domingo, 4 de setembro de 2011

RENOVAÇÃO É PALAVRA DE ORDEM. ESTÁ CORRETA A ESTRATÉGIA DE LULA

IG Último Segundo

Lula quer Marcio Pochmann candidato em Campinas

Apreço do ex-presidente por candidaturas inéditas em 2012 é reflexo da estratégia de renovação defendida por ele

AE | 04/09/2011

Lula quer Marcio Pochmann candidato em Campinas. Apreço do ex-presidente por candidaturas inéditas em 2012, é reflexo da estratégia de renovação defendida por ele.

Com propostas de renovação do PT paulista e pressões para evitar prévias em cidades estratégicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a moldar o partido para as eleições municipais de 2012.

Depois de liderar, na capital, a campanha pela candidatura do ministro Fernando Haddad (Educação), Lula pretende emplacar o economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Campinas.

Políticos novatos em disputas municipais passam a substituir candidatos derrotados em eleições anteriores, em um movimento de formação de novos quadros. Em Campinas, terceiro maior município do Estado, Pochmann ajudaria o PT local a superar um momento delicado.

O ex-presidente teme que as denúncias de fraudes na gestão do prefeito cassado Dr. Hélio (PDT) e do atual Demétrio Vilagra (PT) frustrem as pretensões eleitorais do partido na cidade. Pochmann, técnico do Ipea e professor da Unicamp, seria apresentado como nome "anticorrupção".

"Ainda não queremos discutir nomes, mas há uma simpatia muito grande pelo Pochmann", afirmou uma liderança do partido, que reconheceu a influência de Lula na indicação.

O apreço do ex-presidente por candidaturas inéditas é reflexo da estratégia de renovação defendida por ele e pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.

Esse pensamento norteou o lobby de Lula pelo ministro Fernando Haddad na capital paulista, em disputa com a senadora Marta Suplicy, que perdeu a última eleição municipal para Gilberto Kassab (hoje no PSD).

Novatos são apostas em outras duas cidades. Em Mogi das Cruzes, o candidato petista deve ser Marco Soares, presidente da OAB local. Em Ribeirão Preto, o partido pretende lançar o juiz aposentado João Agnaldo Donizeti Gandini, que presidiu o processo que acusava o ex-ministro Antonio Palocci de fraudes em licitações quando o petista era prefeito do município.

Lula também decidiu trocar um candidato derrotado por um novo nome em Santo André. O deputado Vanderlei Siraque pretendia disputar novamente o cargo de prefeito, mas foi pressionado a abrir caminho para o ex-sindicalista Carlos Grana, amigo de Lula e frequentador do Palácio da Alvorada na gestão passada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

OBS: QUEM PENSAVA QUE LULA IRIA DESCANSAR, SE ENGANOU REDONDAMENTE. ELE ESTÁ MAIS ATIVO DO QUE NUNCA. CONHECEDOR PROFUNDO DE POLÍTICA PARTIDÁRIA, ELE SABE QUE COM OS NOMES JÁ CALEJADOS DO PARTIDO, A CHANCE SERIA PEQUENA. COM MARCIO POCHMANN, CONCEITUADO PESQUISADOR DO IPEA, CAMPINAS SÓ TERÁ A GANHAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário