quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ESTÁ EM CONSTRUÇÃO UM NOVO CANAL PARA ATENDER OS ENORMES NAVIOS QUE NAVEGAM NOS DIAS DE HOJE.

Novo Canal

Está em curso um projeto de ampliação do canal do Panamá, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais, serão chamados: post-panamax. Segundo o projeto o Novo Canal do Panamá será inaugurado durante as festividades dos 100 anos do primeiro canal.


O plano de expansão consiste em criar um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado simultaneamente junto às comportas atuais. Cada conjunto ascenderá do nível do mar até o Lago Gatún em apenas uma passagem, em oposição à situação atual, onde há uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel.

As dimensões das novas comportas serão da ordem de 427 metros de comprimento, 55 de largura e 18,3 de profundidade; a correspondente capacidade para navios será 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de profundidade. Tais dimensões equivalem a um navio de containers de 12.000 TEU (twenty-foot equivalent - containers de 6,1 metros de comprimento).

Cada conjunto de comportas será acompanhado por bacias de reutilização de água, de dimensões 430 m de comprimento, 70 de largura e 5,5 de profundidade. Tal arranjo permite coletar gravitacionalmente a água utilizada no tráfego pelas comportas, num reaproveitamento de 60%.

As novas comportas estão projetadas para entrar em funcionamento em 2015, aniversário de centenário das comportas atuais.[7]

[editar] Cessão do Canal ao Panamá

OBS: CONSÓRCIOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO A CAMARGO CORRÊA E ANDRADE GUTIERREZ ESTÃO TRABALHANDO NESSE GRANDIOSO PROJETO. ASSIM, UM PEQUENO PAÍS CENTRO-AMERICANO, O PANAMÁ TERÁ SIGNIFICATIVO AUMENTO DE SUAS RECEITAS, POIS HAVERÁ CRESCIMENTO DO NÚMERO DE NAVIOS QUE UTILIZAM ESSE IMPORTANTÍSSIMO CANAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário