sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Outros argumentos para o debate de ideias!

Os movimentos de junho de 2013, além dos ganhos relacionados ao transporte coletivo em todo o país, resultaram em duas coisas importantíssimas:

 -A lei anticorrupção - lei federal 12846 – foi sancionada pela Dilma em 1º de agosto de 2013. A partir dela, além dos corrompidos, é possível a penalização dos corruptores (aqueles que pagam para garantir as benesses). Empresas podem ficar anos sem poder assinar contratos com o governo, e os seus diretores podem ser penalizados criminalmente. Alguns já estão sendo investigados (casos da Petrobrás). As grandes empreiteiras NÃO querem isso. Então, não querem que a Dilma se reeleja!

 -Na época das mobilizações (em 300 cidades do Brasil) a Dilma propôs ao Congresso a realização de uma Assembléia Constituinte exclusiva para a Reforma Política, rapidamente abortada pela oposição e até partidos da base do governo. Mas a sociedade civil organizou um Plebiscito pela Assembleia Constituinte, no qual,  em 07 de Setembro de 2014, coletou 8 milhões de votos, sendo 97,05% pelo SIM. Dilma manteve o apoio a essa proposta. (http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/noticia/dilma-volta-defender-plebiscito-para-reforma-pol%C3%ADtica)

Outro argumento é o de que a ascensão social é parte do esforço próprio do indivíduo. E isso é certo! Entretanto, o governo federal precisa dar condições sociais e econômicas disso acontecer. Isso ficou claro com as políticas de distribuição de renda e de valorização do salário mínimo!
 
 - Número de crianças com altura abaixo da média caiu em todo o Brasil entre 2008 e 2012. Acompanhando altura das crianças atendidas pelo Bolsa Família , verificou-se que as com déficit de altura passaram de 17,5% para 8,5%, mesmo no sul e no sudeste.(http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-altura-media-de-criancas-atendidas-pelo-bolsa-familia,1561250)
 
- O programa Luz Para Todos, com 9,5 milhões de pessoas beneficiadas, possibilita mais acesso a informação, economia de alimentos e conforto.

 -Salário Mínimo Convertido em Dólares no Brasil em 2002 era de 86,21 dólares . Em 2014, representa 305 dólares.

 - Curso superior – o Brasil ampliou o número de pessoas estudando nas faculdades – públicas e privadas, de 500 mil para mais de 1 milhão de estudantes universitários de 2003 para 2012. Como? Com 18 novas universidades federais (fora os novos campus das existentes) e 214 escolas técnicas, 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário. O PRONATEC beneficiou 6 milhões de pessoas.

- Formação de professores – o governo federal criou O Mestrado Profissional para professores do ensino básico e médio se qualificarem, com 4100 matriculados em 2013. Distribuiu 90.019 bolsas para incentivar a entrada na Carreira de professor, à distância (http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid) e 70.220 bolsas para presencial (http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor)

 - Há críticas ao Minha Casa Minha Vida e ao PAC social (poderia ser melhor – localização, projetos, trabalho integrado...), mas precisamos lembrar que boa parte (mais de 50% dos beneficiados) são de renda menor que 3 salário mínimos, em situação de risco. Dificilmente terão problema para saldar a aquisição devido ao subsídio do governo federal. (http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/04/entenda-como-funciona-o-minha-casa-minha-vida; http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/negocios/brasil-precisa-investir-r-760-bilhoes-nos-proximos-10-anos-327718-1.aspx )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário