quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PALOCCI SE COMPLICA EM SUA BASE ELEITORAL

Último Segundo

Longe do governo, Palocci perde espaço em sua base eleitoral

De olho na eleição do ano que vem, PT de Ribeirão Preto filia juiz que comandou processo contra ex-ministro da Casa Civil

Ricardo Galhardo, IG São Paulo
02/08/2011

De olho na eleição do ano que vem, PT de Ribeirão Preto filia juiz que comandou processo contra ex-ministro da Casa CivilA comissão executiva municipal do PT de Ribeirão Preto aprovou na última segunda-feira a filiação ao partido do juiz aposentado João Gandini. O ex-juiz é o nome preferido do PT para disputar a prefeitura da cidade no ano que vem.

A filiação é mais um golpe duro contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. Como juiz, Gandini foi o responsável durante três anos pelo processo no qual Palocci foi acusado de improbidade administrativa em uma licitação para compra de molho de tomate para as escolas municipais, quando o ex-ministro era prefeito de Ribeirão.

“Não me lembro do processo mas não é isso que está em discussão. Se o dr. Gandini tomou alguma atitude que possa ter prejudicado Palocci é porque estava cumprindo o dever dele como juiz”, disse o presidente do diretório municipal do PT de Ribeirão, Pedro Sampaio.

A assinatura da ficha de filiação aconteceu no sábado mas a entrada do juiz no PT foi homologada apenas na segunda-feira. Antes de fechar com o PT o juiz flertou com outros partidos como DEM e PSDB. Ao longo de 27 anos de magistratura, Gandini construiu uma reputação de homem ativo e incorruptível. Uma vez chegou a abandonar o gabinete para viver em uma favela da cidade.

Mas o processo que trouxe mais holofotes para o juiz foi aquele em que Palocci foi acusado de improbidade administrativa por exigir em um edital de licitação que o molho de tomate da merenda escolar tivesse ervilhas. Apenas uma empresa participante da licitação oferecia o produto. O Ministério Público interpretou a exigência como uma forma de driblar a concorrência. Palocci acabou absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.

Embora não tenha chegado a julgar o caso, Gandini aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público transformando a acusação em um processo formal. Palocci não foi sequer consultado sobre a escolha do desafeto para disputar o cargo que ocupou duas vezes. “Não vejo problema apesar de não ter perguntado ao Palocci”, disse Sampaio.

OBS: POLÍTICA É COMO UMA CORRIDA DE REVESAMENTO; OS QUE ESTÃO NA FRENTE, PASSAM O BASTÃO PARA SEUS COMPANHEIROS QUE VEM A SEGUIR. EM NOSSA CIDADE PRECISA ACONTECER ALGO SEMELHANTE. ESTAMOS RECEBENDO EXCELENTES FILIAÇÕES. NADA MAIS NATURAL DO QUE CEDER ESPAÇOS AOS MAIS NOVOS, PARA QUE NOSSO CRESCIMENTO OCORRA COM BOAS CHANCES. 2012 ESTÁ Á PORTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário