sexta-feira, 30 de março de 2012

A CIDADE DE SÃO PAULO É COMPARADA A OUTRAS, EM RELAÇÃO AO METRÔ




30/03/2012 - 07h27
Apesar de linha 4, metrô de SP é insuficiente, diz 'Economist'
DA BBC BRASIL

Um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista "The Economist" afirma que, apesar dos avanços representados pela inauguração da linha 4-amarela do metrô, o sistema de transporte público de São Paulo ainda é insuficiente para atender a demanda da maior cidade da América do Sul.
A revista afirma que a linha 4 liga, pela primeira vez, áreas como a avenida

Paulista e a Faria Lima, já transporta 550 mil passageiros por dia e representa economia de meia hora para muitos usuários que se deslocam da periferia para o centro da cidade.

"Os 71 km da rede de metrô de São Paulo são minúsculos para uma cidade de 19 milhões de habitantes. Isso dificilmente seria digno de nota em outras cidades internacionais.", diz o texto.

"O metrô da Cidade do México tem mais de 200 km de extensão. O de Seul, quase 400 Km. Até mesmo Santiago, com um quarto do tamanho de São Paulo, tem uma rede de metrô 40% maior", diz a revista.

Segundo a "Economist", o recente crescimento econômico e o fato de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de 2014 colocaram o transporte público de volta à agenda do governo federal.

No entanto, o artigo afirma que ainda deve levar tempo para que se note uma grande melhora na questão do transporte público em São Paulo, e que isso deve exigir não apenas ajuda do governo federal, mas também dinheiro do setor privado.

OBS 1: A CIDADE DE SÃO PAULO ENTRA NUMA "SAIA JUSTA", AO SER COMPARADA A OUTRAS QUANTO À DIMENSÃO DE SUAS LINHAS DE METRÔ.

VEJAMOS: CIDADE DO MÉXICO (CAPITAL DO PAÍS) TEM 200 KM DE LINHAS.
SEUL, CAPITAL DA CORÉIA DO SUL TEM 400 KM DE LINHAS.
SANTIAGO (CAPITAL DO CHILE) TEM 99 KM DE LINHAS.
SÃO PAULO (CAPITAL DO ESTADO) TEM 71 KM DE LINHAS E MÁ MANUTENÇÃO.

OBS 2: SENDO NOSSO ESTADO, O MAIS FORTE DO PAÍS (ECONOMICAMENTE), E ESTANDO NAS MÃOS DO PSDB JÁ HÁ 16 ANOS, PODEMOS INFERIR QUE FALTA DECISÃO POLÍTICA PARA DAR UMA DINÂMICA INTELIGENTE AOS TRANSPORTES DA CIDADE E PORQUE NÃO FALAR, DO ESTADO. COM A FORÇA DO ESTADO, PORQUE NÃO, REATIVAR A FERROVIA CAMPINAS A SÃO PAULO, A ANTIGA CIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO? SERIA UM COMEÇO. ESSE GOVERNO ESTADUAL SÓ QUER LIDAR COM RODOVIAS, POIS JÁ TEM PRONTO, O ESQUEMA DOS PEDÁGIOS ESCORCHANTES.

OBS 3: AGORA MESMO ESTÃO "TRABALHANDO", PARA REDUZIR O VALOR DE PEDÁGIO QUE COBRAM DOS INDAIATUBANOS. DE R$ 10,10, PARA R$ 4,00. ATÉ PARECE UMA EXCELENTE REDUÇÃO. MAS TEMOS QUE COMPARAR COM OS PREÇOS COBRADOS NAS RODOVIAS FEDERAIS. NA FERNÃO DIAS QUE VAI DE SÃO PAULO A BELO HORIZONTE, TEMOS 7 PRAÇAS DE PEDÁGIO A R$ 1,40 POR PRAÇA. O MÁXIMO QUE DEVERIAM NOS COBRAR SERIA R$ 2,OO. PSDB, COM GOVERNO ESPOLIADOR EM SP.

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