domingo, 15 de agosto de 2010

08/06/2010 - 15h55
Lula diz que Brasil merece crescimento "exuberante" do PIB
PUBLICIDADE

BRENO COSTA
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, em Fortaleza, que o "Brasil merecia e precisava disso" ao comentar os números do crescimento do PIB trimestral, divulgados hoje.
Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996.
O presidente chamou o crescimento da economia brasileira de "exuberante" e aproveitou para alfinetar a oposição.
"Vocês viram que eu fui esculhambado quando eu disse que a crise seria só uma marolinha aqui no Brasil", disse Lula a uma plateia de cerca de 2.000 agricultores familiares.
Desempenho
O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma dos bens e serviços produzidos por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços.
O indicador também pode ser analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.
O investimento, medido pela chamada FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), teve alta de 26% no primeiro trimestre, se comparado a igual período no ano anterior --o resultado é o melhor na série histórica. Na comparação com o quarto trimestre, houve incremento de 7,4%. Em 12 meses, houve queda de 1,5%.
A taxa de investimento representou 18% do PIB no primeiro trimestre. No mesmo período de 2009, havia significado 16,3%.
Setores
O setor industrial cresceu 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Na comparação com o quarto trimestre, a indústria teve alta de 4,2%, e nos últimos 12 meses, ficou estável.
Já o setor de serviços registrou incremento de 5,9% frente ao primeiro trimestre de 2009. Em relação ao quarto trimestre, o segmento cresceu 1,9%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 3,6%.
O setor agropecuário subiu 5,1% na comparação com o período de janeiro a março do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2009, a agropecuária teve alta de 2,7%, e nos últimos 12 meses, acumula queda de 3,3%.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário