quarta-feira, 28 de julho de 2010

Transformando o Brasil

E 20milhões de brasileiros mudam de Classe Social….
Um estudo do IBGE

No final de 2007 após 5 anos de Governo do Presidente Lula, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) concluiu um estudo detalhado onde aparece claramente, que 20 milhões de brasileiros saíram das classes D e E (extrema pobreza) e migraram para a classe C. Essa pesquisa foi publicada em 16 de Dezembro de 2007. E o interessante é que o fortalecimento da classe C, também impulsiona as classes A e B que estão no topo da pirâmide social.
Quando eleito em Outubro de 2002, o Presidente Lula tinha como seu propósito primordial, o apoio às classes menos favorecidas pela sorte. Sua obsessão era reduzir a extrema miséria de milhões de famílias. Sabia que iria gerar consumo e o consumo estimularia a produção. Assim as fábricas e o comércio contratam mais funcionários. Os fornecedores também seguem na mesma linha e a roda gira. Não existe mágica em economia. É preciso plano, estratégia e ação.
O começo foi muito difícil, pois o Orçamento do 1º ano fora elaborado pelo Governo anterior, do Presidente Cardoso, que na verdade não tinha compromissos com os pobres. Já nascera em berço de ouro, pois era filho de General, tendo passado sua infância, adolescência e mocidade só nos estudos, onde chegou a estudar a fome “nos livros”, formou-se em Sociologia e foi lecionar essa matéria nas Universidades. Era chamado de “príncipe dos sociólogos”.
Se a pesquisa das origens da pobreza e miséria, fosse seu grande objectivo, teria descoberto muitas das causas da fome, da mortalidade infantil, das doenças provenientes de uma população que sempre viveu sem saneamento básico, sem saúde, sem educação e sem perspectivas. Foram muitas as agruras por que passaram grande parte dos brasileiros.
A sua redenção está a caminho. Essa pesquisa foi efetuada em todo o território brasileiro.
Na verdade nosso Presidente Lula, não estava preparado para bem Governar nosso Povo, quando se candidatou em 1989. Aprendeu com as derrotas políticas de 89, 94 e 98.Nesse período, ele viajou muitas vezes por todo o País em suas “Caravanas da Cidadania”. Foi fazer a sua Universidade da Vida. Se aprofundou nos chamados grotões da pobreza, dos moradores à beira dos rios e ribeirões, nas favelas, foi conhecer como vivem os Povos das Florestas, sempre divulgando suas idéias. Ele não aceitava viver num País rico, e esse País ter um povo pobre. Participava também de eventos, por todo o mundo quando era convidado. Segundo sua visão de mundo era perfeitamente compatível, manter um combate severo à inflação e proporcionar apoio aos desfavorecidos, para que minorassem seu sofrimento. Então esse resultado do IBGE nada mais reflete, do que as Políticas Sociais postas em prática desde Janeiro de 2003. Entre Janeiro de 2003 e Junho de 2006, 6 milhões de pessoas acima de 16 anos mudaram de classe sócio/econômica. Entre Junho de 2006 a Novembro de 2007, 14 milhões também ascenderam à classe C. Na verdade essas pesquisas foram iniciadas em Outubro de 2002, portanto antes da posse do Presidente Lula. Foram reforçadas em muito por sua visão da pobreza. Um dos pilares de seu Governo na questão da miséria é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como Ministro o Dep. Federal Patrús Ananias. Essas pesquisas do IBGE mostram o acerto das políticas sociais do Governo Lula. Outro ponto é que, com o aumento da atividade econômica, a geração de empregos fez com que a Previdência Social passasse a arrecadar mais e assim seu déficit operacional vem diminuindo mês a mês. Em 2007 foram criados 1.9 milhão de empregos novos. Outro dado da pesquisa, mostra que 35% das famílias ganham até dois salários mínimos e 24% ganham até 3. O Governo aumentou os prazos para compra de veículos, casa própria e bens de consumo durável. O País tem reservas hoje que nunca imaginou. Estamos em julho de 2010 e as reservas somam 245 bilhões de dólares. A inflação está sob controle. Assim o poder aquisitivo popular cresceu. O poder de compra do salário mínimo cresceu mais de 50% nesses 8 anos de Governo. A população começou a notar que estava com maior poder de compra. Sentindo que tinham mais força, os mais pobres foram se orientando melhor. Essa mudança de comportamento social, elevou a auto estima da população. O Governo entra com ações sociais nas favelas e o povo agradece. As favelas são o resultado do descaso já antigo, com Política Sociais corretas.
Numa demonstração de afeto e apoio solidário, o Presidente Lula participa todos os anos de uma celebração religiosa com os catadores de material reciclável junto á Estação Ferroviária da Luz, centro de São Paulo. Quem celebra é o padre Júlio Lancelotti, seu amigo de muitos anos e ligado a esse movimento. Não é um ato isolado. Essa ligação do Governo com os catadores de material reciclável já é antiga.
Roberto Miranda Costa, secretário de finanças do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário