quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GOVERNO DILMA ABRE NOVAS PERSPECTIVAS AOS TRANSPORTES NO PAÍS.

Dilma anuncia às 10 horas plano para acelerar crescimento econômico

Presidenta vai ofertar a concessão de quase 6 mil quilômetros de rodovias à iniciativa privada, além leiloar a construção de novas ferrovias e portos em diferentes regiões do país

iG São Paulo
15/08/2012
Carlos Magno

Governo quer transferir quase 6 mil km de rodovias para a iniciativa privada, além de duplicar mais 1,7 mil km

Começa daqui a pouco - às 10 horas -, no Palácio do Planalto, o anúncio do mais ambicioso plano do governo da presidenta Dilma Rousseff para acelerar o crescimento econômico e tentar destravar os milhares de gargalos logísticos e de infraestrutura que amarram o desenvolvimento brasileiro. De uma só tacada, Dilma, em tom solene e diante dos representantes das principais empresas, nacionais e estrangeiras que operam no país, vai anunciar a decisão de transferir para a iniciativa privada cerca de 8 mil quilômetros de rodovias federais, construir centenas de quilômetros de novas ferrovias, além de definir um marco regulatório para quase 100 portos no País. A presidente ainda vai anunciar que o trem de alta velocidade ligando São Paulo-Campinas-Rio de Janeiro estará concluído até 2020.

Após uma clara sinalização de que a estratégia de implementar medidas pontuais de incentivo ao consumo se esgotou, este será o primeiro plano de grande porte no governo da presidenta Dilma Rousseff com a intenção de destravar os investimentos no país e acelerar o crescimento. Ao longo do último ano e meio, Dilma seguiu a estratégia, iniciada em meio à crise financeira de 2009 no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, de oferecer incentivos fiscais na tentativa de aquecer a economia por meio do consumo. Com a classe média endividada, a produção industrial em queda e as expectativas de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não passe de 2% nesse ano, o governo decidiu adotar um plano mais agressivo.

De acordo com estimativas do Planalto, o pacote pode atrair até R$ 60 bilhões de recursos privados nos próximos cinco anos. Além disso, o próprio governo pretende abrir o cofre para executar obras de grande porte. O planalto informa que não se trata de uma simples privatização das estradas, ferrovias, portos e aeroportos brasileiros. A ideia é fazer concessões de 25 anos nas estradas federais e 30 anos nas ferrovias.

OBS: A DIFERENÇA ENTRE O GOVERNO DILMA E O GOVERNO ESTADUAL , É QUE GANHAM O DIREITO DE EXPLORAR AS RODOVIAS, AS EMPRESAS QUE OFERECEREM AS MENORES TARIFAS. NOS LEILÕES CONSTAM ESSES DETALHES. AS RODOVIAS JÁ PRIVATIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, COMO A "RODOVIA DAS COLINAS", COBRA VALORES ABSURDOS AOS USUÁRIOS. E NÓS DE INDAIATUBA CONTINUAMOS VÍTIMAS DELA, COM A CUMPLICIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL.

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