terça-feira, 3 de julho de 2012

UMA BANDEIRA QUE ESTÁ TRANSFORMANDO O BRSIL

MUDANÇAS HISTÓRICAS NA ESTRUTURA DO PARTIDO‏


03/09/2011

O 4º CONGRESSO, HISTÓRICO, VAI MARCAR A VIDA DO PARTIDO, PARA UM CRESCIMENTO MAIS CONSISTENTE

PT decide que 50% dos dirigentes serão obrigatoriamente mulheres

Partido também estabeleceu que pelo menos 20% têm que ser jovens e o mesmo porcentual mínimo de negros

Ricardo Galhardo, enviado a Brasília
03/09/2011

PT decide endurecer regras para novos filiados. Próxima notícia PT decide que 50% dos dirigentes serão obrigatoriamente mulheres.

O 4º Congresso Nacional do PT aprovou no início da noite deste sábado a paridade entre homens e mulheres em todas as instâncias da direção partidária. A partir do próximo Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para o ano que vem, 50% dos cargos de direção devem ser obrigatoriamente ocupados por mulheres.

A decisão gerou o debate mais acirrado até agora no congresso petista. A Comissão de Reforma Estatutária havia encaminhado uma proposta de fixava 40% do total de dirigentes como mínimo de mulheres. O dirigente Francisco Rocha, o Rochinha, coordenador da corrente majoritária, "Construindo um Novo Brasil", chegou a apresentar uma emenda que reduzia o porcentual para 35%.

Diante da ampla mobilização da ala feminina do governo Dilma Rousseff, no entanto, o setorial conseguiu apoio de lideranças expressivas como o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e até do próprio Rochinha que retirou a emenda e passou a apoiar a proposta de paridade.

O resultado da votação foi quase unânime. Quando a grande maioria dos 1.350 delegados levantou seus crachás para aprovar a paridade, integrantes do setorial de mulheres, ministras e deputadas comemoraram com gritos abraços e choro.

O PT é o primeiro partido do País a estipular a paridade entre homens e mulheres nos cargos de direção.

Até então, a cota mínima em cargos de direção era de 30%.

Negros e jovens

Também foi aprovado cotas mínimias de 20% para negros e 20% para jovens - com menos de 30 anos. O critério é transversal, ou seja, uma pessoa que esteja em mais de uma categoria entra para a cota em cada uma delas.

Além disso, o Congresso aprovou o aumento do tempo de mandato dos dirigentes de três para quatro anos e a manutenção do PED como mecanismo de escolha da direção partidária. Alguns setores propunham que em vez de eleições diretas o partido realizasse encontros para escolher seus dirigentes.

A etapa extraordinária do 4º Congresso Nacional do PT acaba domingo até lá os 1.350 delegados ainda vão decidir sobre questões polêmicas como a mudança nas regras para disputa de prévias.

OBS: DECISÕES MUITO IMPORTANTES FORAM TOMADAS NESSE CONGRESSO. ISSO, ESSA FORMA DE AGIR EM COLETIVO, É QUE NOS DIFERENCIA DOS OUTROS PARTIDOS. DAQUI PARA FRENTE, VAMOS CRESCER AINDA MAIS FORTEMENTE. SE NA HUMANIDADE HOMENS E MULHERES MAIS OU MENOS SE EQUIVALEM, PORQUE NÃO, NUMA LINHA DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. PONTO PARA O PT. EM INDAIATUBA, NO ANO QUE VEM, CERTAMENTE ELEGEREMOS MULHERES PETISTAS PARA A CÂMARA, ATUANDO EM SINTONIA COM O PARTIDO, O QUE SERÁ MUITO IMPORTANTE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário