quinta-feira, 30 de maio de 2013

PARA ONDE VÃO OS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS

Investimento estrangeiro

Acertos  inquestionáveis

Ao contrário do que diz um jornal inglês, o apetite estrangeiro para investir no Brasil segue firme, como sugere a bem-sucedida série de captações em dólar
por Delfim Nettopublicado 24/05/2013 12:00, última modificação 30/05/2013 10:20
Frequentemente e com as exceções de praxe, a mídia no exterior não costuma se mostrar atualizada sobre a realidade brasileira, em particular em relação à economia, campo em que não parece existir muito cuidado na apuração dos fatos e certa extravagância. No momento em que o editorial de importante publicação financeira europeia afirmava ter diminuído o apetite do capital estrangeiro em participar do desenvolvimento brasileiro, quatro fatos apontavam inquestionavelmente na direção oposta:

1. O sucesso da 11ª licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás, realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), permitirá ao Tesouro arrecadar 2,8 bilhões de reais em bônus de assinatura relativos aos 142 blocos licitados em uma área de 100 mil quilômetros quadrados. Como conciliar a resistência, apontada na mídia estrangeira, com essa manifestação concreta do apetite do capital externo quando, das 30 empresas de 11 países participantes da licitação (que ganharam os blocos), nada menos do que 18 são estrangeiras, com um ágio médio de mais de 700%?
2. Em segundo lugar, quem comprou as ações do Banco do Brasil no lançamento mundial da abertura do capital do BB Seguridade? Foi uma operação que captou 11,4 bilhões de reais de investidores, no maior IPO do mercado internacional no último semestre. 3. Em terceiro, o resultado do lançamento no exterior de Bônus da República que captou 750 milhões de dólares com vencimento em 2023 e taxa de risco pela primeira vez abaixo dos 100 pontos-base em relação ao título de dez anos do Tesouro americano. 
4. Em maio deste ano, em um único dia, a Petrobras captou nada menos do que 11 bilhões de dólares no mercado da dívida internacional, a maior realizada por uma empresa de país emergente em qualquer tempo. Um tremendo sucesso obtido justamente pela Petrobras (cujas ações estavam sendo estigmatizadas no mercado), construindo praticamente uma “curva de juros”.
O governo tem obtido sucesso ao enfrentar os problemas estruturais, com dificuldades ainda nos gargalos dos transportes terrestres e nas administrações aeroportuárias, mas ganha agora um alento com a aprovação da MP capaz de incentivar o investimento privado para modernizar a atividade dos portos marítimos.

O Planalto travou duras batalhas para a redução da taxa real de juro, o que, com a importante redução das tarifas de energia elétrica, são dois fatores essenciais para a volta dos investimentos (inclusive estrangeiros) na expansão da produção industrial. Decidiu ainda desonerar as folhas de pagamento, fundamental para o setor exportador. E tem avançado nos empreendimentos da infraestrutura à iniciativa privada.
Há progressos na aceleração de importantes projetos no setor da energia, com o início de operação da emblemática Usina Hidrelétrica de Jirau, no mês de junho, e a continuidade das obras da Usina de Santo Antônio (ambas no Rio Madeira) e a superação dos obstáculos na construção de Belo Monte, no Rio Xingu.
Além do avanço das obras físicas nesse setor, uma importante decisão foi tomada pela ilustre desembargadora Marli Ferreira, do Tribunal Regional Federal da Terceira Região. A sentença derrubou uma liminar que impedia a construção de hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai, região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que deverá permitir a continuidade dos projetos de 87 usinas de pequeno e médio portes (PCHs).
A liminar suspendia a expedição ou renovação de licença prévia ou de instalação em todos os processos de licenciamento ambiental para a construção de hidrelétricas na região, atendendo a alegações de ONGs, segundo as quais “se todos os empreendimentos fossem instalados, o ciclo das cheias do Pantanal seria alterado” (!).
Em sua bem fundamentada decisão, a desembargadora Marli Ferreira afirma: “Decretar-se a invalidade do licenciamento ambiental exercido dentro das determinações legais com foco na preservação do meio ambiente pantaneiro é afastar a competência administrativa do poder público e dos órgãos licenciadores da manutenção responsável do meio ambiente, em todas as suas vertentes e outorgar ao autor da ação um poder normativo legiferante que não lhe pertence”.

OBS: COM A "ANEMIA" ECONÔMICA NA EUROPA, OS INVESTIDORES SE VOLTAM PARA O BRASIL, E INVESTEM NA PETROBRÁS, EM HIDRO-ELÉTRICAS, NAS EÓLICAS, NOS LEILÕES QUE OCORRERÃO EM BREVE PARA FERROVIAS, FERROVIAS DE ALTA VELOCIDADE, E OUTROS SETORES. O BRASIL SEGUE, CADA VEZ MAIS ROBUSTO.

LINDBERGH FARIA TEM DIREITO A CONCORRER AO GOVERNO DO 3º MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO PAÍS

PT já monta palanques sem PSB e insiste com Lindbergh no Rio


Em reunião realizada anteontem em Brasília, cúpula do partido de Dilma mapeia acertos estaduais para a eleição


29 de maio de 2013
O encontro ocorreu na noite de anteontem, em Brasília, no apartamento do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), e contou com a participação da maioria dos senadores do partido e com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão.
O fim da união com o PSB deve-se ao fato de os petistas terem como certa a candidatura à presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O jantar, que teve como pratos principais peixe e cordeiro, ocorreu no mesmo dia em que Campos anunciou em Pernambuco a filiação de seu vice, João Lyra Neto (PDT) ao partido. No mesmo evento foram distribuídos panfletos em que Campos aparece como candidato a presidente. A manobra foi lida como uma forma de o governador assegurar um palanque no próximo ano.
Além do cenário nacional, os petistas também discutiram os palanques estaduais e consideraram como certa a candidatura do senador Lindbergh Faria ao governo de Rio. Essa possibilidade se choca com os planos do atual governador Sérgio Cabral (PMDB) que defende o nome do vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Cabral subiu o tom na semana passada ao falar em jantar promovido pelo vice-presidente e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, que caso o PT tenha candidato não asseguraria um palanque para Dilma Rousseff.
As declarações do peemedebista foram minimizadas no jantar de ontem. No tabuleiro eleitoral, os petistas consideram que não devem abrir mão de Lindbergh uma vez que o PMDB também está em choque direto com a legenda em locais estratégicos como o Rio Grande do Sul e a Bahia.

OBS: O PT NÃO PODE SE SUBMETER AOS CAPRICHOS DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL. LINDBERGH JÁ É TARIMBADO NOS MOVIMENTOS DE RUA, FAZ ÓTIMO MANDATO NO SENADO E ESTÁ QUALIFICADO PARA O EXERCÍCIO DO GOVERNO.

COM ECONOMIA ORGANIZADA, BRASIL AGORA PRECISA DE FERROVIAS

Brasil deixa de ser lanterna dos Brics e fica atrás apenas da China, diz IBGE

PIB do País subiu 1,9% ante o mesmo trimestre do ano anterior - mesmo porcentual apurado pela África do Sul -, superando a Rússia (1,6%) e atrás apenas da China (7,7%)

Agência Estado |
 
Agência Estado
Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma Rousseff, ao lado dos presidentes da China (esq.), da África do Sul e da Rússia e do primeiro ministro da Índia, participa da abertura da 5ª Cúpula dos Brics
Após ficar na lanterna dos países do grupo Brics (que inclui ainda a Rússia, Índia, China e África do Sul) no ano passado, o Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com um desempenho melhor. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro subiu 1,9% ante o mesmo trimestre do ano anterior - mesmo porcentual apurado pela África do Sul -, superando a Rússia (1,6%) e atrás apenas da China (7,7%). A Índia só divulgará os dados de suas contas nacionais na sexta-feira, 1º de junho.
"A curva mostra um movimento recente (dois últimos trimestres) de desaceleração nesses países (China, Rússia e África do Sul), enquanto o Brasil vai na direção oposta", observou a gerente da coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis. Embora a China ainda apresente um crescimento superior à média, uma redução no ritmo de alta do PIB chinês pode ter impactado no desempenho das exportações brasileiras e deve ser observado, alertou Rebeca.
 
 
 
 
 
 
A comparação com países da Europa, Ásia e com os Estados Unidos foi feita em relação ao trimestre imediatamente anterior, base em que o Brasil cresceu 0,6%. As economias europeias continuaram apresentando desempenho pífio. A União Europeia como um todo teve recessão de 0,1%.
Na lista analisada pelo IBGE, a Alemanha, motor da economia da Europa, mostrou crescimento de apenas 0,1%. O PIB foi negativo para a França (-0,2%), Portugal (-0,3%), Itália (-0,5%), Espanha (-0,5%). O Reino Unido cresceu 0,3% de janeiro a março.
Os Estados Unidos registraram uma alta de 0,6% no PIB, resultado semelhante ao brasileiro. Na Ásia, a economia da Coreia do Sul e a japonesa, que vem adotando uma política expansionista, avançaram os mesmos 0,9%.

OBS: PELOS DADOS ACIMA, NOTA-SE QUE A UNIÃO EUROPÉIA TEM DIVERSOS MEMBROS QUE AINDA PATINAM NA CRISE ECONÔMICA. O GOVERNO BRASILEIRO ESTÁ AGILIZANDO AS PROVIDÊNCIAS PARA IMPLANTAR EXTENSA MALHA FERROVIÁRIA, TANTO NAS FERROVIAS CONVENCIONAIS, COMO EM TRANSPORTE DE ALTA VELOCIDADE. O PAÍS PRECISA TANTO DE ACELERAR O FLUXO DE CARGAS COMO DE PASSAGEIROS. DESSA FORMA HAVERÁ UMA SUBSTANCIAL REDUÇÃO NO MOVIMENTO DE NOSSAS RODOVIAS E QUEM GANHA É O PAÍS.
     
 
 
 

PROTESTOS NA EUROPA. O DESEMPREGO DÓI NO POVO

Europa vive quarta-feira de protestos


Atualizado em 14 de novembro, 2012 - 17:49 (Brasília) 19:49 GMT

Manifestações contra medidas de austeridade fiscal aconteceram em 23 países.
Para executar este conteúdo em Java você precisa estar sintonizado e ter a última versão do Flash player instalada em seu computador.

Protestos na Europa / BBC
Europeus protestaram contra pacote de medidas de austeridade fiscal
Milhares de europeus participaram nesta quarta-feira de uma série de protestos e greves contra o crescente desemprego e as medidas de austeridade fiscal nos países que compõem a União Europeia.
Greves na Espanha e em Portugal interromperam os transportes, além de fecharem estabelecimentos comerciais e escolas. Na capital espanhola, Madri, a polícia e os manifestantes entraram em confronto.
Os protestos ocorreram simultaneamente em 23 países, incluindo Grécia, França e Bélgica, segundo afirmaram sindicatos à BBC.
Centenas de voos também foram cancelados.
As companhias aéreas estão recomendando a seus passageiros que chequem o status de seus voos antes de saírem de casa rumo aos aeroportos.
A British Airways e a Easyjet estão entre as empresas forçadas a cancelar alguns de seus serviços.
Um porta-voz de Heathrow, o aeroporto internacional de Londres, disse à BBC que 36 voos já foram cancelados devido aos protestos.

Sem trabalho

Sindicatos na Espanha e em Portugal iniciaram os protestos à 0h local em retaliação às medidas de aperto fiscal que combinam aumento de impostos com cortes em salários, pensões, benefícios e serviços sociais.
A situação é particularmente instável na Espanha, onde o desemprego ronda 25% da força de trabalho, o maior da Europa.
Em vários momentos do dia, polícia e manifestantes entraram em confronto em inúmeras cidades espanholas.
Na capital, Madri, houve confronto em uma garagem de ônibus depois que os manifestantes tentaram impedir que os veículos deixassem o local.
O ministro do Interior espanhol afirmou que mais de 80 prisões foram efetuadas por todo o país. Dezenas de países, incluindo 18 policiais, foram feridos.
O governo, entretanto, diminuiu a importância do protesto, alegando que a rede elétrica registrava 80% de uso.
Mas os sindicatos afirmaram que as operações de grandes companhias, como Danone e Heineken, foram interrompidas pelas manifestações.
No vizinho Portugal, manifestantes tomaram as ruas nas primeiras horas do dia, carregando placas em que criticavam a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).
A tríade, conhecida como troika, emprestou 78 bilhões de euros (R$ 200 bilhões) como condição para a realização de medidas de austeridade fiscal.
A taxa de desemprego no país atingiu o recorde histórico de 15,8% segundo a última divulgação, ocorrida na quarta-feira.
Protestos na Europa / BBC
População está insatisfeita com corte de gastos
O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho reconheceu que o aumento era uma "notícia ruim" que ele próprio não esperava.
"Nós sabemos que o nível de desemprego aumentará um pouco mais antes de decair", acrescentou.
Na Itália, os sindicatos convocaram uma série de protestos de quatro horas ao longo dia que afetaram os transportes rodoviários, ferroviários e aéreos.
Correspondentes disseram, no entanto, que os primeiros sinais do impacto foram limitados. A polícia em Roma lançou bombas de gás lacrimogênio em direção aos manifestantes, que revidaram atirando objetos em direção às forças de segurança.
Na Grécia, o protesto foi a terceira maior passeata em dois meses.
Desde que recebeu o pacote de resgate europeu, seguidos governos tentam, em vão, administrar a impopularidade gerada pelos cortes de gastos como condição para o recebimento das parcelas dos empréstimos do FMI e da União Europeia.
No começo desta semana, parlamentares gregos aprovaram o quinto pacote de austeridade fiscal, que inclui cortes de salários e pensões, além de reformas no mercado de trabalho, assim como um orçamento apertado para o próximo ano.
Na França, cinco sindicatos organizaram passeatas em mais de 100 cidades, mas não realizaram greves, segundo a agência de notícias Reuters.
Na Bélgica, os manifestantes protestaram na capital Bruxelas fora das embaixadas da Alemanha, Espanha, Grécia, Chipre, Portugal e Irlanda. Eles entregaram uma carta a Laszlo Andor, o comissário da União Europeia para emprego, assuntos sociais e inclusão, parabenizando-o por ganhar o que eles chamaram de "Prêmio Nobel de Austeridade", disse a correspondente da BBC em Bruxelas, Maddy Savage.
As manifestações e as greves atingiram muitas das linhas de trem de alta velocidade regularmente frequentadas por políticos, conselheiros e diplomatas por toda a União Europeia.
Eurostar e o Thalys, que liga Bruxelas a Londres e Paris, foram particularmente afetadas, com atrasos e cancelamentos.

OBS: É PRECISO UM NOVO CAMINHO PARA VENCER A ESTAGNAÇÃO.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

IRMÃOS VIANA DOMINAM O ESTADO DO ACRE HÁ MAIS DE VINTE ANOS.

Desembargadora que analisa caso G7 denuncia ameaça

29 de maio de 2013 | 19h 25

RICARDO BRANDT E ITAAN ARRUDA - Agência Estado

A desembargadora Denise Castelo Bonfim, do Tribunal de Justiça do Acre, que analisa o inquérito da operação G7 sobre o suposto cartel de empresários que teria fraudado contratos públicos com a participação de integrantes do primeiro escalão, do governo Tião Viana (PT), enviou um comunicado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma ameaça sofrida por ela e um suposto plano para matá-la, relatado por um preso do Estado. A desembargadora solicitou segurança pessoal e pediu que os pedidos de liberdade dos acusados sejam julgados em Brasília.

No documento, a desembargadora relata que na tarde de segunda-feira, 27, foi comunicada pela juíza Luana Campos, da Vara de Execuções Penais do Acre, sobre um "possível planejamento" para matá-la. Um criminoso detido no presídio da Papudinha, onde estão 13 dos 15 presos do inquérito da G7, afirmou à juíza Luana Campos ter ouvido comentários sobre um suposto atentado.

A desembargadora também comunicou ao STF e ao CNJ uma ameaça anônima feita por telefone há 15 dias. "Esta Desembargadora também recebeu uma ligação sem sinal de identificação dizendo os seguintes imperativos: ''Cuidado! Tenha cuidado com a sua vida!''", escreveu a magistrada.

"Em razão da reiteração das informações e ainda, achando por cautela ser comunicado aos setores públicos necessários, comunico a Vossa Excelência para conhecimento e providências", relata Denise Bonfim.

"Nós queremos deixar bem claro que esse tipo de intimidação, em nenhum momento, vai fazer qualquer juiz recuar ou deixar de cumprir o seu dever", afirmou o presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Raimundo Nonato da Costa.

O CNJ vai pediu ao TJ informações sobre quais medidas de segurança foram adotadas para preservar a vida da desembargadora e que passou a monitorar o caso.

Caso G7
A desembargadora vai analisar o inquérito da Operação G7 concluído nesta segunda-feira, 27, que indiciou 22 pessoas, entre elas dois secretários do governo do Estado e um sobrinho do governador, Tiago Viana - funcionário da Secretaria da Saúde. Caberá a ela também decidir se pede novas investigações para apurar suposto envolvimento do governador em crimes.

Um relatório complementar feito pela PF relaciona citações, conversas e indícios ligando o nome do governador Tião Viana aos indiciados por formarem um suposto esquema de fraudes que teriam desviado em apenas seis contratos analisados R$ 4 milhões. O secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, disse que o governo está tranquilo e que não há atos ilícitos praticados por agentes públicos.

Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça levou para sessão do Pleno os pedidos de relaxamento de prisão de 14 dos 22 indiciados que estão presos desde o dia 10, preventivamente. Dos nove desembargadores presentes, cinco tinham alguma relação de parentesco com os indiciados, inclusive o presidente do TJ, desembargador Roberto Barros.





Ray Melo, da redação de ac24horas -Mais uma vez a pensão vitalícia paga aos ex-governadores do Acre volta a pauta na Assembleia Legislativa do Acre. O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) apresentou uma Proposta de Emenda a Constituição do Acre, pedindo a extinção da aposentadoria que também é considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC de Gilberto Diniz suprime integralmente o disposto do artigo 77 da Constituição do Estado do Acre.

O benefício que foi extinto pelo ex-governador Orleir Cameli e reestabelecido pelo ex-governador e atual senador Jorge Viana (PT), que apresentou um projeto na época em que governou o Estado, propondo o retorno na pensão, considerada por muitos juristas, como um benefício imoral apoiado por leis estaduais aberrantes, decisões judiciais estaduais e Ministério Público tolerante.

O STF decidiu pela inconstitucionalidade das pensões concedidas após a CF de 88 porque, de acordo com a relatora da ADI 3.853, a ministra Cármen Lúcia, o comportamento adotado pelos estados desatende, a um só tempo, os princípios da moralidade, impessoalidade, isonomia e simetria (porque não existe mais o precedente da Carta de 1969, relativo ao seu art. 184), implicando em retribuição pecuniária a título gratuito.

O deputado Márcio Bittar (PSDB) também entrou na luta pelo fim da pensão de ex-governador. O tucano apresentou na Câmara Federal, a proposta prevê a inclusão do parágrafo 22 no art. 40 da Constituição Federal. Pelo dispositivo fica proibido o pagamento, a qualquer título, de benefícios vitalícios (aposentadorias) a ex-prefeitos e a ex-governadores.

A PEC de Gilberto Diniz encontrará resistência no Poder Legislativo, já que a cúpula petista que apoia Jorge Viana, um dos beneficiados com a pensão de R$ 26 mil – não votará contra o líder maior da Frente Popular. Viana acumula o salario de senador e a pensão de ex-governador, alcançando uma renda mensal de mais de R$ 50 mil. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) é outro político que acumula a pensão e o salario de parlamentar. Melo tem rendimentos semelhantes ao do petista Jorge Viana 

Desembargadora Denise Bonfim
Gina Menezes, da Agência ContilNet Membros da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), durante entrevista coletiva concedida às 10 horas de terça-feira (28), revelaram que Denise Bonfim, a desembargadora que expediu os mandados de busca, apreensão e prisão dos envolvidos na Operação G7, está sendo ameaçada de morte.

De acordo com o presidente da Asmac, Raimundo Nonato da Costa Maia, os comentários dando conta da ameaça estariam vindo de dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde.

“Comentários dizem que o recado era: essa mulher deve ser eliminada. Ela tem recebido ligações ameaçadoras através do celular pessoal”, declarou.

O presidente da Asmac negou, ainda, que as decisões judiciais desencadeadas no Estado tenham qualquer tipo de ligação com grupos políticos. “O Judiciário tem um trabalho isento de qualquer grupo político”, diz.

Giordano Dourado, membro da Asmac, afirmou que a associação não se intimidará diante de qualquer tipo de ameaça e que se necessário buscará outras providências.

“Se continuar, levaremos o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pediremos uma intervenção federal no Estado”, declarou.
 
A respeito das críticas feitas aos magistrados, o presidente Raimundo Nonato diz que é uma prática antiga tentar descredibilizar o Judiciário, mas que nem por isso eles irão se intimidar.

“Não iremos nos curvar a críticas e ataques, e continuaremos a cumprir o nosso juramento de defender a Constituição”, afirma.


 

TRANSCRITO DO BLOG DO ZÉ DIRCEU

Boa análise sobre a possível vinda dos médicos cubanos ao país
Publicado em 25-Mai-2013

“Não é momento para reações corporativistas e preconceituosas”...
Image
Zeca Dirceu
Imperdível o artigo do deputado Zeca Dirceu (PT-PR) publicado hoje em O Globo, ainda que vocês possam considerar que eu, como pai, sou suspeito para falar. Mas, é fato, sob o título “Preconceito com Cuba”, o texto do meu filho deputado traz números que atestam a importância da vinda dos médicos estrangeiros para atuar em áreas carentes desses profissionais no Brasil.

Zeca traz números que faço questão de publicar aqui. Nosso déficit de profissionais dessa área chega a 168.424 médicos. Atualmente, o país conta com 1,8 médico para cada grupo de mil habitantes e dos 371.788 médicos brasileiros, 260.251 estão nas regiões Sul e Sudeste, invariavelmente concentrados nas metrópoles e grandes centros urbanos.

O deputado Zeca Dirceu frisa que “o Ministério da Saúde quer alcançar a meta de 2,7 médicos por mil habitantes, a mesma proporção do Reino Unido, que, depois do Brasil, tem o maior sistema público de saúde no mundo, orientado para a atenção básica”. E lembra que na Inglaterra, 40% desses profissionais foram atraídos de outros países; que os EUA contam com 25% de médicos estrangeiros; e o Canadá, com 22%.

“Não é momento para reações corporativistas e preconceituosas”, destaca Zeca, lembrando que o Brasil estuda parcerias com diversos países e que Cuba "é reconhecida por grandes êxitos na medicina e tem 6,7 médicos por mil habitantes”.

O texto do Zeca inclui, ainda, uma citação do New England Journal of Medicina: “O sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso (dos EUA) não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA”.

NOSSOS PARLAMENTARES DEVERÍAM ESTUDAR A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA ISLÂNDIA

Igualdade social e pouco uso de drogas ajudam Islândia a controlar crime


Atualizado em 27 de maio, 2013 - 17:57 (Brasília) 20:57 GMT
Crimes violentos são praticamente inexistentes na ilha no norte da Europa
IslândiaEmbora eu tenha crescido na Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos (onde neva com frequência no inverno), senti uma sensação diferente ao ver as nevascas islandesas. Era algo paralisante, com rajadas de vento épicas que faziam com que os flocos de neve parecessem navalhas.
Quando deixei minhas malas no solo coberto de neve da capital, Reykjavik, um homem se aproximou de mim em um jipe.
Aquilo parecia uma loucura. Quem entraria no carro de um desconhecido?
Mas, apesar do que já me disseram sobre pegar carona com estranhos, pulei na parte traseira do veículo sabendo que nada de mal aconteceria.
Pois, afinal de contas, eu estava na Islândia. Eu ficaria por lá uma semana com o intuito de estudar os baixos índices de criminalidade do país. Essa era minha segunda viagem a essa gélida nação em seis meses.
Passei os últimos três anos na Universidade de Suffolk, no Estado americano de Boston, estudando direito internacional.
Antes de minha primeira visita a Reykjavik, em agosto de 2012, já havia definido o tema da minha tese: faria um estudo sobre a Convenção de Genebra para a guerra cibernética.
Mas aquela semana na Islândia mudou meus planos. Estava agradavelmente surpreso com o que vi.

Qual é o segredo?

Islândia / GettyOs crimes violentos eram praticamente inexistentes na Islândia. As pessoas pareciam despreocupadas com sua segurança ou de seus filhos, a ponto de deixar as crianças sozinhas na rua.
Passei temporadas na Noruega, na Suíça e na Dinamarca, mas agora esses países pareciam tomados pelo crime, em comparação com a Islândia.
De volta aos Estados Unidos, mudei o tema de minha tese. Queria saber qual era o segredo da Islândia.
Francamente, não há uma resposta perfeita para explicar por que o país está entre os que detêm os menores índices de criminalidade do mundo.
Taxa de homicídios na Islândia é de 1,8 por cada 100 mil habitantes, uma das mais baixas do mundo
Segundo o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), a taxa de homicídios na Islândia entre os anos de 1999 e 2009 nunca foi mais alta que 1,8 por 100 mil habitantes.
Os Estados Unidos, por sua vez, registraram no mesmo período taxas de homicídio anuais de 5 a 5,8 casos para cada 100 mil habitantes.
No Brasil, a taxa é ainda maior, de 23 homicídios por 100 mil habitantes.

Pouca diferença de classes

Depois de conversar com professores, autoridades, advogados e jornalistas, os fatores do sucesso da Islândia nessa área começaram a ser delineados – embora seja impossível determinar em que medida cada um deles contribui para o resultado final.
Em primeiro lugar, quase não há diferença entre as classes alta, média e baixa na Islândia. Por causa disso, praticamente inexiste tensão econômica entre classes – algo raro em outros países.
Um trabalho de um estudante da Universidade do Missouri que analisou o sistema de classes islandês descobriu que somente 1,1% dos participantes do levantamento se descreviam como classe alta e apenas 1,5% como classe baixa.
Os 97% restantes se identificaram como classe média, ou trabalhadora.
Em uma das minhas três visitas ao Parlamento islandês, me reuni com Bjorgvin Sigurdsson, ex-presidente do grupo parlamentar da Aliança Social Democrata.
Para ele e para a maioria dos islandeses com quem falei, a igualdade é a principal causa da quase ausência de crimes.
"Aqui os filhos dos magnatas vão aos mesmos colégios que o restante das crianças", afirmou Sigurdsson.
Para ele, os sistemas de serviços públicos e de educação do país promovem a igualdade.

Muitas armas, poucas drogas

Islândia / AFPApesar de criminalidade baixa, muitos islandeses têm posse de armas de fogo
Os poucos crimes que acontecem no país geralmente não envolvem armas de fogo, apesar dos islandeses possuírem muitas.
A página de internet GunPolicy.org estima que haja aproximadamente 90 mil armas no país – cuja população é de cerca de 300 mil pessoas.
Isso faz com que a Islândia figure na posição número 15 do ranking mundial de posse legal de armas de fogo per capita.
Mas adquirir uma arma de fogo não é fácil no país. O processo inclui um exame médico e uma prova escrita.
A polícia também não anda armada. Os únicos agentes que podem portar armas de fogo são uma força especial chamada "Esquadrão Viking", que atua em poucas ocasiões.
Além disso, o tráfico de drogas na Islândia é pouco expressivo. Segundo um relatório da UNODC, o consumo de cocaína por cidadãos com idades entre 15 e 64 anos é de 0,9%, o de ecstasy, 0,5%, e o de anfetaminas, 0,7%.
Também há uma tradição na Islândia de denunciar os crimes diante de qualquer indício ou agir para freá-los logo no início, antes que a situação piore.
No momento, a polícia está combatendo o crime organizado enquanto o Parlamento discute leis para ajudar a desmantelar essas redes criminosas.
Quando as drogas pareciam ser um problema em expansão no país, o Parlamento estabeleceu uma política antidrogas independente e um tribunal especial para lidar com o problema. Isso aconteceu em 1973. Nos dez primeiros anos de funcionamento do tribunal, 90% dos casos foram resolvidos com multas.
Esses são os segredos da Islândia, que poderiam orientar outros países que buscam soluções para seus problemas de delinquência.
Por isso, enquanto eu subia naquela manhã no jipe daquele homem que sorriu para mim e perguntou se eu precisava de ajuda com as malas, me senti seguro, mesmo não sabendo quem ele era.

OBS: NOSSA SUGESTÃO É UM TANTO "ABSURDA". AFINAL, COM TANTOS ATRATIVOS NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS, PASSAR UM RECESSO ESTUDANDO A QUESTÃO SOCIAL DA ISLÂNDIA, SOA UM DISPARATE. PAÍS COM BAIXAS TEMPERATURAS, NO EXTREMO NORTE DA EUROPA, NÃO PODE SER  PROGRAMA PARA DEPUTADOS OU OUTROS, COMO SENADORES, MINISTROS E OUTRAS AUTORIDADES. LEVAR SUAS ESPOSAS PARA FICAR NUMA SITUAÇÃO DE ANÁLISE SOCIAL? NEM PENSAR. MAS ESSE PAÍS MERECE SER ESTUDADO. A ISLÂNDIA É O OPOSTO DO BRASIL. ENQUANTO LÁ QUASE NÃO SE NOTA AS DIFERENÇAS SOCIAIS, EM TERMOS DE PADRÃO DE VIDA E DE RENDA, AQUI, AS DIFERENÇAS SÃO ABISSAIS !!! TUDO PORQUE NOSSOS ELEITOS PENSAM NAS VANTAGENS QUE IRÃO AUFERIR UMA VEZ SENDO ELEITOS. PODEMOS ENTÃO CONSIDERAR QUE A DEDICAÇÃO DOS DIRIGENTES DA ISLÂNDIA VAI DE ENCONTRO AOS INTERESSES DE SUA POPULAÇÃO.

 

AS FERROVIAS PRECISAM VOLTAR A TRANSPORTAR PASSAGEIROS NO BRASIL.

Transporte

Consórcio espanhol vai participar de leilão do trem bala Rio-São Paulo

Espanha detém a segunda maior malha de trens de alta velocidade do mundo e uma das tecnologias mais avançadas do setor
por AFP publicado 27/05/2013 15:50
Toni Albir/AFP
Inauguração do trem de alta velocidade entre a cidade espanhola de Barcelona e a fronteira com a França
MADRI (AFP) - Um consórcio espanhol formado pelas empresas Adif, Ineco e Renfe vai disputar o leilão do governo brasileiro para o trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas. O anuncio foi feito nesta segunda-feira 27 pela ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.
A Espanha espera repetir a façanha de 2011, quando venceu o mega-contrato do TAV Jidá-Meca-Medina, na Arábia Saudita, por mais de 6,7 bilhões de euros, após uma batalha de vários meses e acertos políticos com a dupla francesa Alstom-SNCF. "É uma oportunidade única para confirmar a tecnologia ferroviária espanhola como referência mundial", ressaltou a ministra em um comunicado.
Líder europeia e número dois mundial em quilômetros instalados, a Espanha, mergulhada na crise e frente a um tráfego limitado em seu território, busca a salvação na expansão internacional.
A companhia ferroviária espanhola Renfe, o operador da rede de linhas de ferro Adif e a empresa pública de estudos sobre os transportes Ineco integrarão o consórcio, que também contará com grupos privados. "A presença das três empresas é a garantia que nós oferecemos ao governo brasileiro uma oferta competitiva", disse Pastor.
O anúncio do resultado do leilão para o projeto de TAV Rio-São Paulo-Campinas, no valor de 16,4 bilhões de dólares, e que deverá estar totalmente operacional em 2020, foi fixado para 19 de setembro de 2013.
Os candidatos devem apresentar seus projetos até 13 de agosto. Quase 20 empresas - grupos de construção, operadores ferroviários e fabricantes de equipamentos - mostraram interesse em participar, incluindo a francesa GEC Alstom, a alemã Siemens, a japonesa Mitsui, as espanholas CAF e Talgo e a sul-coreana Hyundai.

OBS: OS ESPANHÓIS CONHECEM BEM O BRASIL. RECENTEMENTE GANHARAM LEILÕES DE CONCESSÃO EM RODOVIAS FEDERAIS E ESTÃO GANHANDO UM BOM DINHEIRO. E ONDE ESTÃO OPERANDO, DÃO EXEMPLO AO GOV. PAULISTA DE COMO SE OPERA UMA RODOVIA DE FORMA EFICIENTE E COM VALORES MÓDICOS NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO. UM EXEMPLO É A RODOVIA FERNÃO DIAS, COM SETE PRAÇAS AO VALOR DE R$ 1,40 POR PRAÇA. AS RODOVIAS PAULISTAS ROUBAM A POPULAÇÃO E COMO EXEMPLO TEMOS A PRAÇA ENTRE INDAIATUBA E CAMPINAS QUE COBRA A "BAGATELA" DE R$10,50 PARA QUE POSSMOS RODAR 28 KM. UM ROUBO DESCARADO. COM AS FERROVIAS, HAVERÁ UMA SUBSTANCIAL REDUÇÃO DO TRÁFEGO RODOVIÁRIO NO BRASIL.

POLICIAL FEDERAL CORAJOSO, ELEITO DEP. FEDERAL, FAZ SUAS DENÚNCIAS DA TRIBUNA DA CÂMARA

Subprocuradora recebeu propina, diz Protógenes


Em palestra, deputado acusa Cláudia Sampaio de receber dinheiro de Daniel Dantas e levanta suspeitas sobre o marido dela, Roberto Gurgel


29 de maio de 2013 | 0h 38

Fausto Macedo, com colaboração de Ricardo Chapola
Protógenes Queiroz comandou a Operação Satiagraha, em 2008 - Gustavo Lima/Agência CâmaraO deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) acusou a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio de ter recebido R$ 280 mil do banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity. Protógenes sugeriu que o dinheiro teria sido dado para que ela emitisse parecer ao Supremo Tribunal Federal favorável à quebra de seu sigilo telefônico, fiscal e bancário. Ele disse ainda que Dantas teria oferecido dinheiro ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, marido de Cláudia.
Gustavo Lima/Agência Câmara
Protógenes Queiroz comandou a Operação Satiagraha, em 2008

Protógenes fez as acusações no dia 9 de maio durante uma palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Caetano do Sul, cidade da Grande São Paulo. Tema do encontro era "Os bastidores da Operação Satiagraha". Ele afirmou também que Dantas, a quem chamou de "banqueiro bandido", ofereceu US$ 20 milhões a um delegado da Polícia Federal e a cinco policiais, mas não citou nomes nem o motivo da oferta.
A Satiagraha é um capítulo emblemático da história recente da Polícia Federal. Protógenes, então delegado, comandou a operação em 8 julho de 2008, que culminou com a prisão de Dantas. O banqueiro foi colocado em liberdade em menos de 24 horas por ordem do ministro do Supremo Gilmar Mendes.
A operação foi completamente anulada pelo Superior Tribunal de Justiça por ilegalidades e emprego de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência. Protógenes foi condenado a 3 anos e 11 meses de prisão por fraude processual e violação de sigilo funcional – ele teria vazado dados da Satiagraha (mais informações ao lado). Sua relação com o empresário Luiz Roberto Demarco, desafeto de Dantas, também é investigada.





O caso foi bater no STF, porque Protógenes assumiu o mandato parlamentar, ganhando foro privilegiado. Inicialmente, Cláudia Sampaio se manifestou pelo arquivamento da investigação. No fim de abril, ela reapresentou parecer, agora favoravelmente à apuração, acolhendo informação de que Protógenes mantém conta bancária na Suíça e de que em sua residência a PF havia apreendido R$ 280 mil em dinheiro. Com base nesse parecer da subprocuradora, o ministro Dias Toffoli, do STF, decretou a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal do deputado. Demarco também é investigado.
Protógenes afirmou em sua palestra que vai pedir à Justiça certidão comprovando que não houve a apreensão daquele dinheiro. "Essa mulher (Cláudia) fez isso (...) Essa certidão vai ter que atestar que não existe 280 mil apreendidos, eu não sei de onde ela tirou, talvez seja os 280 mil que o Daniel Dantas tenha dado para ela, prá dar esse parecer... de cafezinho, né?"

OBS: ESTÁ CORRETO O DEP. PROTÓGENES. SE ELE CONHECE O PROCESSO EM CAUSA, POIS FOI QUEM INVESTIGOU, USA A TRIBUNA CONTRA SEUS ALGOZES. NESSE MEIO ESTÃO ENVOLVIDOS O PROCURADOR ROBERTO GURGEL, SUA ESPOSA CLAUDIA SAMPAIO E O BANQUEIRO DANIEL DANTAS. TODOS SÃO "PEIXES GRANDES".

ENTÃO QUE SE FAÇA A FESTA.....

Premiê de Portugal está 'doido para se ver livre' de governo, declara seu pai

Enquanto filho é alvo de críticas por pacote de austeridade implementado em Portugal, seu pai afirma que família fará uma festa se ele deixar o cargo

iG São Paulo |
Reprodução
Reprodução de vídeo mostra António Passos Coelho, pai do primeiro-ministro de Portugal, durante entrevista
António Passos Coelho, pai do primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, afirmou que o filho "está doido para se livrar disso", referindo-se ao governo português. Segundo ele, a família fará uma festa se o filho deixar o cargo.
As declarações foram feitas enquanto Passos Coelho, que assumiu como premiê em 2011, é duramente criticado em Portugal pelas medidas de austeridade que teve de implementar há quase dois anos sob um pacote de resgate da "troika" - o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia.

Maio: Número de desempregados em Portugal passa de 952 mil

Apesar das medidas, o déficit orçamentário não diminui como programado, tendo, ao contrário, aumentado no ano passado para 6,4% do PIB. Além disso, enquanto o nível de desemprego continua em quase 18%, prevê-se que a economia se contrairá ainda mais neste ano para 2,3%.
No mês passado, o premiê se viu em meio a uma crise constitucional e política. A corte constitucional barrou quatro de nove medidas que ele queria adotar, forçando-o a adotar mais cortes de gastos para cumprir a meta de déficit orçamentário deste ano de 5,5% do PIB e garantir a aprovação de credores para o desembolso da próxima parcela de € 2 bilhões do resgate.

Abril: Portugal aprova cortes de gastos para cumprir meta de resgate
 
Por causa desse cenário desfavorável, António Passos Coelho, 87, disse em entrevista ao "i" que a situação portuguesa "não tem conserto", sendo necessário mesmo viver em austeridade.
AP
Pedro Passos Coelho, líder do Partido Social Democrata, de centro-direita, é visto após encontro com presidente português, Aníbal Cavaco Silva, em Lisboa (2011)
No entanto, o médico pneumologista defendeu o premiê das críticas de que é alvo por causa dos sacrifícios impostos à população para respeitar o pacote de resgate. "Julgam que o meu filho não sabe? Coitado, sabe Deus o que ele passa. Está doido por se ver livre disso. A gente vai fazer uma festa, cá na família, quando ele se vir livre disto. Vamos fazer uma festa, nem queira saber”, disse.
Segundo ele, ninguém em sua família queria que Passos Coelho assumisse o governo. “Nunca gostamos que ele fosse para onde foi, porque a ideia cá em casa, na família, é que isso não tem conserto. Há muitos anos, não é de agora.”
António Passos Coelho relembra que, durante a campanha eleitoral, avisou o filho: "Você vai se dar mal." A advertência foi feita, disse, enquanto guardou para si as seguintes palavras: "Toda essa gente que está aqui vai te vaiar. Agora estão aqui todos contigo, mas daqui a um ano vão te vaiar. Não disse isso porque parecia mal na época.”
No início deste mês, Pedro Passos garantiu que não se demitirá se perder as eleições marcadas para outubro. Ao pai fez igual promessa nos seguintes termos, relatou António Pedro Passos: "É evidente que posso fazer isso (demitir-se), mas vai ser uma tragédia para o país. Tudo o que conseguimos cai de um dia para o outro, todo o critério internacional cai de um dia para o outro, vamos ter outro resgate, vamos ter uma austeridade pior que esta. Isto está na minha mão. Como posso fazer isso?”

OBS: SE A PRÓPRIA FAMÍLIA DO MINISTRO É CONTRA ESSA "AUSTERIDADE IMPOSTA", QUAL NÃO SERÁ O SENTIMENTO DO POVO QUE SOFRE NA PELE COM O DESEMPREGO E O SOFRIMENTO SOCIAL, DAÍ DECORRENTE? ABAIXO O GARROTE DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL E DA UNIÃO EUROPÉIA.
     

    terça-feira, 28 de maio de 2013

    VIRACOPOS É APROVADO PARA GRANDES AERONAVES.

    Aeroporto de Viracopos recebe maior Boeing do mundo em voo teste

    É a primeira vez que a aeronave 747-8F, com 76,3 metros de comprimento, pousa no Brasil

    Agência Estado |
     
    Agência Estado
    O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu nesta terça-feira (28) o maior avião em circulação no mundo da Boeing: o 747-8F. É a primeira vez que a aeronave, com 76,3 metros de comprimento, pousa no Brasil. Foi um teste da companhia americana Atlas Air para homologação do terminal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) receber o cargueiro comercialmente.
    Os modelos 747-8 da Boeing dividem com o A-380 da Airbus o título de maiores aviões do mundo com versões também para passageiros. "Assim que tivermos a homologação, que esperamos para a próxima semana, vamos começar a voar toda terça-feira com o 747-8F por Viracopos", afirmou o diretor da Atlas Air para o Brasil, Luis Fernando Del Valle.
    Getty Images
    O voo teste é apenas uma das etapas para liberação dada pela Anac

    A empresa tem sete modelos do 747-8F, de uma frota de 48 aeronaves da Boeing. "Transportamos 20% mais carga com ele, com uma economia de 15% de combustível, com 20% menos barulho. Já operamos por Viracopos e temos demanda para operar com o 747-8F agora por Campinas e em outras localidades", diz Del Valle.
    Além do aeroporto de Viracopos – maior terminal de cargas do País –, a Atlas solicitou à Anac liberação para usar o jumbo em Brasília, no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Curitiba, Natal e Petrolina.

    Adequações

    O voo teste é apenas uma das etapas para liberação dada pela Anac. Para receber o gigante Boeing 747-8F, Viracopos teve que passar por adequações. Foram removidos obstáculos laterais da pista, como pontos de sinalização e caixas de passagem, a pintura da pista de taxiamento teve que ser alargada.
    Foram feitas também adequações de procedimentos de segurança e de operação. A aeronave, da categoria F, deve ter de uma extremidade a outra da asa entre 65 metros e 80 metros, com 68,5 metros de envergadura. Em comprimento, é o maior do mundo: mede 76,4 metros.
    "Do ponto de vista do pavimento da pista e da área para estacionamento, o aeroporto estava dentro dos padrões", explicou o diretor de operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.










    Existem 41 aeronaves como essa voando pelo mundo – 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para transportar 135 toneladas.
    "É o modelo mais moderno voando no mundo. Ele tem as vantagens de transportar muito mais, gastando menos e com tecnologia sem igual", explica Evanicio Costa, representante da Boeing. O avião que fez o teste em Viracopos partiu de Miami e seguiria para Quito, no Equador, onde também faz um pouso teste.
    A Anac aprovou o teste em Viracopos, mas exigiu que fosse feito com cargueiro vazio. "É um prejuízo alto para a empresa, mas temos interesse em liberar logo a operação com a aeronave", afirmou o diretor da Atlas Air.
    O diretor-presidente da Aeroportos Brasil, Luiz Alberto Küster, afirmou que vai levar na terça-feira da próxima semana, dia 4, o relatório do pouso teste para a Anac. "Esperamos que a partir da próxima semana já seja liberada a operação de voos por Viracopos. Todos os ajustes foram efetuados e entendemos que o aeroporto está apto a receber o 747-8F

    OBS: ESTÃO EM ANDAMENTO AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE VIRACOPOS. QUANDO ESSAS OBRAS ESTIVEREM PRONTAS, TEREMOS EM NOSSA REGIÃO, O MELHOR AEROPORTO DO BRASIL. FICAREMOS NO AGUARDO, QUANTO À QUESTÃO DE MOBILIDADE HUMANA, POIS TEREMOS UMA FERROVIA JÁ APROVADA PELO GOV. PAULISTA LIGANDO VIRACOPOS A SÃO PAULO E TAMBÉM TEREMOS A LINHA DE ALTA VELOCIDADE, LIGANDO VIRACOPOS /SÃO PAULO /RIO DE JANEIRO.
       
     
     

    AINDA PRECISAREMOS MELHORAR MUITO NO CAMPO UNIVERSITÁRIO.

    USP é primeiro lugar em ranking de universidades da América Latina


    Universidade paulista já havia sido a melhor colocada no ranking QS University nos últimos dois anos

    28 de maio de 2013

    Breno Pires
    A Universidade de São Paulo (USP) foi apontada pela terceira vez seguida como a melhor universidade da América Latina, no ranking QS University 2013 para a região. O ranking se baseia na avaliação de sete critérios que incluem reputação acadêmica, artigos publicados, citações em artigos, impacto na internet.
    Elaborado por um grupo britânico, o ranking ainda colocou entre as dez primeiras outras três brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em terceiro lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em oitavo, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), décima colocada. Todas as quatro são públicas. Uma das universidades nacionais que vêm subindo no ranking é a UFRJ, que saltou da 19ª colocação em 2011 para a 8ª em 2013.
    Apesar de dominarem o cenário latinoamericano, as univesidades brasileiras ainda estão bastante distantes do topo no mundo. No ranking mundial QS University datado de 2012/2013, a USP é apenas a 139º colocação.

    Veja as 10 melhores universidades de acordo com o QS University Ranking para a América Latina:
    1º - Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
    2º - Pontificia Universidad Católica de Chile - Chile
    3º - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
    4º - Universidad de Los Andes - Colômbia
    5º - Universidad de Chile - Chile
    6º - Universidad Nacional Autónoma de México - México
    7º - ITESM (Tecnológico de Monterrey) - México
    8º - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil
    9º - Universidad Nacional de Colombia - Colômbia
    10º - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

    OBS: NA FOTO, O "CAMPUS" DA USP. PELOS ESTUDOS E LEVANTAMENTOS, A NÍVEL MUNDIAL, AINDA ESTAMOS LONGE DE ENCAIXAR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA ENTRE AS 100 (CEM) MELHORES DO MUNDO. POR AÍ SE VÊ, QUE É PRECISO INVESTIR MUITO EM EDUCAÇÃO NO  BRASIL.

    RENAN DEVE ESTAR "NEGOCIANDO" VANTAGENS PARA APROVAR ESSA MP.

    Renan descarta leitura e MP que reduz conta de luz pode perder a validade

    Medida provisória foi aprovada na Câmara, mas presidente do Senado diz que é preciso cumprir prazo de 7 dias para analisá-la; proposta perde validade na próxima segunda-feira

    iG São Paulo | - Atualizada às
     

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), descartou nesta terça-feira (28) a leitura, em plenário, da MP que reduz a conta de luz, uma medida considerada prioritária pelo governo. Renan alega que é preciso cumprir o prazo de sete dias para os senadores analisarem a proposta. A MP foi aprovada hoje na Câmara permite o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para compensar os descontos e viabilizar da tarifa de energia. Mas, se não passar no Senado até dia 3 de junho (próxima segunda-feira), perderá a validade.

    Leia mais: Conta de luz começa a chegar ao consumidor com desconto de 26%
    Leia também: Veja quanto a conta de luz vai cair nas 63 concessionárias do País

    O mesmo acontecerá com a MP que prevê desoneração da folha de pagamento a setores da economia, como o da construção civil e do comércio varejista. O texto base passou na Câmara e agora precisa ser aprovado no Senado até dia 3.
    “Não. Não vou ler nenhuma das duas (MPs)”, informou o senador, por telefone, à secretária-geral da Mesa Diretora da Casa, Cláudia Lyra.
    Mais cedo, técnicos do Senado consideravam possível a votação das duas medidas provisórias na próxima segunda-feira (3), se fossem lidas hoje em plenário. Regimentalmente, isso abriria uma brecha para que se encerrasse o rito de tramitação sem ferir o compromisso de Renan Calheiros de só apreciar as MPs se os senadores tivessem prazo de sete dias para analisá-las.
    “Houve um compromisso, assumido em plenário no dia 16 de maio, durante a votação da MP dos Portos, de que o Senado precisaria de sete dias. Eu não entendo qual é a dúvida de vocês [jornalistas]: a questão não é política, é matemática”, disse Renan pouco antes da conversa com Claudia Lyra.

    Na Câmara

    Segundo o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líderes de bancada fecharam um acordo para votar a medida nesta terça. Para selar o acordo com todos os partidos, ele se comprometeu a colocar em pauta no dia 3 de julho um projeto que acaba com a multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) cobrada pelo governo de empregadores em casos de demissão sem justa causa.
    Os parlamentares da base governista corriam para tentar aprovar ainda nesta terça as medidas, permitindo que cheguem ao Senado a tempo de serem apreciadas antes de perderem a validade. A Mesa do Senado definiu que as MPs precisam chegar à Casa com pelo menos sete dias de antecedência de seu vencimento.
    Com Reuters e Agência Brasil

    OBS: QUEM TEM ESSES "ALIADOS", NÃO PRECISA DE ADVERSÁRIOS. O PT APOIOU A ELEIÇÃO DE RENAN. É UMA "COBRA CRIADA", ESPECIALISTA EM POLÍTICAS DE BASTIDORES DESDE O TEMPO DE COLLOR. SE MELAR ESSA PROPOSTA DE DILMA, A SITUAÇÃO COMPLICA. COMO ESTAMOS NOS APROXIMANDO DAS ELEIÇÕES DE 2014, RENAN, SABE QUE PODE AUFERIR GRANDES VANTAGENS E DE NEGÓCIOS ELE ENTENDE.

    ALOÍSIO MERCADANTE, UM PROFESSOR ENTUSIASMADO COM A EDUCAÇÃO DOS BRASILEIROS.

    Total de inscritos no Enem atinge recorde de 7,8 milhões

    Nem todos os inscritos já realizaram o pagamento da taxa de inscrição, o que deve ser feito até esta quarta-feira

    iG São Paulo |

    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira (28) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 de segunda-feira (27). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação” no País.
    Nem todos os inscritos já efetuaram o pagamento da taxa de R$ 35, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos estarão aptos a fazer a prova. O prazo para o pagamento vai até quarta-feira (29). O número inscrições neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.
    Segundo Mercadante, no último dia de cadastro, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse o ministro.
    O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
    Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio também podem fazê-lo por meio do Enem.
    *Com Agência Brasil

    OBS: ESSE NÚMERO, PRÓXIMO DOS 8 MILHÕES DE INSCRITOS ÁS PROVAS DO ENEM, É UMA PROVA QUE NOSSA JUVENTUDE CONFIA NESSE PROCEDIMENTO. MAS QUE NOSSA JUVENTUDE FIQUE ATENTA PARA NÃO PERDER OS HORÁRIOS. QUE SE PREPAREM  BEM E CHEGUEM ANTES DA HORA. AS NOVAS FERRAMENTAS CRIADAS A PARTIR DO 1º GOV. LULA (PRÓUNI, FIES E SISU), TENDO CONTINUIDADE COM DILMA, ESTÃO CRIANDO UMA NOVA JUVENTUDE, MAIS INTERESSADA NO CONHECIMENTO, NA CULTURA GERAL.

    DAR OPORTUNIDADE A ELEMENTOS NOVOS E MANTER A VIGILÂNCIA

    26/05/2013 16h57- Atualizado em 26/05/2013

    Roma escolhe novo prefeito, com governo italiano fragilizado

    Gianni Alemanno e Ignazio Marino são os favoritos.
    Votação é realizada ao longo de dois dias, no domingo e na segunda-feira.

    Da Reuters


    Ignazio Marino (à esq.) e Gianni Alemanno (Foto: GABRIEL BOUYS/AFP)Ignazio Marino (à esq.) e Gianni Alemanno (Foto: GABRIEL BOUYS/AFP)

    Eleitores de Roma foram às urnas neste domingo (26) para eleger o novo prefeito da capital italiana, em uma votação que pode ter repercussões para o frágil governo nacional do primeiro-ministro Enrico Letta.
    O Partido Democrático (PD) de Letta, de centro-esquerda, está em crise desde que desperdiçou uma vantagem de 10 pontos que tinha antes da eleição nacional de fevereiro. Muitos de seus eleitores estão descontentes com a decisão de governar com a centro-direita, liderada pelo ex-premiê e tradicional adversário Silvio Berlusconi.
    Se o candidato a prefeito do PD em Roma, Ignazio Marino, perder a eleição, a dissidência entre os eleitores da centro-esquerda deve se intensificar. Uma vitória daria ao partido um impulso muito necessário, embora Marino tenha se distanciado da liderança partidária.
    Letta assumiu o cargo de premiê no mês passado à frente de uma ampla coalizão de esquerda-direita, mas está sofrendo críticas de todos os lados e sua popularidade está em queda diante do pessimismo público de que a Itália poderá sair em breve de sua maior recessão do pós-guerra.
    Letta está tentando proteger sua coligação nacional, mas também participa das eleições para eleger os prefeitos de Roma e algumas outras grandes cidades.
    Segundo a imprensa italiana, ele concordou com o vice-primeiro-ministro, Angelino Alfano, secretário nacional do Partido Povo da Liberdade (PDL), de centro-direita, que qualquer que seja o resultado em Roma, o governo federal não deve ser afetado.
    Mas ainda não se sabe se isso vai ser possível, especialmente se Marino não conseguir uma vitória em Roma que era dada como certa apenas um mês atrás.
    Ele disputa contra o atual prefeito de Roma, Gianni Alemanno, da centrodireita, além de Alfio Marchini, um empresário milionário independente, e Marcello De Vito, do Movimento 5 Estrelas, partido liderado pelo ex-comediante Beppe Grillo.
    Marino e Alemanno são considerados os principais candidatos, entre um total de 19 concorrentes a prefeito.
    A votação é realizada ao longo de dois dias, no domingo e na segunda-feira. Apesar de a maior parte da atenção estar voltada para Roma, novos prefeitos serão eleitos em 564 cidades, envolvendo 7 milhões de eleitores. Entre as maiores cidades estão Brescia, no norte, Ancona, na costa leste, e Pisa e Siena, na Toscana.

    OBS: OS ITALIANOS PRECISAM DAR UMA OPORTUNIDADE AO PARTIDO DE BEPPE GRILLO. ELE TEM BOAS PROPOSTAS. O FATO DE, ENTRE AS PROPOSTAS EXISTIR UMA EM QUE OS PARLAMANTARES ELEITOS SÓ PODERÃO DESEMPENHAR MANDATOS DUAS VEZES, JÁ É UM BELO AVANÇO. ROMA MERECE UM GOVERNO INOVADOR E CRIATIVO.