sexta-feira, 3 de junho de 2011

ORIENTAÇÃO PARA ENFRENTAR OS CONCURSOS PÚBLICOS.

Elias José, especial para o iG

psicólogo e especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental.
Preparação psicológica para concursos públicos

Com o aumento das oportunidades, profissionais buscam carreiras mais sólidas
02/05/2011

Os concursos públicos vêm sendo motivo de grandes expectativas. O aumento do número de vagas abertas nos últimos nove anos tem deixado muitas pessoas esperançosas em busca de uma carreira mais sólida, com segurança e tranquilidade.

O esforço é grande e há diversas ofertas. Existem vagas abertas por todo Brasil e para todos os níveis de escolaridade, que oferecem os mais variados tipos de cargos e salários.

No entanto, quem foca apenas nos concursos que oferecem um salário maior, sem levar em consideração a aptidão profissional para a vaga que está sendo oferecida, pode acabar indo da glória à frustração após a aprovação no concurso.

É preciso escolher levando também em conta as necessidades pessoais e ter em mente que a seleção é semelhante à de outros processos seletivos – com a diferença de que, neste caso, o esforço depende somente de você para atingir o sucesso.

É fundamental que o candidato não se preocupe somente com a preparação técnica, mas também com a emocional, que poderá fazer a diferença na construção das ideias na hora da prova.

Com o passar dos anos e com a experiência que adquiri com atendimentos a concursandos, observei que a preparação para um concurso público pode ser dividida em três partes: 47% em conhecimento técnico, 47% em conhecimento emocional e 6% de sorte. Esses dados são empíricos, mas posso afirmar que, quanto maior o conhecimento técnico e emocional, maior será a sorte e vice-versa.

Construa sua caminhada com objetivos e metas claras, não desista nos primeiros obstáculos. Concurso é uma boa opção de trabalho, mas requer esforço e dedicação. Se você está disposto a enfrentar essa trajetória, batalhe e boa sorte!

Lembre-se:

• Construa seus conhecimentos.

• Nem sempre você estará com disposição para estudar, isso é normal!

• Tenha metas e objetivos bem definidos.

• Busque o máximo de informações do cargo e conteúdos que você irá estudar.

• Procure ficar sempre atento as oportunidades.

• Supere qualquer obstáculo.

OBS: OS CANDIDATOS DEVEM BUSCAR SUAS AFINIDADES. SUA VOCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário