![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9TPiBx_RXCR0qIrXNUmg-iIUQ9BYo0MTecw3X8vyvirbU0hb1KceoC1_0Zeo_nvIFPY_FFrxYC-FgVH4OLSUtoWsUNkT5z5xbe32iYDelLr8EsSnP3FtjMbHJfp06jshBtFOXOnHLI8o/s200/ACIDENTE+COM+MOTO.jpg)
Atendimento a acidentados de moto cresce quase 150% em 10 anos
Página Publicada em: agosto, 22 de 2011 as 2:53 pm. Na Categoria: Notícias
Em dez anos, os atendimentos pré-hospitalares feitos pelo Corpo de Bombeiros a vítimas de acidentes com motocicletas aumentaram 148,6% no município de São Paulo, segundo levantamento do Hospital das Clínicas (HC) divulgado nesta segunda-feira (22). Foram registradas 18.081 ocorrências em 2010, contra 7.271 atendimentos em 2001.
Ainda segundo o HC, a frota de motocicletas no estado de São Paulo também cresceu no mesmo período. O aumento foi de 221%, chegando em 2010 a 6,79 milhões de veículos. Outro ponto destacado pelo hospital é que as ocorrências aumentam significativamente no segundo semestre. A média de atendimentos neste período é 56% maior que nos primeiros seis meses do ano.
Diante dos números, o hospital fez uma série de propostas para a redução dos acidentes envolvendo motociclistas. Entre elas estão a inclusão de formação de direção defensiva e exame de habilitação adequado às condições de trânsito que serão enfrentadas pelos motociclistas, com maior rigor na primeira habilitação. Segundo uma pesquisa realizada pelo HC e divulgada em julho, apenas 25% dos motoristas de motos aprenderam a dirigir em autoescola. Também é sugestão se criar categorias na habilitação de motociclistas.
O hospital também listou como primordial a definição das áreas de trânsito das motocicletas entre as faixas de rolamento dos automóveis e as regras de circulação das motos nas faixas de rolamento regulares nas vias, sem motofaixas exclusivas ou compartilhadas. Já a velocidade máxima de circulação das motocicletas deve ser específica de acordo com a característica de cada via.
Segundo a assessoria do hospital, as propostas são voltadas para ações de engenharia de trânsito, para ações de educação e consciência e de fiscalização, mas colocadas dentro da perspectiva de redução de acidentes e morbidade.
Fonte: Globo.com
OBS:1- A GRANDE MAIORIA DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVE MOTOCICLETAS. É PRECISO DISCIPLINAR SEU PROCEDIMENTO NO TRÂNSITO. FAIXAS EXCLUSIVAS AJUDARÃO MUITO. OS USUÁRIOS DE MOTOS DEVEM EVITAR "COSTURAR" NO TRÂNSITO. JOVENS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DOS ACIDENTES COM MOTOS.
OBS:2- UMA AMIGA LÚCIA, JÁ HÁ MAIS DE 20 ANOS DESCIA A RUA CANDELÁRIA COM SUA MOTO E AO PASSAR NO CRUZAMENTO COM A RUA ALBERTO SANTOS DUMONT, FOI ATROPELADA POR UM CARRO, QUE ATRAVESSOU A PREFERENCIAL. LÚCIA CARREGA ATÉ HOJE AS SEQUELAS DO ACIDENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário