quinta-feira, 19 de julho de 2012

O CRESCIMENTO DO PAÍS PASSA PELA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE.

Artigo: Valorizem os professores, dêem a eles o que realmente merecem


19 de julho de 2012

Elisa Scotta Machado*

A missão de ser professor torna-se cada vez maior e mais importante. Quem acompanha o dia a dia desse profissional entende o que é preciso passar e fazer, dentro e fora da sala de aula.

São aulas para serem planejadas, sempre pensando coletiva e individualmente nos alunos, se vão gostar, se está bom, como fazer, quais recursos utilizar, de onde tirar dinheiro para comprar os materiais e tempo para tudo isso.

O expediente nunca se encerra. Ao sair do colégio, o trabalho tem continuidade em casa. Seja olhando televisão com os filhos ou preparando os almoços de domingo. É preciso corrigir as provas e sempre é bom aproveitar enquanto todo mundo da casa dorme ou os intervalos entre um almoço e um café com a família.

Depois de uma noite bem dormida, sonhando com os conteúdos a serem trabalhados e as metodologias diferenciadas que quer utilizar, os planos de aula vão surgindo. Mas, no meio de tudo isso, ainda tem aquela reunião, formação continuada com os demais professores, que é essencial para se manter informado e com novas idéias.

Quando está em aula, surgem dúvidas, perguntas, questionamentos. Nem todos vão bem na prova. É preciso repensar o método de ensino, refletir e mudar. Os alunos pequenos pedem por atenção, pois não a têm em casa devido aos muitos problemas de acordo com a realidade em que vivem, e cabe a ele, o professor, cuidar, dar carinho, planejar, brincar, e ensinar.

Finalizada uma semana, já se pensa na outra e na outra e assim por diante. Aquele aluno que não copia que tem certos problemas de relacionamento com os colegas, não sai da cabeça. Por que ele é assim? Qual o seu problema? Como posso ajudá-lo? Os alunos fazem parte da família. Pensam nos alunos como se fossem seus. E são afinal.

Depois de muito tempo, olhamos para aquele homem e pensamos: "Minha nossa! Como ele cresceu! Era tão inteligente e esforçado!", seguido de um "oi, professora, a senhora lembra de mim? Eu nunca a esqueci, foi muito importante para mim". Tem coisa mais gratificante do que isso? Saber que o médico, arquiteto, veterinário, fisioterapeuta passou por suas mãos, antes de obter sua formação?

Foi você quem segurou a sua mão quando estava com medo do palhaço na apresentação de Dia das Crianças, você que o ensinou a pedir desculpas para o coleguinha, que o intitulou o ajudante do dia, deu aulas de reforço de Matemática e o fez entender melhor aqueles cálculos, o ensinou a ler e a escrever (que maravilha!), ensinou a ser gente.

Por isso, tenho certeza de que não importa os obstáculos que os professores enfrentam, afinal, eles existem e são muitos. Essa é uma profissão de sorrisos e crescimentos. Valorizem os professores, dêem a eles o que realmente merecem.

*Estudante que escreveu esse artigo.

OBS: ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL É TAREFA URGENTE. SE O ALUNO PASSA DE ANO, E ACABA CONCLUINDO O 1º, 2º GRAUS, SEM TER ADQUIRIDO O SABER, O CONHECIMENTO,  VAI ENTRAR NO MUNDO DO TRABALHO DESPREPARADO. ENTÃO SE TORNARÁ UM TRABALHADOR SEM QUALIFICAÇÃO E COMO CONSEQUÊNCIA, IRÁ SE ARRASTAR NOS SUB-EMPREGOS DA VIDA. ESTIMULAR A BUSCA DO "SABER ", O GOSTO PELA LEITURA, É FUNDAMENTAL.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário