sábado, 9 de abril de 2011

COM DILMA NA PRESIDÊNCIA, AS MULHERES SÃO, NO MUNDO DO TRABALHO A " BOLA DA VEZ"

Nos discursos, a valorização da mulher

Além de citar a questão de gênero em metade de seus pronunciamentos, Dilma destacou a importância da independência financeira

09 de abril de 2011

Nos 33 pronunciamento que fez desde a posse, em 15 deles a presidente Dilma Rousseff relembrou o fato de ser a primeira mulher no cargo ou homenageou as mulheres.

Proporcionalmente, ela fala mais de mulheres do que seu antecessor. Isso poderia, por si só, ser motivo de deleite para feministas, que não perdem de vista o valor simbólico do fato e a influência que terá nas gerações de meninas que vêm por aí. Mas o que está atraindo mais a atenção delas nos discursos é um detalhe que, embora desapercebido para a maioria, encanta seus ouvidos mais atentos.

Trata-se da ênfase que Dilma dá à questão da independência econômica das mulheres - como assalariadas ou empreendedoras. Isso representaria um avanço em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que valorizou as mulheres por outros caminhos, o combate à violência contra elas.

Um dos momentos sinalizadores dessa mudança verificou-se no dia 1.º de março, durante a cerimônia de anúncio do reajuste nos valores do Bolsa Família, em Irecê, interior da Bahia. Após os elogios de praxe à relevância social do programa, Dilma disse que ele constitui apenas uma parte de sua política para resolver os problemas sociais: "A outra parte é, necessariamente, a oportunidade de participar produtivamente da vida da sociedade."

Em seguida passou a falar de mulheres, destacando, por se encontrar numa região agrícola, as trabalhadoras rurais: "É importante aumentar o valor e quantidade do crédito para as mulheres terem o seu Pronaf (programa de financiamento da agricultura familiar). Porque com o Pronaf ela pode ter acesso a financiamento para o seu artesanato. Ela pode costurar, pode fazer doce, pode contribuir para a melhoria de renda de sua família."

Empolgada, citou outras profissões: "Uma quantidade grande de mulheres virou enfermeiras, professoras, empregadas domésticas, médicas, agentes de saúde, e têm de ser valorizadas."

OBS: A PRESIDENTA DILMA PASSOU HOJE(09/04) PELA GRÉCIA, A CAMINHO DA CHINA. E POR ONDE PASSA, DIVULGA E ENALTECE A FIGURA DA MULHER NESSE MUNDO EM QUE VIVEMOS. SERÁ SEU TEMA PREFERIDO, ENQUANTO DIRIGE O GIGANTE BRASIL, HOJE 7ª ECONOMIA DO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário