Não por acaso, PT e PMDB afiam as garras nas próximas semanas.
O PT se antecipa. No congresso que fará entre os dias 2 e 4 de setembro, o partido pretende ordenar as coordenadas que conduzirão a campanha petista, especialmente nas 117 cidades do País com mais de 150 mil eleitores.
A meta do partido é fugir do confinamento no interior, os chamados grotões. Uma possibilidade projetada pelo desempenho da legenda a partir da eleição municipal de 2004 e após a vitória de Lula para a Presidência, em 2002 (tabela 1).
O PT, que já era forte nas regiões mais urbanizadas, tomou conta das pequenas cidades com até 10 mil habitantes e entre 10 mil e 20 mil, e desloca gradualmente o muy amigo PMDB e o adversário DEM, tradicionais “donos” desses votos.
Nesse universo eleitoral, o PT foi vitorioso em 2008. Assim como ganhou, também, em 28 das maiores cidades brasileiras, secundado pelo PMDB com 17. Os petistas são fortes no topo e na base da pirâmide eleitoral (tabela 2).
Em 15 de setembro, o PMDB realiza, em Brasília, o fórum O PMDB e os Municípios – Cidadão, Cidade e Cidadania, Uma Vivência Democrática, nome tão longo quanto a pretensão eleitoral do partido. Tudo sob o comando do vice-presidente Michel Temer e com a presença de governadores, parlamentares, vereadores e prefeitos de todo o País. Um contingente numericamente imponente.
O PMDB ainda é o partido que mais conquista prefeituras, considerando o desempenho em toda a década passada. Esse é o ponto forte da legenda que, em 2008, elegeu 1.195 prefeitos. Uma recuperação em relação às eleições de 2004, quando elegeu 1.054. Abaixo, porém, dos 1.257 prefeitos de 2000.
A marcha do PT nas eleições municipais com a conquista de quase 600 prefeituras em 2008 e após fazer, em 2010, a maioria na Câmara, superando o PMDB, dá um colorido especial a esse confronto eleitoral, que, no fim, é ruim para Dilma.
OBS: EM 2012 NOSSO PT TERÁ UMA EXCELENTE EQUIPE DE CANDIDATOS Á CÂMARA MUNICIPAL. TEMOS QUADROS COM MUITA PENETRAÇÃO JUNTO AO ELEITORADO, NÃO "FAZENDO CHURRASCOS", MAS SIM, LUTANDO JUNTO EM SUAS COMUNIDADES. TRADICIONALMENTE, SEMPRE TRABALHAMOS COM CABEÇAS DE CHAPA, DESDE O BALA, NOSSO COMPANHEIRO CANDIDATO EM 1982. MAS É PRECISO REUNIR FORÇAS, POIS NOSSO ADVERSÁRIO DETÉM O PODER. AS ALIANÇAS PARTIDÁRIAS DEVERÃO OCORRER. MAS AQUI, EM INDAIATUBA NÃO EXISTE A MENOR HIPÓTESE DE UMA ALIANÇA COM O PMDB, HAJA VISTO QUE ESSE PARTIDO FILIOU RECENTEMENTE NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário