sábado, 13 de julho de 2013

UM A JUSTA HOMENAGEM AO COMPANHEIRO OLÍVIO DUTRA, QUE BRILHOU COMO POUCOS E CONTINUA NA MEMÓRIA DOS GAUCHOS. É DE SUA LAVRA (SEU GOVERNO), A CRIAÇÃO DO "ORÇAMENTO PARTICIPATIVO", HOJE UTILIZADO POR CENTENAS DE PREFEITURAS POR ESSE PAÍS AFORA. ASSIM ELE CRIOU UMA FORMA DE CADA CIDADÃO/CIDADÃ, PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO EM QUE VIVEM.

Como entrei para a vida pública: Olívio Dutra

06 de outubro de 2012


Foto: Júlio Cordeiro/Banco de Dados
Nascido em 1941 no Rincão Feio, interior de Bossoroca, na época distrito de São Luiz Gonzaga, o bancário Olívio Dutra construiu uma trajetória política calcada na atuação sindical. Pelo PT, partido que ajudou a fundar, elegeu-se deputado federal, prefeito de Porto Alegre e governador do Estado.
Sua primeira aproximação com a política, conta ele, ocorreu em 1954, quando tinha 13 anos e viu o tio Pedro, comunista, ser preso em São Luiz Gonzaga por colar cartazes com mensagens contra o então presidente Getúlio Vargas.
— Meu tio nos dizia: “Não podemos ser levados como um rebanho por esses fazendeiros que usam a gente para a eleição e não resolvem os nossos problemas”.
O ensinamento, lembra, ajudou a definir os rumos da sua militância, tanto em um movimento pela construção de escolas públicas no Interior quanto na atuação no SindiBancários, depois de se mudar para a Capital, e no PT.
Assista ao vídeo sobre a trajetória política de Olívio:



Comentários (7)

EDSON VIDAL DE SOUZA diz:6 de outubro de 2012

GOVERNADOR OLÍVIO DUTRA::HOMEM ÍNTEGRO,TRABALHADOR,HONESTO,BATALHADOR,RESPONSÁVEL,FICHA-LIMPA,POR ESTE CIDADÃO EU BOTO A MINHA MÃO NO FOGO E TENHO A CONVICÇÃO DE QUE ELA NÃO QUEIMARÁ...ABRAÇOS.

 

Jacqueline Bueno diz:10 de outubro de 201Olívio Dutra, o melhor governador que este rincão já viu. Ele é honesto, íntegro e com profundo amor ao Rio Grande do Sul. Por isso é tão adorado pela maioria dos gaúchos. Sou professora e o vi ser aplaudido de pé num encontro de educadores anos depois de ter deixado o Piratini. Jamais será esquecido.

Paulo Rogério diz:16 de outubro de 2012

Que pena que nos termos poucos Olivios verdadeiro, honesto, amigo dos amigos, homem integro, companheiro, como poucos. Como sentimos a falta deste homem nas eleições deste ano em POA. Mesmo com a troca de votos por asfalto e salsipão pelo prefeito atual e seu grupo, se tivessemos o companheiro Olívio eles não iriam ciscar nesta eleição. isso eu garanto.

DIOGO FIGUEIREDO – ERVAL SECO RS diz:19 de outubro de 2012Grande brasileiro, grande gaúcho, grande companheiro, um dos ícones do nosso partido no RS

Cristian Deivis diz:23 de outubro de 2012

Tive a honra de conhecer este cidadão que é a extirpe do homem gaúcho, honesto, popular e democrático, Olívio na minha opinião foi um dos governadores que mais conseguiram avanços na sua gestão, visto que o país na época sofria uma grande crise mundial, e o Estado produziu os melhores indices em Exportação, economia, infraestrutura, é uma pena que na política não surjam todos os dias, pessoas com estes valores, afim de contribuir com a sociedade.

Osni Pedroso Cubas diz:26 de junho de 2013

Mesmo daqui distante acompanhei o desempenho deste bravo brasileiro e fiquei feliz pelo belo trabalho que executou em beneficio do Rio Grande e do povo Gaucho. Este sim, faz falta.

Hevverton M Pereira diz:4 de julho de 2013

Olivio Dutra - sinônimo de Integridade, Democracia e Competencia - Conheço-o desde 1979, na greve dos bancários de Porto Alegre - Pena que a grande mídia sempre atuou para desgastar a imagem deste homem público exemplar. Lembram do Caso FORD? Olívio jogou limpo, a FORD jogou sujo, a grande mídia ficou do lado da montadora, buscando prejudicar eleitoralmente nosso herói. Mas a história resgata a dignidade do grande Homem Olívio Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário