Abrigados haitianos aprendem sobre cultura da banana com a Embrapa (19/08/2011)
“A experiência foi um ‘barato’, maravilhosa! Não tenho sequer palavras para explicar, e nunca vou esquecer o que aprendi no Brasil. Conseguimos aproveitar bastante e vamos aplicar o que aprendemos aqui quando voltarmos ao Haiti”.
Foi essa a opinião entusiasmada do estudante de administração e filho de agricultores Simon Matador sobre o curso de cultura da banana promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) na quarta e quinta-feira (17 e 18). Natural de Jacmel, no sudeste do país, Simon foi um dos 36 abrigados haitianos que participaram da capacitação.
Os haitianos buscaram abrigo no Brasil após o grande terremoto que devastou seu país em 2010, e foram acolhidos no assentamento Moacyr Wanderlei, no povoado Quissamã, em São Cristóvão, na Grande Aracaju. Nos últimos meses, eles vêm participando de cursos e treinamentos no campus de São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Com caderno e caneta na mão, olhos e ouvidos atentos e muitas perguntas feitas em ótimo português para quem está há pouco tempo no Brasil, os jovens haitianos passaram a quarta-feira no auditório da Embrapa em Aracaju. Foi o momento de conhecer na teoria os principais aspectos fitotécnicos do cultivo da banana, como produção de mudas, principais cultivares, plantio, adubação e tratos culturais, pragas e doenças, além de colheita e pós-colheita.
Os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ana Lédo, Leandro Diniz, Adenir Teodoro e Carlos Martins, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) Aparecida de Araújo, e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) Frederico Oliveira fizeram apresentações bem detalhadas sobre a cultura e tiraram todas as dúvidas.
OBS: O GOVERNO BRASILEIRO, ATRAVÉS DA EMBRAPA, AJUDA O POVO DO HAITI A CRESCER COMO NAÇÃO. NÃO É SÓ DAR O PEIXE. TEM QUE ENSINAR A PESCAR. É UMA ÓTIMA FORMA DE ERRADICAR A MISÉRIA DESSE PAÍS CENTRO AMERICANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário