![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwUSNjfpDAshkVkp-L_n6MHIOWbAQ8QOJSnwNOX9axz6jy0CuPljMWWICqOpsarOZiqVNO6nexjm5wm9PQmfOv8v5TNCHxTpIks6YyDer12NMK0IEoKlk9bulmmA-Ryw4Bk3IFHkI4t0L7/s1600/imagesCAI104TW.jpg)
A proposta, que passaria pela primeira votação simples durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última segunda-feira, dia 21, recebeu vistas de 10 dias, atendendo pedido do vereador Derci Jorge Lima (PT). Aquele que jogar lixo na rua receberá um Auto de Infração, com as seguintes informações: local, hora e data da lavratura; qualificação do autuado; descrição do fato constitutivo da infração; dispositivo legal infringido; a identificação do agente autuante, contendo sua assinatura, cargo, função e o número de matrícula/identificação; e a assinatura do cidadão autuado. Em seu Artigo 3º, o Projeto determina que ainda que o agente responsável pela autuação poderá solicitar, sempre que necessário, auxílio da força policial quando o infrator dificultar o cumprimento da Lei.
Para cada infração cometida, os infratores serão penalizados com multa de R$ 100. Os recursos financeiros provenientes da arrecadação com as multas aplicadas serão destinadas à Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente (Semurb). O Projeto ainda ressalta que caberá ao Executivo adotar as medidas necessárias para regulamentação da Lei, designando os órgãos responsáveis pela fiscalização e sua execução. Entre as ações de regulamento, deverá ser criado um cadastro interno de controle das multas aplicadas e suas reincidências.
LIMPEZA
Em sua justificativa ao Projeto, Maurício afirma que a propositura “visa transformar o comportamento da população, ajudando a manter a nossa cidade limpa, otimizando o processo de limpeza, pois em muitos locais ainda é visível a presença de lixo como bitucas de cigarro, copos descartáveis, latas de cerveja e refrigerantes, restos de alimentos entre tantos outros, jogados na rua por pura irresponsabilidade”. O vereador aponta a necessidade de mudança. “As pessoas que descartam lixo nas ruas pensam que aquilo não fará diferença, mas são muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo - mesmo que pequenos, como bitucas de cigarro ou papel de bala – como, por exemplo, enchentes e emissão de gases tóxicos”, destaca Maurício. “Sem contar que a poluição visual também é outro fator desagradável”. O líder do Governo na Câmara lembra ainda que a medida trará economia aos cofres públicos. “Diversas cidades no mundo, através de ações governamentais, estão realizando campanhas de educação à população e aplicando penalidades para combater de forma eficaz o descarte de lixo em locais impróprios, conseguindo além da conscientização da população, uma grande economia para os cofres públicos e mantendo a cidade limpa”, afirma. Maurício revela que seu Projeto segue os moldes daquele aplicado no Rio de Janeiro. “Entramos em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, solicitando uma cópia do projeto implantado por lá”, afirma. “A única alteração que fizemos é em relação ao valor da multa, que fixamos em R$ 100”. O vereador acredita na implantação do Projeto. “Por aqui, será até mais fácil, melhor para fiscalizar. Mas é claro que a Prefeitura deverá fazer a sua parte”, destaca. “Por isso, solicitamos a instalação de mais lixeiras nos mais diversos pontos da cidade, para que a população tenha condições de jogar o seu lixo”. Sobre o pedido de vistas, Maurício disse estar tranquilo. “O Derci disse apenas que queria analisar melhor a proposta e o deixamos à vontade. Mas ele já adiantou ser favorável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário