Europa
Chamado de 'palhaço', presidente português recorre à Justiça
Ofensa de jornalista ao presidente pode ser punida com pena de três anos de prisão, ou multa, segundo artigo do código penal que Anibal Cavaco Silva citou para formular a queixa
Guillermo Legaria/AFP
O presidente português, Anibal Cavaco Silva
LISBOA (AFP) - A Justiça portuguesa abriu uma investigação nesta sexta-feira 24 para determinar se o fato de tratar o presidente de "palhaço", como fez um escritor e jornalista português, vale uma queixa por injúria por parte do chefe de Estado.
"Já temos um palhaço. Ele se chama (Anibal) Cavaco Silva". A frase, manchete do Jornal de Negócios, foi pronunciada pelo jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVFlAde-8Q5pFQmpovH316lwkpc5rA7O3fcMt2s9DiFYDsRMCns9D-Nx3xIgo25eUJV1wySnfqdRw2g2gkfT9-UOgr4gEsOSQ-S6rHmXOEKmBgum0MWdmdrzOIS15CA67fVfqQCmz9Tisb/s1600/imagesCAB51ZD6.jpg)
As palavras não agradaram o presidente, que pediu ao procurador da República que determinasse se o insulto poderia ser comparado a "uma ofensa à honra" do chefe de Estado. Uma investigação foi aberta.
"A ofensa à honra" do presidente pode ser punida com pena de três anos de prisão, ou multa, segundo artigo do código penal que Cavaco Silva citou para formular a queixa.
Sousa Tavares rapidamente admitiu, em declarações à agência Lusa, ter "exagerado" nas palavras. "Não tenho nenhuma consideração política por Cavaco Silva, mas tenho pelo chefe de Estado seja quem for", declarou.
O presidente português, cujo papel é essencialmente protocolar, é alvo frequente de piadas de seus compatriotas. Recentemente, ele foi foi ridicularizado por dizer que uma "intervenção de Nossa Senhora de Fátima" permitiu a Portugal, que recebe ajuda financeira, obter um novo prazo de seus credores.
Leia mais em AFP Movel.
OBS: COM A ECONOMIA EM FRANGALHOS, PORTUGAL SEGUE SOB A PRESIDÊNCIA DE CAVADO E SILVA. TALVEZ, O PRINCIPAL ATO DE SEU GOVERNO SEJA PROCESSAR ESSE JORNALISTA QUE O CHAMOU DE PALHAÇO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário