quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AMAZÔNIA BRASILEIRA PRECISA DE INVESTIMENTOS PARA ELEVAR O PADRÃO DE VIDA DE 25 MILHÕES DE HABITANTES.

Jamil Chade,
correspondente de O Estado de S.Paulo

GENEBRA

É a miséria, e não falta de tropas ou de um novo sistema de radares, que está transformando a Amazônia em uma das principais rotas do tráfico internacional de armas e drogas no mundo. A constatação é do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), sigla em inglês.

Para a entidade, o projeto do governo brasileiro de investir R$ 10 bilhões para proteger as fronteiras amazônicas do País tem grande chance de fracassar enquanto a pobreza não for erradicada nas comunidades que vivem na região. Segundo os especialistas, apesar da "paranoia" brasileira sobre o risco de uma suposta invasão da região por potências estrangeiras, a realidade é que o Brasil abandonou a Amazônia, militarmente e principalmente socialmente.

O IISS é um dos principais centros de estudos sobre estratégia no mundo, com sede em Londres, e acaba de publicar um novo levantamento sobre a situação das fronteiras no Brasil. Segundo o estudo, a Estratégia Nacional de Defesa de 2008 foi "incapaz" de conter o tráfico de armas e drogas na Amazônia e acusa o País de ainda ter uma avaliação estratégica "ultrapassada" sobre os riscos que a região enfrenta.

Enquanto o Brasil insiste que o maior perigo é a invasão da Amazônia por outro governo, a realidade é que a floresta já está sendo ocupada por "grupos armados ilegais".

OBS: O GOVERNO BRASILEIRO JÁ INVESTE MUITO NA REGIÃO, COM AS USINAS DO RIO MADEIRA. ESSA É A MAIOR OBRA DO GOVERNO NO PAÍS. GERA MUITOS POSTOS DE TRABALHO E COM O AUMENTO DA GERAÇÃO DE ENERGIA, CERTAMENTE HAVERÁ BOM AUMENTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS BRASILEIROS QUE VIVEM NA REGIÃO. É PRECISO TAMBÉM INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO NOS PAÍSES PRODUTORES DE DROGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário