sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SAÚDE PÚBLICA: "INDAIATUBA NA UTI"


No final de 2011 a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba inscreveu as seguintes unidades ao programa: PSFs do Jardim Carlos Aldrovandi, PSF do Parque Indaiá, PSF do Jardim Oliveira Camargo e PSF do Jardim do Sol. A avaliação é a terceira fase da implantação do PMAQ, composto por quatro etapas que incluem a adesão e contratualização; o desenvolvimento (implementado por meio de autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional); a avaliação externa, que será coordenada de forma tripartite e realizada por instituições de ensino e/ou pesquisa; e a recontratualização, que se caracteriza pela pactuação dos municípios com incremento dos novos padrões e indicadores de qualidade.

O Ministério da Saúde selecionou os indicadores de acordo com os principais focos da atenção básica, como saúde da mulher, saúde da criança, controle de diabetes e hipertensão arterial e saúde bucal. Também serão levados em consideração iniciativas estratégicas do órgão, como rede cegonha e rede de urgência e emergência. As equipes serão certificadas considerando ainda três dimensões: implementação de processos autoavaliativos, verificação do desempenho alcançado para o conjunto de indicadores contratualizados e verificação de evidências para um conjunto de padrões de qualidade.

Segundo o pediatra e secretário de saúde, Dr. José Roberto Destefenni, a intenção é inscrever todos os PSFs e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município ao programa. “Esta é mais uma ferramenta de que dispomos para melhorar ainda mais a atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Indaiatuba. A adesão ao PMAQ já contribuiu para a mudança de mentalidade dos profissionais das respectivas unidades, que se preocupam mais com a qualificação e melhoria do atendimento como um todo”, enfatizou.

OBS 1: EM 2012 O MINISTÉRIO DA SAÚDE FEZ PUBLICAR MATÉRIA EM NÍVEL NACIONAL EM QUE CONSTA A POSIÇÃO DOS 5565 MUNICÍPIOS QUANTO À SAUDE LIGADA AO SUS. INDAIATUBA FICOU CLASSIFICADA EM 4451 LUGAR. ISSO SIGNIFICA QUE ESTAMOS ENTRE OS 20 % PIORES MUNICÍPIOS DO PAÍS NESSE QUESITO.

OBS 2: AO COMPARARMOS OS INDICADORES DE MORTALIDADE INFANTIL NA CIDADE DIVULGADOS PELA IMPRENSA LOCAL, FOI CONSTATADO O AUMENTO ELEVADO DA MORTALIDADE INFANTIL NA CIDADE, AO SE COMPARAR OS ANOS DE 2011 COM 2010. OS NÚMEROS SÃO PREOCUPANTES: AUMENTO DE 50% EM 2011 

OBS 3: EM 2 DE JUNHO NASCIA NO HAOC, SETOR DO SUS UM BEBÊ DE NOME JENNIFER. A MÃE, ELISANGELA JÁ DEU ENTRADA NO HOSPITAL COM A BOLSA ROMPIDA. FICOU HORAS EM SERVIÇO DE PARTO. PARTO DIFÍCIL, QUE FOI REALIZADO COM AUXÍLIO DE FÓRCEPS. ESSE BEBÊ TEVE AS CLAVÍCULAS FRATURADAS, TALVEZ DEVIDO O USO INADEQUADO DESSA FERRAMENTA. O CORRETO SERIA TER OCORRIDO UMA CESÁREA, POUPANDO MÃE E FILHA DESSES SOFRIMENTOS.
OBS 4: EM REUNIÃO PÚBLICA PARA ANALIZAR AS CAUSAS DO AUMENTO DA MORTALIDADE INFANTIL NA CIDADE O DR. DEBERALDINI AFIRMOU QUE ESSE CASO ERA UM DESASTRE, MATÉRIA PUBLICADA NO "TRIBUNA DE INDAIÁ". NOSSA CÂMARA MUNICIPAL DEVERIA FAZER UMA INVESTIGAÇÃO SEVERA, NESSE ASSUNTO.

OBS 5: O ATUAL SECRETÁRIO DA SAÚDE É PRIMO DO ALCAIDE MUNICIPAL, ONDE SE CARACTERIZA O NEPOTISMO NA CIDADE. UMA CIDADE DEVE SER DIRIGIDA PELOS CIDADÃOS MAIS E MELHORES QUALIFICADOS E NÃO NECESSÁRIAMENTE PELOS PARENTES. NOSSA CÂMARA ACEITA DE FORMA PASSIVA E SERVIL, FATOS COMO ESSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário