Notícias
Internacional
29/07/2011
Dilma faz alerta sobre ameaça global diante da 'insensatez' dos EUA e da Europa
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (28), durante reunião presidencial da Unasul (União Sul-Americana de Nações) em Lima, no Peru, que a "insensatez" e a "incapacidade política" dos Estados Unidos e da União Europeia para resolver seus problemas econômicos são uma "ameaça global".
"As dificuldades econômicas que enfrentam os países desenvolvidos, tanto os EUA como a União Europeia, e a incapacidade política até agora demonstrada em resolver os impasses e as dificuldades tornam-se uma ameaça global", disse Dilma a presidentes de 9 dos 12 países que formam o organismo. "Esse quadro onde a insensatez é a regra --e a marcha da insensatez parece ser o caminho-- só reforça a necessidade de nossa união", afirmou Dilma.
Os países do organismo acordaram realizar na semana que vem na capital peruana uma reunião extraordinária de ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais para discutir medidas conjuntas contra a crise. Nos dias 10 e 11, os representantes terão novo encontro em Buenos Aires sobre o tema.
A presidente Dilma também se referiu ao problema cambial. Ela reclamou do "mar extraordinário de liquidez" que flui de países desenvolvidos aos emergentes em busca de rentabilidade e provocam "desequilíbrio cambial".
Dilma também atacou os produtos industriais dos países desenvolvidos que "alagam" a região.
OBS: NESSA HORA É PRECISO CRIAR UM SISTEMA DE PROTEÇÃO ÁS ECONOMIAS DA REGIÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário