domingo, 4 de setembro de 2011

FATOS PITORESCOS DE INDAIATUBA: NEGÓCIOS COM TERRAS

Vendo e compro
Matheus Pichonelli 2 de setembro de 2011

À sombra do escândalo em Campinas, prefeito neo-aliado de Temer coleciona obras estranhas na vizinha Indaiatuba: vai desapropriar 'buraco' que pertence a ele mesmo.

Por Matheus Pichonelli

O mais novo aliado do vice-presidente Michel Temer (PMDB) é um prefeito que está prestes a vender, para a própria prefeitura, parte de um “buraco” de 9.967 metros quadrados, em Indaiatuba, que ele mesmo adquiriu dias após a sua eleição.

O caso, aparentemente pitoresco, é um exemplo de como interesses públicos e privados se misturam na região metropolitana de Campinas, uma das mais ricas do País e hoje palco de escândalos políticos e ações policiais. É ali que o vice-presidente acaba de montar sua nova trincheira para 2012.

Com a morte, no ano passado, do ex-governador Orestes Quércia, velho cacique do PMDB paulista, novas lideranças reforçaram o avanço de Temer pelo interior paulista. Uma das principais delas é o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, herdeiro do protagonismo regional que antes era exercido pelo ex-correligionário e prefeito cassado de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Aos 43 anos, em seu terceiro mandado, Nogueira caminha para a reeleição em 2012 e, ao lado de Temer, vislumbra vôos mais altos. Conta, para isso, com o apoio de 11 dos 12 vereadores da cidade e uma máquina eficiente de arrecadação que lhe permite certas excentricidades. A venda do “buraco” é, talvez, a mais simbólica.

OBS: MATÉRIA TRANSCRITA DA REVISTA CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário