Ações do governo focam na competitividade, diz Tombini
Presidente do Banco Central avalia que o País está preparado para eventual recrudescimento da chamada guerra cambial, pois já "aprendeu a operar nesse ambiente"
O presidente do BC participou nesta sexta-feira de debate sobre as economias emergentes no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Tombini avalia que o Brasil está preparado para um eventual recrudescimento da chamada guerra cambial. Segundo ele, o País já "aprendeu a operar nesse ambiente". "Em 2011 e 2012, trabalhamos com grande liquidez internacional", avaliou.
Durante o evento, Tombini afirmou que, apesar de o Brasil ter esse conhecimento sobre o tema, o País continua "aberto e amigável" ao capital estrangeiro. "Tanto que o Brasil foi, em 2012, o 3º maior destino de Investimento Estrangeiro Direto no mundo", disse, ao comentar que depois das medidas tomadas - como o IOF para algumas operações financeiras de estrangeiros - o fluxo de capitais para o Brasil "está mais estável".
OBS: SOB A BATUTA DE TOMBINI NO BANCO CNTRAL, O BRASIL NESSE MOMENTO (30/1/2013) ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DE RISCO ABAIXO DOS 150 PONTOS NUMA TABELA DE "RISCO PAÍS". DEVEMOS LEMBRAR QUE DURANTE O GOVERNO FHC (O SÁBIO), NOSSO PAÍS ESTEVE NESSA TABELA, BEM ACIMA DOS 2.000 PONTOS (ALTÍSSIMO RISCO) E NÃO TINHA CRÉDITO, POIS VIVIA PASSANDO O CHAPÉU A PEDIR DINHEIRO EMPRESTADO. COM LULA COMEÇOU A MUDANÇA E CHEGOU A CONFIANÇA. EM 2012 O BRASIL RECEBEU MAIS INVESTIMENTOS DO QUE TODOS OS PAÍSES DA EUROPA. FOI O 3º PAÍS DO MUNDO EM INVESTIMETOS RECEBIDOS. COM CAUTELA, O BRASIL SE FORTALECE NUM MUNDO CONTURBADO PELA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário