quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PADILHA 13 - Segurança

O Governo Padilha vai ter a marca da segurança pública cidadã, que protege a vida e o patrimônio das pessoas.

OBJETIVOS
·        Reduzir drasticamente a impunidade e  os índices de crimes no Estado.
·        Enfrentar o crime organizado.
·        Promover a segurança cidadã.
·        Aumentar a eficiência da polícia, com qualificação de procedimentos investigativos, uso intensivo da inteligência e tecnologia.
·        Fortalecer o policiamento ostensivo e de proximidade com a população.
·        Ampliar cooperação e articulação entre as instituições de segurança pública, do sistema prisional e outros órgãos do sistema de Justiça.

 FORÇA PAULISTA DE SEGURANÇA

O governo Padilha vai criar a FORÇA PAULISTA DE SEGURANÇA PÚBLICA, articulando o trabalho das diversas forças de segurança do Estado: Policia Militar, Policia Civil, Polícia Técnico Científica, colaboração com Corpo de Bombeiros, com o Polícia Militar Rodoviária, as Guardas Civis dos municípios e a Polícia Federal.

A Força Paulista de Segurança terá Centros Integrados de Comando e Controle reunindo as diversas instituições de segurança no mesmo ambiente, favorecendo ações coordenadas e de inteligência.

Os Centros de Comando e Controle farão o monitoramento de câmeras de vigilância públicas, de empresas privadas e condomínios, entre outras, com imagens analisadas por softwares de última geração, que permitirão ações mais rápidas e eficazes da polícia.

O Governo Padilha vai ter a marca da segurança pública cidadã, que protege a vida e o patrimônio das pessoas.

 
MAIS INTELIGÊNCIA, MAIS TECNOLOGIA

• Estruturar e aprimorar as centrais de inteligência policial, para gerar e sistematizar informações relevantes para a prevenção e combate à criminalidade, com metodologia específica para o enfrentamento do crime organizado. Avançar na implantação do Sistema Detecta para integrar os bancos de dados (190, BOs e Detran) e emitir alertas para orientar o trabalho policial.
• Aumentar os recursos tecnológicos para a investigação dos crimes, como drones de observação, por exemplo, que podem ajudar a mapear áreas.
• Fortalecer a inteligência e investigação na repressão ao tráfico de drogas, bem como para impedir a lavagem de dinheiro que sustenta essas atividades.
• Dar um salto no atendimento eletrônico com as DELEGACIAS ONLINE. À exceção dos crimes de estupro e os contra a vida, permitir que mais ocorrências sejam notificadas online.
• Ampliar os recursos à disposição do policial, com a VIATURA DIGITAL. Entre outros, instalação de câmeras internas e externas, ampliação do uso de tablets nas viaturas, para levantamento de informações e checagem de fotografias de suspeitos e que permitem o acompanhamento do patrulhamento, via GPS. No mesmo sentido, o POLICIAL CONECTADO, vai contar com dispositivos que gravam a abordagem do policial, um instrumento de garantia e proteção para o policial, que também contribuirá para controle, avaliação e revisão contínuas dos procedimentos de abordagem policial.

Vamos implantar uma política estadual de divisas, integrada à política nacional de fronteiras.

O Programa DIVISA VIGIADA prevê a instalação de câmeras de leituras de placas nas divisas de São Paulo com os estados vizinhos, para combater o furto de veículos. Instalação de scanners em postos da secretaria de Fazenda localizado próximos às divisas, para combater o tráfico de drogas e armas, o roubo de cargas, a sonegação fiscal e a fraude de mercadorias.

 
MAIS INTEGRAÇÃO

• Oferecer Disciplinas integradas na Academia de Polícia, para policiais militares e civis, que passarão a fazer matérias comuns.
• Avançar na integração com outros Estados, possibilitando operações integradas e simultâneas para combate à criminalidade interestadual.
• Ampliar ações conjuntas com os 100 Municípios com Guardas Civis Municipais e seu efetivo de cerca de 30 mil guardas.

 SEGURANÇA MAIS PRÓXIMA DA SOCIEDADE

• Implantar o programa MAIS POLÍCIA NA RUA, prevendo o aumento do Efetivo de Policiais em patrulhamento, com a contratação de funcionários para substituir os policiais que hoje estão no atendimento dos centros de 190.
• Promover o programa POLÍCIA DE VIZINHANÇA, com policiais atuando fixados numa mesma comunidade, para se tornarem conhecidos da população local e estabelecerem uma relação próxima e confiável.
• Vamos implantar também o programa GUARDIÕES DA ESCOLA, com treinamento específico de policiais, parceria com a Guarda Municipal e instalação de câmeras de monitoramento nas cercanias das escolas.

O Governo Padilha terá compromisso com o COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. O Estado conta atualmente com 131 delegacias de defesa da mulher, das quais 9 encontram-se na capital.

• Ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência com Delegacias da Mulher mais bem estruturadas, funcionamento 24 horas e atendimento especializado.
• Estender ao Estado de São Paulo o programa Guardiã Maria da Penha, para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

 
Será também prioridade o ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, e incluindo o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual, com ações integradas das políticas para juventude nas áreas de trabalho, educação, saúde, cultura, acesso à justiça e esporte, com um foco especial da política de segurança no ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA O JOVEM e na abordagem adequada do jovem em conflito com a lei.

 O problema da mortalidade da juventude negra em São Paulo é grave. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população negra paulista é maior que a da população branca e entre a população jovem, essa diferença se acentua. Em 2011, a taxa de homicídios da juventude negra em São Paulo foi de 27,5 por 100 mil habitantes e da juventude branca foi de 17,1 por 100 mil habitantes.

Política Penitenciária

• Efetuar o Planejamento territorial e demográfico do sistema prisional para permitir a melhor alocação do contingente, com a separação dos presos por gravidade dos delitos cometidos, de modo que aqueles que cometeram pequenos delitos não sejam mantidos em convivência com os autores de crimes mais graves ou ligados ao crime organizado.
• Priorizar ações que possibilitem SEGURANÇA MÁXIMA para os prisioneiros mais perigosos e chefes do crime organizado.
• Implantar o Programa CADEIA SEM CELULAR, com instalação de equipamentos para o bloqueio do uso de celular por prisioneiros.
• Implantar programa para ampliar o trabalho dos presos em empresas da região do presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário