DEFESA DO MEIO AMBIENTE
O Brasil tem exercido papel de crescente importância nos debates sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável e não poderia ser diferente. O território brasileiro abriga 12% da reserva hídrica mundial, 5,4 milhões de Km² de florestas - 27,5% das florestas tropicais do mundo.
E esse rico substrato acolhe a maior biodiversidade da Terra, aproximadamente 20% das espécies da flora e da fauna mundiais.
Os desafios são enormes e o Brasil está engajado nas negociações internacionais nessa área, sempre a partir de uma perspectiva de cooperação, transparência, direito ao desenvolvimento e respeito à soberania.
Um exemplo do compromisso do atual Governo com o meio ambiente foi a apresentação, na última Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima, em dezembro de 2009, de metas nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa.
O Governo se comprometeu a, até 2020, reduzir nossas emissões em 36,1 a 38,9%, sem condicionantes, além do compromisso de diminuir o desmatamento na Amazônia em 80%, também até 2020. O Brasil foi um dos poucos países a apresentar metas concretas e sem condicionantes naquela reunião, servindo de modelo para os demais países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário