![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmzfbVW-SSIO3aFpah3qjtRQlnW9tPBPLBn3_D1ktAgmi1j_UHRstMPqTgQ0zEM5AbM1r2_J8pJ-2h8TbPyq3dFwOV6z1kiaIrlXoEWzUQnOb6ZSCefwGZ5K1k9XYxSSqim6aV51nBrzs/s1600/LULA+DA+SILVA.jpg)
Em Barcelona, Lula recebe 24º Prêmio Internacional CatalunhaLula recebe o Prêmio Internacional Catalunha, em Barcelona (Foto: Ricardo Stuckert/IL)
"O Brasil é reconhecido principalmente porque é hoje uma nação mais justa. Porque tirou da extrema pobreza 28 milhões de brasileiros e promoveu a ascensão de quase 40 milhões de pobres à classe média", afirmou o ex-presidente durante discurso.
O ex-presidente Lula recebeu na noite desta quinta-feira (13) em Barcelona o 24º Prêmio Internacional Catalunha. A premiação, que foi entregue pelo presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, é destinada a pessoas que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.
Durante sua fala, Artur Mas disse que, apesar de a Catalunha ter conquistado há algumas décadas o estado de bem estar social que o Brasil almeja, agora o Brasil toma esse caminho de forma bem decidida e “muitas das coisas feitas no Brasil podem servir de exemplo”.
O ex-presidente fez um discurso de agradecimento em que destacou que o Brasil não se projetou no cenário internacional somente porque se tornou a sexta maior economia do mundo, com a perspectiva de tornar-se a quinta nos próximos anos. “O Brasil é reconhecido principalmente porque é hoje uma nação mais justa. Porque tirou da extrema pobreza 28 milhões de brasileiros e promoveu a ascensão de quase 40 milhões de pobres à classe média”.
Lula se disse ainda orgulhoso por receber o mesmo prêmio que foi conferido, em 2006, ao brasileiro-catalão Dom Pedro Casaldáliga, em reconhecimento à luta por ele travada em defesa da dignidade do povo pobre da Amazônia. “Casaldáliga levou ao meu país a força espiritual da Catalunha. Nosso bispo, forjado na tradição libertária catalã, é uma referência moral e política para todos os democratas brasileiros”.
Lula venceu por unanimidade uma eleição que contou com 177 nomes, de 57 países. Durante o anúncio do prêmio, em abril deste ano, Artur Mas já havia destacado o caráter do ex-presidente brasileiro, “que o permitiu enfrentar, com criatividade e coragem, a pobreza e a desigualdade”. O catalão disse ainda que a escolha de Lula foi motivada pela luta que travou durante seus dois mandatos pelo crescimento econômico do Brasil e para “erradicar a pobreza e a miséria”.
O júri, presidido pelo escritor e filósofo Xavier Rubert de Ventós, elogiou a política adotada por Lula “a serviço de um crescimento econômico justo, que colocou seu país à frente da globalização e favoreceu uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades”.
OBS: EMBORA DENTRO DE NOSSO PAÍS ALGUMAS PESSOAS TENTAM DENEGRIR A IMAGEM DO COMPANHEIRO LULA, PELO MUNDO AFORA ELE RECEBE HOMENAGENS, SOBRETUDO POR TER CONSEGUIDO PRODUZIR CRESCIMENTO INTERNO COM FORTE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. IMPOSSÍVEL IGNORAR ESSE FATO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário