25/08/2011 - 16h28
Agência de classificação de risco eleva perspectiva de nota do Brasil
Publicidade
DE SÃO PAULO
A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) elevou a perspectiva da nota soberana do Brasil em moeda local de estável para positiva. Revisar a perspectiva indica que, no curto prazo, a nota deve ser elevada.
Atualmente, o Brasil possui ratings BBB-/A-3 em moeda estrangeira e BBB+/A-2 em moeda local pela S&P.
Entenda o que é "rating" ou nota de risco
Agência de classificação de risco eleva nota do Brasil
Moody's eleva nota do Brasil para 'Baa2'; perspectiva é positiva
Segundo a agência, a elevação reflete as alterações adotadas em sua metodologia de avaliação de ratings soberanos, adotadas a partir de 30 de junho. A perspectiva em moeda estrangeira já havia sido elevada para positiva em 23 de maio.
Segundo o comunicado da agência, a perspectiva positiva leva em consideração fatores que garantem a estabilidade macroeconômica do país que darão continuidade ao fortalecimento da economia nos próximos anos, como a redução gradual das limitações fiscais e do risco a choques externos.
No dia 11 de agosto, a agência japonesa R&I Japan elevou a nota do Brasil. A japonesa não é tida como uma das principais classificadoras de risco, mas a mudança representou o primeiro sinal de uma possível elevação da nota por outras agências depois de o país atingir grau de investimento, em 2008.
OBS: COM TODAS AS DIFICULDADES DE JUROS, NUMA ÉPOCA DE INCERTEZAS NA ECONOMIA MUNDIAL, O BRASIL ESTÁ COM 350 BILHÕES DE DÓLARES EM RESERVAS. O PAÍS TEM A 6ª MAIOR RESERVA MUNDIAL. ENTÃO DIANTE DESSAS RESERVAS, NOSSO PAÍS PASSA A SER CONSIDERADO SEM RISCO DE CALOTE EM SEUS COMPROMISSOS EXTERNOS. LENTAMENTE O GIGANTE ESTÁ ACORDANDO. PONTO PARA OS GOVERNOS DE LULA E DILMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário