terça-feira, 7 de junho de 2011

UM GRANDE EQUÍVOCO DO GOVERNO NA DÉCADA DE 60, AGORA CRIA PROBLEMAS Á NOSSA URBANIZAÇÃO

Mais incentivos para a mobilidade urbana

Em tempos de preparação para Copa do Mundo e Olimpíadas, é de se observar a situação da mobilidade urbana no Brasil. Hoje, no nosso país, a demanda por transporte público vem caindo consideravelmente. Políticas de estímulo à compra de veículos e motos vêm fazendo com que os brasileiros optem, cada vez mais, por transportes individuais. Porém, há uma faceta preocupante neste cenário. Paralelamente à queda da demanda, está cada vez mais caro recorrer ao transporte público no Brasil. Enquanto a demanda por ônibus caiu 30%, as tarifas subiram 60% acima da inflação, medida pelo INPC, desde 1995.

E enquanto a população dispensa os ônibus, o uso de metrô e trem nas principais metrópoles aumentou significativamente. Só que a malha ferroviária tem crescido em progressão inferior. A demanda por metrô aumentou 54,6% e a malha cresceu só 26%, menos da metade em igual período. Já nos sistemas de trens de subúrbio no país, o número de passageiros avançou 150%, num período em que a malha subiu apenas 8%.

O quadro é preocupante, porém reversível. Curitiba, por exemplo, será uma das cidades-sede da Copa de 2014 e está recebendo uma série de investimentos para executar obras de melhoria da mobilidade. Meu esforço e de outros deputados é contínuo, na Comissão de Viação e Transporte, para agilizar investimentos nesse sentido. Esforços estão sendo reunidos também para que seja implantado no nosso país o Trem de Alta Velocidade.

O trem interligará três regiões metropolitanas, partindo de Campinas até o Rio de Janeiro. A criação do TAV dará as condições para que, no futuro, sejam feitos investimentos como esse também no Paraná.

Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico internacional do Brasil. Um pólo de atração turística desse porte necessita de aeroportos constantemente aprimorados. Junto com o Fundo Iguaçu e lideranças de Foz, já iniciamos discussões com o coordenador do PAC, Maurício Muniz, no sentido de melhorar os aeroportos da região.

Melhorar infraestrutura e atendimento às demandas por parte das companhias aéreas é de suma importância para a evolução do quadro da mobilidade urbana no país. Na CVT, estamos, constantemente, promovendo audiências públicas para cobrar resultados das companhias aéreas.

Quanto ao transporte público terrestre, entendo que este é um momento crucial para que o Ministério Público, os Tribunais de Contas dos Estados, os vereadores, os prefeitos e as concessionárias de ônibus intensifiquem esta discussão, elaborem e implantem soluções rápidas para a melhoria do transporte de ônibus nos municípios. É imprescindível também que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral ampliem a fiscalização preventiva.

A decisão anunciada pelo governo da presidenta Dilma de fazer a concessão de aeroportos a empresas privadas representará um avanço significativo nas obras para a Copa do Mundo. É louvável que o governo tenha deixado de lado o preconceito contra a expansão do investimento nesta área. É importante também que seja feito o mesmo com as ferrovias, afinal, o Brasil precisa e tem todas as condições de oferecer um transporte aéreo e terrestre de qualidade.

OBS: OS BRASILEIROS JÁ TIVERAM MEIOS DE TRANSPORTE MUITO MELHORES DO QUE TEMOS HOJE, ISSO OCORREU ATÉ 1958, QUANDO O PRESIDENTE JUSCELINO TROUXE PARA O BRASIL, POR ACORDOS, A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. INDUSTRIALIZAR O PAÍS, FOI MUITO BOM. O ERRO FOI O INÍCIO DO ABANDONO, A QUE SUBMETERAM O SETOR FERROVIÁRIO. TÍNHAMOS EXCELENTES FERROVIAS, LIMPAS, PONTUAIS, A PREÇOS BEM SATISFATÓRIOS. AINDA BEM QUE ESTAMOS DE VOLTA COM AS IDÉIAS FERROVIÁIAS. CERTAMENTE COM O ADVENTO DOS TRENS BALA,QUE SÃO DE ALTA VELOCIDADE, TAMBÉM RETORNARÃO GRADATIVAMENTE, OS TRENS COM PASSAGEIROS E CARGA, JÁ COM VELOCIDADES EM VOLTA DOS 90 A 100 KM/HORA, LIGANDO NOSSAS PRINCIPAIS CIDADES.
E COM ISSO DAREMOS UM "VIVA" AO GOVERNO BRASILEIRO, POIS NOSSO POVO MERECE TRENS DE BOA QUALIDADE PARA TRABALHAR OU PASSEAR. E PARA MELHORAR AINDA MAIS RESSURGIRÁ NOSSA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA, GERANDO MILHARES DE POSTOS DE TRABALHO. SE TEMOS AS MAIORES RESERVAS E MINÉRIO DE FERRO DO MUNDO, PORQUE IMPORTAR LOCOMOTIVAS,TRILHOS, RODAS, VAGÕES?

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