação, pois muitos atendimentos são retardados por causa das brincadeiras feitas, na maioria das vezes, por crianças.
    O Corpo de Bombeiros também enfrenta o mesmo problema, mas grande parte dos trotes é realizada por adultos.
     
     
    Em 2012, a PM registrou em 65.915 trotes ao telefone de emergência 190. Em relação a 2011, quando foram registrados 45.162 trotes, houve um aumento de 45,95%. A situação é mais preocupante quando os policiais chegam a ir até o local da suposta ocorrência. Somente no ano passado, a polícia deslocou 585 viaturas para falsos pedidos.
    "Do total de 65.915 trotes em 2012, 42% são crianças com as mais variadas posturas. Uns gritam, outros riem, outros xingam. Este comportamento pode ser visto como uma ameaça à busca pela excelência no atendimento do serviço de emergência", afirma a tenente da PM Liliane Pinheiro Rivoiro.
    Segundo o tenente da PM, Antônio Gustavo Campos Rivoiro, quando a ocorrência é verdadeira a criança está nervosa e, geralmente, chora. "Percebemos pelo tom da voz. Muitos ligam também pedindo qualquer outra informação como o número do Daerp e da CPFL", comenta o tenente.
    A PM orienta que pais e professores conversem com as crianças sobre a importância de utilizar o 190 com responsabilidade. Segundo a PM, o 190 deve ser discado somente nos casos em que haja a necessidade da presença da polícia no local. Nos casos de denúncia, a pessoa deve ligar para o 181.
    Crime
    A ligação telefônica no sentido de enganar ou retardar empresas ou pessoas é considerada crime, segundo o artigo 266 do Código Penal. De acordo com o artigo 340, "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado" também é crime e a pena pode variar de um a seis meses de detenção ou multa.
    "A punição é uma grande ferramenta para coibir o trote", afirma o tenente An- tônio Rivoiro.
    Copom amplia atendimento
    A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) passará a atender mais 20 cidades, entre elas, Araraquara, Barretos e Franca.
    Hoje, o Copom atende a nove municípios da região de Ribeirão Preto (Sertãozinho, Ribeirão Bonito, Dourado, Ibaté, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Descalvado, São Carlos e Ribeirão Preto). Segundo o tenente da PM, Antonio Gustavo Campos Rivoiro, a expectativa é que o número de ligações diárias que hoje é de 3.550 aumente em 2.500 chamadas recebidas pelo 190.
    "O trabalho será concentrado e facilitado. O policial que antes estava atendendo as ligações nessas cidades vai pra rua", afirma o tenente. A equipe do Copom, de 100 policiais, será mantida. "Falta só resolver algumas questões com as empresas de telefonia para iniciarmos o trabalho integrado", diz Rivoiro.
    Outra novidade é que o Cobom também funcionará no mesmo local do Copom. A mudança deve ocorrer em dois meses. O cobom conta com dois atendentes e um despachante. "Objetivo é melhorar o serviço de atendimento e promover a integração dos trabalhos", comenta o tenente.
    Nos Bombeiros, 9 de cada dez ligações são falsas
    Na Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Ribeirão Preto, são registradas aproximadamente 300 ligações por dia. Destas, segundo a corporação, apenas 18 são verdadeiras. O restante, 94%, é trote.
    "A maior preocupação do Corpo de Bombeiros é o uso indevido do telefone de emergência 193, porém nossos atendentes são treinados e orientados na detecção desse tipo de ligação. Portando, cabe a cada um conscientizar-se de que passar trote não é legal e seu cometimento poderá prejudicar a quem comete", diz a nota dos bombeiros.
    Ainda segundo a corporação, o 193 deve ser discado em três tipos de emergência: patrimonial, meio ambiente e risco de morte.

    OBS: A FALTA DE RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS QUE LIGAM É ALARMANTE. DIZER QUE 94% DAS LIGAÇÕES AOS BOMBEIROS É "TROTE", E MUITAS LIGAÇÕES SÃO FEITAS POR ADULTOS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PRECISA OCORRER UMA CAMPANHA EDUCATIVA, PARA QUE ESSAS PESSOAS RESPEITEM E ENTENDAM QUE OS PROFISSIONAIS ESTÃO NESSE SERVIÇO, PARA PROPORCIONAR PROTEÇÃO E SEGURANÇA AOS CIDADÃOS. NÃO FAZ SENTIDO ESSE PROCEDIMENTO. PODE-SE TAMBÉM, COM TÉCNICA, INSTALAR IDENTIFICADORES DE CHAMADA E PUNIR OS ENGRAÇADINHOS. ESSE PESSOAL, DEVE SER O MESMO QUE JOGA LIXO NAS RUAS, GARRAFAS PLÁSTICAS NA ESTRADAS.

    AS RELAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO (QUALQUER TRABALHO)

    J. Dubner- The New York Times News Service/Syndicate

    Qual a real importância de um bom chefe?

    Um de nossos podcasts recentes do "Freakonomics Radio" chama-se "Qual a real importância de um bom chefe?". Ele é baseado no documento de trabalho de 2012 "O valor dos chefes", de Edward Lazear e Kathryn Shaw, ambos da Universidade Stanford, e Christopher Stanton, da Universidade de Utah.
     

     
    Um de nossos podcasts recentes do "Freakonomics Radio" chama-se "Qual a real importância de um bom chefe?". Ele é baseado no documento de trabalho de 2012 "O valor dos chefes", de Edward Lazear e Kathryn Shaw, ambos da Universidade Stanford, e Christopher Stanton, da Universidade de Utah. No podcast, ouvimos Lazear descrever o problema básico:
    "Suponha que você olhe uma firma e a considere altamente produtiva. Bem, talvez o seja por contar com trabalhadores produtivos, por dispor de tecnologia produtiva ou por ter bons supervisores que melhoram a produtividade dos trabalhadores, e não é muito fácil separar um efeito do outro".
    Então, como é possível mensurar o impacto dos chefes? Dados, pessoal, dados. E Shaw citou um conjunto de dados enorme de uma empresa com aproximadamente 24 mil funcionários e dois mil chefes. Segundo o resumo do estudo:
    "Três achados se destacam. Primeiro, a escolha do chefe é importante. Existe uma variação substancial na qualidade do chefe medida pelo efeito sobre a produtividade do trabalhador. Trocar o chefe localizado nos dez por cento inferiores em termos de qualidade do chefe por alguém da fatia dez por cento superior aumenta a produção total da equipe quase na mesma medida que o acréscimo de um funcionário a uma equipe de nove pessoas. Utilizando uma normalização, isto implica que o chefe mediano é cerca de 1,75 vez mais produtivo do que um trabalhador médio. Em segundo lugar, a atividade principal do chefe é ensinar conhecimentos que persistem. Em terceiro lugar, a atribuição eficiente aloca os melhores chefes aos melhores empregados porque os chefes bons aumentam a produtividade dos trabalhadores de alta qualidade numa proporção maior que a dos de baixa qualidade".
    O podcast também inclui uma conversa que tivemos algum tempo atrás com um tipo muito diferente de chefe: Joe Maddon, gerente do Tampa Bay Rays, time da liga principal de beisebol. Ele participou rapidamente do podcast "Qual é a importância real do presidente?", mas aqui temos tempo para uma conversa mais substancial.
     
    OBS: APRENDI NA ESCOLA DA VIDA QUE DEVEMOS SER ORGANIZADOS, ATIVOS, ÚTEIS, PONTUAIS, SOLIDÁRIOS, CRIATIVOS E PRODUTIVOS. MAS SEMPRE TEREMOS UM CHEFE POR PERTO. OS COMERCIANTES TEM UM CHEFE (OS CLIENTES) E SE NÃO ENTRA CLIENTE, A FIRMA FECHA. ASSIM, POR TODO LADO DEPENDEMOS DE ALGUÉM. MAS APRENDI TAMBÉM QUE NÃO DEVEMOS SER APÁTICOS, SERVÍS, SUBSERVIENTES. UM TRABALHADOR DEVE TER SUAS IDÉIAS. E QUANDO SUAS IDÉIAS SÃO BOAS, DEVE DEFENDÊ-LAS. OUÇO FALAR QUE O MUNDO DO TRABALHO MUDOU MUITO. QUEM DIVERGE DO CHEFE CORRE RISCO DE SER DEFENESTRADO. ACREDITO QUE NÃO SEJA BEM ASSIM. O "CHEFE INTELIGENTE", DEVE SABER, O QUÃO IMPORTANTE É, TER UM SUBORDINADO COM IDÉIAS PRÓPRIAS. PORQUE MUITOS SÃO  BAJULADORES DE CARREIRA E EXISTEM AOS MONTES. BASTA LEVANTAR UMA PEDRA NA BEIRA DO CAMINHO E LÁ ESTARÁ UM BAJULADOR. ENTÃO UM BOM CHEFE DEVE SABER DELEGAR, COBRAR, DIALOGAR, PROPOR. QUANDO TEMOS UM CHEFE AUTORITÁRIO, OS SUBORDINADOS PODEM SENTIR MEDO. A UM BOM CHEFE, GUARDAMOS RESPEITO. O BOM CHEFE QUANDO TEM ALGUMA TAREFA ESPINHOSA, NÃO VAI ENTREGAR A UM BAJULADOR. ELE SABE QUE ESSE AUXILIAR NÃO TERÁ CONDIÇÃO DE RESOLVER A QUESTÃO. ENTÃO CABERÁ AO FUNCIONÁRIO QUE TEM FORÇA PRÓPRIA CUIDAR DESSE ASSUNTO. O BOM TRABALHADOR PROCURA SE QUALIFICAR TECNICAMENTE E NÃO TEM MEDO DE PROPOR ALGO DESCONHECIDO AOS DEMAIS. EXPLICARÁ E AÍ, O BOM CHEFE SAIRÁ SORRINDO DESSE ENCONTRO. UM DETALHE: O BOM CHEFE QUANDO ALMEJA UMA PROMOÇÃO, DEVE TER POR PERTO (NA SUA EQUIPE) ALGUÉM EM CONDIÇÕES DE PODER SUBESTITUI-LO Á ALTURA. CASO CONTRÁRIO ELE NÃO GALGARÁ MAIS UM DEGRAU EM SUA CARREIRA.
    NA FOTO TEMOS EXEMPLO DE UM BOM CHEFE QUE SOUBE "GARIMPAR" E ESCOLHER UMA BOA AUXILIAR PARA SUBSTITUI-LO.