![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVYO7mrMHj7oOKgMwsDo0ARLw-q-Rc8A2LacN2dDZjcr1MT4UPcFiRQnBGuGqJuGky8PIZ7DWhjkjJ8KQR-H3NdwKWCgXWNGDQ5FE52Xz-BVWFZBOUZnUAyAxJACd7gO_EvYdw5qqFNyw/s200/estacionamento+de+bicicletas.jpg)
Holanda quer estimular Rio de Janeiro a usar bicicletas
Prática aumentou nos últimos anos no Rio, com a criação de ciclovias para que a população possa se deslocar com mais segurança de casa para o trabalho
Douglas Corrêa, da Getty images
Na Holanda, existem cerca de 18 milhões de bicicletas para 16,5 milhões de habitantes
Rio de Janeiro – A tradição do uso da bicicleta na Holanda levou o consulado-geral do país a incentivar moradores da capital fluminense a adotar esse meio de transporte.
Esse hábito vem aumentando nos últimos anos no Rio, com a criação de ciclovias para que a população possa se deslocar com mais segurança de casa para o trabalho e também para o colégio.
Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, o consulado-geral lançou hoje (18) a campanha Holanda, de Bike com o Rio. Mais de 2 mil ciclistas se reuniram no Aterro do Flamengo. Eles saíram do Monumento aos Pracinhas, em um trajeto até o fim da Praia de Botafogo, e retornaram ao local de partida, em um percurso de 11 quilômetros.
O número de participantes superou as expectativas da organização do evento. Para atrair mais ciclistas, o consulado emprestou mais de 100 bicicletas, para pessoas que fizeram a inscrição gratuita no site da representação diplomática. A comunidade holandesa usou camisetas na cor laranja, distribuídas pelos organizadores.
Na Holanda, existem cerca de 18 milhões de bicicletas para 16,5 milhões de habitantes. Há, ao todo, 17.701 ciclovias e 64. 336 vias totalizando 29 mil quilômetros à disposição dos ciclistas.
Para o cônsul-geral da Holanda no Rio de Janeiro, Paul Comenencia, que participou do evento, é possível que esse hábito da população do país europeu seja seguido pelos cariocas.
“O Rio de Janeiro tem condições ótimas. O Rio tem o cenário e uma infraestrutura que estão se desenvolvendo rapidamente para pedalar. Você vê um público do Rio que gosta de esportes”, disse.
Comenencia disse que a Holanda pode oferecer ao Rio o conhecimento na área de engenharia e tecnologia e “compartilhar com o Brasil essa cultura que já temos há muitas décadas, para o Rio também alcançar esse nível que já está num patamar bem alto”.
OBS: IR AO TRABALHO, PRATICANDO ESPORTES, PEDALANDO, É INVESTIR NA SAÚDE. INDAIATUBA TEM POSSIBILIDADE DE AUMENTAR EM MUITOS KMS, SUA PEQUENA REDE DE CICLOVIAS. MAS É PRECISO DESPERTAR A RESPONSABILIDADE DOS MOTORISTAS. MOTORISTA É UM MERO PEDESTRE QUE, EVENTUALMENTE ESTÁ DIRIGINDO UM VEÍCULO. O PISO DAS CICLOVIAS DEVE SER BEM CONSERVADO, SEM BURACOS, EVITANDO POSSÍVEIS TOMBOS DOS CICLISTAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário