quinta-feira, 28 de outubro de 2010

POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO LULA - 3

MAIOR PRESENÇA DO BRASIL NO MUNDO

Novas embaixadas brasileiras foram abertas ou reabertas em capitais da África e da Ásia. Em seus 8 anos de mandato, a gestão do Presidente Lula dobrou o número de Embaixadas brasileiras na África (Estado de São Paulo, 08/07/10), além de estabelecer a cooperação e a solidariedade como as coordenadas da relação do Brasil com esses países – por exemplo, com a abertura de escritório da EMBRAPA em Gana e da FIOCRUZ em Moçambique.

A maior articulação política entre os países do Sul alavanca nossa capacidade de barganha frente às potencias ocidentais, garante informação de primeira-mão em ambientes cada vez mais cruciais para o desenvolvimento econômico mundial e contribui para o desenvolvimento sustentável desses países, interessante para o Brasil no longo prazo.

Pela primeira vez na história, o Brasil participou ativamente da organização de 2 Cúpulas América do Sul – Países Árabes, tendo ocorrido a primeira reunião em Brasília, em 2005 (http://www2.mre.gov.br/aspa/). Essas cúpulas reúnem 22 países árabes e 12 países sul-americanos e abriram um campo inédito para o engajamento da sociedade brasileira, resgatando uma importante herança constitutiva de nossa nacionalidade e cultura.

Ademais, essa iniciativa inseriu o Brasil e a América do Sul num jogo que é definidor do escopo de ação das grandes nações no mundo hoje. Como consequência, o Brasil tem sido constantemente convidado a participar dos esforços globais para se encontrar uma solução pacífica para os conflitos na região. O fato de o Brasil ter sido convidado, em 2007, para participar da Conferência de Annapolis – cujo objetivo era retomar o processo de paz no Oriente Médio – é sintomático desse maior protagonismo brasileiro.

Outro fato relevante é a abertura, em 2004, de Representação Diplomática brasileira na Palestina, ao mesmo tempo que mantivemos aberta nossa Embaixada em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário