11/07/2011 - 19h30
Medo de crise contagiar Itália e Espanha derruba bolsas mundiais
DA FRANCE PRESSE
As bolsas mundiais registraram queda nesta segunda-feira em meio a tensões do mercado de títulos públicos, devido a temores de contágio da crise da dívida grega a outras economias européias e dúvidas sobre o crescimento mundial. Itália e Espanha são apontadas como possíveis próximas "bola da vez".
Os mercados europeus fecharam com perdas de mais de 4%, lideradas por Lisboa, enquanto em Nova York, Wall Street caía com o Dow Jones a -1,15% e o Nasdaq, a -1,78%.
"Estamos em um dos piores momentos da crise monetária européia. A idéia do contágio da crise grega a outros países da zona do euro como Itália ou Espanha ganha importância", afirmou Jean-François Robin, analista da Natixis especializado no mercado de títulos.
A bolsa de Milão fechou com perdas de 3,96%, sua maior queda em mais de um ano, como conseqüência da preocupação suscitada pela situação da Itália, cuja dívida é uma das mais elevadas do mundo em valor absoluto. Madri, por sua vez, fechou em baixa de 2,69%, depois de limitar suas perdas ao final do pregão.
Na Itália e na Espanha, os papéis mais afetados foram os das instituições financeiras.
OBS: NOSSA PRESIDENTA DILMA JÁ ALERTOU SEU MINISTÉRIO, POIS COM A ECONOMIA GLOBALIZADA, NÓS DEPENDEMOS DA EUROPA, QUE COMPRA MUITOS PRODUTOS BRASILEIROS. A SITUAÇÃO LÁ ESTÁ SE TORNANDO MUITO DIFÍCIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário