Novo Canal
Está em curso um projeto de ampliação do canal do Panamá, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais, serão chamados: post-panamax. Segundo o projeto o Novo Canal do Panamá será inaugurado durante as festividades dos 100 anos do primeiro canal.
O plano de expansão consiste em criar um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado simultaneamente junto às comportas atuais. Cada conjunto ascenderá do nível do mar até o Lago Gatún em apenas uma passagem, em oposição à situação atual, onde há uma passagem em duas etapas, Miraflores/Pedro Miguel.
As dimensões das novas comportas serão da ordem de 427 metros de comprimento, 55 de largura e 18,3 de profundidade; a correspondente capacidade para navios será 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de profundidade. Tais dimensões equivalem a um navio de containers de 12.000 TEU (twenty-foot equivalent - containers de 6,1 metros de comprimento).
Cada conjunto de comportas será acompanhado por bacias de reutilização de água, de dimensões 430 m de comprimento, 70 de largura e 5,5 de profundidade. Tal arranjo permite coletar gravitacionalmente a água utilizada no tráfego pelas comportas, num reaproveitamento de 60%.
As novas comportas estão projetadas para entrar em funcionamento em 2015, aniversário de centenário das comportas atuais.[7]
[editar] Cessão do Canal ao Panamá
OBS: CONSÓRCIOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMO A CAMARGO CORRÊA E ANDRADE GUTIERREZ ESTÃO TRABALHANDO NESSE GRANDIOSO PROJETO. ASSIM, UM PEQUENO PAÍS CENTRO-AMERICANO, O PANAMÁ TERÁ SIGNIFICATIVO AUMENTO DE SUAS RECEITAS, POIS HAVERÁ CRESCIMENTO DO NÚMERO DE NAVIOS QUE UTILIZAM ESSE IMPORTANTÍSSIMO CANAL.
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