segunda-feira, 18 de junho de 2012

ERUNDINA CONTINUA GUERREIRA. ELA VÊ E COM RAZÃO UM PRECONCEITO AOS IDOSOS NO SLOGAN.

18/6/2012 - 06h41

Erundina questiona apoio de Maluf e critica slogan do PT

FÁBIO ZAMBELI

DO PAINEL

Fabio Braga/Folhapress


Fernando Haddad e Luiza Erundina em evento em que PSB anunciou apoio ao petista


Recém-indicada candidata a vice de Fernando Haddad (PT) à prefeitura paulistana, Luiza Erundina, 77, questiona o papel do provável aliado e adversário histórico Paulo Maluf (PP) na campanha e diz considerar o slogan petista, que valoriza o "novo", preconceituoso contra os idosos.

Em entrevista exclusiva à Folha, concedida na noite de sexta-feira (15), minutos após ter seu nome formalizado pelo PSB, a ex-prefeita cobra que seu partido deixe as administrações de Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin.

A senhora acredita ter algum papel no engajamento da senadora Marta na campanha?

Vou querer saber pessoalmente os motivos da sua resistência. Temos relação de confiança, respeito e carinho. Na última vez que ela disputou a eleição para prefeita houve cogitação de que eu pudesse ser vice dela. Tem uma relação pessoal boa com ela. Acho que vou convencê-la do quanto ela tem interesse por São Paulo. E mostrar a ele que o projeto partidário tem que ter o apoio de suas lideranças

Seu ingresso preenche a lacuna que ela tem deixado na campanha de Haddad?

Nada disso. Eu sou eu, Marta é Marta. Eu sou o povo, minha origem é nordestina, família pobre, de camponeses. Vim pra São Paulo como migrante para sobreviver. Sofri preconceito por ser nordestina. Não sou de família tradicional, nem de sobrenome, nem de participação política.

Como pretende participar das atividades eleitorais, já que está na Câmara?

Vou para as ruas, certamente. Vou a Brasília quando tiver trabalho e votação. Minha agenda vai ficar livre para a campanha sextas, sábados, domingos e segundas. Vou me organizar para isso. Vamos ter um representante na equipe de coordenação.

Teme-se que sua presença nas visitas, sobretudo à periferia, ofusque o candidato, menos conhecido do eleitor...

As pessoas confiam em mim. Sabem que eu não escolheria ninguém que não vá governar com o povo. Eles me conhecem e confiam nas minhas decisões políticas. Vou estar junto do Haddad e convencê-los de que é o melhor candidato. O entusiasmo das pessoas é impressionante. Não imaginava isso. Tenho apelo popular muito forte, a política é meu sangue, minha energia, é aquilo que respiro. É mais do que qualquer outra coisa, que a profissão, a família, qualquer coisa. Essa paixão pela política temos que trazer de novo às sociedade. Tem uma mesmice, uma repetição de práticas na política. O afastamento das pessoas da política é grave. Muitas vezes me insurgi com certas coisas que ferem a dimensão maior da política.

OBS: FIZERAM UMA "ENGENHARIA POLÍTICA" MUITO COMPLEXA PARA TENTAR FORTALECER HADDAD EM SÃO PAULO. FORAM CEDIDAS CABEÇAS DE CHAPA, EM DIVERSAS CIDADES AO PSB PARA OBTER SEU APOIO AO HADDAD EM SÃO PAULO. TEMOS LIGAÇÕES FORTES COM ESSE PARTIDO. O PROBLEMA É QUE ESSAS ALIANÇAS SERÃO EXPLORADAS PELOS NOSSOS ADVERSÁRIOS. O CASO DO PARTIDO DO MALUF SERÁ UMA PÉROLA AO SERRA NA CAMPANHA. ENFIM SEMPRE HÁ RISCOS, MAS A NÍVEL NACIONAL, EXISTE FORTE CRESCIMENTO DAS POLÍTICAS QUE O PT ESTÁ IMPLANTANDO NO GOVERNO DILMA. COLHEREMOS A LONGO PRAZO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário