12/09/2011
Com Enem forte, vestibular está com dias contados, reitera Haddad
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou há pouco, durante entrevista coletiva, que o vestibular tradicional está com os dias contados. "Nosso prognóstico é de que, a cada ano, tenhamos mais vagas no Sisu e ProUni.
É uma reforma que leva um bom tempo. A alguma altura dessa década, poderemos nos livrar do vestibular", disse.
O Sisu é o sistema de seleção do MEC para o ensino superior via Exame Nacional do Ensino Médio e o ProUni é a política de bolsas para universidades particulares para jovens de baixa renda.
Segundo Haddad, o número de instituições de ensino superior, públicas e privadas,
que aderiram ao sistema de seleção com base no Enem, aumentou nos últimos dois anos. "A evolução, até aqui, tem sido muito boa".
Haddad afirmou que o Brasil será o último país a "abrir mão" do sistema tradicional de ingresso nas universidades. Para ele, "será natural" abrir mão de fazer desse processo seletivo, "o que não diz respeito às instituições de ensino".
Na entrevista, o ministro também defendeu o desempenho das escolas públicas no Enem 2010 e reiterou que o resultado dos colégios particulares não é suficiente para puxar o avanço verificado sobre o exame aplicado em 2009. A média geral da prova objetiva do Enem subiu de 501,58 pontos para 511,21 pontos.
OBS: A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURAL DOS JOVENS, LEVARÁ O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO A CAMINHAR PARA ABOLIR O VESTIBULAR TRADICIONAL. EM PORTUGAL, ESSE PROCESSO SELETIVO QUE EXISTE NO BRASIL, DEIXOU DE EXISTIR HÁ MUITOS ANOS. OS ESTUDANTES SE DEDICAM AO ESTUDO E VÃO ACUMULANDO PONTOS PARA, QUANDO CHEGAREM NO FINAL DO 12º ANOS (DELES), JÁ SABEREM ATÉ EM QUAL UNIVERSIDADE IRÃO ESTUDAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário