terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOSSO PAÍS CRESCE, FORMA RESERVAS NUNCA ANTES IMAGINADAS. AGORA É PRECISO MODERNIZAR O PAÍS E SUAS INSTITUIÇÕES

IG
Último Segundo
Economia

Conheça o seleto clube dos países com nota máxima de crédito

Apenas 17 nações têm conceito "triplo-A", dado a economias consideradas estáveis e altamente confiáveis pelas agências de rating

Pedro Carvalho e Ilton Caldeira, iG São Paulo | 02/08/2011


Casa Branca nega vitória republicana

Acordo nos EUA anima bolsas, mas enfrenta críticas

Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Cingapura, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Ilha de Man, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça – e, por enquanto, os Estados Unidos. Apenas esses 17 países possuem a classificação AAA, a melhor possível, nas duas mais importantes agências de avaliação de risco do mundo: a Moody’s e a Standard and Poor’s.

Trata-se de um clube distinto, que os EUA passaram perto de abandonar. É o que o mercado acredita que aconteceria caso o país não tivesse anunciado no domingo um acordo para elevar o teto da dívida (aprovado pela Câmara nesta segunda) e aplicasse um calote nos credores de seus títulos públicos. (ou que ainda pode ocorrer, segundo alguns analistas).

A Moody’s, há duas semanas, afirmou que a classificação americana poderia ser rebaixada em caso de não-pagamento dos títulos. Na ocasião, Steven Hess, vice-presidente e diretor sênior no grupo, afirmou que a depreciação poderia acontecer no dia seguinte ao calote.

Ter a classificação AAA significa que um país pode tomar dinheiro emprestado a um custo mais baixo. Isso porque, de acordo com as agências de risco, o governo seria estável e os títulos altamente confiáveis.

A possibilidade de o país deixar o “clube do AAA” foi destaque no noticiário internacional. “Investidores podem discernir o risco associado à divida de um país olhando o custo do seguro contra possíveis calotes (...).

Por esse parâmetro, os títulos americanos já não são mais destaque como uma aposta segura, comparados com outros países com triplo-A”, segundo informou a rede de TV americana CNN na sexta-feira, enquanto a Casa Branca e os membros dos partidos Democrata e Republicano debatiam um possível acordo.Investidores vêm apostando há semanas que Washington elevará o teto da dívida.

OBS:1 O BRASIL AINDA ESTÁ LONGE DESSE GRUPO SELETO DE NAÇÕES, QUE TEM ALTO IDH, ALTA CREDIBILIDADE E MUITA TECNOLOGIA.

OBS:2 PRECISAMOS DESENVOLVER TECNOLOGIA EM NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, EM FERROVIAS, NAVEGAÇÃO AÉREA, SANEAMENTO BÁSICO PARA "TODOS". PRECISAMOS ATACAR O ANALFABETISMO COM MUITA FORÇA. E POR ÚLTIMO, PRECISAMOS DE POLÍTICOS SÉRIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário