segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Participação das Mulheres na Política: Sim elas podem!




Por Janio Ribeiro


Assisti pela TV a posse de Dilma ao lado de minha filhinha de um ano que andava de lá para cá, olhando para a TV e rindo, mas sem entender ainda o significado histórico daquele momento.

O fato é que, muito além da disputa de concepção de Estado a qual o social venceu o neoliberal, é a primeira vez que uma mulher assume o maior cargo da República, e isso não é só, seu governo empossou 9 ministras, maior número de toda história.

A capital de São Paulo já elegeu duas mulheres Prefeitas: Erundina e Marta Suplicy, ambas pelo PT. A primeira foi eleita Deputada Federal muito bem votada (hoje pelo PSB) e a segunda, senadora por São Paulo pelo PT.

A participação da mulher na política a partir de agora será mais acentuada e nas próximas eleições municipais já será possível verificar o reflexo desta mudança cultural e política que vem crescendo gradativamente nas últimas décadas. O PT de Indaiatuba é um exemplo disso. Desde 2010 vem sendo presidido por uma mulher: Daniela Pellizzari e já teve duas mulheres vereadoras: Rita Gonçalves foi eleita titular e Celi Brant suplente que assumiu quando o vereador Linho foi superintendente da FIEC em 1997.

Em tempo: O PT é o Partido Brasileiro que mais aprovou Leis e inicitivas que incentivam a participação da mulher na política.

Viva o PT e a participação das Mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário