sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mais um companheiro de Lula mostra força eleitoral: Eduardo Campos em Pernambuco

Eduardo Campos segue com 70% e seria reeleito no 1º turno
Pesquisa encomendada por iG e Band mostram governador com 53 pontos de distância sobre Jarbas Vasconcelos (PMDB), que tem 17%
Matheus Pichonelli iG São Paulo | 24/09/2010 19:20

A uma semana das eleições, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), continua com 70% das intenções de voto na mais recente pesquisa Vox Populi/Band/iG e seria reeleito, com folga, logo no primeiro turno.

Apoiado pelo presidente Lula, Campos tem 53% de distância para o segundo colocado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que oscilou dois pontos para baixo desde agosto e tem agora 17%. Em julho, a diferença era de 36 pontos (61% a 25%).


A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.702/10, ouviu 800 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Campos é citado por 66% dos eleitores. Jarbas, por sua vez, recebeu 16% das menções.

O Vox Populi mostrou também que, em Pernambuco, a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, conta hoje com 68% das intenções de voto, contra 66% apurados em agosto. O principal adversário, José Serra (PSDB), caiu quatro pontos e tem 15% das preferências. Marina Silva (PV), por sua vez, oscilou dois pontos e agora soma 8%.

Apenas 5% dos eleitores pernambucanos dizem não saber ou não responderam em quem pretendem votar para presidente. O índice dos que pretendem votar nulo ou em branco é de 3%.

Senado

Na corrida para o Senado, os dois candidatos da base aliada do Governo Lula, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) aparecem à frente na pesquisa. Costa, ex-ministro da Saúde, aparece na pesquisa com 54% - ele tinha 47% em agosto.

O petebista também cresceu e saltou de 31% para 45%. O senador Marco Maciel (DEM), que concorre à reeleição, foi ultrapassado e aparece agora com 26% das preferências –eram 32% na última pesquisa. Raul Junggmann (PPS) ocupa a quarta colocacao na disputa, com 9%.

O índice dos que não responderam ou dizem não saber em quem votar, no entanto, ainda é alto em Pernambuco: 24% (ou, um quarto dos eleitores). Outros 14% afirmam que pretendem votar nulo ou em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário