sábado, 9 de abril de 2011

A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE: O BRASIL NO RUMO CERTO

Bandeira histórica do PT: professores conquistam piso salarial nacional
A tão sonhada valorização dos professores brasileiros voltou a ganhar corpo. Após alguns governadores terem entrado com ação judicial para derrubar o piso nacional dos professores, o Supremo Tribunal Federal – STF acabou revertendo a situação, e esta semana deu o veredicto a favor da educação. A comemoração pela decisão do STF repercutiu nas bases petistas, que sempre defenderam não só um piso nacional, como a valorização dos profissionais da educação.

A deputada Fátima Bezerra (PT/RN) disse que a aprovação da lei é uma grande vitória para a classe. “É uma vitória para nós, que há muito tempo estamos nessa luta em defesa da valorização do magistério. A luta em defesa de uma educação pública de qualidade. É uma bandeira histórica do Partido dos Trabalhadores. Isso significa um passo muito importante nessa caminhada de uma política pública de valorização salarial e profissional do magistério da educação básica do nosso país”.

Para a deputada petista, a vitória é também política, pois não bastou ter aprovado no Congresso Nacional, foi preciso também uma ampla defesa nos tribunais. “É uma comemoração para nós, do Partido dos Trabalhadores, que sempre tivemos um compromisso muito firme na defesa da educação, até porque nós temos clareza de que é um projeto de desenvolvimento nacional com geração de emprego, com distribuição de renda, com inclusão social. Esse projeto passa, inexoravelmente, por fortes investimentos na área da educação”.

Agora outros passos em defesa da educação brasileira também estão em tramitação, como é o caso do Plano Nacional da Educação, como explica Fátima Bezerra. “Com o novo Plano Nacional da Educação, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, nós vamos avançar mais ainda. Até porque lá, já está prevista no projeto uma meta, que tem por objetivo elevar o salário do professor. Então estamos na trilha certa”.

Para a senadora Ana Rita (PT/ES) é importante valorizar os profissionais da área. “A área da educação eu vejo como importante, principalmente a partir do ensino da pré-escola. É onde você começa a formar consciência nos primeiros anos de vida das pessoas, da criança. É um profissional que está lidando com vida. Ele está preparando pessoas para uma futura geração. Então o profissional tem que ser bem pago, ele tem que ser valorizado, ele tem que ter condições dignas de trabalho, para que ele possa trabalhar satisfeito e com responsabilidade”.

Essa decisão foi contra o argumento de governadores dos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram não terem condições de pagar o piso, de R$ 1.187,00, aos professores. (Bruno Costa – Portal do PT)

OBS: TODO O MAGISTÉRIO NO PAÍS DEVE COMEMORAR ESSA DECISÃO HISTÓRICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário