01/10/2011
Presidente Dilma inicia hoje giro pela Europa
DE BRASÍLIA
A presidente Dilma Rousseff embarca neste sábado (1º) para a Europa com uma agenda de compromissos em três países, onde não apenas assuntos econômicos e políticos serão discutidos.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baeno, a visita da presidente Dilma à Bulgária, o segundo destino da viagem, terá "um forte componente pessoal, emocional, dados seus laços familiares com a Bulgária".
Dilma deve ter um encontro com familiares na cidade de Gabrovo, terra natal de seu pai, a 200 km de Sófia, capital do país. Ela não tem mais parentes diretos no município, apenas primos de segundo grau.
Durante a visita, a presidente terá encontros com o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, e com o primeiro-ministro, Boyco Borissov.
A agenda da presidente na Bulgária também terá um viés econômico: a intenção é reforçar investimentos brasileiros na área de aeronáutica e de veículos, com possibilidade de maior presença da Embraer no país e de ônibus brasileiros.
UNIÃO EUROPEIA
O primeiro destino de Dilma será a Bélgica, onde ela participará da 5ª Cúpula Brasil União Européia. A crise econômica internacional, já tratada no discurso da presidente na abertura da Assembléia Geral da ONU, em Nova York, estará na pauta de reunião entre a presidente e os representantes dos países europeus.
"A Europa tem um papel importante também na situação no norte da África e no Oriente Médio. Certamente haverá esse diálogo político com a União Européia", afirmou Baena em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30). Dilma deve participar ainda da abertura do festival cultural Europalia --o Brasil é tema do evento neste ano.
A Turquia será o último destino da presidente --será a primeira visita de Dilma após a eleição do primeiro-ministro Recep Erdogan, em junho deste ano.
A comitiva da presidente inclui os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Ana de Hollanda (Cultura) e Helena Chagas (Comunicação Social). Ao todo, Dilma ficará uma semana no exterior.
OBS: ESSA TAMBÉM FOI A ESTRATÉGIA DDE LULA, DURANTE A CRISE DE 2008/2009. ELA TOMA A DIANTEIRA AFIM DE ASSEGURAR A CONTINUIDADE DO CRESCIMENTO BRASILEIRO. PONTO PARA DILMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário