12/06/2012
Sem diploma, ex-presidiária reclama de burocracia do sistema prisional
LEITORA VANESSA DOS SANTOS SILVA
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
Tenho 26 anos e estive presa por vários anos entre as penitenciárias de Tremembé e São José Dos Campos, no interior do Estado de São Paulo.
Durante esse tempo, pensando em uma nova vida após deixar a penitenciária, fiz duas provas aplicadas pela Funap (Fundação Amparo ao Preso), para ensino médio.
Realizei os testes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e Cesu (Centro de Exames Supletivo), no Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos.
Parto de presa algemada é desumano, afirma leitor
Marlene Bergamo - 14.mai.10/Folhapress
Interior de pavilhão da Penitenciaria Feminina do Estado; leitora critica burocracia do sistema prisional
Deixei a penitenciária em janeiro de 2012 e, desde então, tento pegar meu diploma de ensino médio sem sucesso.
Em todos os contatos com o sistema prisional, a resposta tem sido: "Vamos ver o que aconteceu".
Nesse meio tempo, ganhei de presente de uma amiga um curso técnico de radiologia, mas não pude fazer a inscrição pela falta do diploma.
Além disso, também preciso dele parar para arrumar um emprego melhor.
O sistema prisional paulista, que tanto prega a ressocialização, nega a seus integrantes o simples direito a um diploma, conseguido com tanto esforço e com o qual poderia começar uma vida nova.
OBS 1: ONDE ESTÁ O PROCEDIMENTO PARA A REINGRESSO DE UMA PESSOA QUE CUMPRIU SUA PENA, PAGOU SUA CULPA E MOSTRA QUE JÁ CAMINHOU NA BUSCA DE SUA MELHORA COMO CIDADÃ.
OBS 2: ESSA SITUAÇÃO ME FAZ LEMBRAR DE VICTOR HUGO COM SEU CÉLEBRE LIVRO: "OS MISERÁVEIS", EM QUE PERSEGUIRAM UM HOMEM (JEAN VALGEAN) POR TODA A VIDA POR TER ROUBADO UM PÃO. NÃO LHE DAVAM A OPORTUNIDADE DE SE REINTEGRAR À VIDA COMO UM CIDADÃO DE BEM.
OBS 3: ESSA É A JUSTIÇA DO PSDB NO ESTADO DE SÃO PAULO.OBS 4: MATÉRIA PUBLICADA NO "PAINEL DO LEITOR" EM 12/6/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário