domingo, 23 de janeiro de 2011

POLÍCIA FEDERAL, COM LIBERDADE DE AÇÃO, FAZ SUCESSO.

Ações da CGU norteiam as megaoperações da PF

Investigações feitas pela Controladoria-Geral nos principais órgãos do governo servem de base para a Polícia Federal

23 De janeiro de 2011
João Domingos - O Estado de S.Paulo

As auditorias e tomadas de contas especiais feitas pela Controladoria-Geral da União (CGU) têm dado origem a grandes operações da Polícia Federal em todo o Brasil. A Operação Sanguessuga identificou a participação de 72 parlamentares num esquema de desvio milionário de verbas do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para a compra de ambulâncias.

Foi também a partir das auditorias referentes à contratação de controladores de velocidade nas rodovias (barreiras eletrônicas e pardais) que a PF descobriu um esquema de desvio de verbas em contratos de R$ 1,6 bilhão. Como resultado, as barreiras tiveram de ser desligadas em todas as rodovias federais.

Outra auditoria especial, agora na Funasa, levou a PF a investigar contratos e licitações das unidades da fundação sediadas em Brasília, Roraima e Maranhão, com prisão de servidores públicos e empresários. O trabalho em dupla entre a CGU e a PF descobriu também irregularidades na emissão de Certificação de Imóveis Rurais (CIR) por parte do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e na criação de assentamentos.

A Operação Rapina, no Maranhão, constatou a ação de uma quadrilha formada por 51 empresas inexistentes e outras 40 que davam suporte a desvios de recursos públicos, mediante uso de notas fiscais falsas e licitações montadas envolvendo nove prefeituras.

No Rio, a Operação Telhado de Vidro constatou a ocorrência de licitações irregulares em São João da Barra e Quissamã e contratações fraudulentas de funcionários municipais terceirizados para execução do Programa de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários.

A Operação Jaleco Branco, realizada com a PF, na Bahia, apurou um esquema envolvendo servidores do INSS que, mediante recebimento de propinas, alteravam o sistema informatizado para inserir, alterar ou excluir dados que permitiam a emissão de guias pela quais empresas em débito estavam adimplentes.

OBS: DEVEMOS LEMBRAR QUE ESSAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL, TIVERAM ESTÍMULO NO PRIMEIRO GOVERNO LULA, QUANDO FOI DESIGNADO O EX-GOVERNADOR WALDIR PIRES PARA A "CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO". MUITO EXPERIENTE, ELE CRIOU UM SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO NOS MUNICÍPIOS, POR SORTEIO. SUA EQUIPE, ESCOLHIDA POR ELE "A DEDO", DECIDIU FAZER SORTEIOS, COMEÇANDO NUM LOTE PILOTO, COM 5 MUNICÍPIOS POR MES. COM AUMENTO DO SEU EFETIVO E O SUCESSO DESSA INOVAÇÃO FISCALIZADORA, EM BREVE, JÁ ERAM 50MUNICÍPIOS POR MES. QUER DIZER: TODOS OS PREFEITOS COLOCARAM SUAS BARBAS DE MOLHO, POIS NÃO SABIAM SE SERIAM OS PRÓXIMOS. E CONTINUAM POR AÍ, EM TODO O PAÍS. QUANDO UM MUNICÍPIO ERA SORTEADO, VINHAM EQUIPES ESPECIALIZADAS EM DIVERSOS TIPOS DE FRAUDES E IAM DIRETO AO PONTO. ESPERAMOS QUE CONTINUEM ESSE ÓTIMO TRABALHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário