quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SITUAÇÃO COMPLICADA: AMERICANOS, DEPENDEM DA EUROPA; EUROPA PATINA....


Você está em Economia

Para Geithner, evitar recessão nos EUA depende de ação da Europa

'Depende muito do que eles fizerem na Europa, mas também depende da nossa habilidade de fazer com que o Congresso aja a favor de um crescimento forte nos EUA', disse Geithner na entrevista
04 de outubro de 2011 | 21h 30

SÃO PAULO -

O secretário do Tesouro Americano, Timothy Geithner, disse hoje à rede CNN que a economia americana conseguirá evitar a recessão, mas apenas se os líderes da zona do euro e o Congresso agirem para sustentar o crescimento. "Depende muito do que eles fizerem na Europa, mas também depende da nossa habilidade de fazer com que o Congresso aja a favor de um crescimento forte nos EUA", disse Geithner na entrevista.

Pressionando o Congresso a passar o projeto de lei do governo sobre empregos, Geithner disse que também há necessidade de lidar com a saúde fiscal americana a longo prazo. Mas ressaltou que, desde que a agência Standard & Poor's rebaixou o rating da dívida dos EUA, as taxas de juros caíram e o país está muito mais forte. Os investidores "basicamente acreditam que os EUA vão fazer a coisa certa no final, temos que nos certificar de fazê-lo no tempo certo", disse.

Sobre a Europa, o secretário afirmou que as autoridades já tomaram as "principais decisões" necessárias para garantir que a zona do euro não quebre e melhore a coordenação fiscal, mas não colocaram em prática a capacidade financeira para que funcionem. Geithner ainda disse que acredita que a zona do euro fará o necessário, mas apontou que as autoridades precisam agir com mais rapidez e força.

OBS: A SITUAÇÃO ESTÁ SÉRIA. DUAS POTÊNCIAS ECONÔMICAS: UNIÃO EUROPÉIA E ESTADOS UNIDOS ESTÃO A UM PASSO DA RECESSÃO. PARA GIRAR A RODA, É PRECISO QUE ESSES DOIS ESTEJAM FORTES. ÂMBOS COM ANEMIA, A ECONOMIA GLOBAL VAI DESACELERAR. O BRASIL VAI CRESCER EM RITMO MENOR. IMPORTANTE É REDUZIR O ENDIVIDAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário