iG
29 instituições de ensino não aprovam nenhum bacharel na OAB.
Entre as faculdades com mais de dez participantes no Exame de Ordem, 93 tiveram menos de 5% de aprovação. Veja ranking completo.
29 instituições de ensino não aprovam nenhum bacharel na OABEntre as faculdades com mais de dez participantes no Exame de Ordem, 93 tiveram menos de 5% de aprovação.
Vinte e nove faculdades não aprovaram nenhum bacharel na última edição do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, avaliação que seleciona graduados em Direito para exercer a profissão de advogado. Os resultados finais do 4º Exame de Ordem Unificado serão divulgados no próximo dia 4 de outubro, mas o iG teve acesso exclusivo às porcentagens preliminares de bacharéis aprovados por instituição de ensino – resultado sem os aprovados após recurso.
Na edição anterior, a 2010.3, a OAB divulgou que 90 instituições não tinham aprovado nenhum candidato, mas nesta lista havia faculdades e universidades com menos de 10 participantes, além de estudantes dos últimos períodos do curso de Direito. Desta vez, a coordenação nacional do Exame de Ordem decidiu retirar do ranking instituições com baixa participação para que o resultado fosse mais “realista”.
Também foram retiradas do ranking as estatísticas referentes aos alunos do penúltimo e último período de cursos de Direito a pedido das próprias instituições, porque “eles ainda não estariam prontos para o mercado”, segundo o secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Coelho. Adotando o critério usado agora, 29 instituições zeraram no último exame.
Entre as 29 com nenhum aprovado, há instituições que não aprovaram alunos e ex-alunos na edição anterior, como a Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale-PR), Faculdade Anhanguera de Osasco (Fizo-SP), Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (FACDOMBOSCO-PR), Instituto de Ensino Superior do Pará (IESP-PA), Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec-BA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (FAIESP-MT).
A Universidade Paulista (UNIP) não aprovou nenhum candidato que formou no curso de Direito oferecido em dois câmpus: Jardim Anália Franco e Vila São Francisco.
A União das Escolas do Grupo Faimi de Educação (Faimi-SP) teve um crescimento impressionante: saiu do índice zero na última edição para 35,29% de aprovação e ficou em 48º lugar, o 3º melhor desempenho entre as particulares.
A Faimi ficou na frente de instituições tradicionais como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, as Escolas de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ e SP) e as PUCs de São Paulo e Rio de Janeiro, que tiveram menos de um terço dos inscritos aprovados.
A instituição que teve mais graduados inscritos, entre as que zeraram, foi a Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS-MS), com 102 participantes e nenhum aprovado. As outras variaram entre 10 e 65 participantes.
OBS:1 RESULTADO INCRÍVEL ACONTECEU COM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DE MATO GROSSO DO SUL. INSCREVEU 102 FORMANDOS EM DIREITO PARA O EXAME DA ORDEM. NENHUM FOI APROVADO !!! É UM CASO DIGNO DE SER VERIFICADO. PASMEM, 102 INSCRITOS E REPROVADOS.
OBS:2 MAS É PRECISO CITAR QUE O EXAME DA OAB, UM POUQUINHO JÁ MELHOROU. EM RELAÇÃO AO EXAME DE 2010, JÁ MELHOROU UNS 4 A 5 PONTOS PERCENTUAIS.
OBS:3 É PRECISO CITAR UM CASO MUITO BOM. A "UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI" DE SP, QUE TIVERA 0% (ZERO %) ALUNO APROVADO EM 2010, PASSOU PARA 35,29% EM 2011, E SE CLASSIFICOU EM 48º LUGAR NO TOTAL. ENTRE AS PARTICULARES, FICOU EM 3º LUGAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário