sexta-feira, 3 de junho de 2011

MUDANÇA DE GOVERNO MANTÉM ATIVIDADE ECONÔMICA AQUECIDA

IG
Último Segundo
Economia
Guilherme Barros

Na comparação com o mesmo período em 2010 a economia do Brasil avançou 4,2%, segundo dados divulgados pelo IBGE

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro
03/06/2011

A economia voltou a crescer com mais força no começo deste ano, mostram os números que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,2% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010. Em comparação ao trimestre anterior, o resultado foi de 1,3%, em linha com o que esperavam os especialistas.
Fonte: IBGE.

A indústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o crescimento entre um trimestre e outro. O aumento de 2,2% de janeiro a março em relação aos últimos três meses de 2010 foi impulsionado principalmente pela indústria de transformação e pela construção civil. O setor de serviços, que responde por mais de 67% do PIB, avançou 1,1% como reflexo do aumento das vendas do comércio e do segmento de transporte.

Já a agropecuária, com participação de 5,8% do PIB, foi o setor da economia que mais cresceu com alta de 3,3% entre janeiro e março na comparação com os últimos três meses do ano passado.

Pela ótica de quem compra dentro da economia o investimento foi o item que mais cresceu no PIB de janeiro a março. Com alta de 1,2%, os investimento medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo cresceram mais que o consumo das famílias (0,6%) e o consumo do governo (0,8%).

Especialistas esperavam um crescimento econômico da ordem de 1,2% de um trimestre para o outro. O Bradesco aguardava um PIB cerca de 1,2% maior, enquanto o Banco Fator, 1,1%. Já a consultoria Rosenberg e Associados projetou um aumento de 1,6% do PIB nesta comparação.

O PIB em valores correntes alcançou R$ 939,6 bilhões no primeiro trimestre e o crescimento foi de 6,2% no acumulado dos últimos doze meses.

OBS: GOVERNO DILMA SEGUE COM ECONOMIA FORTE. ASSIM, O MUNDO DO TRABALHO CONTINUA A GERAR MUITOS POSTOS DE TRABALHO. BOM PARA O POVO BRASILEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário