Em evento de sindicato no ABC, ex-presidente mandou mais um recado aos opositores: 'Só existe uma possibilidade deles me derrotarem: é trabalhar mais do que eu'
Agência Estado e Ricardo Stuckert/Instituto Lula
19/12/2012 15:36:24
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8lts7K91pesnM_rVzrn3Aq5rZYtpp-Lrx4mo3OjASfSfmY_CJh90iPFx_634nLVVy9hr4_yislktDiDFTEEMzu74q6vKU_nrRuzlHots-xVKdoBFUighjavmCH0e4tIMUqPgVQM3btwY/s320/coring%C3%A3o.jpg)
No evento, Lula disse que compreende o "jogo" da oposição e que seus adversários não perceberam "a construção" promovida por ele em oito anos de mandato, como a ampliação do acesso a universidades e escolas técnicas pelo governo federal. Lula avisou também que a partir de 2013 voltará a viajar pelo País para ajudar a eleger mais governadores e mais prefeitos alinhados com seu projeto. "No ano que vem, para a alegria de muitos e a tristeza de outros, seguirei andando por este País", afirmou.
Apoio
O evento, que marcou a posse do novo presidente do sindicato, Rafael Marques, virou um ato de desagravo a Lula. Faixas foram espalhadas pelo local com os dizeres: "Lula é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo". Nos discursos, as lideranças fizeram questão de manifestar solidariedade ao ex-presidente e destacar a sua importância para a história política brasileira e internacional.
Alguns, como Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST, sugeriu que em 2013 se discuta o papel dos meios de comunicação e do Poder Judiciário brasileiro. "É preciso colocar em pauta e fazer uma luta de massa", propôs. "Tentaram tirar a luta do plano político para levar para o plano jurídico. Tentaram criminalizar os movimentos sociais, mas não vão conseguir", emendou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
Já a diretora executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ana Alice Carvalho, saiu em defesa do ex-presidente Lula. "Não admitimos o que estão fazendo com você (Lula)", afirmou, em referência ao novo depoimento do empresário Marcos Valério ao Ministério Público Federal em que afirmou que o esquema do Mensalão teria bancado despesas pessoais do ex-presidente.
Crise
Aos sindicalistas, Lula afirmou que não há motivo para o Brasil temer uma crise econômica. "Um País que tem o que nós temos não tem porque ter medo do futuro." Segundo Lula, a presidente Dilma e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "têm clareza, têm consciência e sabem o que o Brasil precisa" para crescer.
Ele também rebateu os críticos que dizem que a crise que atinge outros países vai chegar ao Brasil. Lula afirmou ainda que, se os atuais parceiros comerciais do Brasil vivem um momento difícil e não podem continuar comprando como faziam antigamente, é preciso buscar novos parceiros comerciais. "Vai ficar perdendo tempo com quem não tem dinheiro?", ironizou.
Lula enalteceu os seus feitos no governo federal, entre eles o estímulo ao consumo durante a crise de 2008 e a retirada de milhões de brasileiros da miséria. "Não me peça para gostar de miséria, porque eu não gosto", disse o ex-presidente, que criticou as pessoas que afirmam que preferiam o Lula de antigamente, que andava de macacão nas fábricas. "Vai se ferrar, vai você andar de macacão", disse.
Sobre futebol, o ex-presidente não perdeu a chance de falar sobre a conquista do bicampeonato mundial do Corinthians. Lula se disse orgulhoso da postura que o time adotou contra o Chelsea, de não se intimidar diante de um time milionário. "Poucas vezes eu vi um time entrar de cabeça erguida, diferente do Santos, que foi orientado a entrar de cabeça baixa", comparou Lula, se referindo à disputa do mundial de 2011 entre o Santos e o Barcelona.
OBS: LULA TEM MUNIÇÃO DE SOBRA PARA REBATER O DESPEITO DOS ADVERSÁRIOS QUE SABEM O QUANTO O GOVERNO LULA FEZ PELO BRASIL E DILMA ESTÁ FAZENDO. QUANDO ELE ASSUMIU EM JANEIRO DE 2003, O BRASIL DEVIA AS CALÇAS E HOJE EMPRESTA DINHEIRO AO FMI. HOJE O BRASIL É PARCEIRO DO FMI. AS ESCOLAS TÉCNICAS ESPALHADAS PELO BRASIL SÃO OUTRO EXEMPLO A SEU FAVOR. SÓ É PRECISO QUE ELE POUPE SUA GARGANTA. QUE FALE MENOS E COM MAIS CALMA. QUE SEJA DIDÁTICO, POIS HOJE ELE É UM PROFESSOR DE POLÍTICA NO BRASIL.
VIDA LONGA AO PARTIDO DOS TRABALHADORES.!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário